13 de fevereiro de 2010

WRC: Loeb tem páreo duro para ser hepta em 2010

Raikkonen e Loeb, as atrações do WRC em 2010

Raikkonen e Loeb, as atrações do WRC em 2010



Fonte: Tazio

Todos contra Sebastien Loeb. É assim que o Mundial de Rali dá o pontapé inicial para a temporada 2010 na noite desta quinta-feira, com a largada promocional do Rali da Suécia.

Criado em 1973, o campeonato nunca viu um domínio de um único piloto como o instaurado pelo francês da Citroën, que ganhou os últimos seis títulos e já é o maior campeão da história.

No entanto, a disputa será bastante intensa em 2010. Apesar de contar com o "escudeiro" Daniel Sordo, Loeb terá na Ford e em um certo ex-piloto de F-1 seus principais concorrentes.

No lado da montadora norte-americana, Mikko Hirvonen vem de um vice-campeonato no ano passado e de uma vitória no Rali de Monte Carlo _o mais tradicional do mundo_, disputado no fim de janeiro, e está disposto a quebrar a sequência do francês. Outro que pode incomodar é Jari-Matti Latvala, caso não cometa os mesmos erros do ano passado.

Também correndo com um Ford, mas com modelos de 2008, os experientes Marcus Gronholm, Henning e Petter Solberg podem surpreender. Já a incógnita fica em torno de Kimi Raikkonen, que trocou a Ferrari de F-1 pelo Citroën C4 da equipe Citroën Jr., pintado com as cores da Red Bull.

Em fase de aprendizado, Raikkonen já tem noção dos limites do carro: no ano passado, no Rali da Finlândia, e em janeiro, no Rali do Ártico, exagerou e capotou seu veículo. No entanto, mostra bastante empolgação, sorri e fala bem mais do que nos tempos de F-1.

Todos esses ingredientes, aliados à nova pontuação, fazem da temporada 2010 do Mundial de Rali ser uma das mais aguardadas dos últimos tempos.

Mudanças para 2010

A principal mudança para 2010 é nos pontos, com a adoção do novo sistema que será utilizado na F-1 a partir deste ano. Mesmo com o baixo número de inscritos (14), os dez primeiros serão laureados da seguinte forma: 25-18-15-12-10-8-6-5-4-2-1. Isso não acontecia desde 1997.

Outra introdução interessante para este ano é a criação de um ranking, similar ao usado no golfe e no tênis.

Para esta temporada, os organizadores ganharam um pouco mais de flexibilidade para realizarem seus eventos. Os ralis podem ser disputados entre dois e quatro dias, mas terminar entre sábado e domingo.

Além disso, não terá mais uma distância mínima ou máxima para um estágio, com a distância total de um rali ficando entre 300 e 500 quilômetros. Estágios noturnos também estão permitidos, mas não podem compor todo um dia de competição.

Categorias de base

O Mundial de Rali tem quatro categorias que se o acompanham nas 13 etapas disputadas ao redor do mundo: PWRC, SWRC, JRWC e WRC Cup.

O PWRC é o Mundial de Carros de Produção, que existe desde 2002 e substitui o antigo Grupo N. Nesta categoria, só podem competir carros similares aos vendidos nas ruas. O PWRC terá a presença da única dupla brasileira em todo o mundial: Paulo Nobre/Edu Paula, em um Mitsubishi.

Já o SWRC consiste de carros de produção homologados no regulamento Super 2000 (que permite carros modificados a custos baixos e peças iguais a todos) e estreia no calendário neste ano, correndo junto do PWRC.

O JWRC é o campeonato de formação dos pilotos do WTC, com limite de idade de 28 anos e carros com especificação Super 1600 com algumas restrições.

Por fim, o WRC Cup abrigará os Super 2000 no ano de transição do Mundial de 2010 para 2011, quando serão introduzidos os motores 1600 turbo.

Confira a lista de inscritos para 2010:

1. Sebastien Loeb (FRA)/Daniel Elena (MON), Citroën Total (C4 WRC)
2. Dani Sordo (ESP)/Marc Marti (ESP), Citroën Total (C4 WRC)
3. Mikko Hirvonen (FIN)/Jarmo Lehtinen (FIN), BP Ford Abu Dhabi (Focus RS WRC 09)
4. Jari-Matti Latvala (FIN)/Miikka Anttila (FIN), BP Ford Abu Dhabi (Focus RS WRC 09)
5. Marcus Gronholm (FIN)/Timo Rautiainen (FIN), Stobart M-Sport Ford (Focus RS WRC08)
6. Henning Solberg (NOR)/Ilka Minor (AUT), Stobart M-Sport Ford (Focus RS WRC08)
7. Sebastien Ogier (FRA)/Julien Ingrassia (FRA), Citroën Junior (C4 WRC)
8. Kimi Raikkonen (FIN)/Kaj Lindstrom (FIN), Citroën Junior (C4 WRC)
11. Petter Solberg (NOR)/Phil Mills (ING), Petter Solberg (Citroën C4 WRC)
12. Matthew Wilson (ING)/Scott Martin (ING), Stobart M-Sport Ford (Focus RS WRC08)
14. Khalid al-Qassimi (EAU)/Michael Orr (ING), BP Ford Abu Dhabi (Focus RS WRC 08)
15. Mads Ostberg (NOR)/Jonas Andersson (SUE), Adapta (Subaru Impreza WRC 2007)
Federico Villagra (ARG)/Jorge Perez Companc (ARG), Munchi's Ford (Focus RS WRC 08)*
Ken Block (EUA)/Alessandro Gelsomino (ITA), Monster (Ford Focus RS WRC 08)*

* - Não participam do Rali da Suécia; número do carro a definir

Veja o calendário deste ano:

12 a 14 de fevereiro: Rali da Suécia (cascalho coberto por gelo e neve)
5 a 7 de março: Rali do México (cascalho)
1 a 3 de abril: Rali da Jordânia (cascalho)
16 a 18 de abril: Rali da Turquia (cascalho)
7 a 9 de maio: Rali da Nova Zelândia (cascalho e asfalto)
28 a 30 de maio: Rali de Portugal (cascalho)
9 a 11 de julho: Rali da Bulgária (asfalto)
29 a 31 de julho: Rali da Finlândia (asfalto)
20 a 22 de agosto: Rali da Alemanha (cascalho e asfalto)
10 a 12 de setembro: Rali do Japão (cascalho)
30 de setembro a 3 de outubro: Rali da França (asfalto)
22 a 24 de outubro: Rali da Espanha (asfalto)
11 a 14 de novembro: Rali de Gales (cascalho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  © Blogger template Brownium by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP