16 de fevereiro de 2010

Raikkonen garante que não sente falta da F1 e se diz concentrado no WRC

Fonte: Esporte IG

Kimi Raikkonen afirmou que não sente falta da F1, ressaltando que acha a categoria muito previsível, ao contrário do Mundial de Rali


A estreia de Kimi Raikkonen no Rali da Suécia, válido pela abertura do WRC, não foi das melhores, mas nem por isso o finlandês demonstrou algum arrependimento por ter trocado a F1 pelo Mundial de Rali. Raikkonen afirmou que não sente falta da sua antiga categoria, ressaltando que está muito mais interessado nos desafios que terá este ano.


Kimi declarou que o que torna o rali interessante é a falta de previsão que uma especial tem. “Eu estive na F1 por um longo tempo e, agora, não sinto falta”, disse o nórdico ao jornal “News of the World”. “Na F1, os testes e todo o resto é exatamente a mesma coisa, você vai para os mesmos circuitos e faz volta após volta. A única variável é saber se chove ou não”, comparou.


"O WRC é mais aberto do que a F1, é mais relaxado. As equipes são amigas. Nos ralis, tudo é completamente diferente da F1. Há muitas variáveis – condições diferentes, estradas e superfícies diferentes. É um grande desafio, cada curva é diferente. Esse não é o caso na F1", completou o finlandês.





O desligamento de Raikkonen com a F1 foi total, tanto que o campeão do Mundo de 2007 sequer tem acompanhado a pré-temporada. “Eu tenho este novo desafio agora e estou mais interessado nisso neste momento”. Mesmo assim, o piloto falou um pouco sobre a fase anterior ao início da temporada. “Quando eu corria na F1, eu nunca olhei para o que os outros faziam, já que você fica sabendo dos detalhes antes da próxima corrida.”


Nem mesmo a chance de poder dividir o grid novamente com Michael Schumacher cria em Raikkonen alguma nostalgia pela F1. “Para mim, não importa quem está correndo lá agora. Michael provavelmente sentiu falta disso e tem uma boa opção agora, por isso é algo bom para ele. Vamos ver como ele se sai”, avaliou.


Por fim, Kimi comentou novamente a sua saída, alegando que não havia mais o que ser feito, já que a Ferrari não o queria como piloto para este ano. "Se as pessoas não querem você em algum lugar e estão dispostas a te pagar para que você saia, não há nenhuma razão para tentar permanecer, pois o relacionamento não será feliz, mas isso é a vida. Isso já aconteceu e eu não tenho ressentimentos com ninguém. Eu tive o que eu quis no final", encerrou Raikkonen.

Coluna do Kimi

Fonte: Kimi Raikkonen.com / Tradução: The Iceman Brasil - do Team

Rotas, giros – e bancos de neve.

O Rally da Suécia foi a minha primeira competição pelo WRC com um carro de Rally. Bem, nós terminamos o Rally por etapas. Isso era o nosso alvo e foi a coisa mais positiva a se alcançar nesse final de semana.

Obviamente, eu cometi alguns erros idiotas que eu poderia ter ficado sem. Nós pagamos bem caro por causa desse mal que tornou mal o nosso resultado.

O Rally da Suécia é algo que exige muito. As estradas estão cobertas por gelo e neve. Se você sair da rota, você vai pegar neve macia e você vai girar facilmente. Então você começa a ter a neve em todo o carro e não consegue enxergar mais nada - e assim acaba batendo o carro em um banco de neve.

Isso aconteceu conosco. Nós estávamos lá com baixa velocidade, mas acabamos presos em um banco de neve macia. Então eu tive que pegar a pá e começar a escavar o carro para o retirar da neve.

Bem, isso é uma coisa que faz você ganhar experiência em um rally. Isso é normal e eu sei que aqueles caras, que agora são líderes, também tiveram a sua quota de pá. Eu acho, que nem ‘Sibelius’* nem começo a compor primeiro na Finlândia.

Tudo durante todo o Rally sueco nos ofereceu um fim de semana muito interessante. Ok, talvez nós tivéssemos algumas expectativas e com certeza a pressão estava lá, quando começamos o rally. Foi difícil, mas é bom que ele já se foi.

Cada único km que eu vou completar embaixo do meu cinto e com este carro é muito importante para mim agora. Quanto mais eu for encontrar a sensação correta com o carro, melhor vai ser. Mesmo agora, que de vez em quando eu comece a me sentir melhor, e eu tenha somando com isso o carro cada vez melhor e melhor.

Enquanto nós fazemos o treino para o segundo tempo, obviamente, isso ajuda e faz com que seja um pouco mais fácil.

Depois dos nossos "soluços" no início, decidimos não procurar nenhuma configuração melhor. Usamos a configuração de Sebastien Loeb e comecei a aprender a dirigir o carro com essa. Eu apenas me foquei no básico sobre direção e como manter o carro na estrada.

Depois que se acostuma a como ter os carros 'nas mãos’ (isso foi o mais fácil) - embora as circunstâncias mudem o tempo todo. Pelo menos, para a próxima vez eu já conheceço o carro melhor e depois poderemos exigir mais do carro, também.

Foi bom ter alguns bons momentos. Com certeza, eu experimentei mais uma vez o quanto é importante conseguir as notas de ritmo corretamente. Quando a nota esta ok, é muito mais fácil conseguir andar rápido. Em alguns lugares as minhas notas estavam erradas - e sofremos bem mais.

Eu disse antes de ir para a Suécia, que este Rally ia ser algo muito difícil para começar a temporada. Obviamente, eu não fiz nenhuma única meta com isso para o cascalho ou o asfalto, mas eu aposto que ao menos não vão ser mais difíceis.

Agora vamos focar no próximo rally. É no México e é o primeiro rally em piso de terra. Teremos um dia de testes com o carro na França. Então é 'Viva la México' e vai ser excitante ver o meu co-piloto Kaj Lindstrom com um sombreiro.

*Sibelius - na Finlândia seria algo com se referir a Mozart (thanks: Joni)

'Efeito Raikkonen'

Fonte: WRC.com
Tradução: By me, Carol

http://www.wrc.com/news/big/100216_r.jpg
O começo do campeonato mundial de rali de 2010, com a chegada da superestrela Kimi Raikkonen, tem gerado interesse ao redor do mundo!

A decisão de Raikkonen de abandonar o circuito de F1 e seguir a temporada do WRC com a Citroen tem sido a grande história deste ano em seu país de origem, na Finlândia.


Números recordes de usuários tem visitado os sites finlandeses, a MTV3 teve 468,500 visitas somente na última semana de Janeiro. 250,000 na sessão que cobriu o progresso de Raikkonen no Arctic Lapland Rally.


Apenas a rodada finlandesa da série em 2009 atraiu 279,000 visitas para o site MTV3.


A febre no WRC continua no Rali da Suécia quando a MTV3 atraiu sua terceira melhor audiência de todos os tempos, 248,191 , com fãs finlandeses celebrando a vitória de Mikko Hirvonen.


O próprio site World Rally Championship, wrc.com, também teve um recorde neste fim de semana, com quase oito milhões de páginas vistas durante o rali, e um recorde de três milhões na Sexta.


Enquanto isso, o número de membros da comunidade oficial do WRC no Facebook continua a crescer em um ritmo mais rápido que nunca! O grupo agora está com 100,000 membros - com 10,000 inscritos na última quinzena.

'Raikkonen effect' rockets WRC figures to record highs

http://www.wrc.com/news/big/100216_r.jpg

The start of the 2010 World Rally Championship season and the arrival of superstar driver Kimi Raikkonen have generated unprecedented online interest in the series around the globe.


Raikkonen's decision to turn his back on the F1 circuit in favour of a WRC season with Citroen has been one of the biggest stories of the year so far in his home country of Finland.


Record numbers of users have visited the sports website of Finland's WRC broadcasters, MTV3, with 468,500 unique visitors in the last week of January. Of these, 250,000 were in the rally section which was covering Raikkonen's progress on the Arctic Lapland Rally.


Only the Finnish round of the series in 2009 attracted a greater number of visitors to MTV3's rally site (279,000).


WRC fever continued into the Swedish Rally when MTV3's rally site attracted its third best audience ever, 248,191, as Finnish online rally fans celebrated Mikko Hirvonen's maiden WRC victory in 2010.


The World Rally Championship's own website, wrc.com, also had a record breaking weekend, with almost eight million page views during the rally, and a single day record of three million on Friday.


Meanwhile membership of the WRC's official Facebook community continues to grow at its fastest rate ever. The group now has more than 100,000 members - with 10,000 signing up in the last fortnight alone.

Official Web Site Video!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  © Blogger template Brownium by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP