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Red Bull e Lotus realizaram uma troca dos engenheiros que trabalhavam com Mark Webber e Kimi Raikkonen para a próxima temporada.
Simon Rennie vai para a marca de bebidas energéticas onde cuidará do carro do australiano, enquanto que Ciaron Pilbeam atuará no monoposto do finlandês.
Rennie, que é inglês, estava no time antecessor da Lotus desde 2004, quando esta se chamava Renault e trabalhou com Fernando Alonso em sua passagem pelo time. Atuou também com Heikki Kovalainen, Robert Kubica, Nick Heidfeld, Bruno Senna e em 2012 com Kimi.
Ciaron está desde 2007 no time e sempre esteve ao lado de Webber neste período. O francês assume imediatamente suas funções em Enstone.
“Podemos confirmar que Ciaron Pilbeam deixou a equipe para assumir uma nova função na Lotus. Estamos satisfeitos em dar boas vindas a Simon Rennie na Red Bull. Ele será engenheiro de provas de Mark Webber”, declarou a RBR em comunicado.
17 de janeiro de 2013
13 de janeiro de 2013
“Raikkonen é o piloto mais especial da Fórmula 1”, diz Stewart
Terra
O finlandês Kimi Raikkonen é o piloto mais "especial" da Fórmula 1. A opinião sobre o campeão da edição de 2007 do Mundial, que retornou à categoria de forma bem-sucedida na última temporada pela Lotus, é do escocês Jackie Stewart, tricampeão.
"Ele é uma pessoa muito especial, o mais especial piloto de corridas do passado e do presente. Mas seu retorno foi melhor que o do Michael. Ele correspondeu e foi bem em todas as corridas", declarou Stewart, conselheiro do grupo Genii, proprietário da Lotus, em entrevista à Autosport.
Raikkonen disputou a Fórmula 1 de maneira ininterrupta entre as temporadas de 2001 e 2009. Diferentemente do heptacampeão Schumacher, o finlandês retornou à categoria no ano passado com destaque, já que chegou a vencer o Grande Prêmio de Abu Dhabi e terminou o campeonato no terceiro lugar.
Conhecido por sua excentricidade e pela frieza, Raikkonen foi superado apenas pelo alemão Sebastian Vettel, campeão com a Red Bull, e pelo espanhol Fernando Alonso, da Ferrari. Na opinião de Stewart, a Lotus deve respeitar o estilo pouco usual do piloto finlandês."Você não muda o Kimi Raikkonen. Eu falo com ele muito raramente durante um final de semana de corrida. Se ele quiser falar comigo, vai me procurar. Se eu procurá-lo, vai achar que estou incomodando", afirmou o escocês, para quem o pouco interesse do piloto em participar de ações de relacionamento não é um problema.
"Com o conhecimento, experiência e cabeça boa que tem, ele não se importa com relações públicas, jornalistas e entrevistas. Ele não quer fazê-las. Se você fizer uma pergunta boba, vai receber uma resposta simples. Eu gosto muito do Kimi. Não posso dizer que sou amigo dele, e os amigos dele são bem incomuns, mas ele está indo bem do jeito que é", disse Stewart.
O finlandês Kimi Raikkonen é o piloto mais "especial" da Fórmula 1. A opinião sobre o campeão da edição de 2007 do Mundial, que retornou à categoria de forma bem-sucedida na última temporada pela Lotus, é do escocês Jackie Stewart, tricampeão.
"Ele é uma pessoa muito especial, o mais especial piloto de corridas do passado e do presente. Mas seu retorno foi melhor que o do Michael. Ele correspondeu e foi bem em todas as corridas", declarou Stewart, conselheiro do grupo Genii, proprietário da Lotus, em entrevista à Autosport.
Raikkonen disputou a Fórmula 1 de maneira ininterrupta entre as temporadas de 2001 e 2009. Diferentemente do heptacampeão Schumacher, o finlandês retornou à categoria no ano passado com destaque, já que chegou a vencer o Grande Prêmio de Abu Dhabi e terminou o campeonato no terceiro lugar.
Conhecido por sua excentricidade e pela frieza, Raikkonen foi superado apenas pelo alemão Sebastian Vettel, campeão com a Red Bull, e pelo espanhol Fernando Alonso, da Ferrari. Na opinião de Stewart, a Lotus deve respeitar o estilo pouco usual do piloto finlandês."Você não muda o Kimi Raikkonen. Eu falo com ele muito raramente durante um final de semana de corrida. Se ele quiser falar comigo, vai me procurar. Se eu procurá-lo, vai achar que estou incomodando", afirmou o escocês, para quem o pouco interesse do piloto em participar de ações de relacionamento não é um problema.
"Com o conhecimento, experiência e cabeça boa que tem, ele não se importa com relações públicas, jornalistas e entrevistas. Ele não quer fazê-las. Se você fizer uma pergunta boba, vai receber uma resposta simples. Eu gosto muito do Kimi. Não posso dizer que sou amigo dele, e os amigos dele são bem incomuns, mas ele está indo bem do jeito que é", disse Stewart.
9 de janeiro de 2013
Proprietário descarta possibilidade de Grupo Genii vender a Lotus
Tazio
Depois do sucesso da Lotus na temporada 2012 da F1, quando a equipe conquistou a vitória do GP de Abu Dhabi, com Kimi Raikkonen, além de outros nove pódios e o quarto lugar no campeonato de construtores, o grupo de investimentos Genii, que detém todas as ações da equipe, descartou a chance de vendê-la neste ano.
O time passou por sérios problemas financeiros recentemente, mas a boa última campanha representou um forte incremento nas receitas de patrocínio, incluindo um grande acordo fechado com a Coca-Cola, que prevê a divulgação da marca do energético Burn no carro aurinegro em 2013. Além disso, está em curso uma negociação com a também americanal Honeywell, multinacional atuante em diversas partes dos setores de tecnologia e engenharia.
De acordo com o principal representante do grupo Genii e um dos sócios da Lotus, Gerard Lopez, o bom momento pôs fim a qualquer intenção de colocar a escuderia a venda num futuro próximo. No entanto, ele não descartou a hipótese de negociar parte de suas ações a algum outro investidor. “Quando compramos o time, tínhamos 75% das ações, mas depois aumentamos para 100%”, declarou Lopez, em entrevista ao periódico italiano “Gazzetta dello Sport”. “Mas sempre dissemos que, se houver investidores interessados em entrar com algumas ações, estamos prontos”, frisou.
“Eu nunca quis vender o time porque, tanto para mim quanto para o Genii Capital, a F1 é uma plataforma legal para desenvolver negócios. Com nosso patrocinadores, não conversamos apenas sobre os adesivos que serão colados no carro, mas também sobre negócios maiores”, explicou.
Apesar de reiterar que a Lotus passa por uma situação financeira saudável, o sócio admitiu que a equipe não tem o mesmo “poder de fogo” que rivais como Red Bull, Ferrari e McLaren. “Estamos perto dos times de ponta. Somos financiados por Microsoft, Unilever e Coca-Cola. Isso mostra o valor de nosso reconhecimento. No momento, estamos com um estafe de 547 [pessoas]. Isso é bom”, concluiu.
Depois do sucesso da Lotus na temporada 2012 da F1, quando a equipe conquistou a vitória do GP de Abu Dhabi, com Kimi Raikkonen, além de outros nove pódios e o quarto lugar no campeonato de construtores, o grupo de investimentos Genii, que detém todas as ações da equipe, descartou a chance de vendê-la neste ano.
O time passou por sérios problemas financeiros recentemente, mas a boa última campanha representou um forte incremento nas receitas de patrocínio, incluindo um grande acordo fechado com a Coca-Cola, que prevê a divulgação da marca do energético Burn no carro aurinegro em 2013. Além disso, está em curso uma negociação com a também americanal Honeywell, multinacional atuante em diversas partes dos setores de tecnologia e engenharia.
De acordo com o principal representante do grupo Genii e um dos sócios da Lotus, Gerard Lopez, o bom momento pôs fim a qualquer intenção de colocar a escuderia a venda num futuro próximo. No entanto, ele não descartou a hipótese de negociar parte de suas ações a algum outro investidor. “Quando compramos o time, tínhamos 75% das ações, mas depois aumentamos para 100%”, declarou Lopez, em entrevista ao periódico italiano “Gazzetta dello Sport”. “Mas sempre dissemos que, se houver investidores interessados em entrar com algumas ações, estamos prontos”, frisou.
“Eu nunca quis vender o time porque, tanto para mim quanto para o Genii Capital, a F1 é uma plataforma legal para desenvolver negócios. Com nosso patrocinadores, não conversamos apenas sobre os adesivos que serão colados no carro, mas também sobre negócios maiores”, explicou.
Apesar de reiterar que a Lotus passa por uma situação financeira saudável, o sócio admitiu que a equipe não tem o mesmo “poder de fogo” que rivais como Red Bull, Ferrari e McLaren. “Estamos perto dos times de ponta. Somos financiados por Microsoft, Unilever e Coca-Cola. Isso mostra o valor de nosso reconhecimento. No momento, estamos com um estafe de 547 [pessoas]. Isso é bom”, concluiu.
Para Gerard Lopez, Lotus deu o ambiente propício para Kimi brilhar
TotalRace
Segundo empresário, que é um dos donos do time, equipe deixou Raikkonen livre para que se dedicasse ao mais importante
O terceiro lugar de Kimi Raikkonen no mundial do ano passado, após dois anos parado, surpreendeu a muitos, mas não a um dos donos da Lotus, Gerard Lopez. O empresário disse que esperava um bom desempenho do piloto finlandês, ainda mais com o ambiente que a Lotus lhe propiciou.
“A Lotus deu ao Kimi a atmosfera para que ele prosperasse. A equipe o utiliza apenas para o que é mais importante e o deixa livre para o resto. Assim ele encontrou o equilíbrio”, explicou Lopez à Gazzetta dello Sport.
O empresário luxemburguês disse achar graça do tanto de gente que não acreditava na volta de Kimi em grande forma e que agora o parabeniza pela escolha. “Todo mundo que me advertiu que ele não estaria motivado para voltar à F1, agora aparece pra dizer que sempre soube o quanto ele era forte. Isso me diverte, pois eu sabia que terminaria dessa forma. Raikkonen adicionou trabalho duro para o seu talento e os resultados são fruto disso”, concluiu.
7 de janeiro de 2013
F1: Calendário dos Testes de Inverno
Antes da temporada 2013 de F1 começar pra valer, equipes e pilotos começam a preparação durante os Testes de Inverno, em fevereiro. As equipes terão três sessões de quatro dias, totalizando 12 dias de testes, que serão realizados nos circuitos de Jerez de La Frontera e Montmeló (Barcelona).
Confira as datas dos testes:
05 a 08 de fevereiro - Jerez
19 a 22 de fevereiro - Barcelona
28 fevereiro/3 de março - Barcelona
Confira as datas dos testes:
05 a 08 de fevereiro - Jerez
19 a 22 de fevereiro - Barcelona
28 fevereiro/3 de março - Barcelona
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