Fonte: AutoSport
Dani Sordo tornou-se no primeiro piloto não escandinavo a vencer o Rali Arctic Lapland na Finlândia, ao dominar a prova com o seu Citroën C4 WRC. O piloto espanhol acabou por terminar o rali cerca de seis minutos à frente do Mitsubishi Lancer Evo X de Kosti Katajamaki, ao passo que o Skoda de Jarkko Miettinen ficou com o terceiro posto.
Mas o interesse do rali esteve no ex-piloto de Fórmula 1, Kimi Raikkonen, noutro Citroën C4 WRC. O finlandês terminou em segundo na primeira especial, apenas atrás de Sordo, mas saiu de estrada e perdeu meia hora na segunda especial, comprometendo as hipóteses de um bom resultado final.
À televisão do seu país, Raikkonen explicou que saiu de estrada devido a um erro nas notas ditadas pelo seu co-piloto, Kaj Lindstrom: "Fomos directos a uma árvore tão grossa como uma perna. Mas, essa foi uma das razões pela qual viemos até aqui, para descobrir neste evento todos os problemas que podemos resolver para o futuro", afirmou o finlandês.
"Tivemos vários outros problemas: as nossas luzes não estavam bem montadas para os troços à noite e falhámos uma intersecção. No primeiro dia, percebemos que éramos cerca de um segundo por quilómetro mais lentos do que o meu companheiro de equipa, Dani Sordo", completou Kimi, que acabou por efectuar alguns tempos bastante apreciáveis ao longo da competição. Tanto que, se no primeiro dia Raikkonen confessava perder um segundo por quilómetro para Sordo, Lindstrom garantiu no segundo que essa diferença já havia sido reduzida para 0,9s.
"O Kimi já identificou a razão para essa diferença. Isso é um alívio, pelo que não estamos preocupados. Tem tudo a ver com a maneira como o carro está afinado de forma a dar confiança ao Kimi. Depois, há questões como a consistência da travagem nos locais certos. Neste momento ele ainda trava muito cedo", referiu o navegador de Raikkonen. O campeão do mundo de Fórmula 1 em 2007 acabou por finalizar o rali, mas muito atrasado na tabela.
Mas houve outro Raikkonen nas notícias, já que o seu irmão Rami também participou, ao volante do Abarth Grande Punto S2000 que Kimi pilotou no Rali da Finlândia de 2009 mas, tal como o seu irmão, também acabou por ser protagonista de um violento despiste: "Estava a usar as notas do Kimi do ano passado (quando este último participou no rali em 2009) mas havia um erro", afirmou o piloto cujo carro capotou três vezes. À custa disso, e apesar de ter continuado, um dos seus maiores problemas foi ter feito cerca de 100 quilómetros sem o pára-brisas quando as temperaturas exteriores rondavam os 20 graus negativos.
Martin Holmes
1 Sordo/Marti Citroen C4WRC 1h38m29.1s
2 Katajamaki/Hirvijarvi Mitsubishi Evo X 1h44m36.8s
3 Miettinen/Lukka Skoda Fabia S2000 1h45m45.2
4 Salo/Stenberg Mitsubishi Evo X 1h46m36.0s
5 Sohlberg/Flythstrom Subaru Impreza1h47m41.4s
6 Vihavainen/Piira Mitsubishi Evo IX1h48.09.7s
58 Kimi Raikkonen/Lindstrom Citroen C4 WRC 2h15m08.0s
64 Rami Raikkonen/Ronnberg Fiat Grande Punto S2000
Mas o interesse do rali esteve no ex-piloto de Fórmula 1, Kimi Raikkonen, noutro Citroën C4 WRC. O finlandês terminou em segundo na primeira especial, apenas atrás de Sordo, mas saiu de estrada e perdeu meia hora na segunda especial, comprometendo as hipóteses de um bom resultado final.
À televisão do seu país, Raikkonen explicou que saiu de estrada devido a um erro nas notas ditadas pelo seu co-piloto, Kaj Lindstrom: "Fomos directos a uma árvore tão grossa como uma perna. Mas, essa foi uma das razões pela qual viemos até aqui, para descobrir neste evento todos os problemas que podemos resolver para o futuro", afirmou o finlandês.
"Tivemos vários outros problemas: as nossas luzes não estavam bem montadas para os troços à noite e falhámos uma intersecção. No primeiro dia, percebemos que éramos cerca de um segundo por quilómetro mais lentos do que o meu companheiro de equipa, Dani Sordo", completou Kimi, que acabou por efectuar alguns tempos bastante apreciáveis ao longo da competição. Tanto que, se no primeiro dia Raikkonen confessava perder um segundo por quilómetro para Sordo, Lindstrom garantiu no segundo que essa diferença já havia sido reduzida para 0,9s.
"O Kimi já identificou a razão para essa diferença. Isso é um alívio, pelo que não estamos preocupados. Tem tudo a ver com a maneira como o carro está afinado de forma a dar confiança ao Kimi. Depois, há questões como a consistência da travagem nos locais certos. Neste momento ele ainda trava muito cedo", referiu o navegador de Raikkonen. O campeão do mundo de Fórmula 1 em 2007 acabou por finalizar o rali, mas muito atrasado na tabela.
Mas houve outro Raikkonen nas notícias, já que o seu irmão Rami também participou, ao volante do Abarth Grande Punto S2000 que Kimi pilotou no Rali da Finlândia de 2009 mas, tal como o seu irmão, também acabou por ser protagonista de um violento despiste: "Estava a usar as notas do Kimi do ano passado (quando este último participou no rali em 2009) mas havia um erro", afirmou o piloto cujo carro capotou três vezes. À custa disso, e apesar de ter continuado, um dos seus maiores problemas foi ter feito cerca de 100 quilómetros sem o pára-brisas quando as temperaturas exteriores rondavam os 20 graus negativos.
Martin Holmes
1 Sordo/Marti Citroen C4WRC 1h38m29.1s
2 Katajamaki/Hirvijarvi Mitsubishi Evo X 1h44m36.8s
3 Miettinen/Lukka Skoda Fabia S2000 1h45m45.2
4 Salo/Stenberg Mitsubishi Evo X 1h46m36.0s
5 Sohlberg/Flythstrom Subaru Impreza1h47m41.4s
6 Vihavainen/Piira Mitsubishi Evo IX1h48.09.7s
58 Kimi Raikkonen/Lindstrom Citroen C4 WRC 2h15m08.0s
64 Rami Raikkonen/Ronnberg Fiat Grande Punto S2000
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