21 de março de 2010

Tradução: Stalking Kimi

Já viram o tamanho do "trem"? rsrs.
Publico aqui o comecinho...
_____________________________

Dia 20 de Março

Seguindo Kimi no Rali Suécia

Nós chegamos em Farjestad e a poucos segundos eu estarei constantemente próximo ao Kimi Raikkonen, o campeão mundial de F1 de 2007, agora um piloto de rali - apenas um piloto de F1 sempre fez tal mudança de tempo integral.

Estamos em uma sessão de autógrafos empurrando as crianças pequenas e ignorando os outros condutores. A qualquer segundo eu falarei com o Kimi e não haverá absolutamente nenhuma barreira ou guarda de segurança entre mim e uma das mais bem pagas estrelas do mundo dos esportes, apenas uma mesa de madeira.

Eu estou supreendido com a forma que eu estou nervoso - meu coração acelera, minha mão está seca e minhas artérias carótidas libram no meu pescoço. O que dizer para Kimi? O que dizer?

Duas garotas estão segurando uma foto e caminham com respiração baixa e olhos arregalados antes tendo uma conversa de gritos compulsivos. Haviam muitos fãs homens também, todos silenciosos. É só as crianças mais novas que Raikkonen vai para fora do seu caminho para fazer contato visual. Ele se inclina sobre a mesa, sorri, fala brevemente e coloca o cartão assinado em suas mãos. Minha vez. Oh Deus!

"Olá Kimi, nós somos da Car Magazine e nós viemos para.." Raikkonen olha lentamente para cima debaixo de seu boné de baseball grande demais da Red Bull e fixou como um lobo, olhos azuis gelados mortos sobre mim. Ele olhou absolutamente furioso e eu pensei que ele iria me dar um soco."

No grupo de pit da F1 aqui, apenas Kimi, um medidor de pressão dos pneus e, oh, dois jornalistas que já apareceram de repente por trás de uma pilha de toras.

"Eu não tenho tempo para isto", ele zangou-se.
"Eu apenas quero dizer que nós viemos para seguir você no rali," eu gaguejei.
"Olhe, bem, tome isto," ele disse, pegando para mim dois papéis autografados que mostravam seu Citroen C4 pulando através do ar.
"Você está se divertindo no rali?" Eu perguntei. "Sim" vem a resposta, ele respondeu com ênfase, uma criança pode usar para garantir a sua mãe que eles vão arrumar seu quarto.

Depois desse PR explico que a Citoen não realiza nenhum poder real sobre Raikkonen, por que ele é um piloto da Red Bull. Uma entrevista é impossível, e , se eu tiver sorte, eu consiguirei uma "fan pic".

O Rali era um Plano B para o campeão mundial de F1 de 2007. O Plano A era ficar na F1 em 2010 - ele era contratado da Ferrari este ano, mas Maranello empurrou ele para abrir caminho para Fernando Alonso.


Continua...
Tradução: By me, Carol
________________________
Atualizado (Dia 21 de março)


O resto da tradução foi feito pelo "team" do The Iceman Brasil.

Outras negociações foram ficaram paradas, e com a ambição de longa data de Raikkonen para ir para o WRC, acabou fazendo com que o finlandês entrasse em contanto com seu compatriota Kaj Lindstrom, que co-dirigiu uma vez para o multicampeão Tommi Makinen.

“A nossa primeira conversa aconteceu quando eu trabalhava com Tommi [que se aposentou no final de 2003!]. Kimi disse que um dia gostaria de tentar fazer Rally, e eu disse que seria o seu co-piloto”, disse Lindstrom, revelando um desejo profundo e um sentimento de lealdade por parte de Raikkonen mais do que o seu notório frio comportamento nos sugere.

Fazer - e confiando - nas notas de ritmo que é algo que Raikkonen tem se esforçado depois dos previsíveis circuitos de F1. Então, como construir a confiança? Simplesmente dirigindo? “Bem, você também tem que fazer certas coisas para conhecer melhor um ao outro fora do carro” Lindstrom diz. “Do que gosta? Bem... coisas”. Todos que estão dentro do 'círculo' de Raikkonen hesitam quanto a questão é dar maiores detalhes.

Até agora o a dupla participou de cinco rallies, a estréia neste final de semana vai ser o sexto e o primeiro de Raikkonen como piloto do WRC com todo o direito. Ele esta dirigindo um Citroen C4 ao lado de Sebastien Ogier pelo Citroen Junior Team, um degrau abaixo do Campeão Mundial Sebastien Loeb e de Dani Sordo que correm pela fabricante mesmo.

Quando você dá uma olhada para as tendas e os containeres das equipes, os dois parecem ser similares, mas enquanto um tem mais ou menos 70 pessoas trabalhando pela equipe de fábrica, apenas 17 trabalham com Raikkonen e Ogier. Os treinos são m são limitados, e o carro - embora parecidos - são especificamente com as configurações do Loeb de 2008.

Por enquanto, o engenheiro de Raikkonen, Cedric Mazeng, é um jovem companheiro do qual o 'Motorsport CV' recontratou apenas em 2006, cujo qual apenas começou a sua carreira em 2009. Sem tapete vermelho aqui.

“Em outubro do ano passado o Kimi me telefonou pessoalmente para perguntar se ele poderia fazer isso”, disse prático chefe da Citroen, Olivier Quesnel. “Eu disse que ele poderia nos trazer orçamento. A red Bull pagou; e nós nos encontramos em Janeiro.”


Raikkonen recebe o tratamento preferencial? "Não, primeiro ele vai ter que ir mais rápido. E ele é como um jovem piloto, fazer rally é algo complicado e ele tem que aprender isso. Mas eu sei que ele esta fazendo isso seriamente e realmente quer alcançar o sucesso. Depois da primeira parte do ano nós vamos ver, mas eu tenho certeza que vai dar tudo certo."

"Ele é profissional, mente aberta e inteligente", adiciona o engenheiro Mazenq, “e seu retorno - por causa da F1 - é bem preciso, ele sente cada ruído dos amortecedores. Mas ele sabe que é desafio novo, e que ainda não pode competir com os melhores pilotos e tem que prender aos poucos.”

"Nós tentamos acertar o carro o mais fácil possível para ele, assim ele pode se concentrar 70% na direção, e 30% nas notas de ritmo. Ele tem um conjunto de suspensões levemente mais macias do que os outros para ele sentir facilmente a aderência lateral e longitudinal e ter mais confiança. Mas ele é mais suave nas entradas com uma 'steering' (direção elétrica), então ele pede um 'understeer'. Então nós adaptamos metade para o carro e metade para o Kimi”.

Continua...
Tradução: The Iceman Brasil

ALGUNS LAMENTOS no rally são pelo fato de não serem mais tão exaustivos como antes, mas eles ainda continuam como nos velhos anos do WRC. Começam na quinta-feira às 08 da manhã, com uma Super Especial, dois carros correm no estilo 'Scalextric' em uma espécie de estádio. No dia seguinte, começa às 08:18, nas florestas, e os pilotos não param antes das 08 da noite. Sábado é 'apenas' às 07:52 da manhã até mais ou menos às 06 da tarde. E no domingo è das 07:52 até às 03:30 da tarde. Durante esse tempo, os pilotos vão se recrutar em 345 km disputados em complicados estágios, confiando inteiramente nas anotações de ritmo para entrar em curvas cegas, mais tarde, navegando mais uns 445 km em estradas públicas com pneus com 'acessórios' de ferro que estrondam rudemente embaixo deles. Isso não é F1.

Na sexta-feira nós dirigimos nos estágios com cravejados pneus de inverno arranhando o gelo, neve, espanando estradas, e agradecidos às várias camadas térmicas e impermeáveis e pelas botas grossas na temperatura que caiu para -21ºC.

Nós estacionamos e andamos para as florestas, e o sol aparece através dos galhos cobertos de neve, tem iluminação de fumaça do fogo que os torcedores usam para iluminar, aquecer e cozinhar alimentos, um cheiro de salsinha pairando, ar frio. Muitas cervejas, crianças vagando, bandeiras finlandesas agitadas e apenas poucos seguranças que vão soprar seus apitos alguns segundos antes de um carro de Rally rugir a uns 75 mph em um lugar onde você raramente vai escutar mais do que 30 mph.

Loeb é o primeiro a passar feito um 'borrão' introduzindo agitação e balburdia, e então ele estava levemente inclinado e voando, levantando consigo uma poeira de neve o na trilha, e o piloto da Ford, Miko Hirvonen é o próximo, claramente mais rápido, absolutamente mais. Raikkonen foi o sétimo - veloz, empenhado, mais visivelmente mais lento. Mais tarde ele rodaria na pista e seu carro afundaria em bancos de neve macia ao lado da estrada, enquanto dava uma volta. Vinte e seis minutos se passariam.

Quando ele 'roda' no serviço após escurecer, Raikkonen esta sendo cercado pela imprensa como se fosse um dos líderes sendo que agora ele esta há meia hora deles, 47º fora dos 54. Ele mal consegue abria a sua porta depois da colisão, ele se inclina para fora e levemente empurra um fotografo. Todos nós nos balançamos para trás, e o piloto que ficou ajoelhado atrás de nós tenta consertar o seu carro que ficou esmagado e o empurra para trás, nenhum comissário aparece nesse tumulto de tubos e blocos. Raikkonen não diz nada, mas o seu navegador faz.

"Para um cara que fez cinco rallies, a sua direção é absolutamente incrível, Lindstrom diz, cheio de euforia”.Você pode perguntar a Peter Solberg, ou a qualquer um, é incrível. Ok é lamentável que estamos fora, mas essas coisas acontecem e Kimi Raikkonen nos cavou para fora com uma pá! Só espero que as pessoas possam enxergar a condução dele, sem fazer um escândalo histórico no jornal."

Com isso Lindstrom se vai, checando o carro em serviço, seguido por mais repórteres. Mais tarde nós vamos escutar a entrevista na WRC TV, a única mídia que têm acesso permitido, mas Raikkonen não diz nada demais - "Seria bom conseguir ir mais rápido"; "é bem mais exigente do que a F1" - depois, nitidamente, ele passa por mim e eu tenho certeza que é reconhecimento horrorizado, e caminha na direção dos torcedores finlandeses bêbados que gritam incessantemente o seu nome com megafones, ele sorri para eles e faz sinais com seu capacete do acidente. Será que a minha abordagem foi sutil?

No sábado você confere performances impressionantes do líder Hirvonen que nos descreve como as fases são muito difíceis: "Existem sulcos profundos, neve 'fofa', gelo e cascalho. Você fica se arriscando todo o tempo”.Raikkonen foi consistente, ou se não foi espetacular - 54.4 segundos fora do ritmo em nove estágios e ficando em 11º, um minuto abaixo entre os 32º passando em 10:22: 8 segundos abaixo, mas ficou em sexto no 15º estágio.

Nós continuamos o seguindo por toda à parte. Quando ele sai do carro para checar a pressão dos pneus em uma remota estação de reabastecimento, estamos apostos bem atrás de uma pilha de lenha, quando ele pega o caminho de volta para 'área de serviço' e vai falsamente para o lado da estrada; quando ele para fora do seu motorhome, ele foge por uma outra porta e surgi entre duas tendas.

Eu aguardo por ele perto do seu carro por cerca de uma hora durante o anoitecer enquanto os meus pés congelam, depois de descobrir que ele esta comendo na área de hospitalidade da Citroen. Ele esta bem, Kimi Raikkonen, comendo o seu jantar ali mesmo. Nós podemos apenas andar lá dentro.

CONTINUANDO... (última parte)
Tradução: by The Iceman's Team

Eu adoto uma abordagem mais mansa - caminho timidamente, dou uma olhada no chão, me sento oposto do final da marquise, me sento por mais alguns poucos minutos, e depois disso o seu PR o aborda enquanto a WRC TV grava uma entrevista. Uma foto com Kimi. Uma fotografia. "Kimi. Uma foto" diz o seu PR.

Kimi Raikkonen revira os seus olhos, eles caminham um pouco mais e aguardam próximo a mim. "Obrigado Kimi" Eu digo. Não a resposta alguma. Mark Fagelson tira a foto instantânea. Imediatamente Raikkonen recua para os seguranças. É isso. Nós conseguimos.

O Rally termina no dia seguinte depois do processo do estágio 21. Hirvonen termina há 42.3 segundos na frente de Loeb que chegou há 33.1 segundos à frente de Jari-Matti Latvala. Possivelmente o melhor piloto de F1 do mundo termina em 30º, com 37min 47.2 segundos atrás de Ogier que é o seu companheiro de equipe. "Na F1 a única grande mudança é quando você usa os 'slicks' no molhado" ele diz mais tarde a WRC TV, "mas no Rally cada curva pode ser diferente da outra como normalmente é. Eu respeito muitos os melhores caras".

E ele vai voltar em 2011? O chefe da equipe Olivier Quesnel não descarta uma promoção de trabalho na equipe, mas eu duvido disso. Raikkonen diz que ele se diverte no WRC sem aquele 'papo furado', mas com isso também vem às sessões de autógrafos, onde qualquer pessoa pode penetrar; um 'service park' onde os jornalistas vagam em bandos selvagens, a necessidade de dirigir em estradas onde o público pode simplesmente seguir você.

O WRC não vai mudar para acomodar Raikkonen, e você pode se questionar se ele não vai querer alguma das besteiras da F1 - alguma devida cerca definitiva entre ele, o publico e a imprensa - de vez em quando. Com certeza ele me tiraria da 'cola' dele. Enquanto nós estamos indo pegar o nosso avião, eu calculo que o seu PR esta me deixando longe dele também, quando ele me diz para mandar um e-mail que Raikkonen vai as responder. Isso parece mais um e-mail de Papai Noel. E então, quatro dias depois, a resposta surge na minha caixa de entrada. Eu mal posso acreditar nisso.

"Você tem algum herói no Rally?" Eu perguntei.
"Não, eu nunca tive um herói na F1 e isso é o mesmo para o Rally" escreve Raikkonen. "Mas eu sempre tive amizade com alguns pilotos de Rally como Tommi Makinen, quem modificou o meu carro para mim no ano passado. Ele se tornou um grande campeão."

"O Rally é mais perigoso do que a F1?", "Eu nunca tive medo em um carro, então isso é complicado afirmar. É verdade que fazendo Rally você fica mais próximo das árvores, mas a velocidade é menor do que na F1. No momento é bem mais difícil do que a F1, certamente!"

"Fazer Rally vai tornar você um melhor piloto de F1?”
"Eu acho que não, esse é um estilo de direção completamente diferente. No rally você dirige com muitas variações de superfícies e condições, e tecnicamente a F1 é muito diferente em vários parâmetros como a aerodinâmica que realmente não representa qualquer parte do Rally."

"A Suécia foi mais cansativa do que um final de semana na F1?"
"De alguma forma, sim. Nós acordamos às 5:30 da manhã, e não voltamos antes das 10 da noite. Você tem apenas meia hora para fazer uma parada, e depois continua durante o anoitecer, então não tem muito tempo para fazer mais nada. E por outro lado, as forças físicas que agem sobre o seu corpo não são tão grandes quanto na F1."

"Todo mundo anda dizendo que esse é um ano de aprendizagem para você no WRC, mas você realmente se vê no WRC em 2011?"
"Não existe nenhum ponto no que pensar antes que se passe a metade da temporada, mas com certeza tem uma possibilidade para eu continuar no Rally no próximo ano'.

Todo o tempo que perseguimos, congelamos e viajamos e nada a mais do que um simples e-mail em resposta, mas mais do que nós provavelmente poderíamos tratar pessoalmente. “O truque” diz o PR, "é chegar nele quando ele esta entediado."

Como nós aprendemos, que é mais difícil do que a redoma apática de Raikkone nos sugere.

TRABALHANDO COM KIMI

Os homens que estão trás de Kimi Raikkonen

Cederic Mazenq, engenheiro de corrida - 'O carro de Kimi é um pouco mais suave do que o normal, para que ele possa sentir a aderência, criar a confiança e se concentrar mais nas notas. Temos que adaptar metade para o carro, metade para o Kimi. "

Benoit Nogier, chefe da equipe Junior - Kimi tem nos impressionado, mas um pódio é algo muito otimista para 2010. Ele tem muito a aprender. Ele está acostumado a fazer o melhor acerto na Fórmula 1, para o rally esse é o melhor compromisso ".

Marek Nawarecki, PR Manager – Tudo é possível - Kimi pode melhorar a sua velocidade bem rápido e na segunda metade do ano vai ser muito interessante. Mesmo agora, ele está apenas há 1,2 segundos / km mais lento do que seu companheiro de equipe. "

Kaj Lindström, Navegador - "Eu estou acostumado com alguma atenção após dirigir com Tommi [Makinen], mas não como essa. Para um cara que fez cinco rallies, Kimi está pilotando inacreditavelmente - muito, muito impressionante."

Olivier Quesnel, Chefe da equipe - "O rally é muito complicado e Kimi tem que aprender todas as coisas - acima de tudo, ele precisa aprender a trabalhar com seu navegador e o escutar atentamente. Mas eu sei que ele vai fazer bem. "


AddInto


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  © Blogger template Brownium by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP