10 de janeiro de 2011

Mais espetáculo no WRC em 2011?

Fonte: AutoSport

O ano de 2011 no WRC não ficará marcado apenas pela introdução de novos World Rally Car (Citroen DS3 WRC, Ford Fiesta WRC e MINI Countryman WRC), mas também por um grande número de modificações nas regras, que modificarão muitos dos conceitos até aqui vistos nos atuais WRC.

Para quem estava habituado a ver carros 'pesadões' mas com muita força e tração, passa agora a ver carros mais 'saltitantes', a andar mais de lado, com as rotações de motor mais elevadas, que vão perder no cronómetro em provas rápidas como a Finlândia e Suécia, mas muito provavelmente, vamos ver carros mais ágeis e rápidos em provas como Portugal e Itália, por exemplo.

Em primeiro lugar, o comprimento máximo dos carros passa para 'apenas' 3,90m (tinham 4, 20m). Curiosamente, a largura dos novos carros aumenta de 1800 mm para 1830 mm e o peso total diminui para 1.200 kg. O novo motor é um bloco 1.6 turbo de injeção direta, e os restritores passam a 33mm contra os 34 mm de 2010.

A pressão do turbo fixa-se em 2.5 bar ao invés de ser livre. Com tudo isto a perda de potência deverá rondar os 10% relativamente aos carros de 2010. Tendo em conta que o diferencial central será suprimido. Isto fará que tenham de ser os pilotos e não o diferencial a dosear a potência através do acelerador de modo a colocar os carros da melhor forma possível nas diversas situações.

Para além disso, no habitáculo, vamos deixar de ter patilhas no volante, e 'regressar' ao tempo dos 'kit cars' com as caixas sequenciais, e 'joystick'. Os pilotos passam a guiar mais vezes só com uma mão, pelo que a mão-de-obra será bastante maior este ano e quem ganha são os espetadores.

Calendário com 13 provas

O calendário do WRC 2011 abre com o Rali da Suécia, a única prova 'gelada' de 2011, sendo que os ralis de terra estão em maioria, 10 com o Rali da Catalunha a estar incluído nesta lista devido ao facto de ter uma boa percentagem em piso de terra, sendo no entanto uma prova maioritariamente em asfalto. Besta lista incluem-se ainda os ralis do México, Portugal, Jordânia, Itália, Argentina, Grécia, Finlândia, Austrália e Grã-Bretanha. Puro asfalto só os ralis da Alemanha e França, as 'quintas' do Sr. Loeb. De resto, serão nove as provas na Europa, e apenas quatro fora dela, México, Jordânia, Argentina e Austrália.

Calendário

13 Fevereiro Suécia
06 de Março México
27 de Março Portugal
17 de Abril Jordânia
08 de Maio Itália
29 de Maio Argentina
19 de Junho Grécia
31 de Julho Finlândia
21 de Agosto Alemanha
11 de Setembro Austrália
02 de Outubro França
23 de Outubro Espanha
13 de Novembro Grã-Bretanha

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E a pergunta que não quer calar: Kimi estará no WRC? Onde? E quando vamos saber? Infelizmente, só nos resta esperar...

Um comentário:

  1. QUE BOM QUE JÁ TEMOS A RESPOSTA QUE TANTO NOS ATORMENTOU NESSE FIM DE ANO.O KIMI CONTINUA MESMO POARTICIPANDO DE 10 PROVAS .QUE ALÍVIO MEU DEUS.
    E AÍ AMIGA MAIS UM ANO DE MUITO TRABALHO NÉ?
    GO KIMI!!!!
    BJKAS.

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