10 de junho de 2011

A F1 sente falta de Kimi Raikkonen



SportsKeeda - Escrito por Hrishikesh Tiwari

Tradução: Carol

Assim que a ilustra carreira de Mika Hakkinen chegou ao fim, outro finlandês voador estava pronto para tomar seu lugar no grid e no time da Mclaren. Kimi Raikkonen da Finlândia tinha completado 23 corridas no kart antes de ir para a Sauber. A FIA relutantemente concedeu a este finlandês desconhecido uma super licença para competir na temporada de 2001.

Apesar de ser numericamente superado pelo seu companheiro de equipe Nick Heidfeld, a cabeça fria atrás do volante não foi noticiada. Muito para o aborrecimento do Alemão, Kimi foi escolhido para ocupar o banco de Hakkinen na McLaren.

McLaren

2002 foi a primeira temporada de Kimi na McLaren e foi outro ano de domínio de Schumacher e Ferrari. O "Iceman" quase venceu sua primeira corrida no GP da França, mas escorregou em um trecho de óleo e deixou Schumacher passar para primeiro. Alguém como Hamilton ou Vettel pode ter extravagado no pódio ou na conferência de imprensa, mas Kimi estava sempre com sua "poker-faced" e monótono como habitual.

Em sua frustrante limitação com o time, Raikkonen montou um título desafiador em 2003 e 2005. A primeira dessas foi a batalha dele mesmo com Juan Pablo Montoya e Michael Schumacher. Eventualmente, Schumi parou o jovem Kimi por 2 pontos. Confiabilidade custou o título de Raikkonen em 2005, onde na verdade ele venceu o mesmo número de corridas (7) que Alonso. Em duas ocasiões, sua Mclaren o desapontou quando ele estava liderando e Alonso tomou vantagem para vencer a corrida.

Duas vezes na temporada de 2005, Raikkonen começou a corrida em último (por causa de falhas no motor na Qualificação) e terminou no pódio. Uma das corridas mais memoráveis da sua carreira foi a que Raikkonen começou na 17° e venceu, o GP Suzuka. Ele caçou seus rivais um por um, como Alonso e Schumacher, e tomou a liderança da corrida de Giancarlo Fisichella na última volta da corrida! É duvidoso que "punks" modernos como Hamilton e Vettel possam fazer isso.

Ferrari


Infelizmente, a Mclaren de Kimi estava muito frágil para ele vencer o Campeonato Mundial e ele fez sua mudança para a Ferrari em 2007 para preencher as botas de Schumacher. Pode ser uma tarefa intimidadora para qualquer um tomar o lugar de uma lenda do esporte, mas isso parecia não afetar Raikkonen. Ele estava ausente em um evento onde Schumi cederia seu lugar para Kimi. Quando perguntado a respeito, Kimi respondeu em tom tipicamente monótono: "Eu estava cagando."

Na Ferrari, ele venceu sua primeira corrida e fez um começo forte na temporada. A temporada de 2007 teve a briga de quatro pilotos Kimi, Massa, Hamilton e Alonso. Massa caiu e chegou abaixo dos outros três. Assim, Hamilton tinha 107 pontos, Alonso 103 e Kimi 100. Então, Raikkonen venceu o campeonato, ele tinha que vencer e esperar que Alonso terminasse em terceiro ou em uma posição mais baixa e Hamilton terminar na sétima ou em uma posição mais baixa.

Kimi largou em terceiro, atrás de seu companheiro Massa e de Hamilton na segunda posição. Na largada, Massa puxou para frente de Hamilton e desacelerou, Kimi passou ambos na primeira curva. Hamilton perdeu o controle pois, apesar dele nunca adimitir, acidentalmente pressionou o botão de velocidade limitada do Pit Lane. Quando ele finalmente percebeu, ele estava no último lugar. Kimi se tornou Campeão Mundial em estilo mais dramático, terminando um ponto a frente de Alonso e Hamilton.

Estilo de condução

Kimi gosta de se aventurar na sua condução. Ele nunca fussou muito sobre as configurações do carro com seus mecânicos e engenheiros, optando simplesmente dirigir do jeito que ele conseguia. Sua única preferência era ter uma ligeira subviragem, que o permitia contornar largamente a curva pelo lado de fora. Talvez ele consiga um ponto extra na aceleração. Naturalmente, ele se divertiu com os giros e tudo mais na Bélgica, o que o tornou "Mestre de Spa".

A partir disso, Kimi foi um piloto fumaça, suave sobre os pneus, freadas e ultrapassagens (Fisichella pode testemunhar) . Ele era tão breve quanto monótono na rádio do carro e na conferência de imprensa, frio como sempre. Isso fez com que ele fosse alvo de críticas.

Legado e Personalidade

Em 2009, Raikkonen deixou a Ferrari e a F1 para se juntar ao rali. Kimi não irá considerar um dos seus melhores campeonatos, mas ele nunca irá se esquecer. Raikkonen foi um homem que se divertiu correndo e não se preocupou com o resto.

Atrás de seu rosto gelado e sua voz monótona, foi uma personalidade cheia de cor. Não me admira se ele entrou em uma corrida de snowmobile com o pseudônimo “James Hunt”, uma personalidade adorável dos anos 70. Diferente de muitos pilotos de hoje, Kimi vive sua vida para si mesmo. Ele celebrou seu campeonato se embebedando em um bar e dormindo em um banco público em cima de um golfinho inflável. Ele também uma vez, caiu de cabeça em um iate enquanto estava bêbado.

Ele nunca se desculpou por qualquer coisa, ele nunca precisou. Kimi nunca manteve quaisquer pretensões, preferindo falar pouco, deixava sua condução falar por ele e se divertia fora das corridas. Com sua retirada (parece que ele não vai voltar), a F1 possivelmente viu o fim de uma era.

2 comentários:

  1. Ai confesso que quando li essa ultima parte da entrevista sobre a despedida na F1, me veio lágrima nos olhos, sinto muita falta do Kimi lá, mas o importante é ele está feliz e fazendo o que ele gosta, independente de onde seja.Mas ainda tenho esperenças.. AMO VC KIMI :)
    BJOSSS CAROL :)

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  2. Impossível n sentir saudades do Kimi na F1!

    Bjs Nay!

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