Artigo publicado no site espanhol AutoXato
O comovente e brilhante filme Senna tornou-se uma sensação nas bilheterias, mas o que poucas pessoas sabem é que o campeão mundial de Fórmula 1 também foi um piloto de rali por um dia.
Em 1986, correndo para a equipe Lotus, Senna testou um grupo diversificado de carros de rali no País de Gales para um artigo na revista extinta Car and Car Conversions. O brasileiro testou todos eles, de um Vauxhall Nova até um incrível Austin Rover Group B Metro 6R4. O menu de testes também incluia um Ford Sierra RS Cosworth e um Ford Escort.
Por quê? Nas palavras do próprio Senna: "Eu não sei nada sobre rally. Já vi fotos em revistas, às vezes eu vejo na televisão. E, a propósito, eu não ouvi ninguém falar sobre a pilotagem do rali. Eu quero descobrir por mim mesmo. "
Em sua primeira passagem com o poderoso Sierra, quase saiu fora na primeira curva.
"É .. incrível!", disse ele. "Eu realmente sai na primeira curva. Foi estúpido. Agora eu entendo porque você tem que usar o bloqueio da frente e um pouco de tração, para manter o carro no chão."
Senna não estava exagerando: ele sabia tão pouco sobre a pilotagem de um carro de rali que nem sequer usava as luvas, esperando que a experiência fosse semelhante à de um carro de rua. No final do dia, ele tinha bolhas nas palmas das suas mãos, e achou difícil entender como os carros poderiam castigar tanto. No entanto, adorou a experiência, e, assim como Kimi Raikkonen 25 anos depois, achou difícil fazer qualquer comparação com a Fórmula 1.
"É difícil porque aqui há muito mais entusiasmo, eu acho", disse Senna. "É muito mais emocionante aqui do que em um carro de Fórmula 1, porque não temos a velocidade, mas você tem uma aceleração tremenda. A emoção é muito mais imediata do que estar em um carro de Fórmula 1. Na F1 você vai, vai, vai, vai, vai! E depois reduz. Aqui você vai para o pico e reduz, vai para o pico e reduz. É uma abordagem diferente."
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário