Turun Sanomat
Tradução: finlandês para inglês - Nicole
Inglês para português - Kimi Raikkonen Online
A ferrugem foi um fardo quando você foi embora durante 2 anos de meio ou você nunca sentiu assim?
– Estou certo de que a primeira corrida vai mostrar minha vivacidade. Claro que existem todas essas coisas pequenas, como pressionar os botões certos na hora certa, nem cedo demais e nem tarde demais. Mas isso não é complicado. Os testes já mostraram isso. Se o carro trabalhar bem, todo o trabalho ficará mais fácil. Se ele não funcionar, então isso deixa tudo mais difícil.
Você teve tempo suficiente para se preparar para essa temporada?
– Não teria mudado nada. Poderia até ter dirigido mais - ou talvez feito um teste em Dezembro, mas isso não funcionaria porque a Pirelli não tinha mais pneus para nós. Felizmente durante o teste desse semana, não houve problemas que teriam requerido muita quilometragem.
Quão preparado você está para a corrida de abertura?
– Tivemos um bom teste em Jerez e um bom dia em Barcelona. É bom, pois não tivemos quaisquer grandes problemas desde o começo. Duvido que algo tivesse mudado se tivesse dirigido mais.
Ross Brawn tem previsto que cinco times poderão lutar por vitória durante a temporada.
– É difícil de dizer através dos testes. Eles estavam com um tanque relativamente cheio, mas como nós poderemos saber? Isso faz uma grande diferença nos tempos.
O abastecimento agora é passado e Kimi dirigiu pela primeira vez em sua carreira com um tanque com quase 150 KG.
– Já dirigimos com tanque cheio em Jerez. O modo de dirigir não vai mudar muito em si. Ficará apenas mais pesado. Não muda o comportamento do carro - pelo menos não para nós. A diferença está principalmente nos pneus. Se estiver aquecido, então eles funcionam como devem funcionar. Depende, entretanto, do tipo de clima, se está frio ou quente. Estava tão quente durante o teste que o pneu dianteiro esquerdo começou a descascar, e quando isso acontece a borracha vaza e você perde o calor. Isso acontece quando você força o frio mais cedo e fica mais devagar, embora o balanço do carro não mude muito.
Quão bem Raikkonen controla os pneus Pirelli?
– Veremos na corrida. Durante os testes, eles funcionaram de um jeito. Entretanto, acho que quando a corrida começar, eles funcionaram de um jeito completamente diferente, pois estava frio nos testes.
A experiência no rali vai ajudá-lo quando o clima mudar nas corridas ou quando você tiver dificuldades com os pneus?
– Não vai ajudar em nada. O Rali não tem nada haver com F1.
O Rali tem que ajudar um pouco. Quando perguntei sobre como ele se sentia sobre ir a pistas onde ele nunca esteve antes, ele me deu uma "resposta-de-rali".
– A América é nova para todo mundo, mas minha primeira vez na Coréia e na Índia não será terrivelmente difícil comparada a toda uma temporada no rali que eu competi em ralis completamente novos toda hora.
Como foi usar as asas do DRS no teste?
– O carro acelera mais no reto e você nota quando chega em alguma curva. No entanto, não é nada mais que um botão.
Grosjean é um cara legal.
– Ele é um cara legal. Não nós conhecemos antes, embora tivéssemos correndo um contra outro. Nós nos damos bem e trabalhamos como o planejado.
A nova combinação de Raikkonen e Lotus poderia trazer um pódio no GP Austrália?
– É completamente inútil pensar assim. Nós veremos isso lá quando a corrida começar.
Você tem tantos pódios lá, é uma boa pista pra você?
– É bom, mas, geralmente, acontece de tudo lá. Há um safety-car e depois outro aborrecimento. Tudo que acontece lá afeta no resultado final. O clima pode significar tudo. Pode ser realmente quente, ou então pode chover e ficar frio. É bastante legal pelo menos nos últimos anos que eu corri lá. Nunca foi realmente muito quente, exceto quando eu corrida pela primeira vez com a Sauber. Foi a corrida mais quente que eu experimentei lá.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário