25 de maio de 2012

Entrevista de Kimi Raikkonen para site alemão

Financial Times Deutschland
Tradução: Alemão para inglês: Miezicat
Inglês para português: Kimi Raikkonen Online / Carol

O chefe da sua equipe disse que foi um risco contratar você. Foi assim também no seu ponto de vista?

Raikkonen: "Tinha algumas opções. Com os outros times, não entramos em um acordo. Então, nós falamos com a Lotus. Concordamos em muitos pontos, então foi muito rápido. Na perspectiva atual, estou exatamente no lugar certo."

O que destaca-se na Lotus em comparação à suas antigas equipes na F1, como Ferrari e McLaren?

Raikkonen: "Todo time tem sua própria característica. Os italianos são diferentes dos ingleses. Entretanto, a McLaren também era um time inglês assim como a Lotus, mas há muitas diferenças. Na Lotus, as pessoas só querem correr, a atmosfera é boa. Também é um grande time, mas o sentimento é diferente. As pessoas são mais tranquilas, muito abertas. Todos os times são diferentes, mas no final eles querem conquistar a mesma coisa. Estou feliz aqui."

A Lotus deixa você ser você mesmo?

Raikkonen: "Tento viver minha viva do jeito que quero. Às vezes as pessoas tornam isso complicado. Aqui eu posso fazer minhas coisas, viver uma vida normal como qualquer outra pessoa. Eu faço meu trabalho como sempre. Espero algumas coisas do time, eles esperam coisas de mim, e não tenho que trabalhar 24 horas por dia."

O quão importante é essa liberdade para você?

Raikkonen: "Isso é importante para todo mundo. Ninguém fica feliz quando está preso. O mais importante é que estou feliz com o que faço."

Você esperou dirigir no topo tão rápido após seu retorno?

Raikkonen: "Se você for para um dos últimos três times, você sabe 110% que isso não vai funcionar. Estar em um bom time é muito mais fácil. A Lotus é forte, eles já eram fortes quando eu corria contra eles. As mesmas pessoas ainda estão lá. Quando eles fazem algo certo, você sabe que estará na frente."

Você se vê como um candidato ao título?

Raikkonen: "A temporada ainda é muito longa. Nós não temos todas as oportunidades que os grandes times possuem. Temos alguns bons planos. Planejamos melhorar o carro. Mesmo se eu puder lutar na frente até o final, eu não sei, mas podemos ter alguma chance."

Em que você mudou depois de dois anos fora da F1?

Raikkonen: "Não acho que mudei. Com certeza estou mais velho. As coisas na vida mudam. Mas o meu jeito de dirigir ainda é o mesmo. Não funciono diferente de antes. Às vezes tenho mais sucesso, às vezes menos."

Como seria um dia perfeito para você?

Raikkonen: "Há muitos. Geralmente gosto de ficar apenas em casa e não fazer nada. Às vezes isso me chateia e eu apenas saio. Gosto de coisas como motocross e snowmobile, qualquer coisa com motor. A velocidade me deixa animado."

Você pensa em começar uma família em breve?

Raikkonen: "Gostaria de me tornar pai, mas não é o momento certo, já que estou correndo. As crianças só vivem a infância uma vez na vida, e eu dificilmente as veriam, por que eu nunca estou em casa. A F1 não é um lugar para a família. Me divirto passando o tempo com crianças, meu irmão tem filhos. Mas, para mim, o momento ainda não chegou."

Você acha que a F1 sentiu sua falta nesses últimos dois anos?

Raikkonen: "Não sei, eu não ligo. Eu não senti falta. Não estou aqui porque eu quero fazer um favor para alguém. Faço isso para eu mesmo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  © Blogger template Brownium by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP