Tradução: Kimi Raikkonen Online / Carol
Tradução - Parte 1
Q: Você parece realmente se divertir na F1 agora.
Como eu disse muitas vezes, eu realmente senti falta de uma corrida de verdade de homem contra homem. Você pode fazer isso na F1. Eu experimentei Rally e Nascar nos últimos dois anos. E durante a corrida nos EUA, eu percebi "ah eu gostaria de correr mais assim." No Rali, você luta contra o tempo. É divertido também, mas não é como uma corrida em um circuito contra outros pilotos ao mesmo tempo, é mais natural. Vivi nesse mundo quase toda a minha vida e ainda sinto que posso lutar no topo. Estou feliz de estar de volta.
Q: Você disse que a Lotus é mais como um lar para você do que os outros times que você já esteve.
Cada time tem uma característica diferente. As pessoas são diferentes na Lotus. São jovens e com o espírito da corrida.
Q: Ficar longe da F1 mudou sua vida?
Pude pensar sobre muitas coisas. Primeiramente, terminar o contrato com a Ferrari em 2009 não foi o que queria. Tinha um contrato até 2010, mas eu tive que deixá-lo por muitas razões. Queria continuar na Ferrari e manter a alta motivação como antes, mas eles tinham outros planos e não poderia fazer nada. Então fui para uma categoria diferente, mas senti que correr num circuito era o que eu queria e essa paixão se tornou mais e mais forte nesses 2 anos. Eu ainda amo Rali, mas sinto que é mais um hobbie. Para se tornar um grande piloto no Rali, você deve aprender muitas coisas necessárias e isso dura pelo menos 5 anos. Quando notei que o rali era apenas uma diversão, também notei que sentia falta da F1.
Q: Você acha que sua experiência no Rali fez uma boa influência na F1?
O alto nível do Rali e da F1 são completamente diferentes. O Rali é um mundo totalmente diferente. Com certeza, não pensei que poderia ser um grande piloto em apenas 2 anos. Corri porque achava divertido, porque eu queria correr. Penso em fazer Rali no futuro, mas agora penso em F1. Mas pelo fato de estar no WRC, pudi manter minha condução e saúde física em um certo nível. Isso faz uma boa influência agora, embora o Rali seja mais físico. Você tem que dirigir cedo até tarde da noite sem descansar. Às vezes você e seu co-piloto tem que consertar o carro e colocá-lo na estrada de novo de qualquer jeito. O estilo de condução é completamente diferente também, e por causa disso, tinha muitas coisas para fazer, mas foi divertido.
Q: Comparando ao seu passado, você acha que mudou?
Comparando à minha estreia na Sauber em 2001, eu conheço a F1 agora. Tudo era uma experiência nova naquele tempo. Apenas sabia sobre correr, as outras coisas eram um mundo completamente desconhecido. Mas agora que voltei para a F1, é mais fácil. Não vi nenhuma grande mudança. Trabalhar com o time é mais ou menos a mesma coisa, a programação é a mesma de 2009. Se há alguma mudança, agora sei que você deve trabalhar duro para ter sucesso. Quando fui para a McLaren em 2002, achava que tudo seria bom. Tendo um bom carro e um grande time, senti que seria fácil ganhar, mas estava errado. O trabalho duro é importante, agora eu sei disso.
Q: E sobre seu modo de dirigir?
Não mudou muito. Nunca me senti longe da F1. Falando do ponto de vista técnico, não sinto que a F1 mudou muito. DRS e os pneus Pirelli são novos para mim, e acho que vai demorar um pouco até eu conseguir usar o máximo do DRS, especialmente na qualificação. Em uma corrida, você pode apenas usar em um ou dois lugares, então não é um problema. Pirelli e Bridgestone são completamente diferentes, mas eu não vejo isso como um problemas. Levou algum tempo para conseguir usar os intermediários na Malásia, mas na pista seca, não há problema com o Pirelli.
Q: Você tem como objetivo seu segundo campeonato mundial?
Com certeza. Eu sempre estou tentado. Não voltei apenas para dirigir. Eu vou acelerar com força.
Uma das melhores entrevistas que já li do Kimi. Cada dia fico mais surpresa com ele..mesmo acompanhando ele há anos. Muito orgulho que eu tenho desse Finlandês viu!! Parabéns por esse blog. Belo trabalho! =) [ Aninha]
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