10 de junho de 2012

F1.com: Q & A exclusivo com Kimi Raikkonen!



F1.com
Tradução: Kimi Raikkonen Online


Q: Kimi, fora no Q2 - como isso aconteceu? 
Kimi Raikkonen: Bem, tivemos um pequeno problema com o sistema hidráulico no carro e isso nos prejudicou um pouco. É realmente uma vergonha.

Q: Eu vejo uma leve irritação sobre isso? 
KR: Com certeza você quer estar mais à frente, mas essas coisas acontecem...

Q: O que é que ainda está entre você e uma vitória com a Lotus?
KR: Meu palpite é que ainda temos que ficar mais fortes na qualificação, o que nos daria uma melhor chance para brigar por pontos. Então meu plano é brigar. E, com certeza, o objetivo sempre é vencer, mas às vezes é melhor brigar por uma boa posição e marcar bons pontos. Se a vitória vier, ela veio! (risadas).

Q: Você disse recentemente que sua hora vai chegar. Quando será? Quantas peças tem que se encaixar no lugar?
KR: Ah, eu disse que espero que minha hora chegue. (risadas) No final são apenas pequenos detalhes que você tem que acertar, para eliminar pequenos erros, que podem lhe custar muito. Tenho que continuar trabalhando e melhorar o carro com meus engenheiros - então não haverá nada.

Q: Ouvimos palavras como 'loteria' a respeito dos pneus. Você está no caminho para o cassino ou ainda na pista? 
KR: Não, isso é papo furado. Não há nada de errado com os pneus. Você apenas tem que fazê-los funcionar e tentar fazê-los durar a corrida toda. (risadas) Isso é um complicado, mas não é um foguete científico.

Q: Em sua análise, o que vai determinar o campeonato? 
KR: Um bom carro e um carro ruim. Bem, isso é muito simples: você tem que ter um bom pacote. Mas se você tem um bom carro como base, isso lhe dá uma chance maior, mas também é possível que os pneus caiam em seu caminho. Nunca são somente os pneus - isso é fantasia. Não é como se os pneus passem a funcionar para a Marussia e então eles vão começar a vencer corridas - isso não vai acontecer, não importa como você olha para isso.

Q: Durante os testes e o começo da temporada a opinião era 'esqueça sobre a Ferrari esse ano'. Agora Fernando Alonso está liderando o mundial de pilotos. Por quê? 
KR: Obviamente, eles têm feito coisas certas mais tarde - e outras pessoas provavelmente têm cometidos erros. E é isso. Mesmo se eles não possuem o carro mais rápido, eles são capazes de marcar pontos. E ao mesmo tempo estão melhorado o carro - isso ajuda.

Q: Ambos, Ferrari e Lotus, possuem 86 pontos. Quem vai sair na vantagem? 
KR: Não faço ideia. Não posso prever o futuro. (risadas) Tudo o que sei é que temos que trabalhar duro, marcar bons pontos e então devemos ser competitivos e para isso você não precisa de uma bola de cristal, você tem apenas que trabalhar.

Q: Em Mônaco você correu com o nome James Hunt em seu capacete. Como você o via? Onde está a conexão entre você e ele? Almas gêmeas? 
KR: Para cortar uma longa história, eu gosto da época em que ele corria e acredito que eles se divertiam mais do que hoje em dia. Se eu amaria correr naqueles dias? Eu não posso ver o futuro, mas também não posso viver no passado. Eu apenas acredito que a diversão era maior, isso é tudo.

Q: Tem algo haver com o chefe de equipe da Lotus Eric Boullier ter te chamado de 'animal selvagem' que precisa 'correr livre'? A característica 'não me prenda'? 
KR: Tenho certeza de que ele tem suas razões para dizer isso. (risadas) O fato é que eu gosto de fazer minhas coisas, mas eu nunca deixei isso em segredo.

Q: Seu companheiro de equipe parece ser um osso duro de roer. Até agora, ele lhe bateu em 5:2 na qualificação, mas nas corridas você tem tido vantagem. Você fica em pânico ou para baixo se o sábado não acontece como você queria? 
KR: Sabia que ele seria rápido, não importa como foi sua primeira experiência na F1. Ele está indo bem e isso é bom para o time. Não estou mentindo quando digo que é no domingo que você marca pontos. Eu sempre fui alguém que gosta de focar no essencial. (risadas)

Q: Já fez um tempo desde sua última vez no Canadá, e nas suas oito vezes você tem uma vitória, uma terceira e várias quartas e quintas posições. Depois do treino classificatório, quais são seus pensamentos? 
KR: É uma pista complicada e não é tão fácil de acertar o carro aqui. As numerosas freadas com baixa downforce são um desafio. É um bom circuito.

Q: Tirando os soluços na qualificação, quais são seus sentimentos para a corrida? 
KR: Acredite ou não tenho um bom sentimento para o domingo. Posso estar errado, mas é o que sinto. Acho que devo fazer uma boa corrida. Essa pista lhe permite muito se você tem a velocidade certa. E como é uma corrida propícia de partes com safety-car, pode ser uma corrida divertida.

Q: O que deixaria você feliz?
KR: O Top 5. Não, na verdade algo melhor - top 3. Então vamos ver o que podemos fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  © Blogger template Brownium by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP