25 de julho de 2013

F1.com entrevista Kimi Raikkonen!

Tradução: Kimi Raikkonen Online

Q: O que fazer para um bom fim de semana na Hungria? 
Kimi Raikkonen: Já terminei em segundo na Hungria muitas vezes, então eu sei como é importante liderar a corrida depois da primeira curva. Com DRS ou não, não é fácil ultrapassar. Para conseguir um bom fim de semana, você tem que ter boas sessões livres, uma  forte qualificação e, por último, um começo de corrida perfeito.

Q: Mas sua única vitória aqui foi em 2005, e você largou em quarto? 
KR: Comecei bem, indo para segundo no final na primeira volta, e então tudo deu certo a partir daí.

Q: Como é a atmosfera aqui?
KR: É sempre bom ir para a Hungria. O circuito não é o mais difícil de todos, mas é realmente desafiador já que geralmente é muito quente, o que faz com que seja uma corrida exigente. Claro, o calor tem ajudado nosso carro até agora, então isso vai deixar as coisas melhores, mas você só não irá sofrer com o calor se vencer.

Q: Quais são os elementos chaves para um carro rápido na Hungria?  
KR: É um circuito lento e cheio de curvas, então duas coisas são realmente importantes: boa direção e tração. Se você tem isso, você tem um forte carro para a corrida.

Q: Como você assegura um bom começo? 
KR: Obviamente, você precisa conseguir qualificar na frente, mas também é preciso evitar o lado sujo do grid. Quando você pensa nas últimas corridas dessa temporada, o lado sujo da pista é realmente desvantajoso nas largadas.

Q: De alguma forma, aqui é visto como um "GP em casa" para você...
KR: A Hungria é chamada de GP da Finlândia muitas vezes. Muitos finlandeses vão para essa corrida todo ano e é sempre ótimo ver a bandeira azul e branca erguida.

Q: Mais alguma declaração sobre seu segundo lugar no GP da Alemanha? 
KR: Os pontos foram bons e tivemos um carro forte. Vimos mais uma vez que temperaturas mais quentes nos ajudam e geralmente é quente aqui em Budapest, então isso deve ser uma coisa boa. Claro, você nunca sabe até dirigir na pista. Na Alemanha, meu rádio não estava funcionando devidamente, então eu fiquei preso atrás da Mercedes, o que não ajudou minha corrida. O desempenho entre os carros foi parecido, e é mais fácil ultrapassar em Nurburgring do que em Hungaroring, então vamos ter que nos qualificar bem.

Q: Ficar sem o último pit stop era uma opção lá?  
KR: Meus pneus estavam bons quando fomos trocá-los, mas nunca dá pra saber quanto tempo eles teriam durado ou o que teria acontecido na corrida. Não ajudou o fato de que tínhamos problemas no rádio, embora eu conseguisse ouvi-los. É fácil dizer "poderíamos ter feito isso", mas você nunca sabe com certeza.

Q: Esse foi seu melhor resultado na Alemanha: o gosto foi melhor que nos últimos GPs ou somente a vitória faz a diferença? 
KR: Obviamente, nós estamos aqui para vencer corridas. Nós não conseguimos na Alemanha porque não estávamos rápido o suficiente, mas para o time foi um bom resultado depois de duas corridas difíceis. Perdemos alguns pontos para o líder Seb, que venceu, mas ainda é uma longa temporada pela frente e se continuarmos pelo menos em uma posição onde é possível lutar pelo primeiro lugar, então eu acho que podemos vencer novamente.

Q: Você pode ir melhor em Budapest? 
KR: Não tem como especular antes de chegar na pista. Espero conseguir o resultado que queremos. Seria bom ir para as férias depois dessa corrida e recarregar as baterias para a metade da temporada com um bom resultado nas costas, mas o mais importante é marcar pontos.

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