2 de novembro de 2013

Com assoalho irregular, Raikkonen cai para último no grid de Abu Dhabi

Tazio

Quando a fase não é boa, tudo parece conspirar contra. Para Kimi Raikkonen, nem a substituição de seu chassi por uma versão com entre-eixos mais curto do E21, que o ajudou a melhorar o desempenho e alcançar um quinto lugar no grid de largada para o GP de Abu Dhabi, resolveu a situação do finlandês para a prova do próximo domingo em Yas Marina.

Após o classificatório deste sábado, os comissários fizeram uma inspeção no carro da Lotus e detectaram uma irregularidade na parte frontal do assoalho, conforme reportou o delegado técnico da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), Jo Bauer.

Segundo ele, a peça flexionou “mais do que os 5mm verticais” permitidos pelo artigo 3.17.5 do regulamento técnico, quando submetido a uma “carga aplicada verticalmente contra ela, em um ponto localizado a 100mm da linha central do veículo, no lado esquerdo”.

Membros da Lotus foram chamados a prestar esclarecimentos e alegaram que o assoalho foi danificado durante passagem brusca por cima de uma zebra. Entretanto, os comissários rejeitaram o argumento e excluíram Raikkonen da sessão, jogando-o para a última posição no grid.

A decisão foi diferente daquela tomada em relação ao outro representante do time, Romain Grosjean, no GP da Hungria, quando o francês escapou de penalidade em uma situação semelhante. Segundo a revista inglesa “Autosport”, o que motivou a sanção neste caso foi a reincidência, já que a federação teria solicitado que a escuderia fizesse modificações nessa parte do chassi, justamente para evitar novas ocorrências do tipo no futuro.

Como caiu para o fim do pelotão, caberá agora a Raikkonen e à equipe definirem se largarão do grid ou se preferirão partir dos boxes, ficando liberados a realizar mudanças no acerto do bólido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  © Blogger template Brownium by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP