15 de fevereiro de 2010

RallyBuzz talks to Kimi Raikkonen

Rally Buzz

 RallyBuzz talks to Kimi Raikkonen

At the end of last weekend's Rally Sweden, RallyBuzz caught up with Kimi Raikkonen to ask him about this year's WRC events and what his expectations are for the rest of the season.


The former F1 World Champion had a shaky start to his 2010 championship campaign after getting stuck in several snow banks over the course of Rally Sweden. His stage times improved as the event progressed and he eventually brought the Red Bull-backed Citroen C4 WRC home in 30th place.


The 31-year-old Finnish driver is part of the Citroën Junior World Rally Team for the 2010 season and is co-driven by Kaj Lindstrom, the man who used to partner multiple rally champion Tommi Makinen.


 RallyBuzz talks to Kimi Raikkonen

Kimi Raikkonen Q&A


RB: There are many differences between Formula 1 and rallying. What will you miss about Grand Prix racing, and what do you feel is the best thing about rallying?


KR:“For the time being I am still getting used to rally, so it is very difficult to compare. Obviously the speed in rally is not the same as the Formula 1 car but the best thing about rally is that there are so many different surfaces and you have to try to be quick on all of them. On a race circuit you only have a few different corners but on a rally you have hundreds. I am really looking forward to that a lot; it is a big challenge for me.”


RB: You’re joining Sebastien Loeb driving a similar Citroen C4, one of the most competitive cars in the WRC. What are your expectations for the season?


KR:“I don’t have any particular expectations or pressures. I just want to learn as much as possible, do my best and try to fight with the other guys. Obviously this won’t come straight away, but in time I’m sure we can do it.”


RB: Drivers are often needed to make running repairs and alterations to their cars during an event. What training have you done to prepare?


KR:“Yes this is something that is new to me and it’s still something where I have a lot to learn. I have done some training with the engineers and mechanics to know some basic things. Luckily my co-driver Kaj Lindstrom is very experienced so I am sure that this is an area where he can help me as well.”


RB: With the WRC season taking in 13 events in 2010, which rallies are you most looking forward to?


KR:“Like I said before, what I like about rallying is the fact that there is a very wide variety of events, so there is not one special one I am looking forward to most – although it will be nice to do Finland as it is at home and a rally I have done before. What I will like most is the variety of different rallies. The snow is Sweden was very specialised though; I think when we get on gravel it will be a bit easier as the surfaces will be more consistent.”


Kimi is optimistic about the next event in the championship, Rally Mexico, which starts on March 4th and will of course be on gravel, a surface he feels may be easier for him to adjust to.


It will be fascinating to see how the 2007 F1 World Champion adapts to his new discipline throughout the 2010 WRC season.

 RallyBuzz talks to Kimi Raikkonen

Photos: Willy Weyens ©willyweyens-rallyworld

Kimi Raikkonen do Rally ainda tem as orelhas tapadas para as notas

Fonte: The Iceman Brasil & Turun Sanomat

Como esperar que o campeão de F1, Kimi Raikkonen receba um monte de trabalho de casa de seu primeiro curso de aprendizagem no Campeonato Mundial de Rally.

Há ainda cera em seus ouvidos ao ouvir as notas e, assim, a precisão de pilotagem em um a especial ainda está em modo de busca. Por causa do Rally sueco Räikkönen compreende ainda melhor como exatamente você tem que fazer as notas para diferentes fases.

- Eu tinha algumas notas bastante ruins para umas duas especiais e eu não poderia conduzir a maneira que eu queria. É assim que o resultado é resolvido. Se as notas são completamente certo, você pode ir muito mais rápido. Mas você pode aprender que somente através da experiência e, felizmente, você começa o tempo todo, por si só ao longo do caminho, resumiu Räikkönen.

O Navegador Kaj Lindström disse que você pode aprender fazendo notas em casa mesmo.

- O progresso funciona, quando Kimi vai com o carro, por exemplo, para o supermercado e pensa sobre as notas de cada parte da estrada enquanto ele estar dirigindo. Você apenas tem que usar o tempo para aprender o que eu tenho que saber em cada local.

- A partir deste rally alguns bons conhecimentos foram atingido quando percebemos que algo está faltando a nota. Havia lugares onde os pontos de freagem foram muito cedo, explica Lindstöm.

- Mas o desempenho geral do Kimi foi realmente positivo. A fraca rotina cresceu e o carro estava começando a encaixar as mãos.

Objetivo principal de Raikkonen foi cumprido quando levou seu Citroen até a linha de chegada. O resultado final foi 30ª posição e a diferença para o vencedor Mikko Hirvonen foi de 38 minutos e 37 segundos.

- Houve alguns erros estúpidos. Fomos em baixa velocidade para um banco de neve e ficamos presos lá. Esses erros poderiam ter sido evitados, mas é normal e faz parte do rali, disse Raikkonen.

Surpreendido por condições

Antes do rally Räikkönen disse que ele não tinha idéia do seu próprio ritmo, em comparação com os outros. Agora que a informação foi acumulada.

- Claro que eles foram rápido. Mas isso deve ter sido um dos ralis mais difíceis, onde eu tinha muito para aprender.

A segunda última etapa do foi a melhor para Räikkönen, onde ele foi o sexto mais rápido.

- No mesmo trecho ele também foi bem na primeira passagem pela manhã, mas por causa de uma nota ruim eu dirigi para um banco de neve na última curva, comentou Raikkonen.

- Era mais fácil o tempo todo, quando as especiais eram disputadas pela segunda vez.

Foi o fim de semana mais difícil do que o que você pode se preparou?

- Eu não tinha grandes expectativas neste momento. Eu sabia que seria difícil, mas surpreendi-me o quão difícil foram determinados lugares. As situações acontecem no rally de repente. Quando você não tem experiência com isso, você realmente não sabe o que fazer quando chega vala profunda ou um monte de neve na estrada

Räikkönen foi capaz de mostrar a sua velocidade. Em sete especiais de 21 ele esteve no top 10 e em sete outros ele foi o 11º mais rápido.

Se não estivesse ficado preso no banco de neve Räikkönen teria conseguido um lugar no top 10 e, assim, obtido ponto em sua estréia no WRC

- Kimi está aprendendo isso com atitude e motivação. Ela falou um monte que quando ficamos presos na neve banco, Kimi pegou uma pá na mão e decidiu cavar para o carro sair de lá , disse Lindström.

Teste no cascalho na França

No próximo sábado na França Raikkonen e Lindström estarão testando seu Citroen pela primeira vez em uma estrada de cascalho. Uma semana depois atravessam o continente rumo a América, onde o segundo rali segundo será conduzido nas trilhas de cascalho no México.

- Quando eu não tenho conduzido um metro no cascalho com este carro e eu nunca sequer visitei o país, é difícil dizer qualquer coisa de antemão. Mas por causa da experiência que eu tenho em Jyväskylä com meu próprio carro eu acredito que no cascalho é certamente mais fácil do que foi agora sobre a neve, disse Räikkönen.

Kimi tem dores nas costas

As madrugadas e os dias realmente longos no rally exige alguma adaptação de Kimi.

No entanto, ele nunca reclama.

Sua parte inferior das costas tem doido. Tem a ver com a habituar-se à coisa nova e não tem nada a ver com as velhas contusões da F1.

- É que nós nos sentamos por um tempo tão longo que a suas costas precisam se acostumar com isso, esclarece Kimi.

WRC: Kimi satisfeito por terminar rali

Fonte: Revista Racing



Apesar de ter ficado longe de um resultado expressivo em sua estreia pela Citroën no WRC, o finlandês Kimi Räikkönen se mostrou satisfeito só por completar o Rali da Suécia, que abriu a temporada de 2010 da categoria.

O campeão de 2007 da Fórmula 1 enfrentou vários problemas e ficou quase uma hora e meia parado na neve durante a sexta especial do evento. Ele se recuperou, fez o 6º melhor tempo na especial número 15, mas não passou da 30ª posição na classificação final.

“Perdemos muito tempo no primeiro dia, rodamos três vezes, mas chegamos ao final e eu aprendi bastante. Sabia que seria um rali muito complicado e nosso objetivo é melhorar a cada etapa. É claro que estou desapontado por ter ficado parado na neve, mas isso faz parte do rali”, avaliou o finlandês.

Räikkönen acredita que terá menos dificuldades na próxima prova, no México, disputada no cascalho. “Acho que tudo será mais fácil no cascalho. Já disputei provas nesse tipo de terreno e, para falar a verdade, sempre tive problemas na neve. Espero que possamos melhorar nosso resultado no México. Acho que isso é possível”.

Mais Fotos e Download...

Download WRC - DAY 3
Fonte: Iceman 1 - Fórum Oficial

Preview : http://www.f1zone.net/up/img704/2593/29234.jpg

Size : 650MB
Duration : 48 mins
Aired: Sunday February 14, 2010
Broadcast: MotorsTv
Commentator: Simon Hill
Source: DVB-C
Captured & Encoded By: alonsospeed


Download Links

Part 1 - http://www.mediafire.com/?ywzcuzz2ydn
Part 2 - http://www.mediafire.com/?bvjjov1omj5
Part 3 - http://www.mediafire.com/?nkt3w5mmmjq
Part 4 - http://www.mediafire.com/?tziez0tedyy

Mais Fotos...

Mark Arnall: Kimi irá adaptar-se facilmente às manhãs

http://cache.daylife.com/imageserve/0b7123g0E973c/610x.jpg
Mark Arnall e Kimi em época de Ferrari...


Fonte: The Iceman Brasil & MTV3

Mark Arnall, preparador físico do piloto de rally Kimi Räikkönen, não está preocupado com a falta de sono que estava incomodando o Homem de Gelo na Suécia na, primeira especial do domingo.

No rally os dias de corrida são claramente mais longos do que na F1. À noite os carros estão no Parque Fechado, onde eles param de conduzir já de madrugada.

- Você tem que vir para rali, o mais descansado possível. Você não pode fazer nada sobre como longos os dias de corridas são. Rally é mais cansativo do que um final de semana de F1. O despertar foi programado, pelo menos neste rali às 5 da manhã, disse Arnall a MTV3.

- Na F1 o carro é conduzido por exemplo, na sexta-feira 12-15 voltas no primeiro treino e um pouco mais no segundo treino. Depois que uma reunião é realizada com os engenheiros, você voltar para o hotel. Aqui você dirige muito mais e a concentração deve durar muito mais tempo, você acorda de manhã cedo e vai dormir tarde da noite, Arnall comparou os esportes.

Räikkönen admitiu estar muito cansado no domingo, na primeira especial da manhã, mas as noites curtas que exige o rally não são vistos como um problema para o Campeão da F1.

- Kimi não tem problemas reais com isto. É apenas diferente para ele. Quanto mais rallies ele pilotar, mais fácil será para ele se acostumar. Aqui é um processo de aprendizagem em curso para que tudo possa ser equipado com o calendário,disse Arnall.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  © Blogger template Brownium by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP