9 de março de 2010

Kimi está amando pilotar pela Citroën no WRC

Fonte: The Iceman Brasil
Rajesh Pansare - DND India / Thanks Kriss
- Planet F1

Kimi Raikkonen, ex-campeão mundial de Fórmula Um, agora está pilotando para a montadora de automóveis francesa Citroën no Campeonato Mundial de Rali. O finlandês contou para DNA em uma entrevista por e-mail que ele está curtindo o desafio de ser um piloto de rali.

O que será preciso para ter sucesso nos rallies?
Tempo e experiência. Há muito para se acostumar, principalmente coisas como fazer as notas.

Você fez alguma adaptação ao seu estilo de pilotagem e atitude perante a corrida para atender às necessidades do WRC?
Sim, claro, você tem que mudar tudo, rally é completamente diferente das corridas de circuito. É um estilo de pilotagem totalmente novo, sem nada em comum com a Fórmula 1 - com exceção talvez de um volante.

Qual é o seu objetivo para a temporada 2010 do WRC?
Eu não tenho quaisquer objetivos específicos, eu só quero fazer o meu melhor e aprender um pouco mais sobre o mundo rally, a fim de me tornar competitivo.

Como é correr contra lendas do WRC como Sebastian Loeb?
Acho que vai ser muito divertido. Mas ao longo da minha carreira, tenho competido contra pilotos de ponta , por isso esta é apenas uma parte do automobilismo para mim. Você sempre quer ser medido contra os melhores.

Qual foi o motivo para você deixar a Fórmula 1 e unir-se ao WRC?
Eu tinha algumas possibilidades de continuar na Fórmula 1, mas eu decidi ir para o rally, é uma categoria que sempre me interessou, desde quando eu era criança.

Você irá voltar para a Fórmula 1, ou você está feito com ele?
Não tenho certeza dos meus planos para o futuro será ainda. Eu ainda estou na fase do meu primeiro Campeonato Mundial de Rally este ano, então eu preciso de tempo para me habituar a este ambiente e decidir o que eu quero fazer. É muito cedo para pensar nisso ainda. Por agora eu só quero me concentrar no desafio atual. Então, no final do ano eu vou pensar no future.

Qual é o segredo por trás da Finlândia produzir tantos grandes pilotos, seja na Fórmula Um ou WRC?
Eu realmente não sei, talvez seja porque estamos acostumados a dirigir em estradas de terra ou neve e gelo desde de muito jovens. Mas, para dizer a verdade, eu não sei, para mim é algo que vem naturalmente.

Você está satisfeito com o que você alcançou na Fórmula Um?Você queria ter ganho mais títulos?
Como um piloto você nunca está realmente feliz, você sempre quer conseguir mais, mas estou convencido de que fiz o meu melhor e fiz um bom trabalho.

Qual a sua opinião sobre o regresso de Michael Schumacher à Formula 1?
Obviamente é algo que ele queria fazer e boa sorte para ele. Mas não é nada a ver comigo, estou concentrado nos meus próprios desafios este ano.

Mundial de Rali: Citroën termina nos três primeiros lugares no Rali do México

Fonte: Cross Brasil

Rally do México WRCAs equipes da Citroën não deram chances aos rivais no Rali do México, segunda etapa do Campeonato Mundial de Rali (WRC). Três modelos C4 terminaram a prova nos três primeiros lugares, com os hexacampeões Sebastien Loeb/Daniel Elena subindo ao degrau mais alto do pódio ladeado por Petter Solberg/Phil Mills, segundos colocados, e Sébastien Ogier/Julien Ingrassia, terceiros. Com esse resultado, Loeb/Elena assumiram a liderança do campeonato.


O Rali do México foi uma disputa particular entre os três Citroën C4. Ogier/Ingrassia lideraram o primeiro dia de disputa, com Solberg/Mills em segundo e Loeb/Elena em terceiro. Uma disputa eletrizante, já que a diferença entre os líderes foi sempre muito pequena, deixando no ar a expectativa de trocas de posição a qualquer momento. No segundo dia, Loeb/Elena assumiram a liderança logo no 11º estágio (o segundo do dia) e mantiveram a ponta até o final. A briga mais intensa passou a ser pelo segundo lugar entre Solberg/Mills e Ogier/Ingrassia. As duas duplas trocaram várias vezes de posição no tempo acumulado. A decisão aconteceu no último trecho da prova, com Solberg/Mills abrindo 1 segundo de vantagem sobre os adversários.


Na fase final, Loeb/Elena viram partes da vantagem acumulada no segundo dia (cerca de 40 segundos) diminuir sensivelmente. “Ogier e Solberg estavam disputando o segundo lugar e andavam muito rápido. Fiquei um pouco preocupado, mas estava tudo sob controle. Não corri riscos e não queria forçar muito nos dois estágios finais”, explicava o piloto após a prova.


Olivier Quesnel, diretor da equipe Citroën, não podia ocultar seu contentamento após a prova. “O Citroën C4 dominou o rali sendo o carro mais rápido em todos os estágios e marcando o primeiro triplo da Citroën em um rali disputado na terra. Loeb e Elena fizeram um trabalho fantástico e o duelo entre Ogier e Solberg aconteceu dentro da melhor tradição esportiva. Estão todos de parabéns.”


Rally do México WRCO resultado final do Rali do México poderia ser ainda melhor para a Citroën se não fosse o incidente que afastou Daniel Sordo/Marc Martí da luta pelas primeiras posições. Eles fecharam o primeiro dia em quarto lugar e acompanhavam o ritmo de Loeb/Elena no segundo quando um componente da suspensão foi afetado por uma pedra. Os mecânicos da Citroën colocaram o carro em ordem, mas o tempo perdido não permitiu a Loeb/Sordo uma colocação melhor que o 15º lugar. O quinto Citroën C4 da prova, de Kimi Raikkonen/Kaj Lindstrom, abandonou no primeiro dia após uma capotagem. Piloto e navegador não se feriram, mas o carro não pôde continuar na prova.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  © Blogger template Brownium by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP