5 de agosto de 2010

Kimi Raikkonen: "Estou contente que tenha sido um finlandês a vencer pois isso significa muito para os adeptos!" - É meio que um "resuminho" da Coluna

Fonte: AutoSport

Talvez devido ao nervosismo de jogar em casa, o Rali da Finlândia não correu nada bem a Kimi Raikkonen. O piloto finlandês foi sempre batido por Matthew Wilson e Mads Ostberg, mesmo antes de cometer um erro que lhe custou muito tempo. Numa direita rápida, o piloto finlandês deixou escorregar a traseira do C4 WRC para uma valeta, e foi bastante difícil recolocar o Citroen na estrada, ainda que os danos não fossem de grande monta. Pelo menos, não abandonou, nem teve qualquer violento despiste a exemplo do que tinha sucedido há doze meses.

"Bom, foi apenas a nossa segunda participação no Rali da Finlândia, e desta vez conseguimos chegar ao fim do meu rali caseiro. A meta era andar o mais possível, pois este rali é muito rápido. Foi o que fizemos, mas obviamente não conseguimos o objetivo que era terminar nos pontos. Fizemos alguns pequenos erros, mas não consegui ficar entre os dez melhores. Mas foi um grande rali e gostaria de felicitar todos os adeptos. A Finlândia é um país que vive para os ralis. Havia milhares de adeptos agitando as suas bandeiras sobre as estradas, mesmo às seis horas da manhã. Obviamente, o sentimento que resulta disto para um finlandês é forte, com todo este apoio dos nossos compatriotas. Eu nunca tinha experimentado este tipo de apoio noutro lugar qualquer e, provavelmente, todos os pilotos de rali da Finlândia compartilham o mesmo sentimento."



"Quanto ao rali teve um novo formato pois passou a apenas dois dias de prova, e penso que foi um sucesso. Pelo menos, foi diferente em comparação com outros e na maioria dos ralis no terceiro dia todos querem é chegar ao fim, e pelo menos aqui lutou-se até ao final. Com um Citroen C4 WRC, temos um prazer extra de guiar nesta prova pois é um carro de ralis de alto nível. O carro é simplesmente ótimo. Apreciei cada minuto. O poder está lá e todo o carro é muito competitivo. Obviamente, tivemos alguns problemas no início da prova e não foi fácil chegar ao ritmo certo. Nós tentámos acertar a afinação do carro o melhor possível e finalmente acertámos. A partir daí os tempos foram bons e tivemos uma boa luta com Juha Kankkunen pelo sétimo posto. Pelo menos sabemos agora, que ele ainda é muito rápido."



"Depois surgiu a PE de Kolonkulma na manhã de sábado. Tivemos um pequeno erro numa direita e acabámos numa vala profunda. Era impossível tirar o carro dali com facilidade e voltar à estrada. A frente do carro quebrou durante a tentativa. Felizmente havia adeptos suficientes para nos ajudar a voltar e apesar de ter ficado um pouco torto, deu para continuar, mesmo em cima de uma das jantes. Depois de dez minutos de trabalho árduo, conseguimos continuar. Acumulámos quilómetros e isso foi importante para nós. Por fim estou contente que tenha sido um finlandês a vencer o Rali da Finlândia. Significa muito para os adeptos! Agora é hora de trocar a terra pelo asfalto e para isso vamos testar na Alemanha durante o fim de semana para nos prepararmos para o próximo grande desafio. O asfalto é melhor para mim, pelo que vaamos esperar e ver como vai ser na Alemanha."

Rali da Finlândia - Mais um Video!

4 de agosto de 2010

Rali da Finlândia - Mais Algumas Fotos

Tommi Makinen crê que Kimi Raikkonen vai continuar no WRC

Fonte: AutoSport

Tommi Makinen crê que Kimi Raikkonen vai continuar no WRC -
Kimi Raikkonen ainda não revelou os seus planos para a temporada de 2011, contudo o tetracampeão mundial de ralis Tommi Makinen acredita que o seu compatriota não irá abandonar a modalidade até conseguir igualar algum do sucesso que alcançou na Fórmula 1.

Makinen que foi conselheiro do finlandês em 2007, quando este decidiu mudar-se para os ralis, afirma que "Kimi é o tipo de pessoa que quer alcançar o sucesso e a melhor performance. Tenho a certeza que ele não vai desistir."

"Ele parece-me feliz," revela Makinen, "e não me parece que ele vá deixar o WRC por enquanto".

Coluna do Kimi - Rali da Finlândia

Nós terminamos o rally. Nós conseguimos alcançar a nossa meta de km, mas não conseguimos os pontos. Isso incomoda porque nós estivemos algumas pequenas falhas e nós não pudemos ficar no grupo dos dez primeiros colocados na manhã de sábado.

Eu tenho que dizer que o Rally em Jyvaskyla é incrível. Eu não posso deixar de parabenizar os fãs finlandeses de Rally.

Este é um país de rally e toda a galera ficou nos acompanhando ao lado das estradas desde as seis horas da manha quando começou. Isso te dá uma sensação incrível para dirigir com uma torcida como essa.

Eu nunca tive tanto apoio em nenhum outro país e eu tenho certeza que todos outros pilotos finlandeses pensam da mesma maneira.

O novo formato funcionou bem. Nós dirigimos por dois dias desde manhã até o anoitecer. Eu penso que esse teste foi um sucesso. Isso dá uma sensação completamente diferente do que senti em outras corridas.

Eu tenho que dizer que é legal correr em um rally veloz como este, com uma máquina decente. Estes carros são incríveis. Nós nos divertimos em todos os estágios "100%, quando estávamos girando e tivemos força para empurrar, o chassis funcionou e os freios foram 'top de linha'.

No começo foi difícil. Nós realmente não pegamos o ritmo. Nós tentamos diferentes acertos antes de termos caídos nos acertos certos e marcamos alguns bons tempos nas SS antes disso. Teve também um bom giro quando nós tivemos que correr contra o Juha Kakkunen pela sétima colocação. A idade não esta pesando para ele, com certeza. Ele ainda é bem veloz.

É obvio que você nunca esta completamente satisfeito com nenhum estagio, mas depois disso sempre tem um pouco que pode nos dar um motivo para sorrir.

Então em Kolonkulma durante a manhã de sábado só deu tudo errado. O carro deslizou em uma curva para a direita indo parar numa vala no estagio matutino. Nós não estávamos terrivelmente rápidos, mas era uma vala profunda e o carro ficou. Nós tentamos o levantar usando o [cilindro] de gasolina, mas só conseguimos quebrar a frente. Por sorte tinha uma galera lá, então nós tivemos ajuda para recolocar o carro na estrada.

Depois disso, nós tivemos um certo problema com os pneus, porque nós só tínhamos um pneu de step. Um pneu ficou completamente destruído, mas o outro deu para recolocar no aro.

Nós saltamos nessas condições por um momento e conseguimos continuar a nossa jornada.

Meus parabéns aos fãs - que ficaram com o pára-choque do Citroen como uma recordação.

Isso foi bem, já que eu pude continuar. Depois do 'serviço', nós tivemos todas as partes [do carro] de volta. O restante foi bem. Nós conseguimos importantes km de ritmo tanto para o carro quanto para os caras.

Foi incrível que nós tivemos uma vitoria finlandesa no WRC Rally da Finlândia. Isso significa muito para as pessoas do Rally.

Agora nós vamos mudar do cascalho e voltar para o asfalto. Nós vamos testar na Alemanha no próximo final de semana e depois disso, nós estaremos prontos para o próximo desafio. Vamos ver como alçamos na Alemanha.

Fonte: Kimi Raikkonen.com / Tradução fin-en: Nicole / Tradução pt: The Iceman Brasil - do Team
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  © Blogger template Brownium by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP