18 de agosto de 2010
17 de agosto de 2010
Raikkonen: objetivo é apenas terminar na Alemanha

Fonte: Tazio
O finlandês Kimi Raikkonen, que estreou no rali neste ano, após deixar a equipe Ferrari de F-1 em 2009, tem como objetivo no rali da Alemanha, sua segunda disputa no asfalto, apenas conseguir cruzar a linha de chegada.
Na Bulgária, o piloto da Citroën Jr. mostrou um bom ritmo e chegou a andar na quinta colocação antes de bater. Em constante processo de aprendizado, como ele destaca, Kimi encara a disputa como "mais um desafio".
"Não sei exatamente o que será este estágio na Alemanha, mas sei que será muito diferente da Bulgária. No rali, a diferença é grande em cada disputa", afirmou o campeão mundial de 2007.
"Existe muita variação no rali. Cada quilômetro e cada curva é diferente. É por isso que a experiência é tão importante neste esporte. Então, apenas preciso continuar aprendendo."
"Vou dar meu melhor na Alemanha, mas realmente preciso ter certeza de que estarei na linha de chegada ao final, então poderei aprender tudo sobre esta disputa", concluiu o finlandês.
Coluna do Kimi Raikkonen: Rally da Alemanha Preview
Obviamente, eu conheço bem o Red Bull Citroen Junior Team - e espero que nós possamos passar pelo final de semana sem falhas e erros. Este é o segundo rally de asfalto da temporada. Nós devemos ter o ritmo para termos um bom resultado - enquanto nós escapamos de imensos erros.
No Rally da Finlândia, eu tive o luxo de ter o feito antes. Mas o restante da temporada é apenas novos lugares para ir fazer rally.
Bem, o Rally da Alemanha é uma corrida nova para mim, mas ainda assim é bom voltar a um rally de asfalto. A maior parte do tempo na Bulgária foi animadora para nós. Mas como nós já sabemos desta vez, isso não ajuda em nenhuma única parte.
O Rally alemão é tão diferente se comparando com os estágios na Bulgária. Ao invés de um rally totalmente no asfalto, nós temos muitos km sobre estradas encobertas com concreto. Pelo o que eu tenho escutado, as estradas são escorregadias e nós temos que lidar com isso com bastante cuidado por lá.
Obviamente, tem muito que se falar das notas de ritmo a cada rally, mas desta vez isso é muito mais importante as conseguir perfeitamente corretas. Nós precisamos ser muito precisos e cuidadosos em fazer as notas de ritmo para este Rally.
O ponto mais extremo são os 48 km do "special stage" (estagio especial). Esta é a etapa mais longa que nós vamos ter com esses carros de WRC. Quando você o faz por duas vezes, isso chega a ser quase um terço da quilometragem total deste rally.
Eu presumo que isso vai ficar bem quente dentro do carro neste estagio e, com certeza, isso vai mostrar a importância da experiência muito mais do que em qualquer outro lugar. Obviamente, esse é um estagio que vamos ganhar ou perder distancia também.
Depois do Rally da Finlândia nós tivemos uns testes para a Alemanha. Tudo foi bem. O carro pareceu bom e nós encontramos alguns novos acertos para este rally.
Alemanha nunca foi um lugar muito bom para mim, pelo menos enquanto eu corria na Formula 1. Não foi apenas em um único final de semana, nós tínhamos todas as coisas legalmente juntas. Sempre algo dava errado.
Mas eu não estou indo pegar nenhuma pressão dos velhos tempos. Este é um tipo diferente de desafio e a minha esperança numero um é terminar o rally sem qualquer maiores soluços. Se nós conduzirmos para fazer isso, [vai ser] bom. Nós precisamos de todos os km disponíveis para agarrar mais experiência em rally - é o que nós precisamos tanto neste ponto da minha carreira em corridas.
Após Jyvaskyla, eu relaxei um pouco com o teste e golf. É claro, eu treinei todos os dias para estar pronto para este novo interessante evento do rally. Vamos esperar e ver o que nós conseguimos alcançar desta vez.
Fonte: Kimi Raikkonen.com | Tradução: The Iceman Brasil - do Team
16 de agosto de 2010
Kimi manda mensagem para seus fãs japoneses!
Entrevistador: Por favor, dê uma mensagem a seus fãs japoneses!
Kimi: "Eu sempre gostei dos fãs japoneses: eles são entusiasmados com o automobilismo e ele sabem muito sobre ele também. Eu gosto da país e a comiga é bom: sushi é uma das minhas coisas favoritas. Eu venci o GP Japão em Suzuka em 2005 ( e que GP!) e esta é realmente uma boa memória. Embora eu não saiba muito sobre o rali, as pessoas me dizem que vai ser muito difícil!"
KIMI RAIKKONEN PREPARADO PARA A AÇÃO NA ALEMANHA
Fonte: Rally Buzz / Tradução: By me, Carol
A última vez que Kimi Raikkonen colocou os pés em um campo militar foi provavelmente quando ele prestou, jovem, ao serviço nacional na Finlândia.
Todos com 18 anos de idade ou mais prestam ao serviço militar na Finlândia, até mesmo campeões de F1. Então todos os 27.000 garotos finlandeses se juntam ao exército. Eles tem que acordar 5 horas da manhã fria por um ano, os jovens recrutados recebem entre quatro e 10 euros por hora.
Muitas pessoas ficam ansiosos para nunca mais voltar. Kimi retornará para uma obrigação militar neste fim de semana, quando ele participará de mais um desafio no asfalto do WRC, realizado na áreamilitar de Baumholder nos dois dia do Rali da Alemanha.
Os longos estágios antigamente eram utilizados para testar tanques. Ao lado da estrada estão enormes blocos de pedra que foram originalmente concebidos para impedir os tanques de irem para fora da estrada. Bater em um desses blocos não é recomendado para um carro de rali.
Sortemente, Kimi tem um veículo consideravelmente mais sofisticado que um tanque: o Citroen C4 WRC. E permanecer dois dias no Rali de Deutschland, na Sexta e Domingo, é um pouco mais normal do que o desafio único de Baumholder.
A diferença entre dirigir sobre um circuito e sobre um estágio de rali no asfalto é enorme, mas no último mês Kimi mostrou seu potencial na Bulgária nesta selada superfície em um carro de rali, e ele está determinado a tirar proveito de sua experiência na Alemanha neste fim de semana.
"Eu não sei como exatamente serão os estágios na Alemanha, mas eu sei que serão muito diferentes que na Bulgária, disse o campeão mundial de F1 de 2007 e vencedor de 18 GPs. "Na corrida, a superfície de um circuito não é maciçamente diferentes para a superfície de outros, embora existam algumas pequenas mudanças. No rali, a diferença é enorme em todos os eventos. Existe muitos variedades sobre um Rali: todo quilômetro e toda curva é diferente. Este é o porque da importância da experiência neste esporte. Então eu apenas preciso continuar meu aprendizado: eu vou tentar o meu belhor na Alemanha, mas eu realmente preciso saber com certeza que eu estou lá para terminar para então eu poder aprender tudo sobre o evento. Todo mundo me conta que os estágios são muito complicatos então nós teremos de ser cuidadosos, especialmente se estiver chovendo."
O co-piloto de Kimi, Kaj Lindstrom sabe o que esperar do Rali da Alemanha, tendo competido neste evento duas vezes com o quatro vezes campeão Tommi Makinen: um dos especialistas do Rali que ficou impressionado com o que Kimi tem feito em seu primeiro ano no WRC.
"Este será apenas o segundo rali no asfalto de Kimi no WRC, e apenas seu nono evento," adicionou Kaj. "Alemanha não será fácil, mas a Bulgária foi muito boa para nós e nós continuamos a fazer progresso na Finlãndia. Eu realmente estou satisfeito com a maneira que Kimi tem chegado tão lonfe em extremamente um curto espaço de tempo: ninguém fez rali neste nível antes com tão pouca experiência, e esta é uma ótima conquista. Para mim, a coisa mais importante na Alemanha é que nós continuamos aprendendo, trabalho duro no ritmo das notas, e tentar conseguir um resultado sólido. Como Kimi disse, tudo que conseguirmos é para experiência."
Sortemente para Kimi, o Rali de Deutschland é a única vez que ele será forçado a entrar em uma ação militar neste ano. o "Iceman" está com 30 anos, e a idade máxima para ser chamado para o exército finlandês é de 28.
Então, relaxe...