8 de setembro de 2010
WRC: Conselho Mundial introduz novidades
Tal como já tinha sido admitido ontem, a FIA confirmou que as provas do WRC vão permitir a atribuição de pontos extra para os três pilotos mais rápidos numa única especial que seja televisionada em direto.
A medida foi hoje chancelada pelo Conselho Mundial da FIA, pelo que os três primeiros classificados verão o seu pecúlio final de pontos aumentado em três, dois ou um ponto, conforme sejam 1º, 2º ou 3º na prova especial escolhida para o efeito.
A partir do início de 2011, os carros apenas poderão partir para os troços com um minuto de diferença, ao invés dos atuais 2 ou 3 minutos, numa medida que irá ser muito complicada para os pilotos em alguns ralis de terra devido ao pó.
Adicionalmente, as equipas de topo somente poderão utilizar dois motores por carro a cada cinco ralis. Foi também criada uma nova categoria de duas rodas motrizes na classe de Produção, o que permitirá a chegada dos GT às provas do WRC. Será ainda criada uma programa "Academia de Jovens Pilotos".
7 de setembro de 2010
Fotos e Video: Red Bull Räikkönen Challenge (Atualizado)
Confira algumas fotos:
Volta de Toshi Arai:
WRC: Especiais ao vivo na TV podem dar pontos adicionais
O sistema de pontos do WRC poderá ser novamente alterado para o próximo ano, já que existe a possibilidade de serem atribuídos pontos aos pilotos no final das especiais transmitidas em direto na TV.
O promotor do campeonato, a North One, pondera a introdução deste sistema, dando dessa forma a possibilidade ao mais rápido ganhar pontos, fala-se em cinco, caso vença o troço. Os moldes de todo este novo sistema ainda estão a ser discutidos, pois há muitas nuances pelo meio, como por exemplo ser a atribuição teria lugar em todas as especiais televisionadas ou existiria um máximo por prova.
Para já, nem sequer é provável que todos os ralis tenham a possibilidade de ver alguma das suas especiais transmitidas em direto, e desconhece-se para já se as habituais super-especiais entram neste sistema.
Segundo se sabe, esta será uma de muitas medidas que a North One Sport planeia introduzir para melhorar o espetáculo no WRC. Para já, seguir o exemplo do IRC/Eurosport nas transmissões de TV já seria um fantástico passo para a modalidade...
6 de setembro de 2010
Kimi retorna a terra do sol nascente

Fonte: RedBull
Tradução: By me, Carol
O lugar: Japão. O ano: 2005. O GP do Japão em Suzuka, aproximadamente 1000 quilômetros da base do Rali do Japão em Sapporo, foi palco de uma das vitórias de Kimi Raikkonen na F1 de tirar o fôlego!
Depois de uma sessão de qualificação chuvosa, Kimi começou a corrida em 17° no grid. Ele trabalhou de maneira espetacular até ultrapassar o líder na última volta. Foi como o Days of Thunder (filme de corrida estrelado por Tom Cruise).
Kimi precisará de outra performance estilo Hollywood neste fim de semana no Japão agora que ele mudou para o rali, mas ele é realista e sabe que não haverá nenhuma vitória de conto de fadas nesse momento. De fato, apenas terminar os estágios do notável Rali do Japão já será um triunfo em si.
O desafio é enorme: haverá áreas escorregadias e de lama e uma estrada tão rápida e estreita. Por um começo absoluto - e este será apenas o nono evento do WRC de Kimi no Citroen C4 - o Japão é um dos mais duros ralis para o mestre. O clima raramente ajuda: a ilha de Hokkaido é uma área de esqui que está sobre a mesma latitude da Sibéria. Óculos de sol provavelmente não serão necessários (Viu Kimi??? Só assim pra você deixar a gente ver seus lindos olhos) neste fim de semana.
"Certamente será muito diferente do GP, que é a minha única experiência no Japão!", disse Kimi. "Temos de ser realmente cuidadosos aqui: soa tão fácil fazer um erro, e também o nível de aderência destina-se a ser bastante inconsistente - que particularmente não é uma coisa fácil, quando você chega de uma "ideia" a partir de um circuito de corrida. Vencer o GP do Japão em 2005 foi realmente difícil, mas não existe dúvida de que isso será ainda mais difícil. Além de que eu realmente não sei o que esperar, então nossa prioridade será conseguir terminar o rali. Quando você tem ralis que são especializados como este, torna-se muito mais importante ter experiência das estradas."
Precisão é o nome do jogo no Japão, e uma pessoa certamente pode ajudar Kimi: Kaj Lindstrom. Kaj já competiu no Japão antes.
"Eu acho que este será o mais difícil rali que nós já encaramos esse ano," disse Kaj. "É também uma ótima oportunidade para nós construirmos sobre o trabalho que temos feito com as notas de ritmo, que tem que ser absolutamente exato no Japão. Conseguir as notas certas é uma das coisas mais duras para qualquer piloto de corrida conseguir utilizar e Kimi tem feito-as realmente bem. No último rali, conseguimos nosso primeiro estágio mais rápido juntos, então é um bom sinal de que as coisas estão se movendo na direção certa."
A ação para Kimi no Japão já começará amanhã a noite (Terça), quando ele correrá de kart em um evento da Red Bull no Sapporo Dome, que sediou a Copa do Mundo em 2002. Agora o famoso Dome é a casa do Time de Futebol de Sapporo, e também é base do time de baseball Hokkaido Nippon Ham Fighters...