14 de dezembro de 2010

WRC: Pesonalidade do Ano - Nomeados - Kimi Raikkonen

Fonte: Dionysos - Fórum Oficial Kimi Raikkonen
Tradução: By me, Carol

Raikkonen sabia que não seria fácil, pois se fosse fácil, todo mundo o faria. Ele tomou um tipo especial de coragem e arriscou sem preocupar com o que alguém diria ou pensaria: o que pode caracterizar alguém com o apelido "The Iceman".

Depois de apenas três eventos, chegou a zona de pontos do WRC, conseguindo o oitavo lugar na Jordânia. Seu melhor resultado do ano foi quando ele terminou em quinto no todinho novo Rali da Turquia: uma real indicação de seu potencial.

Quando as coisas vão bem, Raikkonen mostrou que ele tinha ritmo para um lugar na frente: correu confortavelmente no "top 4" no dia de abertura do Rali da Bulgária, batendo a fábrica Ford. No Rali da Alemamanha em Agosto, venceu o estágio Circus Maximus: pela primeira vez.

Sua contribuição para o WRC este ano vai além dos seus resultados. Raikkonen provou ser um fantástico embaixador para o esporte, criando uma multidão de imprensa e fãs para onde ele fosse.

Na opinão de Raikkonen, o mundo do rali é muito mais difícil que a F1. E chegando de alguém que construiu seguidores globais sem ter medo explorando os limites da adesão, isso é quase uma confissão. Raikkonen quer ficar no WRC no próximo ano, esta é sua chance para ver apenas o quanto o WRC quer ele.

A inauguração da votação "Personalidade do Ano" começa na Sexta. Retorne ao WRC.com para descobrir quem esta nomeado.

Link

Os mais e os menos do WRC em 2010

http://autosport.aeiou.pt/users/0/51/06c59b49.jpeg
Fonte: AutoSport

O ano de 2010 do WRC ofereceu-nos confirmações e desilusões e algumas surpresas. Sébastien Loeb voltou a mostrar o que todos já sabiam, Jari-Matti Latvala descolou-se da imagem de "Lata na Vala", Sébastien Ogier afirmou-se, enquanto Mikko Hirvonen desiludiu fortemente. Já Kimi Raikkonen confirmou o que todos esperavam...

Como não podia deixar de ser, Sébastien Loeb é novamente o piloto em grande destaque no Mundial de Ralis. Em 2010, alcançou o seu sétimo título consecutivo, após uma época a todos os títulos brilhante, onde venceu oito ralis em 13 provas. O momento alto, teve-o curiosamente num rali que não venceu, na Nova Zelândia, quando no segundo dia recuperou 1m15s para o líder, numa prestação fabulosa.

Jari-Matti Latvala cresceu como piloto! Não tanto por ter ganho o "campeonato do segundo classificado", mas por ter finalmente aliado a rapidez à consistência. O ponto alto foi a vitória na Finlândia, uma prova que não lhe poderia ficar a faltar no currículo. que ainda é curto, mas também a sua idade.

Privado à beira da vitória

Petter Solberg esteve muito perto de obter uma vitória, mas ainda não foi desta que um privado voltou a vencer uma prova do WRC. Cinco segundos lugares diz muito do que foi a época do norueguês, num ano que desistiu uma única vez, na Nova Zelândia, quando se despistou a...lutar pela vitória.

Sébastien Ogier bem que poderá ser o próximo campeão, quando Loeb se cansar. É bom lembrar que apenas realizou a sua segunda época completa no WRC, já chegou às vitórias (Portugal e Japão), logo em competição direta com o seu chefe de fila na Citroen, no caso da prova portuguesa. Se não tivesse cometido três erros nas derradeiras provas teria sido segundo no Mundial, mas de qualquer forma justificou plenamente a promoção à equipa oficial. Um piloto em que se aposta para mais vitórias em 2011.

Dani Sordo perdeu a oportunidade?

O ponto alto da carreira de Dani Sordo poderá já ter tido lugar, e o espanhol nem se apercebeu muito bem disso. Após alguns anos à sombra de Loeb, nunca teve arte e engenho para vencer no asfalto, mesmo descontando o "jogo de equipa". A grande oportunidade de vencer teve-a no recente Rali da Catalunha, mas numa fase em que todos já tinham percebido que o mais provável era sair da equipa, Loeb não lhe proporcionou esse gostinho, e bateu-o em sua própria casa, quando nem sequer disso precisava, pois tinha sido campeão alguns dias antes, em França. O espanhol foi prometendo uma vitória ano após ano, mas ela nunca surgiu. Quem surgiu foi Ogier, que depressa o relegou para segundo plano nos ralis de terra, e agora deverá rumar à MINI, onde não voltará tão cedo a ter oportunidade de andar nos lugares da frente. Quem não aparece, esquece...

Hirvonen com problemas de 'caixa'

Mikko Hirvonen teve um "annus horribilis" ao ponto de Malcolm Wilson já ter dito que o seu pupilo deve ter perdido a quinta velocidade algures dentro do carro. Ao finlandês convém encontrá-la depressa, já que os novos WRC vão ter seis. Começou bem, com a vitória na Suécia, mas depois, uma série inacreditável de erros transformou um piloto que lutou ombro a ombro com Loeb pelo título de 2009, ficando a um único ponto do francês, para outro que em 2010 ficou a...150 pontos. Sintomático!

Segundo pelotão a 'milhas'

A segunda divisão do WRC foram todos os restantes pilotos que ficaram depois de Mikko Hirvonen, que mesmo num ano muito mau, logrou terminar com mais 50 pontos que o próximo freguês.

O ponto alto do ano de Matthew Wilson foi ter batido Kimi Raikkonen, Campeão do Mundo de F1 em 2007 pela Ferrari, numa luta mano a mano na super-especial de Trier, no Rali da Alemanha. A seu favor o facto de ter terminado todas as provas e rodado quase sempre na frente de Henning Solberg, Frederico Villagra, Kimi Raikkonen e Ken Block. Foi quinto na Jordânia, a sua melhor classificação do ano. De resto, há anos que anda o mesmo...

Henning Solberg é bem melhor piloto que Matthew Wilson, mas enquanto o inglês anda no WRC para aprender e terminar as provas sem estragar o carro ao pai, o norueguês anda o que pode, e por vezes o que não sabe. Por isso, algumas desistências, que a Solberg não o aquecem nem arrefecem. Diverte-se e é o que lhe importa!

Frederico Villagra foi pela nona vez campeão argentino de ralis. Quanto ao WRC, anda lá, que já é muito mais que a maioria pode aspirar. Nunca realiza grandes prestações, mas também nunca comete grandes erros ou sai de estrada. Fez o suficiente para terminar o Mundial na frente de Kimi Raikkonen, o que para o finlandês é para o lado que dorme melhor, como todos sabemos.

Ano de aprendizagem para Kimi Raikkonen

Ficou claro a todos que um super piloto de Fórmula 1 não chega ao WRC e anda logo atrás dos primeiros no seu primeiro ano. A curva de aprendizagem da disciplina é longa, e são muito poucos os que chegam e vencem. Até Loeb demorou um bocadinho. Provavelmente, Kimi Raikkonen, para o ano poderá passar para a frente do lote de pilotos que engloba Mattew Wilson, Henning Solberg, Frederico Villagra e Ken Block, mas para isso vai ter que se acalmar um pouco, já que, como se esperava, foi um dos protagonistas do Youtube, tantos foram os acidentes que protagonizou. Mads Ostberg continua a crescer...devagarinho, e Khalid al Qassimi é outro dos pilotos que se diverte, porque pode. Já é bem mais piloto do que era há três anos, mas também isso é natural, ou não guiasse um Focus WRC igualzinho aos da equipa oficial. Nas cores e tudo...


Resta Ken Block, que fez exatamente o que se esperava dele. Por muitas gincanas que possa ter feito no EUA, e conquistado títulos, o WRC é uma "quinta" completamente diferente, e por isso vão ser precisos mais alguns anos para chegar ao top 6. Provavelmente em 2011 terá essa possibilidade, já que Dani Sordo poderá estar a guiar um MINI, mas não é líquido que em condições normais bata Henning Solberg, provavelmente o melhor pilotos dos 'outros'.

O escalonamento dos pilotos não deverá mudar muito no próximo ano, mas há bons motivos para seguir a competição pois para além do esperado duelo Citroen/Ford, há ainda para saber como se vão sair Kimi Raikkonen, Ken Block, por exemplo. O novo MINI vai permitir aos seus pilotos andarem atrás dos outros pilotos oficiais? Logo se verá...

13 de dezembro de 2010

Raikkonen entre os mais ricos da Suíça

http://www.drivesouth.co.nz/files/slideshow/WRC2010LaunchLoebRaikkonen_Medium.jpg
Fonte: Kittina - Fórum F1 Zone
Tradução: By me, Carol

A transição da F1 para o WRC não afetou muito no salário de Kimi Raikkonen. O Campeão Mundial de F1 de 2007 ainda se mantém na população Suíça dos 300 mais ricos, de acordo com a revista Bilan Journal.

A propriedade de Raikkonen em Zug avalia em 100-200000000 francos suíços, mais ou menos 75-150000000 euros. De acordo com a revista, Raikkonen ganhou 17 milhões de euros de indenização da Ferrari, em cima de quase 27 milhões, principalmente através de patrocínios. O campeão Sebastien Loeb, ao mesmo tempo, ganha menos que oito milhões de euros.

Räikkönen ainda está longe do mérito do sete vezes campeão Michael Schumacher. A residência de Schumi que fica no Lago de Genebra estima 800-900000000 de francos (610-690 milhões de euros). Outra residência de pilotos de F1 como Alonso e Hamilton não alcançaram a lista dos mais ricos.

A Suíça é residência também de influências do esporte como Bernie Ecclestone. A propriedade de Bernie se avalia em 3-4000000000 francos ( 2.3 a 3,000,000,000 euros).

O jogador de tênis suíço Roger Federer também pagou 200-300 milhões de francos na sua propriedade.

Muitos escolhem a Suíça pela baixa tributação.

Artigos relacionados: Suíça é paraíso para pilotos e patrões

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Quantos zeros! Vocês também perderam a conta?

11 de dezembro de 2010

Suíça é paraíso para pilotos e patrões

Fonte: Record

As vantagens fiscais oferecidas pela Suíça levaram a que grandes pilotos de F1 e alguns dos seus patrocinadores e patrões passassem a ter a sua residência oficial no país.

Pilotos como Michael Schumacher, Kimi Raikkonen, Lewis Hamilton ou Fernando Alonso e patrões, como é o caso de Bernie Ecclestone, escolheram a Suíça como país de acolhimento para baixarem os pagamentos ao fisco, segundo revela uma investigação do jornalista da agência EFE, Rafa Caballero.

Ecclestone, cidadão britânico de 80 anos, com domicílio oficial no Hotel Olten, na estação alpina de Gstaad, tem uma fortuna avaliada em cerca de 3 mil milhões de euros.

Margherita Agnelli, filha e herdeira de Giovanni Agnelli, o falecido fundador do grupo Fiat, no final do século XIX, tem um património próximo de 1.500 milhões de euros e reside oficialmente numa vasta propriedade situada entre Genebra e Lausana, num local próximo da morada oficial do piloto alemão Michael Schumacher, de 41 anos, com uma fortuna estimada em 700 milhões de euros.

O último campeão do mundo pela Ferrari, o finlandês Kimi Raikkonen, com uma fortuna calculada em 150 milhões de euros, reside oficialmente na localidade de Baar, de 20 mil habitantes, próxima de Zurique, enquanto o espanhol Fernando Alonso se mudou em fevereiro para a cidade de Lugano,a pouco mais de 250 quilómetros da fábrica da Ferrari.

Outros pilotos residentes na Suíça são o britânico Lewis Hamilton, os alemães Sebastian Vettel, Nick Heidfeld, Timo Glock e Adrian Sutil, o finlandês Heikki Kovalainen e o espanhol Pedro de la Rosa.

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