Autoracing
Dois campeões mundiais admitiram que estão impressionados com a readaptação de Kimi Raikkonen à Fórmula 1 após dois anos longe do grid.
Niki Lauda disse à Auto Motor und Sport que o finlandês está pilotando "como se nunca tivesse se afastado" na fase inicial de seu retorno nesta temporada. Emerson Fittipaldi concorda.
"Estou surpreso por não ter levado nenhum tempo para Kimi voltar ao topo de sua forma", disse o brasileiro. "Michael Schumacher também está em forma neste ano, mas ele levou dois anos para voltar ao ritmo. Kimi andou rápido desde o primeiro teste".
Fittipaldi também deu um conselho para o companheiro de equipe de Raikkonen na Lotus, Romain Grosjean, que ainda não viu a bandeira quadriculada em 2012 depois de uma colisão em Melbourne e uma rodada na Malásia.
"O mesmo conselho que eu daria a qualquer piloto, principalmente um jovem: primeiro você precisa terminar, só então poderá terminar em primeiro", afirmou ele.
5 de abril de 2012
Apesar de elogiar Lotus, Raikkonen admite problema com direção
Gazeta Esportiva
Após dois anos afastado da Fórmula 1, Kimi Raikkonen ainda passa por fase de adaptação ao carro da Lotus. Apesar de elogiar o E20, modelo da equipe para esta temporada, o finlandês ressaltou que está trabalhando com o time para melhorar o sistema de direção hidráulica do monoposto.
"O E20 certamente é bom. Estamos trabalhando para deixar a direção exatamente certa para mim. E estamos quase lá", disse o campeão mundial de 2007. "A velocidade do carro é boa, e isso se aplica à classificação e à corrida", completou.
Sétimo colocado no Grande Prêmio da Austrália e quinto na etapa da Malásia, Raikkonen lamentou os maus resultados obtidos nos treinos classificatórios, mas lembrou que isso faz parte do automobilismo.
"Foram duas corridas frustrantes em termos de posição de largada. Não deveríamos ter começado tão atrás na Austrália, e a punição por trocar o câmbio antes do GP da Malásia nos custou posições de chegada também. Mas isso é automobilismo", afirmou Raikkonen.
Já o diretor-técnico da Lotus, James Allison, mostrou otimismo e disse que a solução do problema de direção resultará numa melhora significativa nos tempos marcados pelo finlandês.
"Nosso último ajuste dá a Kimi consistência suficiente em alta velocidade, curvas de alta, mas ainda precisamos dar a ele uma direção hidráulica que ofereça o conforto que ele quer", explicou o engenheiro.
"Estamos fazendo progresso nessa área, mas a forma como Kimi pilota é em busca do limite do eixo dianteiro para depois ajustar o carro muito delicadamente em torno desse limite. Ele só pode fazer isso se a direção lhe der um bom retorno. Estamos trabalhando para dar um equipamento perfeito, de forma que ele possa nos dar aqueles décimos na classificação", finalizou.
Após dois anos afastado da Fórmula 1, Kimi Raikkonen ainda passa por fase de adaptação ao carro da Lotus. Apesar de elogiar o E20, modelo da equipe para esta temporada, o finlandês ressaltou que está trabalhando com o time para melhorar o sistema de direção hidráulica do monoposto.
"O E20 certamente é bom. Estamos trabalhando para deixar a direção exatamente certa para mim. E estamos quase lá", disse o campeão mundial de 2007. "A velocidade do carro é boa, e isso se aplica à classificação e à corrida", completou.
Sétimo colocado no Grande Prêmio da Austrália e quinto na etapa da Malásia, Raikkonen lamentou os maus resultados obtidos nos treinos classificatórios, mas lembrou que isso faz parte do automobilismo.
"Foram duas corridas frustrantes em termos de posição de largada. Não deveríamos ter começado tão atrás na Austrália, e a punição por trocar o câmbio antes do GP da Malásia nos custou posições de chegada também. Mas isso é automobilismo", afirmou Raikkonen.
Já o diretor-técnico da Lotus, James Allison, mostrou otimismo e disse que a solução do problema de direção resultará numa melhora significativa nos tempos marcados pelo finlandês.
"Nosso último ajuste dá a Kimi consistência suficiente em alta velocidade, curvas de alta, mas ainda precisamos dar a ele uma direção hidráulica que ofereça o conforto que ele quer", explicou o engenheiro.
"Estamos fazendo progresso nessa área, mas a forma como Kimi pilota é em busca do limite do eixo dianteiro para depois ajustar o carro muito delicadamente em torno desse limite. Ele só pode fazer isso se a direção lhe der um bom retorno. Estamos trabalhando para dar um equipamento perfeito, de forma que ele possa nos dar aqueles décimos na classificação", finalizou.
2 de abril de 2012
Kimi: "Me sinto confortável com a equipe."
Lotus F1 Team
Tradução: Kimi Raikkonen Online
Kimi, depois de um começo de ano agitado deve ser bom ter uma pausa antes da próxima corrida; o que você tem feito?
Sai da Malásia e fui para Beirut para um evento de lançamento da Lotus do Líbano, o que foi uma boa noite. Não tive tempo de voltar para casa ainda, mas eu vou tentar me reunir com as pessoas para me divertir um pouco. Vamos continuar treinando duro para manter um bom condicionamento físico para as próximas corridas, então ainda tem isso para se considerar.
Agora que você tem tido tempo para refletir sobre suas duas primeiras corridas, como a temporada deverá ser para você?
Acho que nós tivemos um começo encorajador. Foi frustante os problemas com o chassi no teste, o problema na qualificação da Austrália e a caixa de câmbio na Malásia, mas nós mostramos que podemos lidar com qualquer problema e ainda conseguir voltar mais forte. Me sinto como se nunca estivesse longe; o time tem feito um bom trabalho e estou trabalhando bem com eles, o que torna as coisas mais fáceis. O carro parece bom e nós temos claramente capacidade para estar na frente; nós apenas precisamos de uma sorte melhor.
Tem se falado muito sobre o "novo Kimi" dessa temporada; Você acha que você mudou desde que deixou o esporte?
Não mesmo, eu ainda sou a mesma pessoa de antes. Talvez as pessoas me veem mais relaxado, o que se deve ao time. É uma atmosfera diferente do que eu experimentei antes; todos são muito abertos e descontraídos, mas ao mesmo tempo eles trabalham extremamento duro e prestam muita atenção nos detalhes. Me sinto confortável aqui e isso me ajuda a manter o foco; acho que é por isso que as pessoas acham que estou diferente, mas eu estou apenas focado e motivado como antes.
Tradução: Kimi Raikkonen Online
Kimi, depois de um começo de ano agitado deve ser bom ter uma pausa antes da próxima corrida; o que você tem feito?
Sai da Malásia e fui para Beirut para um evento de lançamento da Lotus do Líbano, o que foi uma boa noite. Não tive tempo de voltar para casa ainda, mas eu vou tentar me reunir com as pessoas para me divertir um pouco. Vamos continuar treinando duro para manter um bom condicionamento físico para as próximas corridas, então ainda tem isso para se considerar.
Agora que você tem tido tempo para refletir sobre suas duas primeiras corridas, como a temporada deverá ser para você?
Acho que nós tivemos um começo encorajador. Foi frustante os problemas com o chassi no teste, o problema na qualificação da Austrália e a caixa de câmbio na Malásia, mas nós mostramos que podemos lidar com qualquer problema e ainda conseguir voltar mais forte. Me sinto como se nunca estivesse longe; o time tem feito um bom trabalho e estou trabalhando bem com eles, o que torna as coisas mais fáceis. O carro parece bom e nós temos claramente capacidade para estar na frente; nós apenas precisamos de uma sorte melhor.
Tem se falado muito sobre o "novo Kimi" dessa temporada; Você acha que você mudou desde que deixou o esporte?
Não mesmo, eu ainda sou a mesma pessoa de antes. Talvez as pessoas me veem mais relaxado, o que se deve ao time. É uma atmosfera diferente do que eu experimentei antes; todos são muito abertos e descontraídos, mas ao mesmo tempo eles trabalham extremamento duro e prestam muita atenção nos detalhes. Me sinto confortável aqui e isso me ajuda a manter o foco; acho que é por isso que as pessoas acham que estou diferente, mas eu estou apenas focado e motivado como antes.
Lotus torce por fim de problemas para se firmar como 3ª força
Terra
Mesmo enfrentando problemas nas duas primeiras corridas da temporada da Fórmula 1, a Lotus acredita que pode lutar como terceira força da categoria. De acordo com o diretor de operações Alan Permane, o time pode mostrar seu verdadeiro potencial no Grande Prêmio da China, se passar sem incidentes pelo fim de semana.
No Grande Prêmio da Austrália, o francês Romain Grosjean surpreendeu ao largar da terceira colocação, mas abandonou a prova após um acidente. Kimi Raikkonen foi apenas o 18º colocado do grid, mas fez corrida de recuperação e acabou em sétimo. Na Malásia, o jovem francês também não conseguiu completar a disputa e Raikkonen sofreu uma punição no classificatório por trocar o câmbio, mas acabou a prova como quinto colocado.
"Acho que McLaren e Red Bull estão na frente, e aí somos nós. Sei que a Mercedes foi a terceira no grid na Malásia, mas o ritmo de corrida deles não é nada especial", afirmou Alan Permane ao site da revista britânica Autosport.
"Será uma boa batalha. Participar de uma corrida de desenvolvimento com Red Bull e McLaren, que são os meninos grandes, significa que precisaremos dar tudo o que temos para acompanhá-los", completou.
Para o dirigente da escuderia, a Mercedes tem um carro estável, mas que não apresenta rendimento suficiente durante a prova. A Ferrari, que também poderia brigar com a Lotus para ser terceira força da F1, tem enfrentado muitos problemas nos treinos classificatórios, apesar da vitória do espanhol Fernando Alonso em Sepang.
"Mesmo que a Ferrari tenha feito um grande trabalho na corrida na Malásia, se eles forem largar em décimo ou 12º e nós em terceiro e quinto, um segundo à frente deles no treino classificatório, fará diferença", avaliou Permane.
Mesmo enfrentando problemas nas duas primeiras corridas da temporada da Fórmula 1, a Lotus acredita que pode lutar como terceira força da categoria. De acordo com o diretor de operações Alan Permane, o time pode mostrar seu verdadeiro potencial no Grande Prêmio da China, se passar sem incidentes pelo fim de semana.
No Grande Prêmio da Austrália, o francês Romain Grosjean surpreendeu ao largar da terceira colocação, mas abandonou a prova após um acidente. Kimi Raikkonen foi apenas o 18º colocado do grid, mas fez corrida de recuperação e acabou em sétimo. Na Malásia, o jovem francês também não conseguiu completar a disputa e Raikkonen sofreu uma punição no classificatório por trocar o câmbio, mas acabou a prova como quinto colocado.
"Acho que McLaren e Red Bull estão na frente, e aí somos nós. Sei que a Mercedes foi a terceira no grid na Malásia, mas o ritmo de corrida deles não é nada especial", afirmou Alan Permane ao site da revista britânica Autosport.
"Será uma boa batalha. Participar de uma corrida de desenvolvimento com Red Bull e McLaren, que são os meninos grandes, significa que precisaremos dar tudo o que temos para acompanhá-los", completou.
Para o dirigente da escuderia, a Mercedes tem um carro estável, mas que não apresenta rendimento suficiente durante a prova. A Ferrari, que também poderia brigar com a Lotus para ser terceira força da F1, tem enfrentado muitos problemas nos treinos classificatórios, apesar da vitória do espanhol Fernando Alonso em Sepang.
"Mesmo que a Ferrari tenha feito um grande trabalho na corrida na Malásia, se eles forem largar em décimo ou 12º e nós em terceiro e quinto, um segundo à frente deles no treino classificatório, fará diferença", avaliou Permane.
1 de abril de 2012
Verdade ou Mentirinha: Posição dos botões do volante de Kimi Raikkonen será revertida!
Hoje uma notícia bem "interessante" foi postada no site oficial da Lotus. Resumidamente, ela diz que a posição de todos os botões do volante de Kimi será revertida pelo fato dele ser canhoto. Fiquei com a "pulga atrás da orelha" pelo fato de hoje ser 1° de Abril. Vocês acreditam nessa história ou acham que a Lotus entrou na brincadeira? Veja a tradução:
No primeiro teste em Jerez, Kimi e seus engenheiros trabalharam em melhoras no sistema de direção do E20 para o finlandês. Depois de horas de trabalho duro na garagem e também 100 Km na pista, a solução parecia que estava na cara de todos.
Embora isso possa ser um surpresa, o campeão mundial de 2007 é de fato o primeiro piloto canhoto a dirigir um carro da Enstone. Isso teve um profundo efeito não só para Kimi usar o volante, mas também em sua percepção de aderência durante as curvas, explica o Diretor Técnico James Allison:
"Isso é algo que deveríamos ter captado mais cedo, mas isso não passou em nossas mentes já que nunca tínhamos trabalhado com um piloto canhoto antes. Os pilotos naturalmente tem uma tendência para sentir os níveis de aderência no carro com sua mão mais forte, que é o lado que fará a maioria do trabalho em guiar o carro durante as curvas. Isso não apenas explica as queixas de Kimi sobre o E20, mas também mostra o mais impressionante: o quanto ele tem dirigido para conseguir pegar o jeito usando o que é, na teoria, a mão errada."
Como resultado disso, na China, Kimi terá um novo volante com todos os botões revertidos. James confirma:
"Naturalmente, colocamos os mais imporantes interruptores na direita. Agora, eles serão movidos para a esquerda e estamos confiantes de que isso vai resolver o problema de Kimi."
Kimi está feliz por ter seu problema resolvido e está confiante para a próxima corrida na China:
"Isso parece uma coisa muito óbvia para se esquecer, mas com todo esse tempo estando focado em todo o setup, eu apenas me esqueci de mencionar isso para os engenheiros. Isso faz uma grande diferença no jeito de sentir o carro e também de como eu uso todos os discos e botões. Acho que com o novo volante, poderemos forçar ainda mais na China; Estou confiante que nós conseguiremos um resultado forte."
Como pode ser visto nas fotos, Romain e Kimi vão usar diferentes volantes. O piloto finlandês vai testar seu novo volante pela primeira vez durante o Primeiro Treino Livre do GP China.
No primeiro teste em Jerez, Kimi e seus engenheiros trabalharam em melhoras no sistema de direção do E20 para o finlandês. Depois de horas de trabalho duro na garagem e também 100 Km na pista, a solução parecia que estava na cara de todos.
Embora isso possa ser um surpresa, o campeão mundial de 2007 é de fato o primeiro piloto canhoto a dirigir um carro da Enstone. Isso teve um profundo efeito não só para Kimi usar o volante, mas também em sua percepção de aderência durante as curvas, explica o Diretor Técnico James Allison:
"Isso é algo que deveríamos ter captado mais cedo, mas isso não passou em nossas mentes já que nunca tínhamos trabalhado com um piloto canhoto antes. Os pilotos naturalmente tem uma tendência para sentir os níveis de aderência no carro com sua mão mais forte, que é o lado que fará a maioria do trabalho em guiar o carro durante as curvas. Isso não apenas explica as queixas de Kimi sobre o E20, mas também mostra o mais impressionante: o quanto ele tem dirigido para conseguir pegar o jeito usando o que é, na teoria, a mão errada."
Como resultado disso, na China, Kimi terá um novo volante com todos os botões revertidos. James confirma:
"Naturalmente, colocamos os mais imporantes interruptores na direita. Agora, eles serão movidos para a esquerda e estamos confiantes de que isso vai resolver o problema de Kimi."
Kimi está feliz por ter seu problema resolvido e está confiante para a próxima corrida na China:
"Isso parece uma coisa muito óbvia para se esquecer, mas com todo esse tempo estando focado em todo o setup, eu apenas me esqueci de mencionar isso para os engenheiros. Isso faz uma grande diferença no jeito de sentir o carro e também de como eu uso todos os discos e botões. Acho que com o novo volante, poderemos forçar ainda mais na China; Estou confiante que nós conseguiremos um resultado forte."
Como pode ser visto nas fotos, Romain e Kimi vão usar diferentes volantes. O piloto finlandês vai testar seu novo volante pela primeira vez durante o Primeiro Treino Livre do GP China.
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