Acho que não tinha postado esse entrevista, me avisem se já tiver postado antes!
5 de junho de 2012
Lotus espera entender problemas de Mônaco no GP do Canadá
TotalRace
Se a principal marca do carro da Lotus no ano havia sido a pouca variação do desempenho em função do comportamento dos pneus, o péssimo rendimento devido a problemas para manter a temperatura dos Pirelli do GP de Mônaco acendeu um alerta no time de Enstone.
A equipe de Kimi Raikkonen e Romain Grosjean trabalha com a possibilidade de que isso tenha a ver com o tipo de asfalto de Monte Carlo, de acordo com o diretor técnico, James Allisson.
“É genuinamente difícil de dizer. A temperatura da pista na maior parte da corrida estava em 30ºC baixo, o que não é incomum; fomos a diversas pistas com condições similares e não tivemos problemas. Provavelmente a maior diferença de Mônaco é o asfalto bastante liso – mais do que em qualquer outro lugar – e o E20 tem se dado melhor em circuitos com o asfalto mais abrasivo.”
Tendo isso em vista, o GP do Canadá será um bom teste para o E20, pois, apesar de não ter a superfície tão pouco abrasiva, guarda semelhanças com Mônaco.
“Todas as equipes têm tido performances iô-iô com os pneus neste ano mas nós certamente tínhamos tido menor variação até Mônaco. Montreal é bastante diferente, mas também é um circuito com asfalto mais liso, então isso nos dará a chance de ver o quanto isso afetou a performance em Mônaco, e se podemos obter um bom resultado neste tipo de circunstância.”
Para o Circuito Gilles Villeneuve, a Lotus terá uma asa traseira menor, configuração usada para lidar com as longas retas, e maior refrigeração dos freios, que passam por seu teste mais duro do ano no traçado canadense.
Se a principal marca do carro da Lotus no ano havia sido a pouca variação do desempenho em função do comportamento dos pneus, o péssimo rendimento devido a problemas para manter a temperatura dos Pirelli do GP de Mônaco acendeu um alerta no time de Enstone.
A equipe de Kimi Raikkonen e Romain Grosjean trabalha com a possibilidade de que isso tenha a ver com o tipo de asfalto de Monte Carlo, de acordo com o diretor técnico, James Allisson.
“É genuinamente difícil de dizer. A temperatura da pista na maior parte da corrida estava em 30ºC baixo, o que não é incomum; fomos a diversas pistas com condições similares e não tivemos problemas. Provavelmente a maior diferença de Mônaco é o asfalto bastante liso – mais do que em qualquer outro lugar – e o E20 tem se dado melhor em circuitos com o asfalto mais abrasivo.”
Tendo isso em vista, o GP do Canadá será um bom teste para o E20, pois, apesar de não ter a superfície tão pouco abrasiva, guarda semelhanças com Mônaco.
“Todas as equipes têm tido performances iô-iô com os pneus neste ano mas nós certamente tínhamos tido menor variação até Mônaco. Montreal é bastante diferente, mas também é um circuito com asfalto mais liso, então isso nos dará a chance de ver o quanto isso afetou a performance em Mônaco, e se podemos obter um bom resultado neste tipo de circunstância.”
Para o Circuito Gilles Villeneuve, a Lotus terá uma asa traseira menor, configuração usada para lidar com as longas retas, e maior refrigeração dos freios, que passam por seu teste mais duro do ano no traçado canadense.
2 de junho de 2012
Problema da direção pode criar briga entre Lotus e Raikkonen
AutoRacing
O mero problema da "direção" pode criar uma briga entre a Lotus e Kimi Raikkonen. O finlandês vem reclamando do sistema de direção do E20 desde sua primeira volta nesta temporada. Em Mônaco, a equipe estreou um sistema especial projetado para suas necessidades, mas ele não passou de uma única volta na quinta-feira de manhã.
"Pediram para que ele considerasse participar da sessão do jeito que estava, mas ele se recusou e não entrou mais na pista", declarou Mark Hughes, especialista técnico da Sky Sports.
Isso provocou especulações de que a Lotus está perto de "desistir" de solucionar o problema para Raikkonen, que pode ser obrigado a simplesmente se adaptar.
"De modo algum estamos 'desistindo' de ajustar o desenvolvimento do sistema de direção de acordo com as preferências exatas de Kimi", declarou uma fonte da Lotus à emissora finlandesa MTV3.
Porém, a organização baseada em Enstone também parece ter destacado o impacto da recusa de Raikkonen em treinar na quinta.
Mônaco, de acordo com um relato no site oficial da Lotus, mostrou "a importância de ter o sistema de direção exatamente como ele gosta, também destacando o fato de que até mesmo um competidor experiente pode ser afetado pela falta de treino em um circuito tão técnico".
O mero problema da "direção" pode criar uma briga entre a Lotus e Kimi Raikkonen. O finlandês vem reclamando do sistema de direção do E20 desde sua primeira volta nesta temporada. Em Mônaco, a equipe estreou um sistema especial projetado para suas necessidades, mas ele não passou de uma única volta na quinta-feira de manhã.
"Pediram para que ele considerasse participar da sessão do jeito que estava, mas ele se recusou e não entrou mais na pista", declarou Mark Hughes, especialista técnico da Sky Sports.
Isso provocou especulações de que a Lotus está perto de "desistir" de solucionar o problema para Raikkonen, que pode ser obrigado a simplesmente se adaptar.
"De modo algum estamos 'desistindo' de ajustar o desenvolvimento do sistema de direção de acordo com as preferências exatas de Kimi", declarou uma fonte da Lotus à emissora finlandesa MTV3.
Porém, a organização baseada em Enstone também parece ter destacado o impacto da recusa de Raikkonen em treinar na quinta.
Mônaco, de acordo com um relato no site oficial da Lotus, mostrou "a importância de ter o sistema de direção exatamente como ele gosta, também destacando o fato de que até mesmo um competidor experiente pode ser afetado pela falta de treino em um circuito tão técnico".
1 de junho de 2012
Raikkonen prevê mais uma corrida agitada em Montreal
TotalRace
Vencedor do GP do Canadá em 2005, Kimi Raikkonen espera um final de semana cheio de desafios. O finlandês acredita que os níveis de aderência da pista de Montreal tendem a variar durante a etapa, assim como a chance sempre eminente de um Safety Car deve complicar as estratégias.
“A classificação é importante, mas não essencial de se conseguir um bom resultado, já que há vários pontos de ultrapassagem. Para ir bem no Canadá o carro precisa ser bom nas freadas porque é um circuito muito duro com os freios. Você também tem de usar as zebras e o carro tem sido muito bom nisso. É um circuito com asfaltos diferentes e às vezes as condições mudam durante o final de semana, o que afeta os níveis de aderência, então será um desafio.”
“É uma corrida com muitos safety cars: provavelmente nunca houve um GP do Canadá sem um SC. É provável que seja assim novamente. Isso faz com que a estratégia seja difícil porque não dá para prever quando vai acontecer. Se o SC sair, você tem de esperar que seja na hora certa.”
Raikkonen diz gostar do acelera e freia do Circuito Gilles Villeneuve, caracterizado pelas retas longas e chicanes. “Sempre gostei do GP do Canadá. Ganhei lá em 2005, então Montreal me traz boas lembranças. A cidade é uma das melhores para se visitar no calendário. Realmente gosto da natureza do circuito e dos desafios da pista. É um lugar interessante.”
“Temos sido competitivos na maioria dos lugares e esperamos o mesmo lá, mas é sempre mais fácil dizer após o primeiro dia de treinos.”
Vencedor do GP do Canadá em 2005, Kimi Raikkonen espera um final de semana cheio de desafios. O finlandês acredita que os níveis de aderência da pista de Montreal tendem a variar durante a etapa, assim como a chance sempre eminente de um Safety Car deve complicar as estratégias.
“A classificação é importante, mas não essencial de se conseguir um bom resultado, já que há vários pontos de ultrapassagem. Para ir bem no Canadá o carro precisa ser bom nas freadas porque é um circuito muito duro com os freios. Você também tem de usar as zebras e o carro tem sido muito bom nisso. É um circuito com asfaltos diferentes e às vezes as condições mudam durante o final de semana, o que afeta os níveis de aderência, então será um desafio.”
“É uma corrida com muitos safety cars: provavelmente nunca houve um GP do Canadá sem um SC. É provável que seja assim novamente. Isso faz com que a estratégia seja difícil porque não dá para prever quando vai acontecer. Se o SC sair, você tem de esperar que seja na hora certa.”
Raikkonen diz gostar do acelera e freia do Circuito Gilles Villeneuve, caracterizado pelas retas longas e chicanes. “Sempre gostei do GP do Canadá. Ganhei lá em 2005, então Montreal me traz boas lembranças. A cidade é uma das melhores para se visitar no calendário. Realmente gosto da natureza do circuito e dos desafios da pista. É um lugar interessante.”
“Temos sido competitivos na maioria dos lugares e esperamos o mesmo lá, mas é sempre mais fácil dizer após o primeiro dia de treinos.”
Foto: Novo capacete de Kimi Raikkonen!
Assim como o conterrâneo Kovalainen, Kimi terá um personagem do Angry Birds estampado no seu capacete, que será o Ice Bird! Confira:
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