Lotus F1 Team
Tradução: Kimi Raikkonen Online
KIMI, VOCÊ ESTÁ ANSIOSO PARA O GP DO CANADÁ?
Sempre gostei do GP do Canadá. Venci lá em 2005, então eu tenho boas lembranças. A cidade é um dos melhores lugares para visitar no calendário. Eu realmente me divirto com o formato e a dificuldade da pista.
QUAIS DESAFIOS EM PARTICULAR QUE VOCÊ GOSTA?
É um lugar interessante. A Qualificação é importante, mas não é essencial para se conseguir um bom resultado, pois há muitos lugares para se ultrapassar. O carro precisa também estar com os freios no lugar, pois é preciso usar os freios em muitos lugares e nosso carro está muito bom nessa área. É também uma corrida com uma pista diferente, o que é interessante, então é mais um desafio.
É OUTRA PISTA DE RUA - HÁ ALGUMA DIFERENÇA POR CAUSA DISSO?
É um circuito de rua, mas ainda há lugares para se ultrapassar, então você não tem que focar totalmente na qualificação como você deve fazer em Mônaco. É uma corrida com muitos safety cars, não existe um GP do Canadá sem ter pelo menos um safety car. E isso provavelmente vai acontecer de novo. Isso torna difícil para a estratégia, pois você não pode prever quando isso acontece, você só tem que esperar que aconteça no momento certo.
VOCÊ ACHA QUE O E20 SE ENCAIXA NO CIRCUITO?
Nós temos sido competitivos na maioria dos lugares e esperamos o mesmo lá, mas sempre é mais fácil dizer depois do primeiro dia de treino…
MÔNACO NÃO FOI COMO O PLANEJADO...
Isso é automobilismo. Nono foi o melhor que poderíamos fazer. Não comecei em uma boa posição, tive dificuldades durante a corrida e não foi um fim de semana fácil, mas pelo menos marcamos dois pontos. É melhor que nada, mas não é exatamente o que nós queríamos. Se podemos ter um dia ruim e ainda assim marcar pontos, então não é o fim do mundo. Isso pode fazer uma grande diferença no fim da temporada.
A DECEPÇÃO EM MÔNACO MUDA SEU FOCO PARA O RESTO DA TEMPORADA?
Uma corrida não muda o fato de que nós temos sido fortes em todos os lugares - até mesmo em Mônaco durante a maior parte do fim de semana. Mônaco é completamente diferente de qualquer outra pista e eu não acho que deveríamos nos preocupar sobre o fato de que não foi nosso melhor fim de semana.
COMO ESTÁ O TRABALHO COM O SISTEMA DE DIREÇÃO?
Tentamos algo diferente em Mônaco, mas não funcionou para mim, É impossível saber como algo irá funcionar em Mônaco sem ir para Mônaco, mas estou feliz com o sistema básico, mas ainda é uma área em que estou trabalhando com o time.
SEIS DIFERENTES VENCEDORES EM SEIS CORRIDAS NESSA TEMPORADA. VOCÊ PODE SER O SÉTIMO DE SETE?
Temos sido rápidos em todos os lugares e também conseguimos pódios. É difícil conseguir tudo exatamente certo no momento certo, que é o que você tem que fazer para vencer um GP. Venci corridas com outros times e tenho um boa sensação de que a Lotus é capaz de resultados fortes. Nosso dia vai chegar.
8 de junho de 2012
Raikkonen: "Até hoje, não bati, mas um dia chegará minha vez"
TotalRace
Não adianta procurar: o homem de gelo Kimi Raikkonen não demonstra qualquer preocupação com o desempenho ruim do GP de Mônaco, no qual chegou como o favorito de muitos. O finlandês acredita que a falta de performance de sua Lotus foi circunstancial.
“Não teve nada a ver com o pneu em Mônaco, mas sim com o circuito e o clima. Não estou preocupado. Deveremos ir bem aqui, contado que façamos nossa parte. É o mesmo que toda a corrida. Devemos ter um bom ritmo e, se acertarmos o carro para as freadas e as chicanes, poderemos ir bem. Acredito que nosso carro tem a velocidade necesária”, afirmou o campeão de 2007 em entrevista acompanhada pelo TotalRace.
No Canadá, onde venceu em 2005, Raikkonen é um dos poucos que ainda não foi ‘batizado’ no muro dos campeões, na entrada da reta principal. Mas o finlandês admite que é uma questão de tempo, afinal, as chicanes do circuito Gilles Villeneuve ‘convidam’ ao muro.
“Comparando com pilotar em Mônaco, não é complicado. Até hoje, não bati lá, mas um dia chegará minha vez. Todas as chicanes aqui têm a saída muito perto do muro, então, se você derrapar um pouco demais, o carro escapa e não há muito o que você pode fazer quando a roda está fora do chão. Não é uma questão do muro em si. Você vai forçando cada vez mais nas chicanes, chega muito rápido, bate com força na zebra interna e acaba no muro.”
Não adianta procurar: o homem de gelo Kimi Raikkonen não demonstra qualquer preocupação com o desempenho ruim do GP de Mônaco, no qual chegou como o favorito de muitos. O finlandês acredita que a falta de performance de sua Lotus foi circunstancial.
“Não teve nada a ver com o pneu em Mônaco, mas sim com o circuito e o clima. Não estou preocupado. Deveremos ir bem aqui, contado que façamos nossa parte. É o mesmo que toda a corrida. Devemos ter um bom ritmo e, se acertarmos o carro para as freadas e as chicanes, poderemos ir bem. Acredito que nosso carro tem a velocidade necesária”, afirmou o campeão de 2007 em entrevista acompanhada pelo TotalRace.
No Canadá, onde venceu em 2005, Raikkonen é um dos poucos que ainda não foi ‘batizado’ no muro dos campeões, na entrada da reta principal. Mas o finlandês admite que é uma questão de tempo, afinal, as chicanes do circuito Gilles Villeneuve ‘convidam’ ao muro.
“Comparando com pilotar em Mônaco, não é complicado. Até hoje, não bati lá, mas um dia chegará minha vez. Todas as chicanes aqui têm a saída muito perto do muro, então, se você derrapar um pouco demais, o carro escapa e não há muito o que você pode fazer quando a roda está fora do chão. Não é uma questão do muro em si. Você vai forçando cada vez mais nas chicanes, chega muito rápido, bate com força na zebra interna e acaba no muro.”
7 de junho de 2012
Lotus fecha 2011 no vermelho, mas resultado é melhor que 2010
TotalRace
Mesmo tendo gastado mais na última temporada, equipe teve perda de "apenas" R$ 65 milhões graças a dinheiro de pilotos
A equipe Lotus tem motivos para comemorar a perda de 20,8 milhões de libras – o equivalente a mais de 65 milhões de reais – no ano passado. Afinal, o rombo foi bem menor que o do ano anterior, quando o time de Enstone fechou o período com um déficit de 34,2 milhões de libras ou quase 110 milhões de reais. Os dados foram divulgados no balanço financeiro anual da equipe, que hoje tem Kimi Raikkonen e Romain Grosjean no cockpit.
A situação melhorou porque a arrecadação aumentou consideravelmente, de £82,1m para £115,6m, o que, de acordo com o time, se deu pelos patrocínios trazidos pela então dupla de pilotos, Bruno Senna e Romain Grosjean, além do apoio, que já não existe mais, da própria Lotus.
Assim, a equipe melhorou suas finanças mesmo que tenha conduzido extensas mudanças em sua estrutura, que fizeram com que os custos operacionais crescessem de £122,1m para £134,3m. No mesmo período, o número de funcionários diminuiu de 514 para 500.
Mesmo tendo gastado mais na última temporada, equipe teve perda de "apenas" R$ 65 milhões graças a dinheiro de pilotos
A equipe Lotus tem motivos para comemorar a perda de 20,8 milhões de libras – o equivalente a mais de 65 milhões de reais – no ano passado. Afinal, o rombo foi bem menor que o do ano anterior, quando o time de Enstone fechou o período com um déficit de 34,2 milhões de libras ou quase 110 milhões de reais. Os dados foram divulgados no balanço financeiro anual da equipe, que hoje tem Kimi Raikkonen e Romain Grosjean no cockpit.
A situação melhorou porque a arrecadação aumentou consideravelmente, de £82,1m para £115,6m, o que, de acordo com o time, se deu pelos patrocínios trazidos pela então dupla de pilotos, Bruno Senna e Romain Grosjean, além do apoio, que já não existe mais, da própria Lotus.
Assim, a equipe melhorou suas finanças mesmo que tenha conduzido extensas mudanças em sua estrutura, que fizeram com que os custos operacionais crescessem de £122,1m para £134,3m. No mesmo período, o número de funcionários diminuiu de 514 para 500.
Coluna GP Mônaco
Site Oficial
Tradução: Kimi Raikkonen Online
Monaco agora é apenas uma lembrança distante e todo mundo está pronto para o Canadá. Não foi um dos melhores fim de semana para mim. Bem, isso é automobilismo. Algumas corridas são boas, algumas não.
Obviamente, eu sabia o que estava por vir no momento em que perdi uma sessão de treino em pista seca na Quinta. Tentamos algo novo, não funcionou bem e foi essa a razão pela qual nós tivemos que voltar e mudar praticamente toda a frente do carro antes do começo dos treinos.
Em Mônaco todas as voltas são muito importantes para conseguir o carro certo. Depois de perder o primeiro treino, nós estávamos atrás dos outros. Foi doloroso, com certeza. Não ser capaz de qualificar no seu melhor, dói mais quando se corre em Mônaco.
Eu ainda esperei ficar no TOP5. Tive uma boa volta, mas então na segunda parte da piscina, pisei no freio e perdi algumas posições ali. Então, largamos na oitava posição. Foi como um bilhete para um trem, apesar de não estar na frente, significa geralmente fazer um "trenzinho louco" na corrida.
A largada não foi tão ruim, mas terminei atrás de Vettel e da Ferrari. Até então eu estava rápido, mas em Mônaco isso não ajuda você a melhorar sua posição se os caras da não frente cometer grandes erros.
Obviamente, todos nós esperávamos que chovesse. A cada volta, os pneus super macios estavam se desgastando, mas devido a possibilidade de chuva, nós esperamos e começamos a ter problemas com a temperatura dos freios e perdemos a aderência dos pneus.
Finalmente decidimos não esperar mais, paramos e depois foi apenas terminar a corrida. Pelo menos alguns times tiveram problemas e conseguimos marcar pontos. Posso assegurar que chegar em casa na nona posição e conseguir marcar dois pontos depois disso tudo, não é tão ruim.
Nessa temporada é preciso ser consistente e marcar pontos em todas as corridas. Apesar de uma corrida ruim e ainda assim conseguir alguns pontos, é melhor que nada. Quem sabe quão importante esses pontos serão no final da temporada?
Tradução: Kimi Raikkonen Online
Monaco agora é apenas uma lembrança distante e todo mundo está pronto para o Canadá. Não foi um dos melhores fim de semana para mim. Bem, isso é automobilismo. Algumas corridas são boas, algumas não.
Obviamente, eu sabia o que estava por vir no momento em que perdi uma sessão de treino em pista seca na Quinta. Tentamos algo novo, não funcionou bem e foi essa a razão pela qual nós tivemos que voltar e mudar praticamente toda a frente do carro antes do começo dos treinos.
Em Mônaco todas as voltas são muito importantes para conseguir o carro certo. Depois de perder o primeiro treino, nós estávamos atrás dos outros. Foi doloroso, com certeza. Não ser capaz de qualificar no seu melhor, dói mais quando se corre em Mônaco.
Eu ainda esperei ficar no TOP5. Tive uma boa volta, mas então na segunda parte da piscina, pisei no freio e perdi algumas posições ali. Então, largamos na oitava posição. Foi como um bilhete para um trem, apesar de não estar na frente, significa geralmente fazer um "trenzinho louco" na corrida.
A largada não foi tão ruim, mas terminei atrás de Vettel e da Ferrari. Até então eu estava rápido, mas em Mônaco isso não ajuda você a melhorar sua posição se os caras da não frente cometer grandes erros.
Obviamente, todos nós esperávamos que chovesse. A cada volta, os pneus super macios estavam se desgastando, mas devido a possibilidade de chuva, nós esperamos e começamos a ter problemas com a temperatura dos freios e perdemos a aderência dos pneus.
Finalmente decidimos não esperar mais, paramos e depois foi apenas terminar a corrida. Pelo menos alguns times tiveram problemas e conseguimos marcar pontos. Posso assegurar que chegar em casa na nona posição e conseguir marcar dois pontos depois disso tudo, não é tão ruim.
Nessa temporada é preciso ser consistente e marcar pontos em todas as corridas. Apesar de uma corrida ruim e ainda assim conseguir alguns pontos, é melhor que nada. Quem sabe quão importante esses pontos serão no final da temporada?
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