Entrevista de Kimi Raikkonen para o SkySports:
Especial da Rexona - Pit Crew 360:
PitCrew 360˚: "cenas dos bastidores por trás da Lotus F1 Team, com entrevistas exclusivas, fotos..."
20 de julho de 2012
Entrevista de Kimi Raikkonen após Treinos Livres
LotusF1Team
Tradução: Kimi Raikkonen Online/Carol
QUANTO VOCÊ PODE APRENDER NESSAS SESSÕES?
Não conseguimos correr tanto quanto nós gostaríamos por causa da chuva, mas ninguém pode controlar o clima, então é o que é e fizemos o que podíamos nessas condições. Tem sido o mesmo nas últimas corridas, então estamos acostumados com isso agora. Hoje foi uma sexta normal; é o momento de tentar coisas novas, mas infelizmente esse tipo de condições torna as coisas mais complicadas.
QUE TIPO DE EFEITO VOCÊ ACHA QUE O CLIMA TERÁ AMANHÃ SE CONTINUAR O MESMO?
Você nunca pode realmente dizer muito através das sessões de treinos livres em termos de quem será rápido e quem não será. O clima pode mudar rapidamente aqui e a pista estava bastante escorregadia, mas a pista secou muito rapidamente quando a chuva parou. Em Silverstone nós tivemos condições parecidas e a qualificação foi sobre estar no momento certo com os pneus certos, que é difícil de julgar. Nós teremos apenas que ver como será amanhã e ir a partir disso.
NÓS ESTAMOS NA METADE DA TEMPORADA AGORA; QUÃO FELIZ VOCÊ ESTÁ COM A FORMA COM QUE AS COISAS ESTÃO INDO?
Nós estamos na terceira posição no Mundial de Construtores e quinto no de Pilotos, então no geral está bom, mas nós sentimos que poderíamos ter ido melhor em certos lugares. Há sempre um lugar para melhorar e com certeza é fácil de dizer coisas olhando para atrás, mas isso faz parte do jogo. Nós aprendemos a partir das coisas que não deram certas e o time está trabalhando duro para melhorar na segunda metade da temporada, então vamos ver onde nós terminaremos.
Tradução: Kimi Raikkonen Online/Carol
QUANTO VOCÊ PODE APRENDER NESSAS SESSÕES?
Não conseguimos correr tanto quanto nós gostaríamos por causa da chuva, mas ninguém pode controlar o clima, então é o que é e fizemos o que podíamos nessas condições. Tem sido o mesmo nas últimas corridas, então estamos acostumados com isso agora. Hoje foi uma sexta normal; é o momento de tentar coisas novas, mas infelizmente esse tipo de condições torna as coisas mais complicadas.
QUE TIPO DE EFEITO VOCÊ ACHA QUE O CLIMA TERÁ AMANHÃ SE CONTINUAR O MESMO?
Você nunca pode realmente dizer muito através das sessões de treinos livres em termos de quem será rápido e quem não será. O clima pode mudar rapidamente aqui e a pista estava bastante escorregadia, mas a pista secou muito rapidamente quando a chuva parou. Em Silverstone nós tivemos condições parecidas e a qualificação foi sobre estar no momento certo com os pneus certos, que é difícil de julgar. Nós teremos apenas que ver como será amanhã e ir a partir disso.
NÓS ESTAMOS NA METADE DA TEMPORADA AGORA; QUÃO FELIZ VOCÊ ESTÁ COM A FORMA COM QUE AS COISAS ESTÃO INDO?
Nós estamos na terceira posição no Mundial de Construtores e quinto no de Pilotos, então no geral está bom, mas nós sentimos que poderíamos ter ido melhor em certos lugares. Há sempre um lugar para melhorar e com certeza é fácil de dizer coisas olhando para atrás, mas isso faz parte do jogo. Nós aprendemos a partir das coisas que não deram certas e o time está trabalhando duro para melhorar na segunda metade da temporada, então vamos ver onde nós terminaremos.
F1.com: Q&A com Kimi Raikkonen!
F1.com
Tradução: Kimi Raikkonen Online/Carol
Q: Kimi, é difícil ler seus pensamentos, por favor, você pode colocar em palavras como você vê sua temporada até agora?
Kimi Raikkonen: Ha! Bem, eu estou na quinta posição, então poderia ser melhor - mas também pior. (risadas) É o que é e com certeza nós tentamos fazer nosso melhor - e espero que funcione melhor na segunda metade da temporada. Quem sabe se isso vai acontecer? Eu quero fazer boas corridas - e então vamos ver onde isso me deixa.
Q: Mas deve ser bom ver a Lotus na terceira posição do mundial de construtores...
KR: Sim, para o time é uma coisa ótima, mas eu ainda diria que nós poderíamos ter ido melhor em alguns lugares - e poderíamos ter marcado mais pontos. Vamos ser francos: é sempre fácil dizer que deveríamos ter ido melhor aqui ou lá, mas realmente às vezes isso não acontece. É sempre sobre tomar uma decisão e, com certeza, você analisa a situação e tenta tomar aquela decisão tão precisa quanto o possível. Mas essas circunstâncias podem mudar, então às vezes funciona e às vezes não. Você tem que aprender a tomar sua decisão - pra depois não chorar sobre o leite derramado. Nós aprendemos muito na primeira metade da temporada e carregamos essa energia para a segunda metade.
Q: Onde você diria que foi seu maior erro?
KR: Diria que não fiz uma corrida impecável - você sempre comete alguns erros. Isso faz parte do jogo.
Q: Mas há alguma corrida que você se lamenta?
KR: Não. Às vezes você tem chances, e às vezes não funciona do jeito que você queria. Isso é a vida. (risadas)
Q: Seria o caso de que o time tem tido um pouco mais de sorte que os outros no grid?
KR: Não acredito em sorte, porque a sorte raramente interfere no resultado do campeonato. Não é sorte ou má sorte quando algo dá errado. Tudo depende de nós mesmos, se nós fizemos algo errado. Se algo quebra, não tem nada haver com sorte, mas sim com erros ou com partes que não são fortes o bastante para a demanda. Geralmente se trata de erro humano - é simples assim. Se eu cometo algum erro, eu me consideraria sem sorte? Não. Aqui tudo é sobre melhorar e eliminar erros.
Q: Estando de volta, o que você aprendeu hoje com e sem a chuva?
KR: Para ser honesto, não muito. É o mesmo que em Silverstone, infelizmente significa condições nada boas. Mas isso é o mesmo para todo mundo.
Q: Mas você teve tempo para aprender sobre o novo sistema "DRS duplo" do carro?
KR: Tentamos alguns acessórios - e é isso.
Q: Mas houve alguma diferença notável? Ou é preciso correr em pista seca?
KR: Precisamos de mais tempo na pista, mas sobre essas condições é realmente difícil.
Q: A nova asa vai ser instalada no carro para amanhã ou não?
KR: Não faço ideia. Você tem que falar com os engenheiros.
Q: Quão frustante é ter uma grande quantidade de atualizações e não poder usá-las totalmente devido a essas condições?
KR: Não tem nada haver com frustração - certos dias também fazem parte da F1 e é o mesmo para todos.
Q: Esse novo sistema é tão complicado que é por isso que vocês estavam repetidamente saindo e voltando para o pit hoje?
KR: Bem, você tem que conseguir usá-lo e ajustá-lo. Também diria que foi uma sexta normal - e como todos nós sabemos a sexta existe para tentarmos coisas novas. Mas quando o clima está assim, é um pouco mais complicado - e requer mais tempo.
Q: Se as condições permanecerem as mesmas amanhã durante a qualificação, isso significará que as posições para o grid serão uma grande loteria?
KR: Temos visto em Silverstone que quando você está no momento certo e com os pneus certos, você vai bem. Pode ser o mesmo amanhã. Então temos que acertar os pneus para acertar o tempo.
Tradução: Kimi Raikkonen Online/Carol
Q: Kimi, é difícil ler seus pensamentos, por favor, você pode colocar em palavras como você vê sua temporada até agora?
Kimi Raikkonen: Ha! Bem, eu estou na quinta posição, então poderia ser melhor - mas também pior. (risadas) É o que é e com certeza nós tentamos fazer nosso melhor - e espero que funcione melhor na segunda metade da temporada. Quem sabe se isso vai acontecer? Eu quero fazer boas corridas - e então vamos ver onde isso me deixa.
Q: Mas deve ser bom ver a Lotus na terceira posição do mundial de construtores...
KR: Sim, para o time é uma coisa ótima, mas eu ainda diria que nós poderíamos ter ido melhor em alguns lugares - e poderíamos ter marcado mais pontos. Vamos ser francos: é sempre fácil dizer que deveríamos ter ido melhor aqui ou lá, mas realmente às vezes isso não acontece. É sempre sobre tomar uma decisão e, com certeza, você analisa a situação e tenta tomar aquela decisão tão precisa quanto o possível. Mas essas circunstâncias podem mudar, então às vezes funciona e às vezes não. Você tem que aprender a tomar sua decisão - pra depois não chorar sobre o leite derramado. Nós aprendemos muito na primeira metade da temporada e carregamos essa energia para a segunda metade.
Q: Onde você diria que foi seu maior erro?
KR: Diria que não fiz uma corrida impecável - você sempre comete alguns erros. Isso faz parte do jogo.
Q: Mas há alguma corrida que você se lamenta?
KR: Não. Às vezes você tem chances, e às vezes não funciona do jeito que você queria. Isso é a vida. (risadas)
Q: Seria o caso de que o time tem tido um pouco mais de sorte que os outros no grid?
KR: Não acredito em sorte, porque a sorte raramente interfere no resultado do campeonato. Não é sorte ou má sorte quando algo dá errado. Tudo depende de nós mesmos, se nós fizemos algo errado. Se algo quebra, não tem nada haver com sorte, mas sim com erros ou com partes que não são fortes o bastante para a demanda. Geralmente se trata de erro humano - é simples assim. Se eu cometo algum erro, eu me consideraria sem sorte? Não. Aqui tudo é sobre melhorar e eliminar erros.
Q: Estando de volta, o que você aprendeu hoje com e sem a chuva?
KR: Para ser honesto, não muito. É o mesmo que em Silverstone, infelizmente significa condições nada boas. Mas isso é o mesmo para todo mundo.
Q: Mas você teve tempo para aprender sobre o novo sistema "DRS duplo" do carro?
KR: Tentamos alguns acessórios - e é isso.
Q: Mas houve alguma diferença notável? Ou é preciso correr em pista seca?
KR: Precisamos de mais tempo na pista, mas sobre essas condições é realmente difícil.
Q: A nova asa vai ser instalada no carro para amanhã ou não?
KR: Não faço ideia. Você tem que falar com os engenheiros.
Q: Quão frustante é ter uma grande quantidade de atualizações e não poder usá-las totalmente devido a essas condições?
KR: Não tem nada haver com frustração - certos dias também fazem parte da F1 e é o mesmo para todos.
Q: Esse novo sistema é tão complicado que é por isso que vocês estavam repetidamente saindo e voltando para o pit hoje?
KR: Bem, você tem que conseguir usá-lo e ajustá-lo. Também diria que foi uma sexta normal - e como todos nós sabemos a sexta existe para tentarmos coisas novas. Mas quando o clima está assim, é um pouco mais complicado - e requer mais tempo.
Q: Se as condições permanecerem as mesmas amanhã durante a qualificação, isso significará que as posições para o grid serão uma grande loteria?
KR: Temos visto em Silverstone que quando você está no momento certo e com os pneus certos, você vai bem. Pode ser o mesmo amanhã. Então temos que acertar os pneus para acertar o tempo.
Treinos Livres - GP da Alemanha
F1.com
1° Treino Livre:
1 3 Jenson Button McLaren-Mercedes 1:16.595 27
2 4 Lewis Hamilton McLaren-Mercedes 1:17.093 0.498 22
3 5 Fernando Alonso Ferrari 1:17.370 0.775 21
4 7 Michael Schumacher Mercedes 1:17.382 0.787 20
5 15 Sergio Perez Sauber-Ferrari 1:17.413 0.818 28
6 12 Nico Hulkenberg Force India-Mercedes 1:17.599 1.004 17
7 8 Nico Rosberg Mercedes 1:17.915 1.320 27
8 6 Felipe Massa Ferrari 1:17.995 1.400 22
9 18 Pastor Maldonado Williams-Renault 1:18.020 1.425 20
10 10 Romain Grosjean Lotus-Renault 1:18.130 1.535 21
11 14 Kamui Kobayashi Sauber-Ferrari 1:18.226 1.631 22
12 1 Sebastian Vettel Red Bull Racing-Renault 1:18.339 1.744 21
13 19 Valtteri Bottas Williams-Renault 1:18.422 1.827 28
14 16 Daniel Ricciardo STR-Ferrari 1:18.709 2.114 30
15 9 Kimi Räikkönen Lotus-Renault 1:18.831 2.236 14
16 11 Jules Bianchi Force India-Mercedes 1:18.972 2.377 21
17 17 Jean-Eric Vergne STR-Ferrari 1:19.039 2.444 34
18 21 Vitaly Petrov Caterham-Renault 1:19.674 3.079 24
19 20 Heikki Kovalainen Caterham-Renault 1:19.963 3.368 24
20 2 Mark Webber Red Bull Racing-Renault 1:20.122 3.527 27
21 25 Charles Pic Marussia-Cosworth 1:20.169 3.574 20
22 24 Timo Glock Marussia-Cosworth 1:20.539 3.944 18
23 22 Pedro de la Rosa HRT-Cosworth 1:21.138 4.543 24
24 23 Dani Clos HRT-Cosworth 1:21.740 5.145 27
2° Treino Livre:
1 18 Pastor Maldonado Williams-Renault 1:27.476 14
2 8 Nico Rosberg Mercedes 1:27.564 0.088 24
3 1 Sebastian Vettel Red Bull Racing-Renault 1:27.902 0.426 24
4 15 Sergio Perez Sauber-Ferrari 1:28.402 0.926 26
5 10 Romain Grosjean Lotus-Renault 1:28.420 0.944 20
6 12 Nico Hulkenberg Force India-Mercedes 1:28.495 1.019 22
7 16 Daniel Ricciardo STR-Ferrari 1:28.513 1.037 23
8 3 Jenson Button McLaren-Mercedes 1:28.516 1.040 16
9 2 Mark Webber Red Bull Racing-Renault 1:28.877 1.401 21
10 9 Kimi Räikkönen Lotus-Renault 1:29.327 1.851 22
11 17 Jean-Eric Vergne STR-Ferrari 1:29.364 1.888 26
12 6 Felipe Massa Ferrari 1:29.719 2.243 15
13 14 Kamui Kobayashi Sauber-Ferrari 1:29.785 2.309 24
14 25 Charles Pic Marussia-Cosworth 1:30.090 2.614 19
15 24 Timo Glock Marussia-Cosworth 1:30.220 2.744 16
16 19 Bruno Senna Williams-Renault 1:30.291 2.815 22
17 20 Heikki Kovalainen Caterham-Renault 1:30.331 2.855 26
18 11 Paul di Resta Force India-Mercedes 1:30.437 2.961 14
19 4 Lewis Hamilton McLaren-Mercedes 1:30.617 3.141 16
20 5 Fernando Alonso Ferrari 1:31.207 3.731 20 21
21 Vitaly Petrov Caterham-Renault 1:32.241 4.765 22
22 23 Narain Karthikeyan HRT-Cosworth 1:32.349 4.873 17
23 7 Michael Schumacher Mercedes 1:32.777 5.301 18
24 22 Pedro de la Rosa HRT-Cosworth 1:42.566 15.090 8
1° Treino Livre:
1 3 Jenson Button McLaren-Mercedes 1:16.595 27
2 4 Lewis Hamilton McLaren-Mercedes 1:17.093 0.498 22
3 5 Fernando Alonso Ferrari 1:17.370 0.775 21
4 7 Michael Schumacher Mercedes 1:17.382 0.787 20
5 15 Sergio Perez Sauber-Ferrari 1:17.413 0.818 28
6 12 Nico Hulkenberg Force India-Mercedes 1:17.599 1.004 17
7 8 Nico Rosberg Mercedes 1:17.915 1.320 27
8 6 Felipe Massa Ferrari 1:17.995 1.400 22
9 18 Pastor Maldonado Williams-Renault 1:18.020 1.425 20
10 10 Romain Grosjean Lotus-Renault 1:18.130 1.535 21
11 14 Kamui Kobayashi Sauber-Ferrari 1:18.226 1.631 22
12 1 Sebastian Vettel Red Bull Racing-Renault 1:18.339 1.744 21
13 19 Valtteri Bottas Williams-Renault 1:18.422 1.827 28
14 16 Daniel Ricciardo STR-Ferrari 1:18.709 2.114 30
15 9 Kimi Räikkönen Lotus-Renault 1:18.831 2.236 14
16 11 Jules Bianchi Force India-Mercedes 1:18.972 2.377 21
17 17 Jean-Eric Vergne STR-Ferrari 1:19.039 2.444 34
18 21 Vitaly Petrov Caterham-Renault 1:19.674 3.079 24
19 20 Heikki Kovalainen Caterham-Renault 1:19.963 3.368 24
20 2 Mark Webber Red Bull Racing-Renault 1:20.122 3.527 27
21 25 Charles Pic Marussia-Cosworth 1:20.169 3.574 20
22 24 Timo Glock Marussia-Cosworth 1:20.539 3.944 18
23 22 Pedro de la Rosa HRT-Cosworth 1:21.138 4.543 24
24 23 Dani Clos HRT-Cosworth 1:21.740 5.145 27
2° Treino Livre:
1 18 Pastor Maldonado Williams-Renault 1:27.476 14
2 8 Nico Rosberg Mercedes 1:27.564 0.088 24
3 1 Sebastian Vettel Red Bull Racing-Renault 1:27.902 0.426 24
4 15 Sergio Perez Sauber-Ferrari 1:28.402 0.926 26
5 10 Romain Grosjean Lotus-Renault 1:28.420 0.944 20
6 12 Nico Hulkenberg Force India-Mercedes 1:28.495 1.019 22
7 16 Daniel Ricciardo STR-Ferrari 1:28.513 1.037 23
8 3 Jenson Button McLaren-Mercedes 1:28.516 1.040 16
9 2 Mark Webber Red Bull Racing-Renault 1:28.877 1.401 21
10 9 Kimi Räikkönen Lotus-Renault 1:29.327 1.851 22
11 17 Jean-Eric Vergne STR-Ferrari 1:29.364 1.888 26
12 6 Felipe Massa Ferrari 1:29.719 2.243 15
13 14 Kamui Kobayashi Sauber-Ferrari 1:29.785 2.309 24
14 25 Charles Pic Marussia-Cosworth 1:30.090 2.614 19
15 24 Timo Glock Marussia-Cosworth 1:30.220 2.744 16
16 19 Bruno Senna Williams-Renault 1:30.291 2.815 22
17 20 Heikki Kovalainen Caterham-Renault 1:30.331 2.855 26
18 11 Paul di Resta Force India-Mercedes 1:30.437 2.961 14
19 4 Lewis Hamilton McLaren-Mercedes 1:30.617 3.141 16
20 5 Fernando Alonso Ferrari 1:31.207 3.731 20 21
21 Vitaly Petrov Caterham-Renault 1:32.241 4.765 22
22 23 Narain Karthikeyan HRT-Cosworth 1:32.349 4.873 17
23 7 Michael Schumacher Mercedes 1:32.777 5.301 18
24 22 Pedro de la Rosa HRT-Cosworth 1:42.566 15.090 8
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