12 de fevereiro de 2014
Mika Hakkinen: "Kimi Raikkonen vai bater Fernando Alonso"
F1 Mania
Mikka Hakkinen acredita que Kimi Raikkonen será o líder da Ferrari em 2014, porque defende que o estilo de condução do seu compatriota finlandês se adapta melhor aos motores turbo.
“O Fernando (Alonso) tem uma inteligência viva e isso é importante para encarar uma mudança tão importante nas regras. Mas creio que o estilo de condução do Raikkonen é perfeito para o turbo”, analisou Hakkinen.
Em declarações reproduzidas pelo jornal ‘Marca’, o bicampeão do mundo descreve depois, o estilo dos dois pilotos da Ferrari: “O Alonso arrisca muito e creio que o Kimi vai batê-lo.”
“Este ano o Kimi não terá de preocupar-se com problemas econômicos. É melhor estar numa equipe de ponta quando as regras mudam. O Kimi sabe isso”, frisou Hakkinen, referindo-se aos problemas de salários em atraso que o ‘homem de gelo’ viveu na Lotus.
Os próximos testes de pré-temporada realizam-se na próxima semana, de 19 a 22 de fevereiro, no Bahrain.
"Kimi sabe que, na Ferrari, chegar em 2º é uma tragédia", diz Domenicali
TotalRace
Em entrevista ao jornal italiano Gazzetta dello Sport, o chefe da Ferrari Stefano Domenicali justificou a decisão de contratar o finlandês Kimi Raikkonen para 2014. Segundo o dirigente, a decisão foi “racional e não emocional”, pois o campeão de 2007 está mais maduro atualmente e sabe que, na Ferrari, chegar em segundo é uma tragédia.
“Raikkonen está extremamente motivado e tem a experiência de gerir um campeonato difícil, como o deste ano deve ser. Ele sabe como lidar com a pressão de dirigir ao lado de Alonso e de dirigir para a Ferrari, que está sempre no centro das atenções e para quem terminar em segundo é uma tragédia”, declarou Domenicali.
Para o italiano de 48 anos, Kimi amadureceu bastante nos últimos anos. “Em comparação com a última vez que esteve na Ferrari em 2009, Raikkonen está mais maduro, mais experiente e mais perto do time. Ele já esteve em Maranello várias vezes, vem quase toda semana. Ele sabe que este é um desafio importante para ele e que, com um campeão como Alonso, é preciso trabalhar de forma integrada", opinou.
Domenicali também revelou que guarda uma foto de Fernando Alonso no GP de Abu Dhabi de 2010 em seu escritório, para que a lembrança dos erros que não podem ser cometidos de novo fique sempre em sua mente. Na ocasião, Alonso chegou à ultima etapa como líder do campeonato, mas a Ferrari errou a estratégia e Vettel acabou campeão.
Sobre os testes de Jerez, Domenicali disse que ainda não se viu nada de ninguém, mas elogiou a Mercedes e relativizou o fracasso da Red Bull. “Demos muitas voltas e isto mostrou a robustez de nosso projeto. Do ponto de vista da confiabilidade, os motores Mercedes começaram bem, com suas equipes rodando muitos quilômetros. Já a Red Bull, caso isole o problema que teve, pode buscar o tempo que perdeu”, analisou.
Em entrevista ao jornal italiano Gazzetta dello Sport, o chefe da Ferrari Stefano Domenicali justificou a decisão de contratar o finlandês Kimi Raikkonen para 2014. Segundo o dirigente, a decisão foi “racional e não emocional”, pois o campeão de 2007 está mais maduro atualmente e sabe que, na Ferrari, chegar em segundo é uma tragédia.
“Raikkonen está extremamente motivado e tem a experiência de gerir um campeonato difícil, como o deste ano deve ser. Ele sabe como lidar com a pressão de dirigir ao lado de Alonso e de dirigir para a Ferrari, que está sempre no centro das atenções e para quem terminar em segundo é uma tragédia”, declarou Domenicali.
Para o italiano de 48 anos, Kimi amadureceu bastante nos últimos anos. “Em comparação com a última vez que esteve na Ferrari em 2009, Raikkonen está mais maduro, mais experiente e mais perto do time. Ele já esteve em Maranello várias vezes, vem quase toda semana. Ele sabe que este é um desafio importante para ele e que, com um campeão como Alonso, é preciso trabalhar de forma integrada", opinou.
Domenicali também revelou que guarda uma foto de Fernando Alonso no GP de Abu Dhabi de 2010 em seu escritório, para que a lembrança dos erros que não podem ser cometidos de novo fique sempre em sua mente. Na ocasião, Alonso chegou à ultima etapa como líder do campeonato, mas a Ferrari errou a estratégia e Vettel acabou campeão.
Sobre os testes de Jerez, Domenicali disse que ainda não se viu nada de ninguém, mas elogiou a Mercedes e relativizou o fracasso da Red Bull. “Demos muitas voltas e isto mostrou a robustez de nosso projeto. Do ponto de vista da confiabilidade, os motores Mercedes começaram bem, com suas equipes rodando muitos quilômetros. Já a Red Bull, caso isole o problema que teve, pode buscar o tempo que perdeu”, analisou.
2 de fevereiro de 2014
29 de janeiro de 2014
Segundo Dia de Testes em Jerez
1. Jenson Button McLaren 1m24.165s 43
2. Kimi Raikkonen Ferrari 1m24.812s +0.647s 47
3. Valtteri Bottas Williams-Mercedes 1m25.344s +1.179s 35
4. Nico Rosberg Mercedes 1m25.588s +1.423s 97
5. Sergio Perez Force India-Mercedes 1m28.376s +4.211s 37
6. Esteban Gutierrez Sauber-Ferrari 1m33.270s +9.105s 53
7. Marcus Ericsson Caterham-Renault 1m37.975s +13.810s 11
8. Sebastian Vettel Red Bull-Renault 1m38.320s +14.155s 8
2. Kimi Raikkonen Ferrari 1m24.812s +0.647s 47
3. Valtteri Bottas Williams-Mercedes 1m25.344s +1.179s 35
4. Nico Rosberg Mercedes 1m25.588s +1.423s 97
5. Sergio Perez Force India-Mercedes 1m28.376s +4.211s 37
6. Esteban Gutierrez Sauber-Ferrari 1m33.270s +9.105s 53
7. Marcus Ericsson Caterham-Renault 1m37.975s +13.810s 11
8. Sebastian Vettel Red Bull-Renault 1m38.320s +14.155s 8
28 de janeiro de 2014
Raikkonen: Mau funcionamento era esperado no primeiro dia
AutoRacing
Kimi Raikkonen disse que não está surpreso com a alta taxa de desgaste que arruinou o primeiro dia de testes da pré-temporada da F1.
O finlandês conseguiu o melhor tempo do teste depois de completar 31 voltas em sua nova Ferrari, num dia em que muitos de seus potenciais rivais ao título tiveram problemas.
A McLaren não conseguiu rodar sequer, a Red Bull só completou três voltas no final do dia e a Mercedes teve que encerrar seus testes após Lewis Hamilton bater.
Mas ao invés de ver o difícil primeiro dia dos novos carros turbo como algo a se preocupar, Raikkonen acha que isto era de se esperar.
“Com certeza todo mundo quer ver mais voltas e nós queremos fazer mais voltas, mas isto é muito normal, com uma mudança tão grande”, disse Raikkonen.
“Vai levar um pouco de tempo antes de podermos correr a 100 por cento o tempo todo e não ter problemas”.
“Eu acho que nós começamos muito bem”.
Raikkonen reconhece que seu dia foi mais normal do que parecia do lado de fora, e não acha que os carros novos são particularmente diferentes de pilotar em comparação com os do ano passado movidos a motores V8.
“Acho que o maior desafio é conseguir que todo o material novo funcione como nós queremos, e trabalhem em conjunto”, explicou.
“É muito mais complicado do que estamos acostumados, mas na parte da pilotagem, não acho muito diferente”.
“É apenas o primeiro dia com todo o material novo por isso é preciso tempo termos velocidade. Um dia já acabando, um monte de trabalho a fazer, nós sabemos disso”.
“Mas nós esperávamos estes primeiros dias de teste para aprender coisas, então realmente não sinto que tem uma diferença tão grande neste ano ou qualquer outro anterior”.
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