17 de novembro de 2009

E agora Kimi Raikkonen?

Com a compra da Brawn por parte da Mercedes, não demorou a surgir a notícia que Jenson Button poderá abandonar a equipa onde se sagrou campeão, trocando-a pela McLaren, que há muito 'espera' por kimi Raikkonen. No meio deste rol de indefinições estão também Nico Rosberg, provavelmente o menos 'indefinido' de todos, pois apesar de não ser oficial, acredita-se que tem contrato assinado com a Brawn/Mercedes. Nesta lista está também Nick Heidfeld que muito 'colocam' ao lado de Rosberg, numa equipa onde se perfila um 'line-up' com dois pilotos alemães.

E agora Kimi Raikkonen? -

No meio disto tudo qual é o 'papel' de Kimi Raikkonen? O finlandês passa em dois anos, de Campeão de 2007 na Ferrari, para uma situação de 'dispensado'e agora está em risco de não ter equipa. A 'lista' da McLaren parece ter agora Button à cabeça, já que a Vodafone é muito importante e Raikkonen não está muito virado para grandes acções promocionais. Button sim. Ross Brawn, um adepto do trabalho árduo, parece não ir muito à 'bola' com a postura 'desligada' de Raikkonen, portanto os próximos dias serão decisivos relativamente à continuidade do finlandês na F1.



Razões do impasse


Acredita-se que o finlandês acordou um valor de rescisão de 17 milhões de euros, um pouco mais de metade do que ganhava na Ferrari. Caso encontre uma equipa, esse valor desce para 10 milhões. Fontes diversas garantem que a McLaren lhe ofereceu seis milhões - um valor que nos parece demasiado baixo para quem ganhava 32 milhões - o mesmo que poderá agora ter sido oferecido a Jenson Button. Contudo, fazendo contas, para o finlandês este valor nem sequer 'paga' o que deixa de ganhar da Ferrari ficando em casa. Há um milhão de diferença. Por tudo isto, percebe-se um pouco melhor a renitência do finlandês em aceitar o contrato, e ainda ter de cumprir as 'obrigações' das acções promocionais. E não pode fazer ralis durante a época de F1. Só mesmo Kimi Raikkonen e o seu manager, Steve Robertson, saberão com exactidão o que se irá passar, mas a verdade é que para os adeptos é uma pena vê-lo ficar sem correr...


Fonte: AutoSport

Dois Ingleses na Mclaren...

No mesmo dia em que a Mercedes anunciou a compra da maior parte da Brawn GP, rumores da ida de Jenson Button para a McLaren aumentaram e foram até mesmo confirmados pelo jornal britânico “The Guardian”. Nesta segunda-feira, o veículo afirmou que o campeão da temporada 2009 já acertou os termos de seu contrato com a escuderia, com um salário de 6 milhões de libras por ano (R$ 17,2 milhões), e irá assinar o documento formal de três anos ainda nesta semana.

O jornal confirmou a notícia citando uma fonte da publicação, já que nem a McLaren, nem o empresário de Button falam sobre o assunto. A pessoa em questão citou a visita do piloto às instalações da escuderia na última sexta-feira.

- Eu acho que Jenson gostou do que viu e eles gostaram dele também – disse a fonte ao “The Guardian”.

Caso as informações do jornal se confirmem, Button irá duplicar o salário recebido na Brawn em 2009 e irá contra os conselhos de ex-pilotos, como Niki Lauda, que o alertaram sobre a concorrência de preferência da equipe com Lewis Hamilton. Vale ressaltar que o contrato vigente do britânico garante um pagamento de 12 milhões de libras (R$ 34,5 milhões) por ano, o dobro do possível acordo com o campeão da temporada.

Button visita McLaren

Depois de afirmar que a McLaren já havia iniciado as conversas com Jenson Button para que o campeão da temporada 2009 se transferisse para a equipe, o jornal “The Guardian” aumentou os rumores da transferência do piloto afirmando que ele visitou a sede da escuderia nesta sexta-feira. Segundo a publicação, o britânico e seu empresário, Richard Goddard, fizeram uma visita guiada pelas instalações em Woking e o contrato poderia ser assinado no início da próxima semana.


Questionado sobre a motivação de ir conhecer a McLaren, Goddard afirmou que eles queriam apenas “dizer oi” para os colegas de trabalho.

- Já disse muitas vezes que Jenson quer pilotar um carro que seja capaz de conquistar o título da próxima temporada. Estamos conversando sobre possibilidades para 2010 com a Brawn há alguns meses e não estamos dificultando ou pedindo muito nas nossas exigências. Na verdade, nós já estamos abrindo mão de muita coisa na negociação com eles – garantiu o empresário ao "The Guardian".

Button quer um salário de 6 milhões de euros (R$ 15 milhões) para permanecer na Brawn. Mas o chefe da equipe, Ross Brawn, já afirmou que não está disposto a desembolsar este valor. Por isso, a extensão do contrato com a escuderia campeã de 2009 ainda não foi fechada.


Fonte: GloboEsporte


16 de novembro de 2009

Empresários de Raikkonen vão à McLaren para negociar acerto com a equipe

Fonte: JornalDiaDia


Os empresários do finlandês Kimi Raikkonen SteveRobertson e David Robertson estiveram na sede da McLaren na última quarta-feira (11) a convite do chefe da equipe, Martin Whitmarsh. Após sair da Ferrari, o finlandês negocia o retorno ao time inglês na temporada 2010 da Fórmula 1.


Recentemente, o campeão mundial de 2007 declarou que a McLaren é a única opção que ele considera para disputar o próximo campeonato, já que deseja ter um carro competitivo. Caso um acordo não seja possível, o piloto vai ficar um ano parado.


O principal entrave para a chegada de Kimi é a oposição do inglês Lewis Hamilton, que não deseja ter um piloto forte como companheiro de equipe.


Quando correu ao lado de Fernando Alonso, em 2007, o inglês teve sérios problemas de relacionamento com o espanhol, o que levou ambos a perderem o título. O maior beneficiado foi justamente Raikkonen, que sagrou-se campeão.

Schumi não é mais conselheiro da Ferrari

A decisão estaria ao fato de Domenicali ter mais poder dentro da equipe com a chegada de Fernando Alonso. Além disso, Schumi não teria gostado de não ter sua sugestão aceita de colocar pneus de chuva extrema no carro de Kimi Raikkonen no último GP da Malásia.

A presença do alemão chegou a ser colocada em dúvida com a crise financeira, rumores dizem que ele ganha 4 milhões de euros por ano. Mas seu esforço para voltar às pistas no lugar de Felipe Massa renovaram seu vínculo com a marca Ferrari.

"Kimi Raikkonen é uma 'ilha' no 'paddock' da F1"

Fonte: AutoSport

Apesar de ser provável o regresso de Kimi Raikkonen à McLaren a verdade é que o acordo tarda em firmar-se. Quer a McLaren ou o piloto finlandês tentam fazer vingar os seus pontos de vista, sendo que o problema passa essencialmente pelo facto de Kimi Raikkonen não pretender perder muito tempo com acções promocionais, e querer disputar mais ralis, a sua nova paixão.

Curioso, no mínimo, poderá ser o relacionamento entre Hamilton e Raikkonen, caso as duas partes cheguem a acordo. Um leitor do AutoSport questionou Luís Vasconcelos, sobre como poderá ser o relacionamento entre ambos, e a resposta é no mínimo curiosa:

"O relacionamento de Kimi Rakkonen com Lewis Hamilton será igual ao que o finlandês tem tido com todos os seus companheiros de equipa - inexistente. Isto porque Raikkonen é uma ilha no 'paddock' da F1, à qual apenas os Robertson, que se ocupam da sua carreira, Toni Villander, que o acompanha quando não está a correr nos GT, Mark Amall, seu fisioterapeuta e um ou dois jornalistas finlandeses têm acesso permanente. De resto, Raikkonen é um pouco mais aberto com meia dúzia de pessoas que conhece há mais tempo, mas mesmo dentro das equipas que integra é um mistério para a maior parte dos seus elementos."

"Confesso que adoraria ver o confronto entre Hamilton e Raikkonen com carros idênticos, sobretudo se o MP4/25 não for naturalmente subvirador, pois neste caso o nórdico nunca será competitivo. Com um carro neutro ou sobrevirador, Raikkonen será complicado de bater e é por isso que gostaria muito do ver ao lado de outro sobredotado como Hamilton."
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  © Blogger template Brownium by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP