Para Kaj Lindstrom, a notícia sobre o retorno de Kimi para a F1 não foi uma supresa.
Em entrevista ao site finlandês Iltalehti, Kaj disse que "a F1 é o mundo de Kimi".
- Essa foi a decisão de Kimi, eu respeito ela. Fico feliz por ele ter conseguido um bom contrato. Foram dois ótimos anos e foi bom trabalhar com o Kimi.
Lindstrom disse também, mais uma vez, que Kimi teria chances de ter sucesso no Rali se ele decidisse continuar no esporte.
- Isso estava claro para mim. Você não chega rapidamente no topo. A F1 é o mundo dele. Acho que ele vai se sentir mais confortável lá.
Kaj não quis se arriscar em previsões.
- Nunca sentei em um carro de F1, então é difícil comentar algo. O piloto pelo menos é talentoso, então ele com certeza vai se dar bem, Lindstrom riu.
30 de novembro de 2011
Heikki Kulta entrevista Kimi Raikkonen
Tradução com a ajuda do Google Tradutor
Créditos: Turun Sanomat
Como é a sensação de voltar à Fórmula 1?
- É legal. Agora não preciso mais correr na lama, sorriu Raikkonen de um jeito bastante descontraído e bem-humorado. Quanto mais tempo eu ficasse longe da F1, mas difícil seria voltar.
Por que a Renault?
- Conversamos por um longo tempo com a Williams, então nos viramos para o lado da Renault e tudo correu bem após três semanas. Agora eu tenho um contrato e eu estou contente.
Quando você sentiu vontade de retornar para F1?
- Em maio, quando corri na Nascar e pude perceber o quão bom era correr na pista.
Correr na pista atria mais que correr no rali?
- Eu realmente não sei, mas, no entanto, é uma questão diferente quando você corre contra outros pilotos na pista. É o que eu fiz quase minha vida toda.
Qual foi o melhor rali?
- Eu acho que o Rali Jyskälä (da Finlândia) deste ano. No primeiro dia, o carro não funcionou corretamente, mas depois começou a melhorar. Tivemos um bom ritmo o tempo todo, até batermos. Essa situação é lamentável. Não importa o quão leve é a situação, isso te faz perder muito tempo.
Quanto tempo você teria levado para brigar pelo Campeonato no WRC?
- Isso levaria um bom tempo. Às vezes eu era capaz de fazer bons tempos, mas melhores resultados teriam exigido também testes.
O Rali da Espanha seria seu último rali, porém você decidiu abandonar. Por quê?
-A decisão foi tomada devido ao fato de que havia previsão de chuva. Além disso, achei um pouco tolo continuar o rali.
Quão difícil é voltar para a F1?
Provavelmente não é tão difícil. Eu dirigi os carros de F1 durante muito tempo. Em minha última temporada, já havia o Kers e também tivemos um monte de botões no volante naquela época. A maior diferença está nos anéis. Isso vai levar mais tempo, mas também enfrentei situações difíceis quando eu mudei da McLaren para a Ferrari e os pneus do Michelin para Bridgestone. Acho que será mais fácil de se adaptar aos pneus novos.
Que tipo de informação que você tem sobre os pneus Pirelli?
- Eu conversei com meu amigo Pedro de la Rosa, e pelo que ele me disse, me senti muito bem. Os pneus dão uma boa aderência.
Quais as informações que você tem da equipe Lotus-Renault?
- Não muito. Eu conversei com eles na segunda-feira pela primeira vez, com o chefe de equipe Eric Boullierin pelo telefone. Na sexta-feira, eu vou visitar a fábrica EnstoNet e depois participarei da da festa de Natal da equipe.
Quando começam os testes?
- Esse ano eu posse dirigir com penus da GP2. Acho que é uma área familiarizada. Eu não sei ainda exatamente os horários para o próximo ano.Um novo carro virá e então eu testarei.
Créditos: Turun Sanomat
Como é a sensação de voltar à Fórmula 1?
- É legal. Agora não preciso mais correr na lama, sorriu Raikkonen de um jeito bastante descontraído e bem-humorado. Quanto mais tempo eu ficasse longe da F1, mas difícil seria voltar.
Por que a Renault?
- Conversamos por um longo tempo com a Williams, então nos viramos para o lado da Renault e tudo correu bem após três semanas. Agora eu tenho um contrato e eu estou contente.
Quando você sentiu vontade de retornar para F1?
- Em maio, quando corri na Nascar e pude perceber o quão bom era correr na pista.
Correr na pista atria mais que correr no rali?
- Eu realmente não sei, mas, no entanto, é uma questão diferente quando você corre contra outros pilotos na pista. É o que eu fiz quase minha vida toda.
Qual foi o melhor rali?
- Eu acho que o Rali Jyskälä (da Finlândia) deste ano. No primeiro dia, o carro não funcionou corretamente, mas depois começou a melhorar. Tivemos um bom ritmo o tempo todo, até batermos. Essa situação é lamentável. Não importa o quão leve é a situação, isso te faz perder muito tempo.
Quanto tempo você teria levado para brigar pelo Campeonato no WRC?
- Isso levaria um bom tempo. Às vezes eu era capaz de fazer bons tempos, mas melhores resultados teriam exigido também testes.
O Rali da Espanha seria seu último rali, porém você decidiu abandonar. Por quê?
-A decisão foi tomada devido ao fato de que havia previsão de chuva. Além disso, achei um pouco tolo continuar o rali.
Quão difícil é voltar para a F1?
Provavelmente não é tão difícil. Eu dirigi os carros de F1 durante muito tempo. Em minha última temporada, já havia o Kers e também tivemos um monte de botões no volante naquela época. A maior diferença está nos anéis. Isso vai levar mais tempo, mas também enfrentei situações difíceis quando eu mudei da McLaren para a Ferrari e os pneus do Michelin para Bridgestone. Acho que será mais fácil de se adaptar aos pneus novos.
Que tipo de informação que você tem sobre os pneus Pirelli?
- Eu conversei com meu amigo Pedro de la Rosa, e pelo que ele me disse, me senti muito bem. Os pneus dão uma boa aderência.
Quais as informações que você tem da equipe Lotus-Renault?
- Não muito. Eu conversei com eles na segunda-feira pela primeira vez, com o chefe de equipe Eric Boullierin pelo telefone. Na sexta-feira, eu vou visitar a fábrica EnstoNet e depois participarei da da festa de Natal da equipe.
Quando começam os testes?
- Esse ano eu posse dirigir com penus da GP2. Acho que é uma área familiarizada. Eu não sei ainda exatamente os horários para o próximo ano.Um novo carro virá e então eu testarei.
Kimi Raikkonen deve visitar fabrica da Renault pela 1ª vez já nesta semana
Globo Esporte
Com acordo selado para retornar à Fórmula 1 na próxima temporada, Kimi Raikkonen deve fazer sua primeira visita oficial à fábrica da Renault-Lotus já nesta semana. Chefe da equipe, Eric Boullier acredita que a presença do campeão mundial de 2007 – que está fora da categoria desde 2009 -, será um importante fator motivacional para o time após um ano decepcionante nas pistas. (...)
Com acordo selado para retornar à Fórmula 1 na próxima temporada, Kimi Raikkonen deve fazer sua primeira visita oficial à fábrica da Renault-Lotus já nesta semana. Chefe da equipe, Eric Boullier acredita que a presença do campeão mundial de 2007 – que está fora da categoria desde 2009 -, será um importante fator motivacional para o time após um ano decepcionante nas pistas. (...)
Renault anuncia mudanças com a vinda de Raikkonen
Band
O chefe da equipe Renault, que em 2012 adotará o nome Lotus, Eric Boullier, comemorou a contratação de Kimi Raikkonen e disse que a chegada do campeão da F1 em 2007 é apenas uma das etapas da reformulação da equipe.
“Esta é uma boa notícia para o esporte e para a equipe. Estrategicamente, será bom ter um piloto campeão mundial no time. Ter alguém como o Kimi em nossa equipe mostra que temos um pacote bom o suficiente para ele decidir voltar à Fórmula 1”, disse.
Além da contratação de Raikkonen, o francês disse que outras contratações na equipe técnica serão anunciadas.
“Estamos em fase de reforços na equipe com a contratação de algumas pessoas, alguns já chegaram e outros ainda serão anunciados, mas ainda não podemos falar”, completou.
Boullier também disse que a estrutura de pista da equipe passará por mudanças:
“Também passaremos por um upgrade em nossa estrutura de pista em 2012. Além de um novo caminhão para os engenheiros, teremos nova estrutura para o box da equipe”, concluiu.
O chefe da equipe Renault, que em 2012 adotará o nome Lotus, Eric Boullier, comemorou a contratação de Kimi Raikkonen e disse que a chegada do campeão da F1 em 2007 é apenas uma das etapas da reformulação da equipe.
“Esta é uma boa notícia para o esporte e para a equipe. Estrategicamente, será bom ter um piloto campeão mundial no time. Ter alguém como o Kimi em nossa equipe mostra que temos um pacote bom o suficiente para ele decidir voltar à Fórmula 1”, disse.
Além da contratação de Raikkonen, o francês disse que outras contratações na equipe técnica serão anunciadas.
“Estamos em fase de reforços na equipe com a contratação de algumas pessoas, alguns já chegaram e outros ainda serão anunciados, mas ainda não podemos falar”, completou.
Boullier também disse que a estrutura de pista da equipe passará por mudanças:
“Também passaremos por um upgrade em nossa estrutura de pista em 2012. Além de um novo caminhão para os engenheiros, teremos nova estrutura para o box da equipe”, concluiu.
Chefe da Renault revela plano de treinos específico para Raikkonen
Grande Prêmio
No que depender da Renault, Kimi Raikkonen terá uma readaptação tranquila à F1. Chefe da equipe anglo-francesa, Eric Boullier afirmou nesta terça-feira (29) que o finlandês terá um programa de treinamentos específico – incluindo o novo simulador e testes no carro usado para exibições – para poder voltar preparado à categoria.
“Em pouco tempo, teremos nosso simulador pronto. Essa é uma boa notícia tanto para ele quanto para a gente. Eu acho que também poderemos planejar uns dois dias de treinos como o carro de demonstração”, declarou.
A preocupação da Renault quanto à adaptação existe devido às restrições de treinos na pré-temporada. Antes do GP da Austrália de 2012, as equipes vão ter apenas 15 dias de atividades, mas divididos entre os dois pilotos.
Mesmo com a apreensão quanto à forma de Raikkonen, Boullier exaltou a contratação do finlandês e disse que o projeto da Renault para 2012 ganha importância ao poder contar com um antigo campeão da categoria.
“É uma boa notícia para o esporte e, claro, também é uma boa notícia para a equipe. Estrategicamente, é bom ter um grande nome, como um campeão mundial da F1, se juntando a nós. Ele está comprometido em correr para nós e é definitivamente uma pessoa de caráter e com experiência de McLaren e Ferrari”, disse.
O dirigente, por fim, se mostrou satisfeito com o anúncio e exaltou o trabalho da própria equipe. “Além disso, ter alguém como Kimi correndo para a gente mostra que o equipamento que oferecemos é bom o bastante. Nós convencemos Kimi a retornar à F1”, encerrou.
No que depender da Renault, Kimi Raikkonen terá uma readaptação tranquila à F1. Chefe da equipe anglo-francesa, Eric Boullier afirmou nesta terça-feira (29) que o finlandês terá um programa de treinamentos específico – incluindo o novo simulador e testes no carro usado para exibições – para poder voltar preparado à categoria.
“Em pouco tempo, teremos nosso simulador pronto. Essa é uma boa notícia tanto para ele quanto para a gente. Eu acho que também poderemos planejar uns dois dias de treinos como o carro de demonstração”, declarou.
A preocupação da Renault quanto à adaptação existe devido às restrições de treinos na pré-temporada. Antes do GP da Austrália de 2012, as equipes vão ter apenas 15 dias de atividades, mas divididos entre os dois pilotos.
Mesmo com a apreensão quanto à forma de Raikkonen, Boullier exaltou a contratação do finlandês e disse que o projeto da Renault para 2012 ganha importância ao poder contar com um antigo campeão da categoria.
“É uma boa notícia para o esporte e, claro, também é uma boa notícia para a equipe. Estrategicamente, é bom ter um grande nome, como um campeão mundial da F1, se juntando a nós. Ele está comprometido em correr para nós e é definitivamente uma pessoa de caráter e com experiência de McLaren e Ferrari”, disse.
O dirigente, por fim, se mostrou satisfeito com o anúncio e exaltou o trabalho da própria equipe. “Além disso, ter alguém como Kimi correndo para a gente mostra que o equipamento que oferecemos é bom o bastante. Nós convencemos Kimi a retornar à F1”, encerrou.
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