25 de maio de 2012
24 de maio de 2012
Kimi Raikkonen: "Estou me sentindo bem para o treino classificatório."
Lotus F1 Team
Tradução: Kimi Raikkonen Online / Carol
KIMI, UM COMEÇO DIFÍCIL DE DIA FICANDO FORA DO PRIMEIRO TREINO LIVRE; VOCÊ CONSEGUIU RESOLVER AQUILO QUE PRECISAVA?
Foi um pouco frustrante, mas é para isso que se tem sessões livres: para resolver problemas antes da qualificação e da corrida. Além disso, não tivemos um problema grave com o carro; o sistema de direção que modificamos não estava como eu queria, então o trocamos e isso levou algum tempo. Como disse, é um pouco frustrante, mas não é um grande problema.
O SISTEMA DE DIREÇÃO ESTAVA MAIS COMO VOCÊ GOSTA QUANDO VOCÊ SAIU PARA O SEGUNDO TREINO?
Estava bom, de volta ao normal, o que é bom. É importante acertar com o sistema de direção aqui; a pista é muito estreita e as curvas são todas muito apertadas, então é melhor perder uma sessão e ter certeza de que tudo está como você quer do que desperdiçar tempo com um sistema que não dará o que você precisa. Nós tomamos a decisão certa.
COMO O CARRO SE COMPORTOU EM CONDIÇÕES ÚMIDAS?
A pista estava muito escorregadia, mas é o mesmo para todo mundo. O carro se comportou bem sobre pneus intermediários; foi bom ter algum tempo sobre o chão molhado, já que o clima pode mudar rapidamente aqui com as montanhas, então, pelo menos, estamos preparados se chover durante o resto do fim de semana.
O E20 PARECE BOM, MAS, OBVIAMENTE, SERIA MELHOR TER MAIS ALGUM TEMPO NA PISTA; QUAIS SÃO SUAS EXPECTATIVAS PARA O TREINO CLASSIFICATÓRIO?
Ainda temos mais uma sessão de treinos livres e o carro parece rápido, então estou me sentindo muito bem para o treino classificatório. Poderíamos ter corrido mais, porém as coisas aconteceram assim. Sempre parece que se você perde uma sessão, então algo acontece depois para tornar as coisas mais difíceis, mas não estou preocupado sobre isso. Veremos o que acontecerá no Sábado.
MUITAS PESSOAS ESTÃO PERGUNTANDO SOBRE O NOVO DESENHO NO SEU CAPACETE; VOCÊ PODE NOS DIZER UM POUCO MAIS SOBRE ELE?
Não há nenhuma razão particular. Eu apenas gosto do jeito como era correr naqueles dias e é um bom desenho; não há nada mais nisso!
Tradução: Kimi Raikkonen Online / Carol
KIMI, UM COMEÇO DIFÍCIL DE DIA FICANDO FORA DO PRIMEIRO TREINO LIVRE; VOCÊ CONSEGUIU RESOLVER AQUILO QUE PRECISAVA?
Foi um pouco frustrante, mas é para isso que se tem sessões livres: para resolver problemas antes da qualificação e da corrida. Além disso, não tivemos um problema grave com o carro; o sistema de direção que modificamos não estava como eu queria, então o trocamos e isso levou algum tempo. Como disse, é um pouco frustrante, mas não é um grande problema.
O SISTEMA DE DIREÇÃO ESTAVA MAIS COMO VOCÊ GOSTA QUANDO VOCÊ SAIU PARA O SEGUNDO TREINO?
Estava bom, de volta ao normal, o que é bom. É importante acertar com o sistema de direção aqui; a pista é muito estreita e as curvas são todas muito apertadas, então é melhor perder uma sessão e ter certeza de que tudo está como você quer do que desperdiçar tempo com um sistema que não dará o que você precisa. Nós tomamos a decisão certa.
COMO O CARRO SE COMPORTOU EM CONDIÇÕES ÚMIDAS?
A pista estava muito escorregadia, mas é o mesmo para todo mundo. O carro se comportou bem sobre pneus intermediários; foi bom ter algum tempo sobre o chão molhado, já que o clima pode mudar rapidamente aqui com as montanhas, então, pelo menos, estamos preparados se chover durante o resto do fim de semana.
O E20 PARECE BOM, MAS, OBVIAMENTE, SERIA MELHOR TER MAIS ALGUM TEMPO NA PISTA; QUAIS SÃO SUAS EXPECTATIVAS PARA O TREINO CLASSIFICATÓRIO?
Ainda temos mais uma sessão de treinos livres e o carro parece rápido, então estou me sentindo muito bem para o treino classificatório. Poderíamos ter corrido mais, porém as coisas aconteceram assim. Sempre parece que se você perde uma sessão, então algo acontece depois para tornar as coisas mais difíceis, mas não estou preocupado sobre isso. Veremos o que acontecerá no Sábado.
MUITAS PESSOAS ESTÃO PERGUNTANDO SOBRE O NOVO DESENHO NO SEU CAPACETE; VOCÊ PODE NOS DIZER UM POUCO MAIS SOBRE ELE?
Não há nenhuma razão particular. Eu apenas gosto do jeito como era correr naqueles dias e é um bom desenho; não há nada mais nisso!
Lotus descarta possibilidade de Raikkonen correr em rali
Terra
A equipe Lotus descartou que o piloto finlandês Kimi Raikkonen possa combinar a carreira na Fórmula 1 com o rali, depois de aparecerem especulações sobre a possibilidade de ele participar do Rali da Finlândia neste ano.
Em 2011, a Lotus - ex-equipe Renault - perdeu o piloto polonês Robert Kubica por lesões que colocaram em risco a vida em um acidente de rali, e o diretor Eric Boullier deixou claro nesta quinta-feira, no GP de Mônaco, que Raikkonen não assumiria tal risco. "Contratualmente não pode fazê-lo. Fim da história".
"Obviamente há aqui um trauma depois de 2011... supõe-se que (os contratos) tenham uma cláusula segundo a qual os pilotos não podem assumir nenhum risco porque são muito valiosos para a equipe. O rali, o esqui e os saltos não estão permitidos", explicou.
Kubica, um piloto com grande futuro na F1 como homem principal da Renault, sofreu lesões sérias na perna e na mão em um acidente de rali na Itália em fevereiro de 2011. O polonês foi submetido a várias cirurgias e não voltou a pilotar ainda. Atualmente está sem contrato.
Raikkonen, campeão mundial de F1 com a Ferrari em 2007, retornou à categoria neste ano com a Lotus, depois de dois anos competindo no Campeonato Mundial de Rali com a Citroen.
A equipe Lotus descartou que o piloto finlandês Kimi Raikkonen possa combinar a carreira na Fórmula 1 com o rali, depois de aparecerem especulações sobre a possibilidade de ele participar do Rali da Finlândia neste ano.
Em 2011, a Lotus - ex-equipe Renault - perdeu o piloto polonês Robert Kubica por lesões que colocaram em risco a vida em um acidente de rali, e o diretor Eric Boullier deixou claro nesta quinta-feira, no GP de Mônaco, que Raikkonen não assumiria tal risco. "Contratualmente não pode fazê-lo. Fim da história".
"Obviamente há aqui um trauma depois de 2011... supõe-se que (os contratos) tenham uma cláusula segundo a qual os pilotos não podem assumir nenhum risco porque são muito valiosos para a equipe. O rali, o esqui e os saltos não estão permitidos", explicou.
Kubica, um piloto com grande futuro na F1 como homem principal da Renault, sofreu lesões sérias na perna e na mão em um acidente de rali na Itália em fevereiro de 2011. O polonês foi submetido a várias cirurgias e não voltou a pilotar ainda. Atualmente está sem contrato.
Raikkonen, campeão mundial de F1 com a Ferrari em 2007, retornou à categoria neste ano com a Lotus, depois de dois anos competindo no Campeonato Mundial de Rali com a Citroen.
Raikkonen homenageia campeão James Hunt
Revista Racing
No paddock da Fórmula 1, muitos dizem que Kimi Raikkonen é a versão anos 2000 de James Hunt. O inglês, campeão mundial pela McLaren em 1976, era conhecido pelas bebedeiras, pelas mulheres, e por ser um voraz fumante. Raikkonen, por sua vez, é um pouco mais moderado que o inglês do estilo de vida anos 70, mas já deu seus shows de bebedeira em episódios conhecidos.
Raikkonen, campeão mundial em 2007, reconhece a semelhança e nutre admiração por Hunt, que morreu em 1993, aos 45 anos de idade, vítima de um ataque cardíaco. Tanto que, quando era piloto da Ferrari, Kimi disputou uma corrida de snowmobiles na Finlândia e fez sua inscrição usando o nome James Hunt para driblar uma proibição da Ferrari à prática de esportes potencialmente perigosos.
Agora, para o GP de Mônaco, o finlandês rendeu homenagens ao campeão de 76, na famosa batalha contra o austríaco Niki Lauda. Raikkonen corre neste final de semana com a mesma pintura de capacete do mais irreverente campeão da Fórmula 1 de todos os tempos.
Outro piloto que também rendeu homenagens foi o francês Jean-Eric Vergne, da Toro Rosso, que corre em Mônaco com uma pintura de capacete idêntica à do compatriota Jean Alesi.
No paddock da Fórmula 1, muitos dizem que Kimi Raikkonen é a versão anos 2000 de James Hunt. O inglês, campeão mundial pela McLaren em 1976, era conhecido pelas bebedeiras, pelas mulheres, e por ser um voraz fumante. Raikkonen, por sua vez, é um pouco mais moderado que o inglês do estilo de vida anos 70, mas já deu seus shows de bebedeira em episódios conhecidos.
Raikkonen, campeão mundial em 2007, reconhece a semelhança e nutre admiração por Hunt, que morreu em 1993, aos 45 anos de idade, vítima de um ataque cardíaco. Tanto que, quando era piloto da Ferrari, Kimi disputou uma corrida de snowmobiles na Finlândia e fez sua inscrição usando o nome James Hunt para driblar uma proibição da Ferrari à prática de esportes potencialmente perigosos.
Agora, para o GP de Mônaco, o finlandês rendeu homenagens ao campeão de 76, na famosa batalha contra o austríaco Niki Lauda. Raikkonen corre neste final de semana com a mesma pintura de capacete do mais irreverente campeão da Fórmula 1 de todos os tempos.
Outro piloto que também rendeu homenagens foi o francês Jean-Eric Vergne, da Toro Rosso, que corre em Mônaco com uma pintura de capacete idêntica à do compatriota Jean Alesi.
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