14 de fevereiro de 2010
Rally Sweden: Hirvonen Vence!
1. | 1 | S. LOEB | 11:11.3 | 0.0 | 0.0 |
2. | 3 | M. HIRVONEN | 11:11.5 | +0.2 | +0.2 |
3. | 5 | M. GRÖNHOLM | 11:17.1 | +5.6 | +5.8 |
4. | 2 | D. SORDO | 11:21.3 | +4.2 | +10.0 |
11. | 8 | K. RÄIKKÖNEN | 11:48.0 | +1.9 | +36.7 |
Resultado Completo
SS18:
1. | 3 | M. HIRVONEN | 13:13.2 | 0.0 | 0.0 |
2. | 1 | S. LOEB | 13:20.5 | +7.3 | +7.3 |
3. | 4 | J. LATVALA | 13:24.2 | +3.7 | +11.0 |
4. | 2 | D. SORDO | 13:30.4 | +6.2 | +17.2 |
28. | 8 | K. RÄIKKÖNEN | 15:24.7 | +10.6 | +2:11.5 |
SS19:
1. | 3 | M. HIRVONEN | 5:52.9 | 0.0 | 0.0 |
2. | 5 | M. GRÖNHOLM | 5:58.2 | +5.3 | +5.3 |
3. | 1 | S. LOEB | 6:01.3 | +3.1 | +8.4 |
4. | 4 | J. LATVALA | 6:01.7 | +0.4 | +8.8 |
5. | 2 | D. SORDO | 6:02.2 | +0.5 | +9.3 |
11. | 8 | K. RÄIKKÖNEN | 6:19.7 | +2.4 | +26.8 |
Resultado Completo
SS20:
1. | 4 | J. LATVALA | 10:59.6 | 0.0 | 0.0 |
2. | 3 | M. HIRVONEN | 11:00.6 | +1.0 | +1.0 |
3. | 1 | S. LOEB | 11:05.2 | +4.6 | +5.6 |
4. | 2 | D. SORDO | 11:07.0 | +1.8 | +7.4 |
11. | 8 | K. RÄIKKÖNEN | 11:31.6 | +9.7 | +32.0 |
Resultado Completo
SS21:
1. | 4 | J. LATVALA | 13:19.1 | 0.0 | 0.0 |
2. | 3 | M. HIRVONEN | 13:23.9 | +4.8 | +4.8 |
3. | 1 | S. LOEB | 13:29.5 | +5.6 | +10.4 |
4. | 5 | M. GRÖNHOLM | 13:31.3 | +1.8 | +12.2 |
5. | 2 | D. SORDO | 13:36.6 | +5.3 | +17.5 |
6. | 11 | P. SOLBERG | 13:41.3 | +4.7 | +22.2 |
7. | 8 | K. RÄIKKÖNEN | 13:44.7 | +3.4 | +25.6 |
O Finlandês Mikko Hirvonen vence com facilidade o Rali da Suécia! Kimi fica em 30°. O Hexa campeão Sébastien Loeb ficou com a 2° posição. Confira o resultado completo da primeira disputa da temporada do WRC de 2010:
Pos | No | Driver | Time | Diff Next | Diff 1st | |
---|---|---|---|---|---|---|
1. | 3 | Mikko HIRVONEN | M | 3:09:30.4 | 0.0 | 0.0 |
2. | 1 | Sébastien LOEB | M | 3:10:12.7 | +42.3 | +42.3 |
3. | 4 | Jari-Matti LATVALA | M | 3:10:45.8 | +33.1 | +1:15.4 |
4. | 2 | Dani SORDO | M | 3:12:12.0 | +1:26.2 | +2:41.6 |
5. | 7 | Sébastien OGIER | M | 3:13:45.7 | +1:33.7 | +4:15.3 |
6. | 6 | Henning SOLBERG | M | 3:14:53.8 | +1:08.1 | +5:23.4 |
7. | 12 | Matthew WILSON | 3:17:24.3 | +2:30.5 | +7:53.9 | |
8. | 15 | Mads ÖSTBERG | 3:18:52.6 | +1:28.3 | +9:22.2 | |
9. | 11 | Petter SOLBERG | 3:19:47.9 | +55.3 | +10:17.5 | |
10. | 49 | P-G ANDERSSON | 3:21:39.3 | +1:51.4 | +12:08.9 | |
11. | 70 | Andreas MIKKELSEN | 3:22:04.6 | +25.3 | +12:34.2 | |
12. | 27 | Janne TUOHINO | 3:22:36.6 | +32.0 | +13:06.2 | |
13. | 14 | Khalid AL QASSIMI | 3:23:57.0 | +1:20.4 | +14:26.6 | |
14. | 21 | Martin PROKOP | 3:24:35.7 | +38.7 | +15:05.3 | |
15. | 24 | Patrik SANDELL | 3:26:19.4 | +1:43.7 | +16:49.0 | |
16. | 25 | Eyvind BRYNILDSEN | 3:26:37.3 | +17.9 | +17:06.9 | |
17. | 63 | Peter jr. VAN MERKSTEIJN | 3:27:10.0 | +32.7 | +17:39.6 | |
18. | 50 | Patrik FLODIN | P | 3:28:04.7 | +54.7 | +18:34.3 |
19. | 26 | Bernardo SOUSA | 3:28:54.9 | +50.2 | +19:24.5 | |
20. | 46 | Anders GRÖNDAL | P | 3:29:17.8 | +22.9 | +19:47.4 |
21. | 5 | Marcus GRÖNHOLM | M | 3:33:01.2 | +3:43.4 | +23:30.8 |
22. | 76 | Michal SOLOWOW | 3:33:04.3 | +3.1 | +23:33.9 | |
23. | 31 | Armindo ARAÚJO | P | 3:33:09.6 | +5.3 | +23:39.2 |
24. | 62 | Mattias THERMAN | 3:33:34.3 | +24.7 | +24:03.9 | |
25. | 51 | Per-Arne SÄÄV | 3:39:28.7 | +5:54.4 | +29:58.3 | |
26. | 77 | Marius AASEN | 3:40:21.3 | +52.6 | +30:50.9 | |
27. | 91 | Ott TÄNAK | 3:40:35.0 | +13.7 | +31:04.6 | |
28. | 41 | Fabio FRISIERO | P | 3:44:49.8 | +4:14.8 | +35:19.4 |
29. | 65 | Peter VAN MERKSTEIJN | 3:46:42.0 | +1:52.2 | +37:11.6 | |
30. | 8 | Kimi RÄIKKÖNEN | M | 3:47:17.6 | +35.6 | +37:47.2 |
31. | 34 | Martin SEMERAD | P | 3:49:52.5 | +2:34.9 | +40:22.1 |
32. | 43 | Reijo MUHONEN | P | 3:53:00.0 | +3:07.5 | +43:29.6 |
33. | 74 | Hermann GASSNER JUNIOR | 3:56:44.7 | +3:44.7 | +47:14.3 | |
34. | 87 | Lasse STORM | 3:58:04.7 | +1:20.0 | +48:34.3 | |
35. | 80 | Erdi TIBOR | 3:59:04.4 | +59.7 | +49:34.0 | |
36. | 81 | Magnus SAMUELSSON | 4:00:18.0 | +1:13.6 | +50:47.6 | |
37. | 82 | Tony JARDINE | 4:03:57.5 | +3:39.5 | +54:27.1 | |
38. | 64 | Dennis KUIPERS | 4:04:22.2 | +24.7 | +54:51.8 | |
39. | 66 | René KUIPERS | 4:06:42.3 | +2:20.1 | +57:11.9 | |
40. | 78 | Eamonn BOLAND | 4:07:04.5 | +22.2 | +57:34.1 | |
41. | 33 | Gianluca LINARI | P | 4:11:03.3 | +3:58.8 | +1:01:32.9 |
42. | 84 | Brian GREEN | 4:16:26.9 | +5:23.6 | +1:06:56.5 | |
43. | 44 | Paulo NOBRE | P | 4:19:52.8 | +3:25.9 | +1:10:22.4 |
44. | 90 | Harry HUNT |
Raikkonen e Kaj para o site WRC.com
Kaj: "Realmente não tem como comparar Kimi com o Tommi, mas uma coisa que eles têm em comum é uma velocidade natural fantástica", disse Kaj. "Você sempre pode melhorar sua técnica e, junto com Kimi isso é algo que estamos tentando fazer, mas você não pode realmente aprender a velocidade. Hoje ele mostrou de verdade como é quando você combina a velocidade certa com a técnica certa, e as coisas começam a se unir. Eu tenho estado bem impressionado com o progresso do Kimi e vamos construir muito sobre isso no futuro. "
Fonte: WRC.com - Tradução: The Iceman Brasil - do Team
13 de fevereiro de 2010
Tradução: Entrevista com Kimi - RedBull
Fonte: RedBull.com
Kimi Räikkönen fez sua estréia no campeonato Mundial de Ralis neste fim de semana na corrida de abertura, na Suécia. O campeão 2007 da Fórmula sabe que ele tem muito a aprender, tendo assumido um novo desafio, mas ele está pronto para o trabalho duro pela frente.
Quais são suas expectativas para a temporada do WRC ?
“Eu quero conseguir ir ao final do rali da Suécia e aprender mais sobre o carro. Para o resto da temporada eu quero fazer progresso e lugar com os outros, mais eu não tenho um alvo especial
Quanto útil está sendo a experiência de Kaj Lindström e o time da Citroën atrás de você?
“Com certeza é útil ter outras pessoas de experiência. Mas, no fim, enquanto eles podem ajudar você com certas coisas, eles não podem contar a você como dirigir o carro. Esta é uma coisa que você tem que aprender com você mesmo.”
Você tem falado para Rami e com outros pilotos de rali sobre seu movimento e qual tem sido a melhor parte dos conselhos?
“É um pequeno pedaço de alguma história. Com certeza, eu falo com meu irmão e meus amigos sobre o desporto motorizado, mas, no fim, esta é apenas conversa. Dirigir o carro é alguma coisa que você tem que fazer sozinho.”
Você tem encontrado uma superfície no rali que você prefere?
“Não ainda, pois eu não fiz tudo ainda. Talvez o asfalto possa ser mais familiar para mim, mas, nós veremos quando nós chegarmos.”
Como fazer a atmosfera no Service Park comparada com a atmosfera no Paddock da F1?
“É muito diferente da F1, isto é certo. Pelo que eu tenho visto até agora, eu gosto da atmosfera do rali. Mas é apenas meu primeiro rali; Eu preciso de tempo para conseguir saber de toda a cena."
Kimi gets to grip with WRC
Kimi Räikkönen has been making his WRC debut for the Red Bull-sponsored Citroën Junior team in this weekend’s season-opening race in Sweden. The 2007 Formula One champion knows he has lots to learn having taken on a new challenge, but he is ready for the hard work ahead.
What are your expectations for the WRC season as a whole?
“I wanted to get to the end of the rally in Sweden and to learn the car more. What I need is just more time in the car. For the rest of the season I want to make progress and fight with the others, but I have no special target in mind. We'll see how it goes.”
With limited time to recce and make pace notes, how helpful is it having the experience of Kaj Lindström and the Citroën team behind you?
“For sure it’s helpful to have other peoples’ experience. But, in the end, while they can help you with certain things, they can't tell you how to drive the car. This is something that you have to learn yourself.”
Have you spoken to Rami and other rally drivers about your move and what’s been the best piece of advice you’ve been given?
“It’s a little bit the same story. Of course, I talk with my brother and my friends about motorsport but, in the end, this is just talk. Driving the car is something you have to do yourself.”
Have you found a rallying surface you prefer?
“Not yet, as I haven’t tried everything yet. Maybe asphalt could be more familiar to me but, we will see when we get there.”
How does the atmosphere in the Service Park compare with the atmosphere in the F1 Paddock?
“It’s very different to F1, that’s for certain. From what I have seen so far, I like the rally atmosphere. But it’s only my first rally; I need time to get to know the whole scene better.”