25 de agosto de 2010

Coluna do Kimi

Com certeza, um bom tempero desse esporte é que cada rally se torna tão diferente do outro.

Obviamente, eu não tinha nenhuma dica do que esperar do Rally da Alemanha. No final do dia isso não tem muito haver com os rallies de asfalto de verdade. As estradas estavam muito sujas e em algumas partes nós tínhamos cascalho também.

O mais importante para nós era terminar o Rally. Nós fizemos isso, conseguimos todos importantes km com mais velocidade de corrida o que nos proporcionou conseguir mais alguns pontos para nosso total.

Mais uma vez, eu aprendi mais sobre direção em rally. Nós cometemos alguns erros e você não pode mudar isso depois que acontece. Eu tenho que aprender tudo por mim mesmo e quanto se comete um erro, você sempre acaba aprendendo mais.

Antes do Rally, algumas pessoas me questionaram se seria fácil para eu dirigir um rally no asfalto depois de ter dirigido por um longo tempo nos circuitos. Bem, eu posso dizer pra vocês, isso não me dá nenhuma grande vantagem nos rallies de asfalto. É uma boa sensação ir velozmente na Alemanha. As estradas são estreitas e você tem que ficar focado no seu alvo o tempo todo.

Não foi fácil. Sem duvida disso. Novamente, eu tive que encontrar o ritmo correto desde o comecinho.

Este é um rally muito desafiador e foi bom para nós, mas acabou e esta feito. Bem, eu cometi dois erros no Sábado de manha e por causa disso, o Wilson nos passou e conseguiu a sexta colocação. Eu tive uma sensação ruim por algum tempo, por estar perdendo esses pontos, mas com tudo, é importante continuar indo com paciência e lembrar que fazer erros faz parte do processo de aprendizagem nos rallies.

As notas funcionaram muito bem. Não tivemos problemas desse lado e isso pareceu bom.

Este foi o meu terceiro rally em asfalto com este carro da Red Bull Citroen C4 WRC e meu segundo rally no WRC de asfalto. Eu estou satisfeito por ter ganhado um monte mais de experiência na pilotagem de rally de asfalto. Eu também estou feliz por ganhar o meu primeiro tempo veloz em um estagio dos rallies de WRC. Eu não sei o quanto mais lento os caras da ponta foram neste estágio, mas para um piloto de corridas, o tempo mais veloz é sempre um tempo veloz.

Agora nós temos uma curta parada. O próximo rally no calendário é o do Japão e nós não temos nenhum teste ante dele. Obviamente o Japão vai ser bem difícil para mim sendo um novato. Eu andei escutando que aqueles estágios são bem complicados.

Mas nós vamos nos manter tentando fazer o nosso melhor e vamos esperar e ver, qual o tipo de velocidade nós encontraremos por lá. Mais uma vez minha meta é terminar este Rally, também.

Fonte: Kimi Raikkonen.com | Tradução: The Iceman Brasil - do Team

24 de agosto de 2010

Kimi Raikkonen: "A Ferrari vai estar forte em Spa-Francorchamps"

http://autosport.aeiou.pt/users/0/51/3a74dc92.jpeg

Fonte: AutoSport


Kimi Raikkonen acredita que a Ferrari poderá ter um fim de semana muito competitivo em Spa-Francorchamps. O finlandês que ganhou por quatro vezes o Grande Prémio da Bélgica, confessa também que este é dos poucos Grande Prémios de que sente falta.

"Seria ótimo correr lá outra vez", admite Raikkonen ao jornal finlandês "Turun Sanomat".

O ex-campeão do mundo, que ganhou a corrida do ano passado aos comandos de um pouco competitivo Ferrari, acredita que a escuderia italiana irá "estar forte este ano" e, segundo ele, "a Red Bull não tem um motor muito bom, por isso não vai ser fácil ganhar."

Raikkonen revela, apesar destas suas previsões, que o seu interesse na Fórmula 1 tem decrescido e que sente pouca falta desta competição. "Não tenho interesse em ver aquilo que se faz agora na F1", conclui.

Entrevista com o Kimi Raikkonen para o site Spox

O Site alemão SpoX fez uma boa entrevista com o Kimi, e vocês conferem a tradução abaixo:

SpoX: Sr. Raikkonen, como é estar como um piloto de rally? E qual a diferença dessa categoria para F1?

Raikkonen: Completamente simples: tudo. As duas categorias são completamente diferentes. Na F1 as condições dos treinos e dos testes são mais ou menos as mesmas, e aqui isso sempre muda. Imagina testar um carro com - 25º C.

Spox: Isso soa como algo louco, então você curtiu...

Raikkonen: Sim, eu amo isso. Esse é um desafio novo para mim, o maior de toda a minha carreira. É tão, tão excitante.

Spox: A maioria dos fãs de F1 prefere ver você em carro num GP?

Raikkonen: Eu não afirmaria isso. Iremos ver. Primeiro, é melhor deixar essa temporada terminar e então esclarecer algumas coisas. Então nós vamos ver.

Spox: A propósito sobre a pilotagem, hoje você acha que os rallies de asfalto são mais fáceis?

Raikkonen: Apesar de eu ter dirigido na F1 por vários anos, isso na verdade não ajuda em nada, por que as linhas fixas do asfalto são totalmente diferentes nas estradas daqui, do WRC. Os padrões são diferentes, a superfícies mudam, as estradas tem buracos e a aderência na maioria das vezes é ruim. Quando você faz uma curva, tudo pode mudar ali. Na F1 não é assim.

Spox: Você terminou o rally da Alemanha na sétima colocação. Você ficou contente com o resultado?

Raikkonen: Sim, a Alemanha na F1 não era um lugar legal para mim, não ocorria bem em qualquer final de semana. É bom que agora dirigindo no rally isso pareça bem melhor. Hoje eu realmente quero terminar a corrida e ganhar experiência.

Spox: A F1 não faz parte da "sua vida"?

Raikkonen: Bem, foram três inesquecíveis anos na Ferrari e nós vencemos juntos o Campeonato Mundial. O tempo na McLaren foi incrível, apesar de infelizmente não termos seguido em um bom caminho juntos. Mas no momento eu sou apenas um piloto de Rally.

SpoX: O que torna a Ferrari tão especial?

Raikkonen: Tem um monte de tradição, mas também tem muita emoção. O meu tempo em Maranello foi um mix intenso de pura diversão e momentos complicados que nós tivemos que superar como uma equipe, como uma família mesmo. O meu estilo não é muito compatível com os dos italianos, mas temos as mesmas sensações em comum. Eu sempre dei o meu máximo para Ferrari e eles me retornaram isso na maioria das vezes, até mesmo com a minha saída. Sempre vão existir ótimas lembranças...

SpoX: Nove corridas ganhas lá. Qual foi a sua melhor vitória?

Raikkonen: Tem três vitorias que merecem destaque: É claro que a primeira de 2007 em Melbourne - foi a minha melhor estréia [em uma equipe] sem dúvida. O meu ultimo êxito em Spa, quando eu ganhei com um carro inferior. E a mais especial, a vitória em Interlagos, na qual eu me tornei WDC.

SpoX: Supondo que a Renault vai levar você para ser companheiro do Robert Kubica, e outras equipes aparecerem...

Raikkonen: Isso não teria sido um problema se eu quisesse ter continuado lá. Mas nenhuma das ofertas me interessou particularmente, e eu deveria assumir algum comprimisso. Isso é porque eu decidi vir para o rally e pilotar.

SpoX: Você ainda é o terceiro piloto mais bem pago na lista de salários da F1...

Raikkonen: É que eu ainda tenho um contrato remanescente com a Ferrari.

SpoX: É verdade que você foi desejado pela Pirelli para ser piloto de teste em 2011?

Raikkonen: É o Steve [Robertson, empresário do Kimi] que deve fala disso.

Spox: Você agora vê a F1 do lado de fora. O que mais incomoda na classe majestosa?

Raikkonen: Na F1 tem algumas coisas que são mais importantes do que a corrida. Existe muita política e ninguém diz o que realmente pensa, talvez por medo, isso não faz parte [da corrida].

SpoX: Você confere as notícias da F1?

Raikkonen: Dificilmente, alguns destaques e resultados. Eu também não tenho qualquer contato com os outros pilotos. Às vezes eu jogo badminton com Sebastien Vettel.

Spox: Você acha que ele pode levar o titulo de 2010?

Raikkonen: Eu acho sim. Mas acima de tudo, ele o cara mais legal entre todos os outros.

SpoX: Recentemente você lançou uma coleção de moda. Como isso aconteceu?

Raikkonen: O meu amigo, Uffe - é um designe incrível - e ele é quem projeta meus capacetes. O meu estilo é algo importante para mim, e então pensamos em trabalhar juntos e produzir algo. Agora nós temos essas novas roupas e alguns bonés. Eu espero que todos gostem - porque é algo confortável e legal.


Fonte: Julia | Créditos: Spox.com | Tradução: Thomas ( da LN) e The Iceman Brasil - do Team

Rali da Alemanha - Mais Fotos!

Rali da Alemanha - Mais Videos!













Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  © Blogger template Brownium by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP