26 de julho de 2013

Entrevista com Raikkonen após Treinos Livres do GP da Hungria 2013

Lotus F1 Team 
Tradução: Kimi Raikkonen Online 

COMO FOI SEU DIA?
KR: Não foi um dia ideal, mas também não foi ruim. Levamos um pouco de tempo para entender os novos pneus e também estava muito quente. É muito cedo para dizer se o calor vai nos ajudar com esses novos pneus, mas em breve teremos uma ideia. Eu enfrentei um pouco de tráfego na sessão da tarde, então não fui capaz de conseguir uma volta rápida com os novos pneus e tinha algumas coisas para melhorar. Vamos tentar o melhor que podemos na qualificação e veremos onde nós estamos. Se conseguirmos acertar o carro, estaremos bem amanhã.

VOCÊ SENTIU O APERTO QUANDO ATRAPALHOU JENSON [BUTTON] EM SUA VOLTA RÁPIDA?
KR: Não houve acidente. Obviamente, eu estava correndo com um programa diferente de algum dos outros pilotos e nós começamos nossa sessão mais tarde. Quando isso acontece, é difícil encontrar uma pista limpa para conseguir sua volta rápida, mas isso realmente não importa; não é como se fosse no treino classificatório.

QUANTO O CARRO PODE MELHORAR PARA AMANHÃ?
KR: Nós tivemos um pouco de subviragem, o que é bem normal para uma sexta-feira e há algumas outras áreas que iremos trabalhar. É um pouco mais complicado já que temos que entender os novos pneus, mas isso deve ser okay.

HÁ MUITA DIFERENÇA NOS PNEUS NOVOS?
KR: É difícil de dizer já que dirigimos em temperatura quente e não estamos comparando eles com os antigos. Não parece haver uma enorme diferença, apenas precisamos encontrar as configurações certas.

Treinos Livres - GP Hungria 2013

Primeiro treino:

1 1 Sebastian Vettel Red Bull Racing-Renault 1:22.723 19
2 2 Mark Webber Red Bull Racing-Renault 1:22.982 0.259 24
3 7 Kimi Räikkönen Lotus-Renault 1:23.010 0.287 20
4 3 Fernando Alonso Ferrari 1:23.099 0.376 22
5 8 Romain Grosjean Lotus-Renault 1:23.111 0.388 20
6 5 Jenson Button McLaren-Mercedes 1:23.370 0.647 26
7 15 Adrian Sutil Force India-Mercedes 1:23.390 0.667 20
8 9 Nico Rosberg Mercedes 1:23.531 0.808 28
9 6 Sergio Perez McLaren-Mercedes 1:23.591 0.868 26
10 16 Pastor Maldonado Williams-Renault 1:23.911 1.188 21
11 12 Esteban Gutierrez Sauber-Ferrari 1:24.119 1.396 21
12 17 Valtteri Bottas Williams-Renault 1:24.150 1.427 27
13 10 Lewis Hamilton Mercedes 1:24.157 1.434 28
14 18 Jean-Eric Vergne STR-Ferrari 1:24.204 1.481 15
15 4 Felipe Massa Ferrari 1:24.299 1.576 19
16 11 Nico Hulkenberg Sauber-Ferrari 1:24.314 1.591 23
17 19 Daniel Ricciardo STR-Ferrari 1:24.383 1.660 24
18 14 Paul di Resta Force India-Mercedes 1:24.608 1.885 21
19 20 Charles Pic Caterham-Renault 1:25.827 3.104 24
20 21 Giedo van der Garde Caterham-Renault 1:26.808 4.085 25
21 22 Jules Bianchi Marussia-Cosworth 1:27.617 4.894 20
22 23 Rodolfo Gonzalez Marussia-Cosworth 1:28.927 6.204 25

Segundo:

1 1 Sebastian Vettel Red Bull Racing-Renault 1:21.264 34
2 2 Mark Webber Red Bull Racing-Renault 1:21.308 0.044 42
3 8 Romain Grosjean Lotus-Renault 1:21.417 0.153 40
4 3 Fernando Alonso Ferrari 1:21.426 0.162 34
5 4 Felipe Massa Ferrari 1:21.544 0.280 37
6 10 Lewis Hamilton Mercedes 1:21.802 0.538 42
7 9 Nico Rosberg Mercedes 1:21.991 0.727 40
8 7 Kimi Räikkönen Lotus-Renault 1:22.011 0.747 32
9 5 Jenson Button McLaren-Mercedes 1:22.180 0.916 41
10 15 Adrian Sutil Force India-Mercedes 1:22.304 1.040 41
11 14 Paul di Resta Force India-Mercedes 1:22.526 1.262 39
12 6 Sergio Perez McLaren-Mercedes 1:22.529 1.265 37
13 16 Pastor Maldonado Williams-Renault 1:22.781 1.517 36
14 12 Esteban Gutierrez Sauber-Ferrari 1:22.837 1.573 42
15 11 Nico Hulkenberg Sauber-Ferrari 1:22.841 1.577 39
16 18 Jean-Eric Vergne STR-Ferrari 1:23.369 2.105 34
17 19 Daniel Ricciardo STR-Ferrari 1:23.411 2.147 41
18 17 Valtteri Bottas Williams-Renault 1:23.646 2.382 34
19 20 Charles Pic Caterham-Renault 1:24.325 3.061 38
20 21 Giedo van der Garde Caterham-Renault 1:25.065 3.801 36
21 22 Jules Bianchi Marussia-Cosworth 1:25.143 3.879 39
22 23 Max Chilton Marussia-Cosworth 1:26.647 5.383 33

25 de julho de 2013

Fotos: Scans da entrevista de Kimi para a F1 Racing








Áudio da entrevista de Kimi Raikkonen para o site da Lotus + tradução


Daqui a pouco, tradução! ;)

P: Kimi, estamos aqui em Budapest, quais os desafios do GP da Hungria?
KR: É o mesmo que nos outros circuitos, será muito quente, mas é interessante ver o que vai acontecer.

P: Muitos finlandeses vem para cá, você gosta desse apoio, você sente como se fosse um "GP em casa"?
KR: Todo mundo sempre diz que esse é como um GP em casa para mim, pois é o mais perto da Finlândia, mas para mim não faz muita diferença, é como se fosse qualquer outro circuito, apenas com mais finlandeses assistindo.

P: O que é preciso durante o fim de semana para se ter um bom resultado aqui?
KR: Precisamos de um carro rápido, ver como os novos pneus funcionam e trabalhar a partir daí. Precisamos saber de mais coisas e estar bem no domingo.

Tradução: Conferência de Imprensa GP Hungria

Video da Press Conference:


Tradução: 
Feita por Kimi Raikkonen Online 

Q: Kimi, assim com Lewis, você teve muito sucesso na Hungria. Eu acho que mais um pódio e você iguala ao maior número de pódios de um piloto aqui. Com altas temperaturas, isso ajuda no Domingo? 
Kimi RÄIKKÖNEN: Eu acho que sempre tem sido melhor para nós quando está mais quente. Agora é um pouco difícil de dizer por causa dos novos pneus, mas no último último ano nós ajudou e os pneus devem ser uma mistura desse ano com os do ano passado, então vamos esperar que funcione bem para nós.

Q: Você não foi para Silverstone. Você achou que deveria? 
KR: Não. A decisão foi tomada com o time e realmente não havia muita coisa... foi melhor para o time colocar um jovem piloto, pois com tantas regras não ia dar pra aprender muito. Nós teríamos apenas um set de pneus e então foi melhor para o time usar nossos pilotos de testes.

Q: Red Bull? Lotus? Quais são os fatores que vão lhe ajudar a tomar esse decisão? 
KR: Não há realmente um fator. Eu acho que será o pacote geral e o que parecer certo para mim. Qualquer que seja a decisão, pode parecer estúpido para alguém, mas será o certo para mim. Eu não faço ideia do que vai acontecer. Nós temos que esperar e ver o que virá, mas espero que qualquer que seja a minha decisão, que seja a escolha certa.

Q: (Gerhard Potochnik - Kleine Zeitung) Estamos falando sobre o futuro, alguns dias atrás a Red Bull e Bernie Ecclestone anunciaram o GP da Aústria em julho de 2014. Você pode nos contar qual sua opinião a respeito? 
KR: Eu estive lá mais ou menos uns dois anos atrás. Parece estar só um pouco diferente. O circuito é exatamente o mesmo, eu acho. É um bom lugar para se ir. Não é um circuito muito difícil, pois não há muitas curvas, mas geralmente é palco de boas corridas por causa do traçado com retas e curvas apertadas. Estou mais do que feliz.

Q: (Heikki Kulta - Turun Sanomat) Kimi, a temperatura estará uns 40°C na corrida, isso realmente será muito quente para você e seu carro? É um grande risco para seu recorde de terminar as corridas? 
KR: É o mesmo para todo mundo, obviamente. Será um pouco mais apertado para os carros e tudo mais, freios e também para os pilotos, mas não é a primeira vez que estará tão quente quando nós estamos correndo. Se será tão quente assim, nós vamos ver o que vai acontecer. Hoje era para ser um dia quente e estava chovendo. As coisas podem mudar rapidamente.

Q: (Dan Knutson - Auto Action/National Speedsport News) Kimi, seguindo a última pergunta sobre a Red Bull, você não gosta de fazer relações públicas, e a Red Bull gosta que seus pilotos façam bastante RP. Quanto de RP você poderia fazer se isso significasse um carro vencedor? 
KR: Obviamente, você nunca pode ter uma garantia do que vai acontecer no próximo ano com os time ou com os carros. Há sempre muitos rumores sobre os dias de relações públicas, mas nós temos dez e outros times têm cem. Eu já estive em muitos times de ponta e eu sei extamente como isso funciona e se você contar as coisas que você faz durante a semana e durante o fim de semana e colocar junto, todo mundo tem um jeito diferente de contar esses dias. Estou certo de que não há - pelo menos para mim - uma grande diferença entre os times a repeito de dias e não é um fator decisivo.

Q: (Michael Noir Trawniczek - Rally and More) Kimi, quando você está escolhendo o pacote e o time certo, que tipo de perguntas você faz, quão técnico isso é, você também visita a fábrica, coisas assim? Como você toma sua decisão? 
KR: Eu acho que é como eu disse mais cedo, é uma combinação de coisas e tem que ser acertado dentro e fora da pista. Basicamente, tudo apenas se encaixa e então escolho aquela que eu acho que é a decisão certa, mas não há nenhuma garantia de que fiz uma boa escolha, mas seja lá o que vier, você tem que viver com suas escolhas.

Q: A escolha para o próximo ano ficará mais complicada devido ao fato de que as regras do regulamento mudarão drasticamente? 
KR: Obviamente seria muito mais fácil para todo mundo se tivéssemos mais ou menos uma ideia do que vai acontecer no próximo ano sem todas essas grande mudanças, mas é o que é. Realmente vai depender se a fábrica de motores vai conseguir acertar ou errar, então deve ser uma longa temporada para alguns times e uma mais fácil para outros, mas eu não sei. Você ouve rumores, mas é tudo o que você sabe a repeito.

Q: (Ian Parkes - Press Association) Vocês devem ter ouvido a respeito do jovem piloto russo Sergey Sirotkin que pode correr pela Sauber. Se ele conseguir a licença, ele estará no grid no próximo ano com 18 anos. É muito jovem para pilotar um carro de F1? 
KR: Eles irão contratá-lo se eles sentirem que essa é a coisa certa para se fazer, então eu não vejo que a idade será um problema. É a respeito de experiência e tal. Ele pode estar pronto, ou pode não estar. O tempo irá dizer.

Q: (Gergely Denes - F1-Live.hu) Kimi, na última semana aconteceu uma conversa entre Lewis e seu time no Twitter, e tinha uma foto de você com o Roscoe (cachorro do Hamilton). Você está sabendo disso e qual é sua opinião a respeito? 
KR: É a primeira vez que eu estou ouvindo sobre isso. Não tenho conta no Twitter, não tenho nada desse tipo. Eu realmente não tenho um comentário.

Q: Você não era o homem por trás da #where'sRoscoe no carro? 
KR: (Kimi aponta para o assessor de imprensa da Lotus)

Q: (Joo Gabor - Index) Kimi, Nós podemos dividir sua carreira na F1 em duas, qual delas você prefere, a primeira até 2009 ou essa segunda? 
KR: Eu realmente não a divido em duas. Eu fiz algo que eu queria entre elas e então eu quis correr novamente. Realmente não mudou muito. Obviamente, o time é diferente, mas eu já estive em times diferentes no passado e todo time tem um lado bom e um lado que provavelmente não é muito divertido. Obviamente, quando você tem resultados decentes, você se diverte mais que se você tem anos ruins. Eu diria que é muito parecido, mais ou menos as mesmas pessoas, mesmas coisas. Não vejo uma real diferença entre os times de antes e o de agora.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  © Blogger template Brownium by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP