Fonte: AutoSport
Tradução: LoveKimi VKR (Ajuda do Google Tradutor, Hehe...)
Pergunta: Você está feliz com esse resultado?
Kimi Raikkonen: Não é muito para ser feliz, mas é o que nós precisamo.
Pergunta: O senhor não ganhou nenhuma posição, no início, mesmo que você tinha KERS. Foi decepcionante?
KR: Não. Optamos por começar com os pneus mais duros, o que você vai dar um pouco de aderência no começo. Não é realmente uma longa reta para a primeira curva. Mas nós mantivemos nosso lugar.
Q. O segundo trecho, mesmo que você estava mais pesado, foi muito mais rápido do que o primeiro turno. Foi pelos pneus?
KR: Bem, nós tivemos os pneus diferentes. Precisamos usar os dois pneus e quando você não tem downforce como os outros, é mais difícil você manter o pneu deslizante. Quando você executa os pneus macios o carro fica muito melhor.
Q. Não havia chance de ultrapassar Lewis Hamilton no reinício, após o safety car?
KR: Não. É muito difícil chegar perto o suficiente, mesmo com o reinício. Fomos correr ao redor, e eles são muito mais rápidos do que nós. Assim, mesmo sem o KERS, não houve chance para eu pegá-lo.
Pergunta: O senhor tem mantido o terceiro lugar no campeonato isso é bom não é?
KR: Yeah. Eu não sei quanta diferença é - um ponto. Mas eles parecem ser mais rápido do que nós por isso será difícil mantê-los para trás, mas há duas corridas. Tudo pode acontecer, vamos tentar.
P. Já em 2007, você caminha para o final, duas corridas com um déficit de 17 pontos para Lewis Hamilton, mas ainda ganhou o título. Sebastian Vettel tem um déficit de 16 pontos agora, é mais fácil para ele saber que ele só tem que ir lá e ir para a vitória?
KR: Eu não sei se isso faz muita diferença. A Red Bull é definitivamente um carro rápido, como vimos este ano. Acho que o carro é o melhor no momento. Com certeza, ele [Vettel] tem uma chance, mas no final a Brawns tem de fazer um grande erro para perdê-lo. Mas nunca se sabe. Você precisa de alguns erros, alguns acidentes, e tudo parece diferente.
Pergunta: Será que o carro se sentir melhor sobre o pneu mais macio?
KR: Yeah. O balanço é o mesmo, mas você só tem mais aderência entre os pneus e, em seguida, ele melhora muito. É uma história semelhante à da última corrida.
P. Você resolveu o seu futuro nesses dias?
KR: Não.
Pergunta: Vimos neste fim de semana há um grande número de grandes acidentes, principalmente de estreantes. Alguns motoristas queixam-se que este é um circuito perigoso. O que você acha?
KR: Eu acho que é um esporte perigoso. Este é mais um tipo de circuito à moda antiga. Os novos circuitos tem um monte de run-off com asfalto, por isso não faz diferença se você cometer um erro, geralmente você pode voltar ao circuito. Aqui, se você cometer um erro você vai bater no muro e eu acho que é como deveria ser. Você é punido pelos erros e torna mais emocionante, e eu acho que você precisa para ser mais preciso.
P. Quais são os critérios que você gostaria de usar para escolher a sua equipa para o próximo ano?
KR: Há muitas escolhas diferentes que você quer. Mas antes de tudo, você quer um contrato que você está feliz, e um carro que você tem a chance de ganhar o campeonato com. Não há nenhum ponto para ir para uma equipe menor e apenas a unidade. Eu não tenho nada com isso.
Pergunta: Então você não quer uma "equipe pequena"?
KR: Eu não tenho interesse em apenas um 10 º lugar. Eu prefiro ficar em casa e fazer outra coisa. Se eu não posso ter a equipe adequada, com um carro bom ganhar, então vou pensar nisso.
P. O rali parece mais atraente ?
KR: Não. É a mesma história. Não vale a pena ir lá, se você não fizer um bom carro e uma boa equipe. Faça o que fizer, você precisa dar a si mesmo a chance de estar lá em cima, e ter o equipamento para lutar por melhores posições possíveis.
P. Você acha que você está pronto para competir em alto nível nos ralis?
KR: Eu não sei. Eu nunca dirigi o carro do Mundial de Ralis. Eu tenho alguma idéia das reuniões que tenho feito, mas com certeza você precisa de muita prática.
Pergunta: Após ter feito tanto, o que é mais fácil - para de F1 e ir para rali ou do rali ir para a F1?
KR: Claro que, para mim, não há apenas uma direção para olhar. Se eu estou fazendo F1, para mim, é um esporte fácil. Eu não sei você se sentiria se você nunca ter dirigido o carro. Mas eu ainda diria que o rali é mais difícil. Você tem mais coisas mudando lá, você tem o co-piloto, você precisa de fazer as notas e entender o que eles estão fazendo. Na F1, você está fazendo os mesmos circuitos volta após volta, e há cada quilômetro é diferente. Desta forma, para mim, é mais difícil do rali ir para aF1.
Pergunta: Fala-se de Sebastien Loeb, que vem a F1. Qual você acha que seria mais fácil trocar?
KR: Para mim, eu diria que a F1 é mais fácil do que rali. Você precisa ter experiência. É uma pergunta difícil.
Pergunta: Você tem duas corridas com a Ferrari. O que prevê a sua motivação?
KR: É a mesma coisa que eu disse antes. Não tenho nenhum interesse em dirigir um time ruim para o próximo ano. Se eu correr aqui, eu sempre tentarei terminar o mais alto que eu puder. Eu não preciso de nada para me motivar.
Pergunta: Você quer um carro vencedor de um dia, ou você quer ir para uma equipe que você pode construir e fazer um vencedor?
KR: Não. Como eu disse, se eu quiser correr, eu quero ter um carro que está pronto lá no próximo ano para ganhar o campeonato. Eu quero ter pelo menos me dado a chance - e então cabe a mim e à equipe para ver o que acontece. Mas pelo menos você tem que ter um carro que lhe dá uma chance de ganhar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
alguem disse uma vez que o kimi é um homem que quer vencer,e essa entrevista comprova,porque ele disse que nao se conforma com o 10º lugar,quer uma equipe que possa brigar pelo titulo!e isso ele merece
ResponderExcluir