Créditos: Autosprint|Fonte:TaniaS |Traducão: The Iceman Brasil - do team
KAJ LINDSTRÖM - NAVEGADOR DE KIMI RÄIKKÖNEN
KAJ LINDSTRÖM - NAVEGADOR DE KIMI RÄIKKÖNEN
Ele está mais seguro agora
Kaj conquistou dois Campeonatos Mundiais (2002 e 2003) ao lado de Tommy Makinen, ganhou o Rally Montecarlo, e por isto deveria estar satisfeito. Em vez disso, Kaj Lindstrom está enfrentando mais uma aventura ao lado de Raikkonen com entusiasmo de principiante. Aos 41 anos de idade, é um especialista após 20 temporadas no rally.
O que você e Kimi conversaram, antes e após a última Super Especial, no Rali da Lanterna?
"Antes, nós estávamos falando sobre acelerar e tentar manter Ogier atrás de nós. Depois falamos que estavamos lentos. Tudo aqui. Nós arruinamos os pneus dianteiro e traseiro esquerdo na penúltima etapa, longa: sinais de batalha. Foi um grande desafio, e pela primeira vez, Kimi sentiu-se como um verdadeiro piloto de rally ".
E agora?
"Agora ele esta crescendo. Tendo lutado, assim com Ogier, que é o piloto do momento, foi muito lucrativo tendo em vista o Rali da Bulgária. Vamos lá a fim de lutar com os grandes. Esta é a diferença entre aqui e lá. Mas não vamos pensar em nada: apenas pilotar".
Raikkonen compartilha do seu ponto de vista ...
"Ele é um bom garoto, vai fácil: é fácil fazer as coisas com ele. Ele se aproximou do Rally com a atitude certa, saber pilotar, mas querendo aprender com humildade. Ele nunca pensou: isso eu já sei. E ele não espera milagres ".
O que está falta agora para chegar na ponta?
"A experiência, apenas isso. Talento ele tem mais do que suficiente, mas o rally é completamente diferente da F1. Ele não quer pressa, ele disse isto antes.
ELE PRECISA DE TEMPO PARA CRESCER
Benoit Nogier - Ele é mais rápido do que a música
Quem melhor do que um técnico para descrever um piloto? Benoit Nogier freqüentemente vê Kimi Raikkonen no trabalho, por isso é perfeitamente capaz de julgá-lo.
- Que tipo de piloto de rali é Kimi?
"No cascalho, no início, ele deslizava o carro demais. Enquanto os outros, Loeb, Ogier e assim por diante, geralmente tentam guiar ao longo da estrada no caminho mais curto, ele derrapava muito. Um modo finlandês de pilotar, estilo antigo, eu diria, mas hoje esse tipo de pilotagem não vale a pena. Você perde downforce e tração e você pode ver isto nos tempos finais. "
- Falando sobre os tempos de volta, porque Kimi ainda está tão distante do topo no final da corrida?
"Hoje os rallies são muito rápidos, não podemos esquecer isto. E ele melhorou muito. É tudo uma questão de experiência. Em Portugal, ele estava em 1,5-1,7 seg / km (mais lento) , na Turquia, onde se sentiu melhor, a diferença foi de menos de 1 seg / km. "
- Ele é um piloto intuitivo ou calculista?
"Ambos. Como todos os bons pilotos. Hoje Kimi está consciente do seu nível, ele sabe o que isto significa. Ele entendeu que tem que melhorar e vai melhorar. Ele tem que saber de tudo, ganhar mais experiência. Ele simplesmente não tem isso. Ele tem a habilidade para ir mais rápido, mas ele carece de experiência e por isso ele assume riscos que ele nem sequer sabe que ele está assumindo. Falando sobre quem exagera, na França, nós dizemos: "ele é mais rápido do que a música". E foi o que Kimi fez, por exemplo, no México. "
- Ele sente as mudanças do carro?
"Sim. Mas ele nunca tem certeza se ele está indo na direção certa. "
- Que tipo de resultados que podemos esperar a partir de agora até o final do ano?
"É difícil dizer. Todas os rallies são novos para ele, além da Finlândia, onde ele correu com um Super2000 e não com um WRC. Japão e País de Gales são duas provas difíceis para alguém que nunca correu lá. Vamos ver. Estou ansioso para ver o que vai acontecer na pista, na Bulgária, especialmente após o segundo lugar que conseguiu no Rally della Lanterna.
- O que você mais gosta no Kimi?
"Sua sobriedade".
Nogier sorri maliciosamente, enquanto diz isto ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário