31 de agosto de 2010

Stig Blomqvist: "O WRC fez uma curva e é preciso voltar ao rumo correto depressa"

Fonte: AutoSport

Um Senhor dos Ralis! Stig Blomqvist foi Campeão do Mundo de Ralis em 1984, correndo na época áurea dos ralis mundiais, desde o início dos anos setenta até aos anos 90. A sua primeira aparição ao mais alto nível foi em 1971, com um SAAB 96 V4, mas deu nas vistas foi aos comandos do Audi Quattro com que foi campeão em 1984. Aos 50 anos, em 1996, ainda era terceiro à geral com um ?koda Felicia Kit Car 1.6. Hoje, aos 64 anos, ainda permanece motivado a participar em provas desportivas:

"Basicamente, para me continuar a divertir. Gosto de vir a eventos do tipo da Race of Champions, não só porque é divertido conduzir, mas também porque gosto de rever velhos amigos. Só tenho pena que a ROC já não tenha carros de ralis nem pisos de terra. Deixa-me saudades do evento das Canárias, mas agora as coisas são assim."



AS - Como vê o atual estado do Mundial de Ralis?



SB - O WRC não está lá muito bem. Não sei bem o que aconteceu, mas em algum momento o WRC fez uma curva errada, pelo que é preciso voltar ao rumo correto o mais depressa possível. Não há marcas suficientes nem carros suficientes para todos os pilotos, e é muito caro para jovens pilotos iniciarem a sua carreira. Tudo custa muito dinheiro. Felizmente, a segurança é muito melhor hoje em dia, em todos os aspetos, mas ao mesmo tempo não há nenhum carro de ralis moderno que eu tenha vontade de conduzir.

AS - Se estivesse à frente da gestão do WRC, o que faria?



SB - Os ralis têm que voltar atrás e voltar a fazer algumas coisas como se faziam antigamente. Em particular, não vejo porque agora os ralis têm que ser todos iguais. Cada país deveria poder fazer um rali à sua maneira, todos diferentes uns dos outros. Espero que no futuro alguém se aperceba disso e faça alguma coisa a respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  © Blogger template Brownium by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP