Fonte: AutoSport
Qual é o sentimento que predomina no dealbar desta nova época? Está impaciente, sereno ou simplesmente ansioso?
Não é, certamente, a serenidade o sentimento predominante! É verdade que tenho o hábito de estar na Suécia para poder responder a todas as equipas que hoje não param de surgir. Trabalhámos corretamente? Não passámos ao lado de nada importante? Teremos uma ideia mais concreta deste tema logo após as primeiras classificativas, mesmo tendo em conta que o piso sueco é pouco representativo do conjunto de troços do Campeonato do Mundo. Há também que manter a cabeça fria: a Citroën Racing é uma bela máquina vitoriosa e não há razões para que as coisas mudem de um dia para o outro. Tenho uma total confiança no trabalho da equipa, mas vamos ter de esperar pelos primeiros parciais da PE 1 do Rali da Suécia com enorme impaciência!
Pensa vir a ter que gerir uma rivalidade entre o Sébastien Loeb e o Sébastien Ogier?
Na Suécia isso será simples. Os nossos dois pilotos partem com zero pontos nas respetivas contagens. Como sempre aconteceu, a Citroën colocará material rigorosamente idêntico à disposição de ambos. Se um assinar melhores tempos do que o outro será apenas porque foi mais rápido! Não sou do género de colocar pressão, pois neste momento não existe qualquer rivalidade para gerir. Aquilo que lhe posso dizer é que todos pertencemos à mesma família. O título 'Pilotos' é provavelmente mais valorizado e mais mediático, mas o título 'Construtores' tem uma importância considerável para a marca. Os nossos dois pilotos são uns rapazes inteligentes e conscientes dos desafios postos à Citroën.
A Citroën Racing Technologies vai colocar três DS3 WRC à disposição de pilotos privados. Qual é o objetivo?
Tendo em conta a chegada de novos construtores ao WRC, acho que a Citroën tem o dever de participar na dinamização deste Campeonato. Por essa razão, estamos satisfeitos com os acordos estabelecidos com o Petter Solberg, o Kimi Räikkönen e o Peter van Merksteijn. A Citroën Racing não tem como objetivo final o aluguer de automóveis de competição, mas estamos orgulhosos de poder contar com estes pilotos no seio da nossa grande família.
As actividades da Citroën Racing não se limitam ao WRC. O ano de 2010 ficou marcado pelo surgimento do DS3 R3 e do DS3 Racing. Que balanço faz destes lançamentos?
O DS3 R3 dá continuidade a uma longa linha de viaturas de competição destinadas a pilotos privados. Dentro de alguns meses irá impor-se como a nova referência dentro da sua categoria. Em termos comerciais, tal traduz-se por um número de encomendas bastante superior ao que inicialmente esperávamos. Estamos deliciados com o sucesso do DS3 R3, que nos representará nos vários Citroën Racing Trophy que serão organizados por essa Europa fora. O sucesso foi também registado pelo DS3 Racing. A produção prevista de 2000 exemplares está toda comercializada e estamos hoje a considerar o aumento da produção anual.
Quais são as perspetivas nestes dois domínios?
A conceção de veículos de série desportivos é uma nova atividade para a Citroën Racing, mas ela oferece novas perspetivas à marca na exploração de novos mercados. Tendo em conta o sucesso do DS3 Racing, estamos naturalmente a considerar as declinações de outros modelos da gama DS. No que se refere à competição cliente, estamos muito interessados no surgimento de uma potencial regulamentação "FIA R4" que permitirá desenvolver viaturas do tipo R3 com quatro rodas motrizes. Será uma ferramenta formidável na formação de jovens pilotos.
No que se refere à descoberta e formação de jovens esperanças, a operação Rallye Jeunes FFSA é muitas vezes referida como exemplo. A Citroën anuncia hoje uma parceria com a Federação Francesa do Desporto Automóvel para ressuscitar essa operação. Quais são as razões?
Esta associação parece-me perfeitamente natural. Com o Sébastien Loeb e o Sébastien Ogier envolvidos no Campeonato do Mundo de Ralis, a Citroën faz sonhar os jovens franceses, que vibram o ritmo dos seus resultados. Com o programa 'Rallye Jeunes', um conceito desenvolvido pela FFSA, iremos permitir que o sonho seja alcançável, propondo-lhes que façam as suas provas ao volante de um DS3. Para os mais dotados, o caminho continua traçado até final. Acrescente-se que o 'Rallye Jeunes' é uma formidável operação de marketing, pois ela permitirá a milhares de jovens deslocarem-se aos concessionários Citroën e aí descobrirem o universo da nossa marca.
Quer acrescentar alguma coisa no que se refere às modalidades?
As modalidades desportivas são fixadas pela FFSA e, neste contexto, os participantes deverão ter entre 18 e 25 anos. Seis etapas regionais corridas em França irão determinar os melhores pilotos em liça, que se verão depois qualificados para uma final nacional. O lançamento oficial da operação deverá ter lugar no Rali de França, em Outubro de 2011, e os dois vencedores terão como prémio a participação de seis provas do Campeonato de França de ralis.
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