1 de março de 2012

Barcelona recebe última bateria de treinos da F1 a partir desta quinta

GrandePrêmio

A F1 retorna a Barcelona nesta quinta-feira (1º) para os últimos quatro dias de treinos coletivos para a temporada 2012. Ao contrário dos dois primeiros ensaios – em Jerez e na mesma Barcelona – quando as equipe costumam esconder o jogo, além de fabricarem voltas rápidas, essa última sessão é decisiva para o novo campeonato, pois será possível ter uma ideia mais clara da ordem de forças para o início do ano.

No primeiro treino, em Jerez, Romain Grosjean colocou a Lotus no topo da tabela de tempos, mas é pouco provável que a equipe inglesa seja a favorita para 2012. Em Barcelona, na última semana, Nico Hülkenberg (Force India) e até mesmo Pastor Maldonado (Williams) terminaram os treinos na primeira colocação. Entretanto, assim como a Lotus, é difícil apontar esses times como candidatos à vitória.

Ou seja, a última sessão na Catalunha não só vai servir para ver quais escuderias são favoritas como também será a hora da verdade para esses três times. Será que Lotus, Williams e Force India realmente podem surpreender em 2012? E a questão nem é em termos de vitórias, mas de presença constante na zona de pontos.

Ainda que essas equipes tenham surpreendido, todas as atenções em Barcelona estarão voltadas para Red Bull, McLaren e Ferrari. A equipe inglesa, por exemplo, terá a chance de mostrar que a aposta no bico sem degrau realmente foi a mais acertada. Os italianos, por sua vez, vão poder acabar com a desconfiança em relação ao novo carro. Fernando Alonso já questionou a capacidade da F2012, mas não seria esse um blefe do espanhol?

Para tentar responder essa questão, a Ferrari solicitou à FIA para treinar de sexta à segunda-feira, ao invés de começar os treinos na quinta. A ideia, ao que tudo indica, seria poder testar novos componentes – principalmente uma atualização no sistema de escapamentos – sem a presença do restante das equipes. A entidade, no entanto, recusou o pedido.

Outra equipe que também pediu pela mudança de data foi a Red Bull, mas os austríacos vão ter que se conformar com os dias originais de atividades. Assim, os rubro-taurinos abrem os treinos na quinta-feira com Mark Webber no comando do RB8. A partir daí, a equipe segue em rodízio até o final dos treinos. Sebastian Vettel assume o carro na sexta, mas devolve para o australiano no sábado, antes de fechar tudo no domingo.

Esse rodízio também estará presente nas demais equipes grandes. Felipe Massa abre os treinos para a Ferrari e volta à F2012 no sábado. Fernando Alonso, por sua vez, estreia na sexta-feira e conclui no domingo. Na McLaren, cabe a Jenson Button testar no primeiro dia de treinos e a Lewis Hamilton encerrar os testes. Nico Rosberg é quem vai levar a Mercedes W03 à pista pela primeira vez nesta semana, com Michael Schumacher tendo a tarefa de dar as voltas derradeiras do domingo.

Force India e Sauber também vão ter cronogramas parecidos. Paul Di Resta abre a série para os indianos, enquanto Nico Hülkenberg treina na sexta-feira e no domingo. Para os suíços, Sergio Pérez abre, enquanto Kamui Kobayashi fecha as atividades, testando também na sexta.

Quem vai ter uma agenda um pouco diferente em Barcelona será a Lotus. A equipe inglesa não participou da primeira semana de atividades na pista catalã porque um problema – possivelmente na suspensão – forçou o time a enviar o equipamento para a fábrica em Enstone. Assim Romain Grosjean terá dois dias de testes para compensar o tempo perdido antes de entregar o E20 a Kimi Raikkonen.

Jean-Éric Vergne e Heikki Kovalainen também vão treinar por dois dias consecutivos, por Toro Rosso e Caterham, respectivamente, antes de passarem a bola para Daniel Ricciardo e Vitaly Petrov, que fará sua segunda bateria de testes com a equipe malaia.

A Williams, por fim, é quem tem o cronograma mais curioso. Pastor Maldonado abre a série na quinta-feira, enquanto Bruno Senna será o responsável por fechar os treinos no domingo. No entanto, nos outros dois dias, tanto o venezuelano quanto o brasileiro estão escalados para irem à pista, dividindo assim a condução do FW34 nos dois períodos de cada sessão.

A Marussia já anunciou que não vai participar dos treinos, já que o carro de 2012 foi reprovado nos crash-tests, enquanto a HRT não confirmou a presença, mas admitiu o interesse em tentar tomar parte das atividades pelo menos no domingo, quando planeja estrear o F112.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  © Blogger template Brownium by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP