Para Kimi Raikkonen, a vitória no GP de Abu Dhabi significou muito mais do que o fim de um hiato de três anos longe do lugar mais alto do pódio da F-1. O campeão mundial de 2007 já deixou claro que a conquista do último domingo foi apenas o começo e encontrou um jeito inusitado de agradecer aos companheiros da Lotus pelo trabalho que resultou em seu primeiro triunfo após o retorno à categoria. O finlandês distribuiu 500 camisetas para os integrantes da equipe inglesa com a frase "Me deixe em paz, sei o que fazer", que marcou sua corrida em Yas Marina.
Na primeira parte da prova, o piloto foi alertado pelo rádio sobre a aproximação do espanhol Fernando Alonso, da Ferrari, e respondeu ao engenheiro da Lotus com a frase que já se tornou sensação entre os funcionários da escuderia e os fãs de Kimi. O finlandês explicou que não teve a intenção de recusar o auxílio de seus técnicos, e apenas queria manter o foco na corrida e evitar a ofensiva dos adversários, principalmente Alonso.

- Acho que, nas mensagens de rádio transmitidas pela televisão, é possível perceber que eu estava com a cabeça baixa, realmente muito concentrado. O objetivo era manter o foco, fazer meu trabalho e ganhar a corrida. Tudo o que eu precisava saber era a distância do cara atrás de mim - explicou Raikkonen.
O sucesso da frase, que traduz a personalidade séria do "Homem de Gelo" da F-1, veio acompanhado de uma nova perspectiva do finlandês em relação a seu retorno à categoria. Segundo Raikkonen, as críticas sobre seu desempenho na atual temporada nunca chegaram a comprometer sua motivação, e a primeira vitória era algo iminente, diante da dedicação da Lotus à evolução do carro. O corredor, em terceiro no ranking de pilotos, soma 198 pontos, mas não tem chances de brigar pelo título, cobiçado por Alonso e pelo líder Sebastian Vettel, da RBR.

A duas etapas para o fim da temporada, Vettel tem 10 pontos de vantagem sobre Alonso. A diferença de Kimi para o quarto colocado, Mark Webber, da RBR, é mais folgada: 31 pontos. Os últimos capítulos da disputa pelo título mundial terão como palco o GP dos Estados Unidos, no dia 18 de novembro, e o GP do Brasil, que fecha a temporada uma semana depois.
Nenhum comentário:
Postar um comentário