Tazio
Para a Pirelli, fornecedora única de pneus da F1, a vitória de Kimi Raikkonen no GP da Austrália deste domingo se deu principalmente pelo fato do finlandês e a equipe Lotus terem sidos os que melhor conseguiram compreender o comportamento de seus novos compostos a categoria.
O piloto esticou o seu segundo trecho da prova, já com os pneus médios, e fez uma parada a menos que a maioria dos seus rivais, assumindo a ponta definitivamente da corrida na 44ª das 58 voltas da prova, com uma ultrapassagem em Sutil.
“Kimi e a Lotus entenderam os pneus perfeitamente, fazendo uma estratégia de duas paradas quando muitos de seus rivais não conseguiram. Foi uma verdadeira aula de administração dos pneus. Apesar de estarem frequentemente em lugares diferentes da pista, Raikkonen estava correndo contra Alonso durante a segunda metade da corrida, que fez uma estratégia de três paradas”, declarou Paul Hembery, diretor esportivo da marca italiana.
O dirigente ainda defendeu a decisão da empresa de fazer um composto supermacio que se desgasta mais rapidamente. Alguns carros neste domingo pararam em menos de cinco voltas, gerando críticas. Ele ainda destacou o bom rendimento dos compostos médios.
“Tomamos deliberadamente a decisão corajosa de vir aqui com o pneu supermacio para apimentar a disputa. Acredito que isso funcionou muito bem, com uma variedade de estratégias diferentes de duas e três paradas, como esperávamos e com sete líderes diferentes”, disse.
“Também vale a pena destacar que Raikkonen fez a melhor volta da corrida na volta 56, a penúltima, com os pneus médios usados por 22 voltas. Estamos contentes com o desempenho e a durabilidade dos dois compostos, em particular pelo fato de tanto a temperatura ambiente quanto a da pista estarem muito baixas, causando um pouco de esfarelamento. As condições no próximo final de semana, na Malásia, serão muito diferentes!”
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