4 de fevereiro de 2010
Uma superestrela em um novo mundo
Por Petteri Ala-Kivimäki em Rovaniemi
Por muitos anos Kimi Räikkönen ganhou sua vida - e uma vida muito boa- como piloto de F1 .
Agora ele é um piloto de rali. Que é uma boa profissão para um jovem homem.
Devo perguntar para o campeão mundial de F1 de 2007 uma coisa: a mãe do meu amigo é motorista de ônibus. Ela prefere o enrolamento do subúrbio de Tampere Teisko às auto-estradas. Você compartilha seus sentimentos?
“Não realmente. No rali haviam maiores e menores ruas. É um pouco diferente”, Räikkönen sorri na sala de conferência do Lapland hotel.
Na Quinta-feira da ultima semana Räikkönen segurou a conferência de imprensa na cidade do norte de Rovaniemi, antes dele tomar partida no Arctic Lapland Rali como piloto da Citroën .
Po nove anos, Räikkönen era um piloto de F1, conquistou o campeonato mundial de F1 em 2007, e venceu muitos GPs com a glamurosa McLaren e os estábulos da Ferrari.
No começo do ano a revista Red Bulletin perguntou para Räikkönen se havia um momento único que ele valoriza acima de todos os outros.
"Na F1, muitas voltas são mais ou menos as mesmas. É mais difícil se chove, mas em breve se tornar rotina. Eu procurei dificuldades para escolher um único momento desses últimos nove anos”, foi a resposta de Raikkonen.
No rali o ambiente é descontraído e amigável. Mesmo a combinação dos instrutores de skate, um capuz, e um boné de beisebol favorecida por Raikkonen estão mais perto de ser agasalhado, em vez de vestido.
Agora, com 30 anos Räikkönen disse que graças ao rali ele está encontrando um pouco do Kimi jovem e está com fome novamente.
Dito isto, Raikkonen ainda pode retornar à Fórmula 1 no futuro.
"Não tenho nenhum contrato de qualquer tipo em qualquer direção para a temporada após este. Eu tenho um longo ano pela frente. Nunca se pode saber o que vai acontecer ", diz Räikkönen.
Räikkönen é apreciador de hóquei no gelo. O tablóide Iltalehti escreveu recentemente que Raikkonen estaria interessado em comprar a equipe com um passado glorioso que está no último lugar na SM-Liiga, campeonato finlandês de hóquei de gelo.
Räikkönen nega veementemente tais rumores.
"Claro que eu conheço pessoas de lá", admite, mas os boatos são apenas isso e nada mais. "É um hobbie, mas eu não tive contato com qualquer pessoa sobre tais questões. "
Räikkönen é um superstar. Desta vez, porém, ele sabe perfeitamente bem que ele ainda não está competindo para vencer, pois ainda tem muito a aprender. Räikkönen só agora está a familiarizar-se com o que que é um mundo novo para ele.
"Eu não estou muito nervoso. Vai ser bom para começar a dirigir. Será um fluxo de coisas novas. Mas quando você compete pela primeira vez, logo você está suposto a ir mais rápido ...bem, este é o problema. Como poderei ir rápido quando eu não tenho muitos ralis?"
Não foi muito mal. Räikkönen teve uma batida em um monte de neve que arruinou suas chances de terminar entre os líderes no Lapónia Arctic Rally. Ele vai participar do Rali da Suécia a partir de 11-14 fevereiro.
Superstar in a new world
![]() |
For many years Kimi Raikkonen earned his living - and a very good living at that - as a Formula One pilot.
Now he is a rally driver. That is a good profession for a young man.
I must ask the 2007 Formula One World Champion one thing: my friend’s mother is a bus driver. She prefers the winding back roads of the Tampere suburb of Teisko to motorways. Do you share her sentiments?
“Not really. In rally driving there are major and minor roads. It is slightly different”, Räikkönen smiles in a conference room of a Lapland hotel.
On Thursday of last week Räikkönen held a press conference in the northern city of Rovaniemi, where he was about to take part in the 45th Arctic Lapland Rally as a Citroën WRC pilot.
For nine years, Räikkönen was a Formula One driver, securing the F1 World Championship in 2007, and winning several Grand Prix races with the glamorous McLaren and Ferrari stables.
At the beginning of the year the magazine Red Bulletin asked Räikkönen if there was a single moment that he valued above all others.
"In F1, every lap is more or less the same. It’s more difficult if it rains, but otherwise it soon becomes routine. In rallying, every corner or hill might be different from what you expected. The most fun I’ve had in recent years was fooling around with friends on snow-scooters, for example. I’d find it difficult to pick a single moment from the last nine years”, was Räikkönen’s thorough answer to the publication of his current sponsor [Red Bull].
Räikkönen is like the prodigal son, who has finally returned from the concrete jungle back to the forest.
In rally driving the atmosphere is relaxed and friendly. Even the combination of skateboard trainers, a hoodie, and a baseball cap favoured by Räikkönen is closer to being overdressed rather than underdressed.
The now 30-year-old Räikkönen has said that thanks to rally driving he is finding a bit of the young and hungry Kimi in him again.
Having said that, Räikkönen may still return to the Formula One circus in the future.
“I have no contract of any kind in any direction for the season after this one. I have a long year ahead of me. One can never know what will happen”, Räikkönen says.
Räikkönen is fond of ice hockey. The Iltalehti late-edition tabloid recently wrote that Räikkönen would be interested in buying the team with a glorious past that is currently in the last place in the SM-Liiga, Finland's premier ice hockey league.
Räikkönen vehemently denies such rumours.
“Of course I know people from there”, he admits, but the rumours are just that and nothing more.
But you bought your nephews a quad bike. Would this not be the time to splash out and treat yourself to the legendary Tampere Ilves hockey team?
“That is a no go for me. It is a fine hobby, but I have not been in touch with anybody regarding such matters.”
Räikkönen is a superstar. This time, however, he knows perfectly well that he is not yet racing for victory, for he still has a lot to learn.
Räikkönen is only now acquainting himself with the ways of what is a new world for him.
“I am not really nervous. It will be nice to get to drive. It will be a flow of new things. But when you compete for the first time and immediately you are supposed to go fast… well, that is the issue. How will it go when I do not have that many rallies under my belt?”
Helsingin Sanomat / First published in print 29.1.2010
It didn't go too badly. Räikkönen had one excursion into a snowdrift that blighted his chances of finishing among the leaders in the Arctic Lapland Rally, but his times were otherwise quite promising. He will be taking part in the WRC Rally of Sweden from February 11th-14th.
3 de fevereiro de 2010
Entrevista para wrc.com, Felipe Massa e mais...
Quais são as suas ambições para a próxima temporada?
"Primeiro de tudo temos muito o que aprender com os ralis, e que não vai ser um desafio fácil. Nós fizemos uma ralli na semana passada, e isso definitivamente nos ajudou a ir para a Suécia. Nós vamos levar as coisas a partir daí. Precisamos fazer o nosso melhor, aprender o mais rápido possível e espero obter bons resultados. "
Você vai ficar desapontado se não conseguir um pódio nesta temporada?
"Eu não sei, porque é muito cedo para dizer. Como eu disse, nós precisamos aprender muito. Esperemos que em algum momento, podemos ser realmente rápido. Mas no momento eu não sei o que esperar."
O que você está mais ansioso para esta temporada?
"Eu diria que tudo, porque tudo é novo e completamente diferente de Fórmula. Nesta fase é tudo emocionante, mas realmente não importa onde vamos ou o que fazemos, é uma coisa nova".
O que você acha tão atraente na pilotagem de um carro de ralli?
"Para mim a emoção de pilotar é todo o desafio. E em alguns rallis, há tantas variáveis - como as diferentes condições, estradas e em diferentes superfícies – este é o grande desafio. Quando você vai em uma especial, as coisas podem mudar muito de curva para curva. Há um monte de coisas que você pode aprender. Por exemplo, em um ralli que você tem que dominar três tipos diferentes de condições. Este não é o caso da Fórmula 1 ".
Como você pode ir mais rápido em um carro WRC?
"Você precisa de experiência , muita prática e testes. Leva tempo, mas eu acho que mais quilómetros será a principal chave para a melhoria. Também preciso aprender as notas e ser capaz de ouvir muito bem. Estas são as principais coisas".
Como comparar o WRC com a F1?
"É um mundo completamente diferente. Os eventos em si são diferentes e as pessoas são diferentes. Neste lançamento, com todos juntos, parece haver uma relação mais aberta e fácil entre as equipes e isso é uma das coisas muito agradável do rali. Há também um sentimento de que o esporte está pegando. Houve talvez alguns momentos difíceis, mas parece que tudo está girando melhor e nos próximos dois anos deve está ainda mais popular que é agora. É muito forte.
"Você está seriamente no rally?
"Sim". Eu não estaria aqui se eu não estivesse levando a sério. Quando eu começo algo novo eu quero aprender, e tentar fazer o melhor que posso. É algo que será um grande desafio e eu estou ansioso por ele. "
Você está ansioso por alguns rallis em particular?
"Neste carro tudo é novo este ano. Finlândia é o único que eu conheço um pouco, então neste sentido deve ser a mais fácil, mas o que eu aprendi lá no ano passado e é um lugar complicado. Ralis de asfalto também devem ser bom, estou ansioso para ver como se comporta o carro. "
E quanto a um regresso à F1? Em que altura do ano é que você vai ter que fazer essa escolha sobre o que fazer em 2011?
"Eu não estabeleci prazos para mim mesmo. Vamos ver como as coisas estão indo. Eu realmente gosto daqui agora, e se é assim, então talvez eu fico ou talvez eu tente algo diferente. Eu não tenho planos, prazos ainda. Vamos ver o que acontece. "
Fonte: The Iceman Brasil
Tradução: THE Icegirls - The Iceman Brasil
Mais...
Felipe Massa não consegue esquecer Kimi Raikkonen! O brasileiro não consegue ser entrevistado sem, no mínino, citar o nome Kimi Raikkonen. Pois é, pessoal! Eu realmente acho que o brasileiro tem uma "paixão" (interpretem como quiser, rsrs) pelo finlandês!! Dessa vez, foram elogios:
O Alonso já tem dois na coleção dele. E vem com tudo depois de um profundo desgaste na McLaren, em 2007, e dois anos de frustração na Renault...
Ele está no topo da lista, sem dúvida. Mas é bom não esquecer que sempre compartilhei meus times com grandes pilotos também. Michael (Schumacher), Kimi (Raikkonen), apesar das críticas, o Fernando é apenas outro desses grandes. Até agora a minha relação com ele é muito boa. Só queria dizer que com o Michael também foi bem difícil, era competição mesmo. A diferença é que quando acabava a competição entrava o lado da amizade. Com o Fernando existem até algumas coisas a favor. Ele nasceu num ambiente semelhante ao meu, em que as pessoas falam, se comunicam, expressam o que sentem. Espero de verdade trabalhar bem com ele. Na pista é diferente, até se for o meu irmão vou querer ficar na frente dele.
Piloto de rali, Raikkonen diz não se interessar mais pela F1
Kimi Raikkonen não está disposto a tecer comentários sobre a Fórmula 1 - categoria pela qual foi campeão em 2007 e que abandonou no final do ano passado para competir pelo Mundial de Rali. Em entrevista ao jornal espanhol As, o finlandês declarou que não tem mais interesse pela principal modalidade do automobilismo mundial e que está focado, apenas, na nova empreitada de sua carreira.
Raikkonen declarou que a F1 não o interessa mais. Questionado sobre a opinião que tem a respeito da ida de Alonso à Ferrari (o espanhol preencheu a vaga de Kimi), o finlandês resumiu seu discurso ao dizer que a escuderia italiana que deveria dar um parecer, e não ele. Quanto a Schumacher, o nórdico leu apenas algumas notícias, mas sem dar muita importância.
Piloto da equipe Citroen no Mundial de Rali, Raikkonen tomou gosto pela categoria no ano passado, após correr três provas, e decidiu abandonar a Fórmula 1. Em seu primeiro ano na nova modalidade, o ex-integrante das equipes McLaren e Ferrari tem o objetivo de aprender mais sobre a nova categoria.
Entretanto, logo neste início de trajetória em outra competição, Raikkonen já nota algumas diferenças em relação à F1. Na entrevista ao jornal espanhol, o finlandês disse sentir que os pilotos de rali são mais abertos e amigáveis e que o ambiente é mais tranquilo.
Ademais, o finlandês admitiu o gosto que tem por algumas derrapadas - desde que não esteja em alta velocidade, obviamente. Por fim, Kimi assegurou não ter nada a dizer sobre seu futuro, mas negou que tenha a intenção imediata de regressar à Fórmula 1.

________
Hoje eu vi o filme Avatar! Um dos melhores filmes que eu já vi se não for o melhor. Muito merecida as indicações ao Oscar e mais ainda se ganhar!!! Adorei... Perfeito... Muito louco o 3D. xD. Vou dormir agora... Bjus!
2 de fevereiro de 2010
Lançamento do WRC 2010
Kimi Raikkonen: 'A F1 não me faz falta'
Kimi Raikkonen disse que está anciosamente esperando pelo inicio da temporada do WRC e que ainda não sentiu falta da F1.
- Eu não posso pensar em nada que eu poderia sentir falta na F1, disse o piloto da Citroën a MTV3.
- Eu não tenho ídolos no rally. Esses caras que estão pilotando são fortes, disse Raikkonen que afirmou que ele não tem nenhum piloto em especial que ele queira bater – lo especialmente no ínicio da temporada.
- Primeiro vou comparar meu ritmo com o do meu próprio companheiro de equipe.




























