16 de fevereiro de 2010

Apesar do 30º lugar, Räikkönen é elogiado e gera recorde de audiência

http://e.i.uol.com.br/esporte/velocidade/2010/02/16/raikkonen-foi-apenas-o-30-colocado-na-sua-estreia-no-mundial-de-rali-1266330827057_300x230.jpg


Fonte: Uol Esporte

A estreia do ex-ferrarista Kimi Räikkönen no Mundial de Rali (WRC, na sigla em inglês) foi discreta, mas rendeu elogios. Satisfeitos com o modesto 30º lugar no Rali da Suécia, a equipe e o navegador relativizaram o resultado do finlandês, que ainda gerou um recorde de audiência para a categoria.

“Quando você senta ao lado de um piloto como o Kimi, você não espera outra coisa além de um talento excepcional, mas tenho de dizer que ele conseguiu me surpreender. Ele teve um ritmo rápido, mas muito controlado”, disse Kaj Lindstrom, o experiente navegador de Kimi Räikkönen.


“Eu acho que a prova na Suécia é a mais difícil para você começar, ainda mais com todo mundo olhando para ele e avaliando. Kimi não fez um mau trabalho. Ele me disse que cometeu alguns erros durante o percurso, mas é claro que isso aconteceria, já que ele ainda está aprendendo”, disse Olivier Quesnel, chefe da Citröen, equipe do finlandês.


A distância dos líderes, que já era esperada, tornou-se ainda maior pela dificuldade da prova. A etapa de abertura do WRC foi disputada na neve sueca, terreno que é considerado como o mais difícil da categoria. A próxima competição acontecerá no México, sobre a terra, e dá mais possibilidades de sucesso a Räikkönen.


“Nós queríamos ganhar experiência com o carro e chegar ao fim. Por isso, acho que cumprimos o nosso objetivo neste fim de semana. Estou ansioso para dirigir sobre a terra no México. Imagino que vá ser mais fácil”, disse o finlandês.


Fora das pistas, no entanto, o campeão mundial de Fórmula 1 de 2007 foi um sucesso. Sua estreia no WRC rendeu um novo recorde de audiência ao site oficial da competição, que teve oito milhões de acessos durante o fim de semana, além de três milhões somente na sexta-feira.

Horner: "Contratar Kimi? É uma ideia interessante"

Christian Horner, chefe da Red Bull


Fonte: Tazio

Christian Horner, chefe da Red Bull, respondeu pela primeira vez aos boatos sobre a possível contratação de Kimi Raikkonen pela escuderia austríaca para 2011.

De acordo com o jornal espanhol "As", o britânico afirmou que a presença do finlandês seria bem-vinda, mas desmentiu tais rumores ao elogiar a atual dupla de pilotos do time, formada por Sebastian Vettel e Mark Webber.

"Contratar Kimi? Acredito que seja uma ideia interessante. Seria uma boa opção. Mas o que posso dizer é que ele está muito concentrado nos ralis", afirmou.

"Não houve nenhuma conversa sobre F-1. Inevitavelmente, muita gente vai escrever sobre ele. O Mundial de 2011 está muito longe, então por que não nos concentramos em nossos atuais pilotos? Estamos muito felizes com nossa atual dupla", completou.

Raikkonen, atualmente, disputa o Mundial de Rali pela equipe Red Bull, que utiliza carros da Citroën.

Um possível retorno do finlandês à categoria máxima do automobilismo, utilizando sua atual equipe no WRC como "ponte" para o time dos energéticos na F-1, está sempre vinculada tanto ao fim do contrato de Webber com a escuderia quanto à transferência de Vettel para a Mercedes, em uma hipotética substituição à Michael Schumacher.

Rumores Aumentam: Raikkonen pode substituir Webber na Red Bull em 2011

Fonte: Esporte Terra
Kimi Raikkonen participa de prova de rali na Finlândia Foto: AP

A passagem de Kimi Raikkonen pelos ralis pode durar apenas uma temporada. Segundo o jornal espanhol As, o chefe da Red Bull, Christian Horner, admitiu que seria uma "ideia interessante" contratar o piloto finlandês para assumir o posto de Mark Webber, que deve se aposentar no fim deste ano.


Apesar de admitir o interesse em Raikkonen para 2011, Horner afirmou que não pretende mudar o planejamento para esta temporada. Além do australiano Webber, a Red Bull conta com o alemão Sebastian Vettel.

Raikkonen garante que não sente falta da F1 e se diz concentrado no WRC

Fonte: Esporte IG

Kimi Raikkonen afirmou que não sente falta da F1, ressaltando que acha a categoria muito previsível, ao contrário do Mundial de Rali


A estreia de Kimi Raikkonen no Rali da Suécia, válido pela abertura do WRC, não foi das melhores, mas nem por isso o finlandês demonstrou algum arrependimento por ter trocado a F1 pelo Mundial de Rali. Raikkonen afirmou que não sente falta da sua antiga categoria, ressaltando que está muito mais interessado nos desafios que terá este ano.


Kimi declarou que o que torna o rali interessante é a falta de previsão que uma especial tem. “Eu estive na F1 por um longo tempo e, agora, não sinto falta”, disse o nórdico ao jornal “News of the World”. “Na F1, os testes e todo o resto é exatamente a mesma coisa, você vai para os mesmos circuitos e faz volta após volta. A única variável é saber se chove ou não”, comparou.


"O WRC é mais aberto do que a F1, é mais relaxado. As equipes são amigas. Nos ralis, tudo é completamente diferente da F1. Há muitas variáveis – condições diferentes, estradas e superfícies diferentes. É um grande desafio, cada curva é diferente. Esse não é o caso na F1", completou o finlandês.





O desligamento de Raikkonen com a F1 foi total, tanto que o campeão do Mundo de 2007 sequer tem acompanhado a pré-temporada. “Eu tenho este novo desafio agora e estou mais interessado nisso neste momento”. Mesmo assim, o piloto falou um pouco sobre a fase anterior ao início da temporada. “Quando eu corria na F1, eu nunca olhei para o que os outros faziam, já que você fica sabendo dos detalhes antes da próxima corrida.”


Nem mesmo a chance de poder dividir o grid novamente com Michael Schumacher cria em Raikkonen alguma nostalgia pela F1. “Para mim, não importa quem está correndo lá agora. Michael provavelmente sentiu falta disso e tem uma boa opção agora, por isso é algo bom para ele. Vamos ver como ele se sai”, avaliou.


Por fim, Kimi comentou novamente a sua saída, alegando que não havia mais o que ser feito, já que a Ferrari não o queria como piloto para este ano. "Se as pessoas não querem você em algum lugar e estão dispostas a te pagar para que você saia, não há nenhuma razão para tentar permanecer, pois o relacionamento não será feliz, mas isso é a vida. Isso já aconteceu e eu não tenho ressentimentos com ninguém. Eu tive o que eu quis no final", encerrou Raikkonen.

Coluna do Kimi

Fonte: Kimi Raikkonen.com / Tradução: The Iceman Brasil - do Team

Rotas, giros – e bancos de neve.

O Rally da Suécia foi a minha primeira competição pelo WRC com um carro de Rally. Bem, nós terminamos o Rally por etapas. Isso era o nosso alvo e foi a coisa mais positiva a se alcançar nesse final de semana.

Obviamente, eu cometi alguns erros idiotas que eu poderia ter ficado sem. Nós pagamos bem caro por causa desse mal que tornou mal o nosso resultado.

O Rally da Suécia é algo que exige muito. As estradas estão cobertas por gelo e neve. Se você sair da rota, você vai pegar neve macia e você vai girar facilmente. Então você começa a ter a neve em todo o carro e não consegue enxergar mais nada - e assim acaba batendo o carro em um banco de neve.

Isso aconteceu conosco. Nós estávamos lá com baixa velocidade, mas acabamos presos em um banco de neve macia. Então eu tive que pegar a pá e começar a escavar o carro para o retirar da neve.

Bem, isso é uma coisa que faz você ganhar experiência em um rally. Isso é normal e eu sei que aqueles caras, que agora são líderes, também tiveram a sua quota de pá. Eu acho, que nem ‘Sibelius’* nem começo a compor primeiro na Finlândia.

Tudo durante todo o Rally sueco nos ofereceu um fim de semana muito interessante. Ok, talvez nós tivéssemos algumas expectativas e com certeza a pressão estava lá, quando começamos o rally. Foi difícil, mas é bom que ele já se foi.

Cada único km que eu vou completar embaixo do meu cinto e com este carro é muito importante para mim agora. Quanto mais eu for encontrar a sensação correta com o carro, melhor vai ser. Mesmo agora, que de vez em quando eu comece a me sentir melhor, e eu tenha somando com isso o carro cada vez melhor e melhor.

Enquanto nós fazemos o treino para o segundo tempo, obviamente, isso ajuda e faz com que seja um pouco mais fácil.

Depois dos nossos "soluços" no início, decidimos não procurar nenhuma configuração melhor. Usamos a configuração de Sebastien Loeb e comecei a aprender a dirigir o carro com essa. Eu apenas me foquei no básico sobre direção e como manter o carro na estrada.

Depois que se acostuma a como ter os carros 'nas mãos’ (isso foi o mais fácil) - embora as circunstâncias mudem o tempo todo. Pelo menos, para a próxima vez eu já conheceço o carro melhor e depois poderemos exigir mais do carro, também.

Foi bom ter alguns bons momentos. Com certeza, eu experimentei mais uma vez o quanto é importante conseguir as notas de ritmo corretamente. Quando a nota esta ok, é muito mais fácil conseguir andar rápido. Em alguns lugares as minhas notas estavam erradas - e sofremos bem mais.

Eu disse antes de ir para a Suécia, que este Rally ia ser algo muito difícil para começar a temporada. Obviamente, eu não fiz nenhuma única meta com isso para o cascalho ou o asfalto, mas eu aposto que ao menos não vão ser mais difíceis.

Agora vamos focar no próximo rally. É no México e é o primeiro rally em piso de terra. Teremos um dia de testes com o carro na França. Então é 'Viva la México' e vai ser excitante ver o meu co-piloto Kaj Lindstrom com um sombreiro.

*Sibelius - na Finlândia seria algo com se referir a Mozart (thanks: Joni)
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