Fonte: Kimi Raikkonen Space
Créditos: YiNing - Kimi Raikkonen Space Fórum
Finns Can Only Get Better
Tradução: By me, Carol
São apenas cinco horas da tarde no Sábado em Hagfors, na Suécia. O sol está escondido atrás das árvores. Há apenas uma hora para o Campeão Mudial de F1 de 2007 chegar e os fãs começarem a se reunir.
Seis minutos de caminhada e Kimi Raikkonen chega. A iteração com seu público tem sido limitada. Eles não ligam. Eles viram ele. Agora eles precisam sentir seus pés novamente.
O nível de interesse em Raikkonen é espantoso. Isto já está ficando bobo.
Mais de 300 estavam cantando: "Kiiiiiiiiiiiiiiimiiiiii Raikkkoooooooooooonen, Kimi Raikkonen!".
Os picos de ruídos vão ao seu auge quando Kimi aparece no "motorhome" para retornar para o C4. Ele esquenta o carro, mas o barulho do motor é inaldível para aqueles que estão mais de que um par de metro de distância. Pega seus fones de ouvido, pausa, sorri e acena! Instantaneamente, o brutal frio é esquecido.
O frio não está perdido em Raikkonen. Como poderia estar quando ele passou quase meia hora cavando a neve para fora de seu Citroen? Mas Kimi ama ele. Ele não pode conseguir bastante dele. Ele sonhou com o WRC desde que ele era um garoto e agora está vivendo este sonho. E, para um homem com uma certa experiência limitada no desporto motorizado, ele está indo excepcionalmente bem. Exceto com o negócio do banco de neve.
Seu engenheiro, Cedroc Mazenq, tem conseguido passar a fase "é Kimi Raikkonen!" no qual muitos de nós ainda estamos presos.
Mazenq tem um trabalho a fazer. Isto pode ser o sonho de Raikkonen, mas, se tudo correr bem, isto poderia acontecer no futuro. É onde seu engenheiro quer chegar: ele deve fazer acontecer.
"O estilo de Kimi é um pouco diferente dos outros pilotos de rali no momento", disse Mazenq, "Particularmente na maneira em que ele entra na curva. Kimi entra mais suavemente, ele é mais bonzinho com o volante. Seb (Loeb) engaja o carro dentro de uma forma mais violenta. É melhor ser mais agressivo na entrada, e isto dá menos orientação sobre o fim da curva. Ele tem de tentar engajar a retaguarda do carro e manter as rodas da frente em linha para fazer uma tração melhor."
“Oitenta por cento tem que vir de mim, apenas 20 por certo do carro”, disse Raikkonen. “Eu não estou mudando tanto o carro no momento, não há nenhum ponto – eu ainda estou aprendendo. Estou ouvindo o engenheiro – ele conhece o carro e eu irei fazer o que ele diz.”
Raikkonen é sempre o sexto - ele já está regular dentro do top 10.
A boa notícia é que isto é difícil de conseguir.
Mazenq continua: "A neve do rali não é fácil. Aqui nós temos sulcos profundos e nada consistente.
É difícil encontrar uma resposta para o carro por que a superfície está mudando muito entre a primeira e a segunda especial."
O personal trainer de Raikkonen, Mark Arnall, sabe que ele está indo bem. "Em um carro de F1, quando o engenheiro fala no rádio enquanto Kimi está dirigindo, exceto que seja uma informação importante, ele diria, "Hey, pare de falar e me deixe dirigir," Aqui o piloto está sempre falando, esta é uma grande adaptação para ele."
Por sorte o cara que está falando é Kaj Lindström, um dos mais importantes da Finlândia que passou dois anos guiando pelas florestas. Mais Lindstrom terá um trabalho dobrado!
Longe estão os dias de tirar uma soneca entre o treino e a qualificação! Na Suécia, Raikkonen levantou bem antes de amanhecer e não voltou para a cama por 17 ou 18 horas.
"Kimi não é o melhor na manhã.", disse Arnall. Agora, Ele levanta 05:30, leva o carro para dentro do serviço, sai para as especiais, volta ao serviço por 30 minutos para comer e conseguir uma massagem antes das quatro ou cinco horas.
Ele está agora tendo concentrado por longos períodos. Todo rali é como dirigir no GP de Mônaco: você está fechado nas árvores todo do tempo. Nos outros circuitos da F1, se você vai fora da estrada, você pode correr amplamente, voltar para a garagem, escova-lo, polir e ir novamente. Aqui não."
Com o evento quase terminando,retornamos para o parque de serviço da Citroën. Lindström olha para a multidão a apenas cinco metros de distância. Raikkonen desliza ao seu lado e imediatamente os flashes das câmeras começam.
"Bem vindo ao ao aquário do peixe dourado," disse Lindstrom com um sorriso.
Isto é o que acontece quando o mundo de Kimi colide com o WRC!!!
20 de fevereiro de 2010
Lady Snowcat - Em Busca do Iceman
Fonte: The Iceman Brasil
Lady Snowcat recentemente passou algum tempo nos abismos gelados da Suécia para ver Kimi Räikkönen iniciar sua carreira no rally com uma boa largada. Aqui, ela nos fala sobre o que é e como apoiar seu homem em um ambiente tão frio.
"Alguma vez você já ficou no escuro, em uma floresta, longe de casa, muito cedo na manhã, com formação de geada em seu cabelo, porque está - 23 ° C, tudo para ver um cara pilotando um carro extremamente rápido? Se você já o fez, aposto que você vai acabar se perguntando se você é totalmente louco.
Claro que a resposta a essa pergunta é óbvia. Você está completamente fora de sua cabeça, certamente, ainda que parece haver algumas pessoas infectadas com o mesmo mal, como neste lugar gelado está mais certamente não está sozinho. Há um blá blá blá em discussão que, por uma vez, não permiti o meu passatempo habitual escutar, já que o Inglês não é predominante.
Com um número de pequenas fogueiras surgindo gradualmente e tomando conta do escuro conforme o tom rosa do céu transforma-se em um azul suave, você pode ver mais pessoas escolhando seu caminho para a mais suave, neve profunda se escondendo do terreno bastante complicado abaixo dos pés. Você apenas tem que sorrir para começar uma conversa em inglês e receber boas-vidas ao redor das pequenas fogueiras. Isto acontece apenas antes dos seus dedos do pé caírem por estarem congelados e permitir que você tire a camada mais recente de suas luvas com o objetivo de conseguir um foto assim que o Iceman passar rapidamente.
Então você ouve um rosnado à distância e o som das hélices dos helicópteros e sobe antecipação. Tudo de uma vez um carro chega - é Mikko, depois outro e é Seb, seguido por Jari-Matti - cada salto com um rugido, se contorcendo em toda a pista conforme freiam para contornar uma curva e te enche de neve à medida que passam , tão perto de você que tirar o fôlego com eles como eles vão. Alguns mais que outros!
Uma vez um certo finlandês legal passa é hora de seguir em frente, talvez para uma outra especial, talvez para a área de serviço, talvez para um lanche em uma das mesas de cavalete criada com bebidas. (sem vans de hambúrgueres ou nem mesmo sorvetes! uma visão aqui).
A área de serviço no meio de um aeroporto muito sombrio, Hagfors, não tem o charme de um paddock de F1, com é claro, uma exceção. A exceção aqui é muito importante para a minha visita, então tudo está ok com o mundo. Quando você não está entre as árvores, como em uma especial, até mesmo uma brisa mais levinha congela seus ossos. Os carros estão sob frágeis tendas de lona sem laterais e você sente pena pelos mecânicos lutando para fazer o trabalho suficiente em 15, 30 ou em generosos 45 minutos, para fazer os carros gradualmente gastos estarem prontos para outra bateria.
Os pneus parecem um sonho Goth com 384 pregos em cada um. Ser atropelado aqui resultaria em acupuntura severa, assim para eu resisti para não me atirar na frente do carro de ninguém!
A Suécia é totalmente bonita com neve como o gelo muito lisos em grandes extensões de lagos congelados, bonita casinhas, acres de árvores e o céu azul para definir tudo. E carros de rally! Você tropeça em todos os lugares, inclusive sendo ultrapassado na estrada aberta à medida que avançam de fase para fase. Conforme eles vem passando eu torço meu pescoço tentando ver se é o número 8. Por favor, deixe ser o número 8.
É sempre muito claro quando Kimi é esperado já que uma multidão se forma e de uma distância ela parece borbulhar com entusiasmo enquanto alguns pulam e outros escoram-se uns nos outros para tirar uma foto. Ele raramente sai de seu carro no começo ou no final de uma especial, mas movimenta-se por um curto caminho ao longo da estrada e, quando está longe da visão ou distante dos fãs, pula do carro para tirar seu capacete e checar os pneus. De fato, muitos pilotos seguem este processo, particularmente, como Dani Sordo, você precisar tirar as folhas do carro e as fitas soltas que ficaram das especiais.
Eu poderia continuar por horas, mas eu acho que vocês todos já estão cansados com meu entusiasmo. Eu tenho mesmo é que dizer que vê-los na estrada das 5:30 da manhã às 8:40 da noite com paradas apenas para os serviços me fez ter um enorme respeito por estes caras que fazem isto. Há também algo realmente real sobre o rali que faz a multidão da F1 parecer quase, mas não completamente, estéril por comparação. Talvez os homens de verdade vão para o rali."
Lady Snowcat recentemente passou algum tempo nos abismos gelados da Suécia para ver Kimi Räikkönen iniciar sua carreira no rally com uma boa largada. Aqui, ela nos fala sobre o que é e como apoiar seu homem em um ambiente tão frio.
"Alguma vez você já ficou no escuro, em uma floresta, longe de casa, muito cedo na manhã, com formação de geada em seu cabelo, porque está - 23 ° C, tudo para ver um cara pilotando um carro extremamente rápido? Se você já o fez, aposto que você vai acabar se perguntando se você é totalmente louco.
Claro que a resposta a essa pergunta é óbvia. Você está completamente fora de sua cabeça, certamente, ainda que parece haver algumas pessoas infectadas com o mesmo mal, como neste lugar gelado está mais certamente não está sozinho. Há um blá blá blá em discussão que, por uma vez, não permiti o meu passatempo habitual escutar, já que o Inglês não é predominante.
Com um número de pequenas fogueiras surgindo gradualmente e tomando conta do escuro conforme o tom rosa do céu transforma-se em um azul suave, você pode ver mais pessoas escolhando seu caminho para a mais suave, neve profunda se escondendo do terreno bastante complicado abaixo dos pés. Você apenas tem que sorrir para começar uma conversa em inglês e receber boas-vidas ao redor das pequenas fogueiras. Isto acontece apenas antes dos seus dedos do pé caírem por estarem congelados e permitir que você tire a camada mais recente de suas luvas com o objetivo de conseguir um foto assim que o Iceman passar rapidamente.
Então você ouve um rosnado à distância e o som das hélices dos helicópteros e sobe antecipação. Tudo de uma vez um carro chega - é Mikko, depois outro e é Seb, seguido por Jari-Matti - cada salto com um rugido, se contorcendo em toda a pista conforme freiam para contornar uma curva e te enche de neve à medida que passam , tão perto de você que tirar o fôlego com eles como eles vão. Alguns mais que outros!
Uma vez um certo finlandês legal passa é hora de seguir em frente, talvez para uma outra especial, talvez para a área de serviço, talvez para um lanche em uma das mesas de cavalete criada com bebidas. (sem vans de hambúrgueres ou nem mesmo sorvetes! uma visão aqui).
A área de serviço no meio de um aeroporto muito sombrio, Hagfors, não tem o charme de um paddock de F1, com é claro, uma exceção. A exceção aqui é muito importante para a minha visita, então tudo está ok com o mundo. Quando você não está entre as árvores, como em uma especial, até mesmo uma brisa mais levinha congela seus ossos. Os carros estão sob frágeis tendas de lona sem laterais e você sente pena pelos mecânicos lutando para fazer o trabalho suficiente em 15, 30 ou em generosos 45 minutos, para fazer os carros gradualmente gastos estarem prontos para outra bateria.
Os pneus parecem um sonho Goth com 384 pregos em cada um. Ser atropelado aqui resultaria em acupuntura severa, assim para eu resisti para não me atirar na frente do carro de ninguém!
A Suécia é totalmente bonita com neve como o gelo muito lisos em grandes extensões de lagos congelados, bonita casinhas, acres de árvores e o céu azul para definir tudo. E carros de rally! Você tropeça em todos os lugares, inclusive sendo ultrapassado na estrada aberta à medida que avançam de fase para fase. Conforme eles vem passando eu torço meu pescoço tentando ver se é o número 8. Por favor, deixe ser o número 8.
É sempre muito claro quando Kimi é esperado já que uma multidão se forma e de uma distância ela parece borbulhar com entusiasmo enquanto alguns pulam e outros escoram-se uns nos outros para tirar uma foto. Ele raramente sai de seu carro no começo ou no final de uma especial, mas movimenta-se por um curto caminho ao longo da estrada e, quando está longe da visão ou distante dos fãs, pula do carro para tirar seu capacete e checar os pneus. De fato, muitos pilotos seguem este processo, particularmente, como Dani Sordo, você precisar tirar as folhas do carro e as fitas soltas que ficaram das especiais.
Eu poderia continuar por horas, mas eu acho que vocês todos já estão cansados com meu entusiasmo. Eu tenho mesmo é que dizer que vê-los na estrada das 5:30 da manhã às 8:40 da noite com paradas apenas para os serviços me fez ter um enorme respeito por estes caras que fazem isto. Há também algo realmente real sobre o rali que faz a multidão da F1 parecer quase, mas não completamente, estéril por comparação. Talvez os homens de verdade vão para o rali."
Raly Buzz: Mikko Hirvonen fala sobre a performance de Kimi
Fonte: Arli Racegirl
Tradução: By me, Carol
Como você avalia a performance de seu compatriota, Kimi Raikkonen?
"Pelo que eu sei ele fez poucos erros e bons tempos. Eu suponho que ele mostrou exatamente o que nós experávamos antes do rali, não é fácil conseguir acompanhar o ritmo das notas e erros acontecerão, pois leva tempo aprender. Todos sabem que ele pode dirigir e aqueles tempos mostram isso. Existe ainda um longo caminho a percorrer."
Ele conseguiria um pódio no WRC este ano?
"É muito difícil de dizer. Depende do quão rápido ele aprenderá e como ele confiará em suas notas. Rali após rali, nós veremos."
Confira a entrevista completa aqui!
19 de fevereiro de 2010
Kimi na Lua???
WRC - Hirvonen acredita que estará em desvantagem no Rally do México
O vencedor da primeira etapa do Campeonato Mundial de Rallys 2010, Mikko Hirvonen, admitiu que será complicado repetir a vitória na segunda etapa do campeonato, o Rally do México, que iniciará no próximo dia 4 de março.
Como líder do campeonato, o piloto da equipe BP Ford Abu Dhabi World Rally Team sairá no primeiro dia do rally na primeira posição, enfrentando as piores condições do trecho de todo o rally, já que sem dúvidas terá muita terra solta na superfície que deverá ir varrendo.
Em contraste com isso, os rivais do finlandês Sebastien Loeb e Dani Sordo sairão em segundo e quarto respectivamente, o isso deverá os beneficiar, já que encontrarão um piso mais limpo.
"Vamos ver o que poderemos fazer, mas no México será um rally difícil", comentou Hirvonen. "É claro que no México varrer o trecho dá uma desvantagem maior que na Suécia".
"Sim, será um rally difícil, e acredito que perderemos algum tempo na sexta-feira. Antes do rally veremos se há algo que possamos fazer a respeito".
Hirvonen ganhou a etapa inaugural do WRC na Suécia saindo no trecho em primeiro no sábado domingo, mas negou que isso lhe deu alguma vantagem psicológica em relação ao México. "Com neve e gelo nunca existe uma grande diferença entre correr primeiro ou em segundo. Sempre é questão de como você pilota", disse ele.
Uma semana antes do Rally do México Hirvonen fará três dias de testes com seu Ford Focus RS WRC na Espanha, em trechos de terra.
Fonte: Mundo Rally
______
Falando de Vancouver: Infelizmente a Finlândia foi massacrada no Hockey de Gelo Feminino... Portanto, como vocês já devem saber, conseguimos uma medalha de prata no snowboard halfpipe masculino! Na madrugada de hoje temos Finlândia contra Alemanha no Hockey masculino. A Record News avisou que irá transmitir, mas vale lembrar que eles também disseram o mesmo no último jogo da Finlândia e acabou que não exibiram. Vou ver se vou acordar de madrugada pra acompanhar o jogo.
Como líder do campeonato, o piloto da equipe BP Ford Abu Dhabi World Rally Team sairá no primeiro dia do rally na primeira posição, enfrentando as piores condições do trecho de todo o rally, já que sem dúvidas terá muita terra solta na superfície que deverá ir varrendo.
Em contraste com isso, os rivais do finlandês Sebastien Loeb e Dani Sordo sairão em segundo e quarto respectivamente, o isso deverá os beneficiar, já que encontrarão um piso mais limpo.
"Vamos ver o que poderemos fazer, mas no México será um rally difícil", comentou Hirvonen. "É claro que no México varrer o trecho dá uma desvantagem maior que na Suécia".
"Sim, será um rally difícil, e acredito que perderemos algum tempo na sexta-feira. Antes do rally veremos se há algo que possamos fazer a respeito".
Hirvonen ganhou a etapa inaugural do WRC na Suécia saindo no trecho em primeiro no sábado domingo, mas negou que isso lhe deu alguma vantagem psicológica em relação ao México. "Com neve e gelo nunca existe uma grande diferença entre correr primeiro ou em segundo. Sempre é questão de como você pilota", disse ele.
Uma semana antes do Rally do México Hirvonen fará três dias de testes com seu Ford Focus RS WRC na Espanha, em trechos de terra.
Fonte: Mundo Rally
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Falando de Vancouver: Infelizmente a Finlândia foi massacrada no Hockey de Gelo Feminino... Portanto, como vocês já devem saber, conseguimos uma medalha de prata no snowboard halfpipe masculino! Na madrugada de hoje temos Finlândia contra Alemanha no Hockey masculino. A Record News avisou que irá transmitir, mas vale lembrar que eles também disseram o mesmo no último jogo da Finlândia e acabou que não exibiram. Vou ver se vou acordar de madrugada pra acompanhar o jogo.
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