14 de julho de 2010
Coluna do Kimi Raikkonen: Review do Rali da Bulgária
Fonte: Kimi Raikkonen.com / Tradução: The Iceman Brasil - do Team
Bem, eu tenho estado na curva de aprendizagem com as corridas de Rally. A viagem para a Bulgária foi muito boa. A velocidade perfeita foi à melhor para mim nesse Rally, apesar de não termos conseguimos o resultado que estávamos à procura.
Este lugar era novíssimo para todos. Todos os estágios especiais foram maravilhosos. Foi um ótimo Rally, mas eles tiveram um ótimo trabalho para organizar isso melhor. Não foi muito bom a ambulância entrar no meio do estagio.
Eu tive uma boa sensação no decorrer do final de semana com o carro. Obviamente, nós temos mais experiência com coisas ruins. Se eu tivesse conseguido manter o carro na estrada até o final do ultimo estagio especial na sexta-feira, a Citroen poderia ter conquistado todo o TOP 05 das posições na Bulgária. A velocidade estava lá para os cinco de nós agarrarmos isso.
Nós encontramos o ritmo certo desde o começo. Eu conheço a aderência do asfalto muito melhor, então eu posso ir rápido. Eu estava muito feliz com as notas, enquanto a diferença para os caras da ponta ficou menor se comparando com os rallies no cascalho.
Eu sinto que todo trabalho árduo desde o começo da temporada esta começando a dar resultado. Com certeza eu ainda tenho muitas coisas para aprender, mas, no mínimo, nós sabemos que estamos apontando na direção correta.
Foi irritante o erro de sexta-feira. Não foi dramático. Eu apenas pisei no freio um pouquinho tarde. Tinha um pouco de areia espalhada pelo asfalto naquela curva. Sem isso, eu poderia ter trazido o carro de volta para o traçado. Mas isso aconteceu - e nós ficamos de ponta cabeça no canal.
Obviamente, não foi legal continuar com uma penalidade de tempo. Nós nos concentramos em testar, mas, então nós estávamos cada vez mais perto e perto da 10ª posição no Domingo.
A velocidade estava lá. Nós tivemos alguns bons estágios e nós fizemos algumas boas mudanças no carro, também. Com certeza nós estamos olhando para frente - para o próximo rally no asfalto.
Bem, no Domingo nós fizemos o nosso melhor para alcançar o Henning Solberg e pegar este ponto, mas nesse curto espaço de tempo ele não cometeu um único erro, e isso também foi muito para nós. Eles cancelaram um estagio. Eu acho que se o tivéssemos tido, nós teríamos podido alcançar o Henning.
Eu tive uma boa lição. A próxima parada é na Finlândia. Nós temos alguns dias de testes antes e desta vez nós vamos ter as notas de ritmo do ano passado.
É uma sensação maravilhosa ter um Rally em casa. Para um piloto finlandês de corridas não pode existir nada melhor do que ter uma corrida em casa e do nível do WRC. É um ponto alto da temporada, sem duvida disso!
No ano passado nós estivemos em Jyvaskyla com o carro Super2000. Agora nós temos o Red Bull C4 Citroen WRC. A meta é ter um rally sem erros e então é esperar e ver qual o tipo de resultado nós vamos conseguir com isso.
Pensando em Raikkonen, Renault coloca futuro nas mãos de Petrov
O futuro de Vitaly Petrov está em suas mãos. Este é o recado dado pelo chefe de equipe da Renault, Eric Boullier, em entrevista ao site Autosport, publicada nesta quarta-feira. Segundo o dirigente, o piloto tem conquistado resultados surpreendentes na temporada e, mesmo com os rumores que colocam Kimi Raikkonen na escuderia em 2011, a Renault não pensou na saída de Petrov.
Para Boullier, Petrov é o melhor estreante da temporada da Fórmula 1, o que o credencia a permanecer por pelo menos mais um ano na equipe. O dirigente afirmou também que todos estão satisfeitos com o seu desempenho e pretendem ajudá-lo a conquistar melhores resultados até o fim do ano.
Sobre a contratação de Raikkonen, o chefe da Renault preferiu não comentar. O finlandês é especulado como possível novo companheiro de Robert Kubica, que recentemente renovou seu contrato por mais dois anos.
A próxima etapa da Fórmula 1 será no dia 25 de julho, na Alemanha.
13 de julho de 2010
Rali da Finlândia com lista de inscritos de luxo
É já no final do corrente mês de julho que a caravana do WRC ruma à prova mais apetecida do calendário para a generalidade dos adeptos, o Rali da Finlândia, num evento que ficará marcado pela estreia de Sébastien Ogier como companheiro de equipa de Sébastien Loeb, na equipa oficial da Citroen. Logicamente, Dani Sordo fará equipa com Kimi Raikkonen na Citroën Junior Team.
À partida irá estar, por exemplo, o tetra Campeão do mundo de Ralis Juha Kankkunen, que regressa desta forma ao WRC, aos comandos de um Ford Focus WRC08, curiosamente na prova que ficou marcada pela sua última vitória no WRC, o Rali da Finlândia 1999.
Toni Gardemeister alinhará aos comandos de um Ford Fiesta S2000, enquanto Juho Hänninen, líder do IRC, corre com um Skoda Fabia S2000. Destaque ainda para o brasileiro Paulo Nobre (Mitsubishi Lancer Evolution X) e o 'nosso' Nuno Barroso Pereira que optou por realizar esta prova do Mundial ao invés do SATA Rallye Açores.
Pouco visto este ano na cena dos ralis está Anton Alén, filho de Markku Alen, que vai corer na Finlândia com um Ford Fiesta S2000. De regresso está também o checo Roman Kresta, agora em Mitsubishi Lancer Evolution IX.
A lista é longa, e convém ser vista com alguma atenção porque pode andar por ali o próximo jovem finlandês voador. Exemplos? Porque não, Asko Mäkinen, que desconhecemos se é familiar do Timo ou do Tommi, o Jouni Virtanen, que bem pode ser um Vatanen mais virtuoso, ou o Miikka Salonen, bom no asfalto como o Mikka Hakkinen e na terra como o Salonen.
VEJA AQUI A LISTA DE INSCRITOS
http://www.nesteoilrallyfinland.fi/attachements/2010-07-12T14-48-43253.pdf
Kimi Raikkonen: "Estou mais confortável no asfalto que na terra mas há muito para aprender"
Como se esperava, com a chegada dos troços de asfalto, a prestação de Kimi Raikkonen melhorou a olhos vistos, ainda que uma saída de estrada logo no primeiro dia de prova tenha condicionado o resultado do finlandês, que terminou o rali na 11ª posição, depois de ter caído para 26º.
No primeiro dia de competição o "Iceman" andou quase ao nível dos homens da frente, alternando posições entre o 5º e 7º lugar nos troços. Saiu de estrada na quarta especial, em Belmeken Lake mas só alterou um pouco a cosmética do C4 WRC, que foi facilmente recuperado pelos mecânicos da equipa.
Novamente à partida no início do segundo dia de prova, foi subindo na geral, até chegar à 11ª posição, atrás do Ford Fiesta S2000 de Henning Solberg:
"Mesmo com altos e baixos, foi um bom fim de semana. O mais importante foi adaptar-me ao carro no asfalto, que é obviamente muito diferente de um F1. Estou mais confortável no asfalto que na terra, mas os ralis são diferentes das pistas e há muito para aprender. Gostei das estrada da Bulgária, onde se pode rodar a um bom ritmo, mas agora vem aí a terra da Finlândia onde será bom voltar a competir, por ser em casa e por ser um rali que já conheço um pouco melhor.", referiu Kimi Raikkonen.