6 de janeiro de 2011
Kimi continuará sua carreira de piloto
Fonte: AUTOhebdo.fr
Kimi Raikkonen, que perdeu o pai pouco antes do Natal, continuará a sua carreira, apesar dos boatos persistentes sobre sua falta de motivação para continuar. Os empresários do finlandês disseram ao MTV3 que ele continuará a pilotar.
"Kimi é campeão mundial na Fórmula 1, por isso tem um monte de propostas. Mas por agora, não podemos dizer nada ", disse Steve Robertson.
5 de janeiro de 2011
Ogier espera que Raikkonen melhore suas habilidades no Rali
Um confirmação de que Kimi Raikkonen continua no WRC em 2011 pode ser esperado no meio de janeiro. (...)
O contrato ainda não foi acertado. A família de Raikkonen foi atingida por uma dura tristeza depois que Matti Raikkonen faleceu em poucos dias antes do Natal.
Ogier vê Raikkonen continuando na sua carreira de Rali como uma solução lógica.
- Se Kimi quer melhorar suas habilidades também no rali , ele deve continuar no WRC. Ninguém pode tirar qualquer conclusão baseado em apenas um ano no Rali, disse Ogier.
Ogier apoiou muito Raikkonen durante essa temporada.
- Seria difícil para qualquer piloto ir para o WRC sem qualquer experiência. O nível de competição da série é muito duro. Com certeza Kimi fez muitos erros, mas eu me lembro de ter cometido muitos erros durante minha primeira temporada.
- Será bom para Kimi continuar no WRC para que ele fique habilitado a conseguir melhores resultados e aumentar a experiência.
(...)
Fonte: finnfan
Créditos: Turun Sanomat - Heikki Kulta
Tradução: By me, Carol
4 de janeiro de 2011
Morte do pai faz Kimi repensar carreira, diz jornal
Fonte: Tazio
De acordo com o jornal finlandês "Iltalehti", Kimi Raikkonen está repensando a continuidade de sua carreira após a morte repentina de seu pai, Matti, de 56 anos, poucos dias antes do Natal.
O finlandês, campeão mundial de F-1 de 2007, negociava sua permanência na equipe Citroën Jr para mais uma temporada, mas, com a perda, o piloto de 31 anos poderia até mesmo encerrar sua carreira no automobilismo.
O navegador de Raikkonen no Mundial de Rali, Kaj Lindstrom, revelou que as negociações para um segundo ano no campeonato pararam após a morte de Matti.
"Desde a morte de Matti Raikkonen, todos os planos [de Kimi] estão congelados. Vamos torcer para que ele permaneça nos ralis", comentou o navegador, acreditando que, caso Raikkonen siga no Mundial, suas chances de sucesso serão maiores.
"As chances de sucesso são muito maiores no segundo ano do que no primeiro, porque você não precisa estar aprendendo todas as coisas a todo o momento."
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O navegador de Raikkonen no Mundial de Rali, Kaj Lindstrom, revelou que as negociações para um segundo ano no campeonato pararam após a morte de Matti.
"Desde a morte de Matti Raikkonen, todos os planos [de Kimi] estão congelados. Vamos torcer para que ele permaneça nos ralis", comentou o navegador, acreditando que, caso Raikkonen siga no Mundial, suas chances de sucesso serão maiores.
"As chances de sucesso são muito maiores no segundo ano do que no primeiro, porque você não precisa estar aprendendo todas as coisas a todo o momento."
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2 de janeiro de 2011
Raikkonen: "Os ralis são bem mais difíceis que a Fórmula 1"
Fonte: AutoSport
Em declarações ao Autosport inglês, Kimi Raikkonen revelou que a sua passagem para os ralis em 2010 fizeram de si um melhor piloto: "Certamente que melhorei como piloto em 2010. Os ralis são bem mais duros que a Fórmula 1, pelo menos para mim. Se um piloto conseguir andar depressa em algumas das estradas por onde passámos ao longo da época, então pode guiar em qualquer lado.", começou por referir o finlandês.
Muitos acharam que a passagem de Kimi Raikkonen para o WRC era apenas uma hábil manobra de marketing, e que o finlandês depressa voltaria à F1, mas pelos vistos isso não irá acontecer: "Claro que pensei em regressar à F1, pois temos de manter todas as hipóteses em aberto, mas nunca o fiz muito seriamente pois não tinha quaisquer saudades da F1. Antes do início do ano ainda pensei que poderia sentir saudades, mas a verdade é que por vezes nem me lembrava que havia Grandes Prémios. Basicamente, este ano as minhas sensações foram semelhantes às de quando iniciei a minha carreira nas pistas...", concluiu Raikkonen.
Loeb: "Kimi precisa de mais tempo"
Sébastien Loeb, Heptacampeão Mundial, é talvez dos poucos que poderá fazer uma avaliação correta da época de Raikkonen pois, também ele, aos poucos, tem descoberto o processo inverso ou seja, passar dos ralis para as pistas.
Para o piloto número um da Citroen Total, "um piloto de velocidade possui habilidade suficiente para vingar nos ralis, ainda que ambos apresentem credenciais diferentes. Um piloto de circuitos saberá sempre guiar um carro de ralis e tenho a certeza que se me derem a mim e ao Kimi o mesmo carro, no mesmo troço de terra, com as mesmas passagens, ele ficará muito perto dos meus tempos. Mas, isso não é o que acontece nos ralis hoje. Nos ralis, não se pode fazer sempre as mesmas curvas para otimizar, por exemplo, o ponto de travagem. É preciso fazer um trabalho de desenvolvimento das notas e é preciso aprender a antecipar as coisas. Acho que a adaptação às notas é a principal dificuldade por que passa um piloto de velocidade. Para o kimi, cada rali foi uma total novidade e precisou de aprender a melhor maneira de utilizar os seus pneus, de se ambientar às condições de piso imprevistas, de ganhar confiança no que alguém, que lhe entra pelos ouvidos, diz!". Mas será que há uma mentalidade básica diferente entre um piloto de ralis e um de velocidade?
"Não, acho que exista uma grande diferença a esse nível", explica o já líder do Mundial de Ralis, concretizando depois: "ambos os pilotos, de ralis e circuitos, tem a mesma linha e objetivo: ser os mais rápidos possíveis. A diferença está a concentração. Nos ralis é preciso ouvir as notas ao mesmo tempo que é preciso estar concentrado na estrada. Nas pistas, apenas nos temos que concentrar na condução, embora tenhamos que pensar também nos outros pilotos. Ouvir notas é como uma terceira dimensão, mas quando não se conhece a estrada quer-se mesmo ouvi-las. Para mim isso já acontece de forma natural, mas de certeza que para o Kimi ainda soou a estranho de início!. Basicamente, é de tempo que ele precisa..."
1 de janeiro de 2011
Notícia
O site alemão MotorSport Total publicou uma notícia com o título de que "Após a morte do pai, Raikkonen está a ponderar o fim da carreira". Quando eu li o título, meus olhos se encheram d'água, mas, se você também sente o mesmo agora, acalme-se! Kimi está sofrendo nesse momento, seu co-piloto Kaj afirmou que ele parou as negociações sobre seu futuro. Bem, eu acho ridículo que os sites, jornais e revistas se aproveitem dessa situação! Posso deixar vocês e a mim tranquilos, por enquanto, pois não há nada concreto, nem o Kimi e nem mesmo alguém próximo a ele confirma esse fato. A própria notícia que o site publica nem é assim tão "dramática" quanto o título dela, afinal a reportagem em si diz apenas que ele deu uma "parada" nas negociações. Eu só acho que eles deveriam ser mais respeitosos com o Kimi e com os fãs dele.
Link da reportagem
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