Terra
Contratado pela Lotus Renault para a próxima temporada, o finlandês Kimi Raikkonen deixou o Mundial de Rali para retornar à Fórmula 1. Seu navegador na categoria, Kaj Lindstrom, espera que piloto ainda continue correndo de rali, mesmo como hobby. O ex-piloto da Ferrari, campeão em 2007, passou os últimos dois anos no WRC.
"Espero que o Kimi continue fazendo provas de rali às vezes por diversão. O trabalho dele é a prioridade, e a F1 agora é o trabalho dele, mas espero que os ralis permaneçam um hobby", afirmou ao jornal finlandês Turun Sanomat.
Lindstrom acredita que Kimi fez um bom papel no rali, mas seu lugar é realmente nas pistas. "Pilotar em uma pista é mais o ambiente do Kimi, mas devo dizer que ele se saiu muito bem nos ralis em uma experiência tão curta", argumentou.
Raikkonen tem contrato de dois anos com a Lotus Renault e foi anunciado após Robert Kubica avisar que não terá condições de pilotar no começo de 2012. O polonês sofreu um grave acidente justamente em uma prova de rali, em fevereiro.
2 de dezembro de 2011
1 de dezembro de 2011
30 de novembro de 2011
Kaj Lindstrom: "A F1 é o mundo de Kimi!"
Para Kaj Lindstrom, a notícia sobre o retorno de Kimi para a F1 não foi uma supresa.
Em entrevista ao site finlandês Iltalehti, Kaj disse que "a F1 é o mundo de Kimi".
- Essa foi a decisão de Kimi, eu respeito ela. Fico feliz por ele ter conseguido um bom contrato. Foram dois ótimos anos e foi bom trabalhar com o Kimi.
Lindstrom disse também, mais uma vez, que Kimi teria chances de ter sucesso no Rali se ele decidisse continuar no esporte.
- Isso estava claro para mim. Você não chega rapidamente no topo. A F1 é o mundo dele. Acho que ele vai se sentir mais confortável lá.
Kaj não quis se arriscar em previsões.
- Nunca sentei em um carro de F1, então é difícil comentar algo. O piloto pelo menos é talentoso, então ele com certeza vai se dar bem, Lindstrom riu.
Em entrevista ao site finlandês Iltalehti, Kaj disse que "a F1 é o mundo de Kimi".
- Essa foi a decisão de Kimi, eu respeito ela. Fico feliz por ele ter conseguido um bom contrato. Foram dois ótimos anos e foi bom trabalhar com o Kimi.
Lindstrom disse também, mais uma vez, que Kimi teria chances de ter sucesso no Rali se ele decidisse continuar no esporte.
- Isso estava claro para mim. Você não chega rapidamente no topo. A F1 é o mundo dele. Acho que ele vai se sentir mais confortável lá.
Kaj não quis se arriscar em previsões.
- Nunca sentei em um carro de F1, então é difícil comentar algo. O piloto pelo menos é talentoso, então ele com certeza vai se dar bem, Lindstrom riu.
Heikki Kulta entrevista Kimi Raikkonen
Tradução com a ajuda do Google Tradutor
Créditos: Turun Sanomat
Como é a sensação de voltar à Fórmula 1?
- É legal. Agora não preciso mais correr na lama, sorriu Raikkonen de um jeito bastante descontraído e bem-humorado. Quanto mais tempo eu ficasse longe da F1, mas difícil seria voltar.
Por que a Renault?
- Conversamos por um longo tempo com a Williams, então nos viramos para o lado da Renault e tudo correu bem após três semanas. Agora eu tenho um contrato e eu estou contente.
Quando você sentiu vontade de retornar para F1?
- Em maio, quando corri na Nascar e pude perceber o quão bom era correr na pista.
Correr na pista atria mais que correr no rali?
- Eu realmente não sei, mas, no entanto, é uma questão diferente quando você corre contra outros pilotos na pista. É o que eu fiz quase minha vida toda.
Qual foi o melhor rali?
- Eu acho que o Rali Jyskälä (da Finlândia) deste ano. No primeiro dia, o carro não funcionou corretamente, mas depois começou a melhorar. Tivemos um bom ritmo o tempo todo, até batermos. Essa situação é lamentável. Não importa o quão leve é a situação, isso te faz perder muito tempo.
Quanto tempo você teria levado para brigar pelo Campeonato no WRC?
- Isso levaria um bom tempo. Às vezes eu era capaz de fazer bons tempos, mas melhores resultados teriam exigido também testes.
O Rali da Espanha seria seu último rali, porém você decidiu abandonar. Por quê?
-A decisão foi tomada devido ao fato de que havia previsão de chuva. Além disso, achei um pouco tolo continuar o rali.
Quão difícil é voltar para a F1?
Provavelmente não é tão difícil. Eu dirigi os carros de F1 durante muito tempo. Em minha última temporada, já havia o Kers e também tivemos um monte de botões no volante naquela época. A maior diferença está nos anéis. Isso vai levar mais tempo, mas também enfrentei situações difíceis quando eu mudei da McLaren para a Ferrari e os pneus do Michelin para Bridgestone. Acho que será mais fácil de se adaptar aos pneus novos.
Que tipo de informação que você tem sobre os pneus Pirelli?
- Eu conversei com meu amigo Pedro de la Rosa, e pelo que ele me disse, me senti muito bem. Os pneus dão uma boa aderência.
Quais as informações que você tem da equipe Lotus-Renault?
- Não muito. Eu conversei com eles na segunda-feira pela primeira vez, com o chefe de equipe Eric Boullierin pelo telefone. Na sexta-feira, eu vou visitar a fábrica EnstoNet e depois participarei da da festa de Natal da equipe.
Quando começam os testes?
- Esse ano eu posse dirigir com penus da GP2. Acho que é uma área familiarizada. Eu não sei ainda exatamente os horários para o próximo ano.Um novo carro virá e então eu testarei.
Créditos: Turun Sanomat
Como é a sensação de voltar à Fórmula 1?
- É legal. Agora não preciso mais correr na lama, sorriu Raikkonen de um jeito bastante descontraído e bem-humorado. Quanto mais tempo eu ficasse longe da F1, mas difícil seria voltar.
Por que a Renault?
- Conversamos por um longo tempo com a Williams, então nos viramos para o lado da Renault e tudo correu bem após três semanas. Agora eu tenho um contrato e eu estou contente.
Quando você sentiu vontade de retornar para F1?
- Em maio, quando corri na Nascar e pude perceber o quão bom era correr na pista.
Correr na pista atria mais que correr no rali?
- Eu realmente não sei, mas, no entanto, é uma questão diferente quando você corre contra outros pilotos na pista. É o que eu fiz quase minha vida toda.
Qual foi o melhor rali?
- Eu acho que o Rali Jyskälä (da Finlândia) deste ano. No primeiro dia, o carro não funcionou corretamente, mas depois começou a melhorar. Tivemos um bom ritmo o tempo todo, até batermos. Essa situação é lamentável. Não importa o quão leve é a situação, isso te faz perder muito tempo.
Quanto tempo você teria levado para brigar pelo Campeonato no WRC?
- Isso levaria um bom tempo. Às vezes eu era capaz de fazer bons tempos, mas melhores resultados teriam exigido também testes.
O Rali da Espanha seria seu último rali, porém você decidiu abandonar. Por quê?
-A decisão foi tomada devido ao fato de que havia previsão de chuva. Além disso, achei um pouco tolo continuar o rali.
Quão difícil é voltar para a F1?
Provavelmente não é tão difícil. Eu dirigi os carros de F1 durante muito tempo. Em minha última temporada, já havia o Kers e também tivemos um monte de botões no volante naquela época. A maior diferença está nos anéis. Isso vai levar mais tempo, mas também enfrentei situações difíceis quando eu mudei da McLaren para a Ferrari e os pneus do Michelin para Bridgestone. Acho que será mais fácil de se adaptar aos pneus novos.
Que tipo de informação que você tem sobre os pneus Pirelli?
- Eu conversei com meu amigo Pedro de la Rosa, e pelo que ele me disse, me senti muito bem. Os pneus dão uma boa aderência.
Quais as informações que você tem da equipe Lotus-Renault?
- Não muito. Eu conversei com eles na segunda-feira pela primeira vez, com o chefe de equipe Eric Boullierin pelo telefone. Na sexta-feira, eu vou visitar a fábrica EnstoNet e depois participarei da da festa de Natal da equipe.
Quando começam os testes?
- Esse ano eu posse dirigir com penus da GP2. Acho que é uma área familiarizada. Eu não sei ainda exatamente os horários para o próximo ano.Um novo carro virá e então eu testarei.
Kimi Raikkonen deve visitar fabrica da Renault pela 1ª vez já nesta semana
Globo Esporte
Com acordo selado para retornar à Fórmula 1 na próxima temporada, Kimi Raikkonen deve fazer sua primeira visita oficial à fábrica da Renault-Lotus já nesta semana. Chefe da equipe, Eric Boullier acredita que a presença do campeão mundial de 2007 – que está fora da categoria desde 2009 -, será um importante fator motivacional para o time após um ano decepcionante nas pistas. (...)
Com acordo selado para retornar à Fórmula 1 na próxima temporada, Kimi Raikkonen deve fazer sua primeira visita oficial à fábrica da Renault-Lotus já nesta semana. Chefe da equipe, Eric Boullier acredita que a presença do campeão mundial de 2007 – que está fora da categoria desde 2009 -, será um importante fator motivacional para o time após um ano decepcionante nas pistas. (...)
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