27 de abril de 2012
É como se Kimi nunca tivesse deixado a F-1!
Texto escrito por Oskari Saari, repórter da MTV3
TotalRace - Olhar Estrangeiro
O retorno de Raikkonen foi uma grande notícia, e não apenas no noticiário esportivo. Ficou bastante tempo sendo a principal novidade no noticiário geral na Finlândia. Foi uma loucura. As coisas estiveram um pouco calmas por uns tempos porque nosso único piloto, o Heikki, estava terminando as coisas em 19º, algo assim.
Acho que até isso fez bem para o esporte em geral na Finlândia, porque não é normal um país como o nosso ter um piloto na Ferrari e outro na McLaren, como tínhamos em 2008 e 2009. E as pessoas começaram a achar isso normal. Se nenhum deles ganhava uma corrida, ela não prestava. Essa época fez muito bem em relação à atitude que se tem, porque quando o Heikki conseguia ir para o Q2, isso era um grande feito. E, quando Kimi voltou, todos ficaram muito felizes. Então acho que essa época ruim colocou as coisas em perspectiva.
Talvez algumas pessoas esperassem que Kimi tivesse dificuldades. Mas se você tivesse seguido ele de perto, não foi uma grande surpresa porque há algumas diferenças entre Kimi e Michael Schumacher, por exemplo. Primeiramente, acho que Raikkonen tem um carro melhor do que Michael em seu retorno e isso é um favor importante.
Em segundo lugar, Kimi continuou pilotando um carro o tempo todo [que esteve fora da F-1]. Pilotando um carro, e não uma moto. O rally foi uma boa forma de treinar para ele. É claro que a pilotagem foi completamente diferente, mas ele mesmo acredita que essa experiência o tornou um piloto melhor. O fato de ter continuado competindo ajuda imensamente.
O terceiro fator é que acredito que ele tenha um talento excepcional, assim como Michael. Mas, combinando esses fatores, é como se ele nunca tivesse estado fora da categoria. Tenho certeza de que há pequenas coisas que ele pode melhorar, mas ele sabe. Algumas pessoas podem ter se surpreendido, mas eu sabia que os testes de inverno seriam suficientes e ele logo voltaria a ser como antes.
Sobre a personalidade dele, acho que para os finlandeses é mais fácil entender seu jeito. Muitas pessoas na Finlândia são parecidas com ele. É claro que você não pode colocar as pessoas em caixas e definir que os finlandeses são de um jeito, os brasileiros são de outro, é impossível fazer isso. Mas, na Finlândia, se você senta do lado de uma pessoa em um ônibus e não fala com ela, isso é considerado educado, porque você não quer atrapalhar a vida dela. Você a deixa sozinha e em paz.
Isso está mais ou menos em nosso sangue, então acho que é mais fácil para os finlandeses compreendê-lo. Eles respeitam isso. Ele não é de se explicar, ele não fala mal dos outros, apenas faz seu trabalho e os comentários que são absolutamente necessários e vive sua vida. Pelo menos ele é honesto, pois há tanto exagero nesse paddock.
É claro que eu, como repórter, gostaria que ele falasse mais e fosse mais aberto, mas isso não vai acontecer e pelo menos ele não vai falar besteira, como outros que são mais abertos. Há duas maneiras de ver isso. Quando ele está irritado, dá para ver de longe e você sabe que não será uma boa entrevista. Mas, contando que ele vá bem dentro da pista, não acho que ninguém na Finlândia vai reclamar. Ele é um herói nacional e uma das pessoas mais famosas de todos os tempos lá.
26 de abril de 2012
Kimi 100, Sebastian 0 - Pergunte para Kimi! - Parte 2
Lotus F1 Team
Tradução: Carol/Kimi Raikkonen Online
ESSI KIMI: Por que você sempre usa boné e óculos de sol, mesmo quando não tem sol?
KR: Eu gosto de bonés e de óculos de sol. Tenho olhos muito sensíveis, então eu uso eles para me proteger.
NOÉMI KOVÁCS: Você já recebeu alguma coisa especial do seus fãs?
KR: Eu recebo muitos presentes de fãs... Eles podem ser muito criativos e isso me faz sorrir. Eles lembram do meu aniversário, e enviam parabéns e palavras de apoio em finlandês. Isso é algo especial, não é?
PRAKASITA NINDYASWARI: Por que você não tem conta no Twitter?
KR: Bem, eu não gosto de twitter... ou facebook. Eu prefiro privacidade.
CINDY IDIER: Qual será sua vingança contra Vettel depois do que ele fez no pódio? Você viu as fotos?
KR: Sim, eu vi aquilo, e achei engraçado. A vinçando virá em breve, eu espero! Conseguir o lugar mais alto do pódio seria um bom começo.
LISA MUNRO: Quem é melhor no badminton, você ou Vettel?
KR: Eu continuo ganhando! É algo como 100 x 0...
STEVE JONES: Qual é sua atividade favorita fora da F1?
KR: Gosto de muitas coisas... todos os tipos de esportes e jogos em que há competição. Hóquei de Gelo é o meu favorito quando tenho tempo para esportes de inverno.
ANASTASIA KOZLOVA: Qual seria sua escolha: a garantia de um segundo lugar (que definitivamente leva você para o título de construtores) ou uma estratégia arriscada com 10% de chance para um primeiro lugar? (vamos dizer que essa corrida é em Spa)
KR: Acho que é mais emocionante se você tem que lutar e se arriscar. Estou aqui para vencer!
OSZTER TAMÁS : Que situação deixa você nervoso em uma corrida?
KR: Se alguém está fazendo algo realmente estúpido. Mas, por sorte, o grid de agora é muito talentoso!
DIVINE Y. LOPEZ: Você está sempre muito calmo e recolhido. Como você administra o fato de estar em um esporte que, para mim, é de tensão e alto estresse?
KR: Eu apenas foco na corrida e não deixo outras coisas me chatearem. Dois terços da minha vida tem sido nas corridas, você apenas se acostuma a estar nesse ambiente.
SARAH MOREAU: Você pode explicar por que você sempre vai tão bem em SPA?
KR: Eu realmente gosto da pista e eu acho que isso ajuda. Estou ansioso por correr lá de novo e espero voltar pra casa com um bom resultado para o time.
Tradução: Carol/Kimi Raikkonen Online
ESSI KIMI: Por que você sempre usa boné e óculos de sol, mesmo quando não tem sol?
KR: Eu gosto de bonés e de óculos de sol. Tenho olhos muito sensíveis, então eu uso eles para me proteger.
NOÉMI KOVÁCS: Você já recebeu alguma coisa especial do seus fãs?
KR: Eu recebo muitos presentes de fãs... Eles podem ser muito criativos e isso me faz sorrir. Eles lembram do meu aniversário, e enviam parabéns e palavras de apoio em finlandês. Isso é algo especial, não é?
PRAKASITA NINDYASWARI: Por que você não tem conta no Twitter?
KR: Bem, eu não gosto de twitter... ou facebook. Eu prefiro privacidade.
CINDY IDIER: Qual será sua vingança contra Vettel depois do que ele fez no pódio? Você viu as fotos?
KR: Sim, eu vi aquilo, e achei engraçado. A vinçando virá em breve, eu espero! Conseguir o lugar mais alto do pódio seria um bom começo.
LISA MUNRO: Quem é melhor no badminton, você ou Vettel?
KR: Eu continuo ganhando! É algo como 100 x 0...
STEVE JONES: Qual é sua atividade favorita fora da F1?
KR: Gosto de muitas coisas... todos os tipos de esportes e jogos em que há competição. Hóquei de Gelo é o meu favorito quando tenho tempo para esportes de inverno.
ANASTASIA KOZLOVA: Qual seria sua escolha: a garantia de um segundo lugar (que definitivamente leva você para o título de construtores) ou uma estratégia arriscada com 10% de chance para um primeiro lugar? (vamos dizer que essa corrida é em Spa)
KR: Acho que é mais emocionante se você tem que lutar e se arriscar. Estou aqui para vencer!
OSZTER TAMÁS : Que situação deixa você nervoso em uma corrida?
KR: Se alguém está fazendo algo realmente estúpido. Mas, por sorte, o grid de agora é muito talentoso!
DIVINE Y. LOPEZ: Você está sempre muito calmo e recolhido. Como você administra o fato de estar em um esporte que, para mim, é de tensão e alto estresse?
KR: Eu apenas foco na corrida e não deixo outras coisas me chatearem. Dois terços da minha vida tem sido nas corridas, você apenas se acostuma a estar nesse ambiente.
SARAH MOREAU: Você pode explicar por que você sempre vai tão bem em SPA?
KR: Eu realmente gosto da pista e eu acho que isso ajuda. Estou ansioso por correr lá de novo e espero voltar pra casa com um bom resultado para o time.
Mika Salo aposta em Kimi Raikkonen na briga pelo título
Terra
O bom desempenho do finlandês Kimi Raikkonen no seu retorno à Fórmula 1 já começa a empolgar a crítica especializada. Depois do segundo lugar no GP do Bahrein, no último domingo, ficou claro que o campeão da categoria em 2007, pela Ferrari, pode novamente brigar pelo título, agora na Lotus. Essa é a aposta do também finlandês Mika Salo, que pilotou por quase dez anos na Fórmula 1.
Hoje comentarista de uma TV da Finlândia, Salo vê com otimismo o desempenho não só de Raikkonen, mas também de sua escuderia. "A Lotus tem sido a equipe mais consistente. Eles foram rápidos em todo circuito até agora. Considerando isso, a situação de Kimi parece muito boa. Eu não desconsideraria de jeito nenhum que ele brigará até o final do campeonato (pelo título), se a Lotus for capaz de manter o ritmo de evolução", disse Salo, que pilotou uma Ferrari em 1999, em entrevista ao site Forumula1.com.
Já para o suíço Marc Surer, também ex-piloto da categoria e agora comentarista, a evolução do carro de Raikkonen é que determinará se ele lutará pelo bicampeonato. "A questão é: 'eles (Lotus) têm os recursos para desenvolver o carro e permanecer onde estão agora?'", questiona Surer, que por outro lado acredita no potencial do piloto finlandês.
"Eu acho que ele mostrou a todo mundo que ainda é capaz de fazer exatamente o que ele estava fazendo antes de sair (da Fórmula 1)", disse Surer, também o comparando ao heptacampeão alemão Michael Schumacher. "Ele é muito mais novo que o Schumacher (de 43 anos), e se você olhar nos últimos dez anos, ele é provavelmente um dos melhores talentos que vimos na Fórmula 1", completou o suíço.
Depois de deixar a Fórmula 1 em 2009 para correr em ralis, Raikkonen volta ainda em uma idade considerada boa para a categoria, aos 32 anos. Mesmo em uma equipe com menos recursos como a Lotus, o finlandês já somou 34 pontos nas primeiras quatro etapas da temporada, ficando entre os 10 primeiros por três vezes. Em sétimo no Mundial, ele está 19 pontos atrás do líder Sebastian Vettel.
O bom desempenho do finlandês Kimi Raikkonen no seu retorno à Fórmula 1 já começa a empolgar a crítica especializada. Depois do segundo lugar no GP do Bahrein, no último domingo, ficou claro que o campeão da categoria em 2007, pela Ferrari, pode novamente brigar pelo título, agora na Lotus. Essa é a aposta do também finlandês Mika Salo, que pilotou por quase dez anos na Fórmula 1.
Hoje comentarista de uma TV da Finlândia, Salo vê com otimismo o desempenho não só de Raikkonen, mas também de sua escuderia. "A Lotus tem sido a equipe mais consistente. Eles foram rápidos em todo circuito até agora. Considerando isso, a situação de Kimi parece muito boa. Eu não desconsideraria de jeito nenhum que ele brigará até o final do campeonato (pelo título), se a Lotus for capaz de manter o ritmo de evolução", disse Salo, que pilotou uma Ferrari em 1999, em entrevista ao site Forumula1.com.
Já para o suíço Marc Surer, também ex-piloto da categoria e agora comentarista, a evolução do carro de Raikkonen é que determinará se ele lutará pelo bicampeonato. "A questão é: 'eles (Lotus) têm os recursos para desenvolver o carro e permanecer onde estão agora?'", questiona Surer, que por outro lado acredita no potencial do piloto finlandês.
"Eu acho que ele mostrou a todo mundo que ainda é capaz de fazer exatamente o que ele estava fazendo antes de sair (da Fórmula 1)", disse Surer, também o comparando ao heptacampeão alemão Michael Schumacher. "Ele é muito mais novo que o Schumacher (de 43 anos), e se você olhar nos últimos dez anos, ele é provavelmente um dos melhores talentos que vimos na Fórmula 1", completou o suíço.
Depois de deixar a Fórmula 1 em 2009 para correr em ralis, Raikkonen volta ainda em uma idade considerada boa para a categoria, aos 32 anos. Mesmo em uma equipe com menos recursos como a Lotus, o finlandês já somou 34 pontos nas primeiras quatro etapas da temporada, ficando entre os 10 primeiros por três vezes. Em sétimo no Mundial, ele está 19 pontos atrás do líder Sebastian Vettel.
25 de abril de 2012
Baunilha, chocolate ou morango? - Pergunte para Kimi Raikkonen! - Parte 1
Lotus F1 Team
Tradução: Carol/Kimi Raikkonen Online
IRATI FUJIMOTO: Qual seu sabor de sorvete favorito?
KR: [sorri] Não tenho um sabor específico... Baunilha, chocolate e morango, o sabor do sorvete finlandês tradicional - o que está disponível.
HUBERT BOROŃ: Como você se relaxa depois de uma corrida?
KR: Gosto de me acalmar e ficar perto de meus amigos. Às vezes, eu tenho alguns companheiros finlandeses comigo no paddock e eu gosto muito disso. É legal falar com eles em finlandês, pensar sobre outras coisas além da corrida.
MICHAEL KEARNS: Qual foi seu primeiro carro e o que você tem na garagem atualmente? Você ainda tem o Enzo?
KR: Foi um Lada, um usado. Me diverti muito com ele. Não tenho mais o Enzo, mas eu tenho um ótimo Lotus Evoras S.
TANIA DHALIWAL: Que tipo de música você escuta e qual é seu cantor/banda favorita?
KR: Eu gosto da maioria das músicas finlandesas. Eu também gosto de Linkin Park, eu acho eles legais.
MAKI FUJITA: Você acha que um hat trick (pole + vitória + volta mais rápida) poderia ser possível com o E20? Se sim, em qual circuito?
KR: Isso seria bom! Após nosso desempenho em Bahrein, sei que nós podemos fazer algo melhor. A vitória estava muito, muito próxima. Vamos ver em qual circuito que isso vai acontecer... mas tenha em mente, você não ganha qualquer ponto extra por poles ou voltas mais rápidas!
VINAY POTHNIS: Como você sabe se você fez uma volta perfeita?
KR: Não existe volta perfeita, apenas em sonhos. Você pode conseguir uma ótima volta sem qualquer erros, mas você sempre pode melhorar, acredite em mim!
VINAY POTHNIS: Como você melhora de volta em volta durante uma corrida?
KR: Com novos pneus, você sempre vai mais rápido. Quando os novos pneus se desgastam, não tem jeito de você melhorar seus tempos depois de algumas voltas. Normalmente, você melhora seu tempo após pit stops rápidos e então o carro fica mais leve na medida que queima combustível.
RENE SPEKSNIJDER: Nós aprendemos que você força mais o motor que Romain. De que forma isso afeta o carro?
KR: Eu dirijo o carro do mesmo jeito que em toda a minha carreira. Todo piloto tem seu próprio estilo. Esse é o meu. Talvez eu seja um pouco mais duro, mas dentro do que o motor da Renault pode aguentar.
HORVÁTH LEVENTE: O que a parte vermelha do seu capacete simboliza?
KR: O número 9 em vermelho é o meu número no campeonato. Mas o desenho do capacete é apenas um desenho, não estou tentando simbolizar nada de especial. Gosto de mudar o desenho todo ano. Então, é fácil lembrar depois que capacete é de que temporada.
HORVÁTH LEVENTE: Quem foi seu companheiro de equipe mais forte em toda a sua carreira na F1?
KR: A maioria deles são muito competitivos! Mas nunca me foquei neles, eu apenas me concentro em minhas ações. Esse é o único jeito de vencê-los e todo o resto.
Tradução: Carol/Kimi Raikkonen Online
IRATI FUJIMOTO: Qual seu sabor de sorvete favorito?
KR: [sorri] Não tenho um sabor específico... Baunilha, chocolate e morango, o sabor do sorvete finlandês tradicional - o que está disponível.
HUBERT BOROŃ: Como você se relaxa depois de uma corrida?
KR: Gosto de me acalmar e ficar perto de meus amigos. Às vezes, eu tenho alguns companheiros finlandeses comigo no paddock e eu gosto muito disso. É legal falar com eles em finlandês, pensar sobre outras coisas além da corrida.
MICHAEL KEARNS: Qual foi seu primeiro carro e o que você tem na garagem atualmente? Você ainda tem o Enzo?
KR: Foi um Lada, um usado. Me diverti muito com ele. Não tenho mais o Enzo, mas eu tenho um ótimo Lotus Evoras S.
TANIA DHALIWAL: Que tipo de música você escuta e qual é seu cantor/banda favorita?
KR: Eu gosto da maioria das músicas finlandesas. Eu também gosto de Linkin Park, eu acho eles legais.
MAKI FUJITA: Você acha que um hat trick (pole + vitória + volta mais rápida) poderia ser possível com o E20? Se sim, em qual circuito?
KR: Isso seria bom! Após nosso desempenho em Bahrein, sei que nós podemos fazer algo melhor. A vitória estava muito, muito próxima. Vamos ver em qual circuito que isso vai acontecer... mas tenha em mente, você não ganha qualquer ponto extra por poles ou voltas mais rápidas!
VINAY POTHNIS: Como você sabe se você fez uma volta perfeita?
KR: Não existe volta perfeita, apenas em sonhos. Você pode conseguir uma ótima volta sem qualquer erros, mas você sempre pode melhorar, acredite em mim!
VINAY POTHNIS: Como você melhora de volta em volta durante uma corrida?
KR: Com novos pneus, você sempre vai mais rápido. Quando os novos pneus se desgastam, não tem jeito de você melhorar seus tempos depois de algumas voltas. Normalmente, você melhora seu tempo após pit stops rápidos e então o carro fica mais leve na medida que queima combustível.
RENE SPEKSNIJDER: Nós aprendemos que você força mais o motor que Romain. De que forma isso afeta o carro?
KR: Eu dirijo o carro do mesmo jeito que em toda a minha carreira. Todo piloto tem seu próprio estilo. Esse é o meu. Talvez eu seja um pouco mais duro, mas dentro do que o motor da Renault pode aguentar.
HORVÁTH LEVENTE: O que a parte vermelha do seu capacete simboliza?
KR: O número 9 em vermelho é o meu número no campeonato. Mas o desenho do capacete é apenas um desenho, não estou tentando simbolizar nada de especial. Gosto de mudar o desenho todo ano. Então, é fácil lembrar depois que capacete é de que temporada.
HORVÁTH LEVENTE: Quem foi seu companheiro de equipe mais forte em toda a sua carreira na F1?
KR: A maioria deles são muito competitivos! Mas nunca me foquei neles, eu apenas me concentro em minhas ações. Esse é o único jeito de vencê-los e todo o resto.
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