25 de outubro de 2012

Video: Kimi Raikkonen na Conferência de Imprensa GP índia

Primeiras fotos de Kimi Raikkonen na GP Índia































Raikkonen admite ser difícil repetir virada de 2007

Bonde

Campeão mundial em 2007, quando surpreendeu ao ficar à frente do espanhol Fernando Alonso e do britânico Lewis Hamilton, que eram os principais candidatos ao título, o finlandês Kimi Raikkonen admitiu que suas chances são apenas remotas de repetir aquele feito nesta temporada, mesmo estando em condições semelhantes. Restando quatro corridas para o fim do campeonato, o piloto da Lotus está em terceiro lugar, 48 pontos atrás do líder Sebastian Vettel.

"Claro que nós temos uma chance, mas é diferente de 2007. Tínhamos um carro que você sabia que poderia ganhar todas as corridas e agora nós não temos o carro mais rápido, por isso precisamos de mais ajuda para realmente ganhar, mas vamos continuar tentando e espero que possamos alcançá-lo. Vamos tentar até não ter nenhuma chance, mas é uma situação um pouco diferente", disse.

Raikkonen deixou a Fórmula 1 após o término do campeonato de 2009 e retornou nesta temporada. Mesmo sem ter vencido provas, o finlandês vem apresentando impressionante regularidade e garantiu estar satisfeito com o seu retorno.

"Estou feliz. Se você tivesse me dito antes da temporada que eu estaria nessa posição, com esses pontos e as coisas dessa forma...", disse. "Mas é claro que se você vai bem, você quer mais e mais. Poderia ter sido melhor, mas poderia ter sido muito pior também", finalizou.

22 de outubro de 2012

Longe de Vettel, Kimi Raikkonen se inspira em 2007 para manter foco no título

TotalRace

Kimi Raikkonen terminou a temporada de 2007 como campeão, mas, assim como na temporada atual, estava longe do líder a quatro etapas do final. Naquele ano, com a pontuação antiga (10 pontos por vitória), o finlandês estava a 18 pontos de Hamilton, o que valia praticamente duas vitórias. Agora, em 2012, na mesma altura do campeonato, ele está 48 pontos atrás, o que também equivale a quase duas vitórias.

É esse retrospecto que faz Kimi ainda cultivar esperanças de título. “Temos que continuar trabalhando duro e manter um alto nível de motivação. Pessoalmente sinto que minha motivação é muito alta, como sempre foi. A diferença para Sebastian é muito grande e será difícil pegá-lo, mas vamos continuar tentando. Em 2007 o campeonato só foi decidido na última prova, então tudo é possível”, considera o finlandês.

O piloto da Lotus revelou estar ansioso para competir pela primeira vez na India, na semana que vem e disse não temer com problemas de adaptação ao circuito. “Eu não conheço o circuito e não costumo usar o simulador como os outros pilotos, mas não é algo complicado para mim. Eu gosto do desafio de dirigir em um circuito novo e até agora deu para conhecer os circuitos no primeiro treino livre de sexta-feira. Não tive qualquer problema de aprendizagem em Yeongam, por exemplo, então não devo ter problemas na Índia”, argumentou Raikkonen. “Sobre o circuito, sabemos que terá muita sujeira na pista, o que deixará o primeiro treino livre bem interessante. Também sabemos que estará bem quente lá. Estamos com peças novas no carro e esta será nossa segunda corrida com o novo sistema de escape, então espero um bom ritmo na prova”, completou.

Lotus quer ser mais competitiva na Índia

Yahoo

A Lotus estreou na prova passada o escapamento com o efeito Coanda. Este dispositivo foi montado no carro de Kimi Raikkonen e ajudou o finlandês a chegar à quinta colocação em Yeongam. Contudo, o finlandês reclamou de perda de potência nas retas.

Para este fim de semana em Buddh, onde teremos o GP da India neste domingo às 6h30 (horário brasileiro de Verão, que vigora na regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além do estado de Tocantins), o representante do time preto e dourado, James Allison espera ter um desempenho melhor.

“Nós ficamos razoavelmente satisfeitos com a forma como ele funcionou em sua primeira aparição. Nós sabíamos que nossa primeira vez com o equipamento seria um pouco vontade e fome e foi um prazer ver que, na pista, ganhamos um bom aumento no downforce”, explicou.

“Nosso projeto inicial era dar um passo a frente em relação ao sistema anterior, mas esperamos mais deste pacote, como recuperar parte da força que perdemos”, prosseguiu.

O diretor do time de Enstone espera que o novo escapamento possa apresentar ainda mais ganho de performance.

“Nós não fizemos algo espetacular, mas conseguimos finalizar a prova com os dois carros nos pontos e éramos notavelmente mais competitivos do que nas últimas provas com relação ao tempo da pole-position. Além disso, ao longo do final de semana, conseguimos fazer com que o escapamento funcionasse bem e conseguimos reagir bem com a granulação do pneu dianteiro, uma característica do circuito coreano”, concluiu.
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