TotalRace
Kimi Raikkonen ficará na Lotus nas próximas temporadas caso tenha a garantia de um carro competitivo. É isso que espera o dono da equipe, Gerard Lopez. O empresário ressaltou a importância do ambiente mais leve que o time de Enstone oferece ao finlandês, cujo contrato termina ao final deste ano. Kimi é um dos cotados para substituir Mark Webber na Red Bull caso o australiano não renove seu compromisso.
Outro fator apontado por Lopez é o fato da Lotus ter sido a equipe que acreditou que Raikkonen poderia retornar à Fórmula 1 após dois anos disputando o Mundial de Rali correndo em alto nível.
“Kimi é um cara fantástico. E ele é muito agradecido por termos o trazido de volta para onde ele está. E estamos agradecidos por ele ter trazido a equipe para onde está agora. Então as coisas se encaixam”, afirmou à Autosport. “Honestamente, estou convencido de que, se Kimi tiver o que quer em termos de performance, ele continuará crescendo conosco.”
Mas Lopez não acredita que apenas a gratidão vai manter Raikkonen na equipe. É preciso dar ao finlandês, que foi terceiro colocado em seu ano de retorno à F-1 e atualmente ocupa a vice-liderança, justamente atrás do Red Bull de Sebastian Vettel, um carro competitivo.
“Ele não vai conseguir o que tem conosco em qualquer outro lugar. Não importa se a equipe tem um carro azul, vermelho ou prateado. Mas isso também é uma disputa. Então temos de nos certificar que temos um carro competitivo. Ele tem um. Contando que possamos dar isso a ele, ficará conosco.”
O dirigente lembrou que a opção de trazer Raikkonen de volta à categoria não era uma unanimidade – pelo menos fora da equipe.
“Nós deveríamos ter 11 opções e posso dizer que [Kimi] não foi a mais óbvia olhando de fora. Mas, para nós, era. Honestamente, temos muito orgulho como equipe de ter tomado essa decisão porque estávamos 100% convencidos. É aquele caso de olhar para os outros e dizer ‘eu já sabia’. Eu negociei com ele, falei com ele e sabia onde estava me metendo. Sabia que não era alguém que gravaria um comercial por semana. Não era o que queríamos. Mas um piloto dedicado? Isso era certeza.”
7 de maio de 2013
6 de maio de 2013
Webber confidencia a amigos que deixará a F-1 no fim do ano, diz site
GloboEsporte
A temporada 2013 será a 12ª e última do piloto da RBR Mark Webber na Fórmula 1, afirma o jornal inglês “Daily Star”. De acordo com a publicação, o australiano de 36 anos - que estreou em 2002 pela Minardi – teria dito a amigos próximos que deixará a categoria no fim do ano e, inclusive, faz planos de vender sua casa na Inglaterra para voltar para sua terra natal. Webber tem uma mansão avaliada em 2 milhões de euros (aproximadamente R$ 5,2 milhões) em Aston Clinton, pequeno vilarejo na cidade de Buckinghamshire, na ilha britânica.
O site ressalta o clima péssimo com o companheiro de equipe Sebastian Vettel desde o GP da Malásia, quando o alemão ignorou as ordens de equipe e o ultrapassou para vencer a prova. Os dois mal se falam desde o episódio. Porém, o jornal afirma que o ambiente ruim não seria o motivo principal para a decisão. Segundo a reportagem, Webber – o mais velho do grid atual – simplesmente acredita que está na hora de encerrar sua carreira na categoria máxima do automobilismo mundial.
Clima ruim com Sebastian Vettel não estaria influenciando na decisão de Mark Webber (Foto: EFE) A publicação, no entanto, não faz menção aos rumores de que Webber negocia com a Porsche para disputar as 24 Horas de Le Mans no próximo ano. Caso o australiano realmente deixe a Fórmula 1, será aberta uma cobiçada vaga na equipe que é a atual tricampeã dos Mundiais de Pilotos e Construtores. Dentre os principais nomes especulados para seu lugar estão o do finlandês Kimi Raikkonen, atualmente na Lotus, e também o do australiano Daniel Ricciardo, destaque da STR, equipe co-irmã da RBR.
____________
Se por acaso Webber confirmar que realmente pensa em se aposentar, vocês já sabem: os rumores de Kimi na RBR vão ferver...
Carol
A temporada 2013 será a 12ª e última do piloto da RBR Mark Webber na Fórmula 1, afirma o jornal inglês “Daily Star”. De acordo com a publicação, o australiano de 36 anos - que estreou em 2002 pela Minardi – teria dito a amigos próximos que deixará a categoria no fim do ano e, inclusive, faz planos de vender sua casa na Inglaterra para voltar para sua terra natal. Webber tem uma mansão avaliada em 2 milhões de euros (aproximadamente R$ 5,2 milhões) em Aston Clinton, pequeno vilarejo na cidade de Buckinghamshire, na ilha britânica.
O site ressalta o clima péssimo com o companheiro de equipe Sebastian Vettel desde o GP da Malásia, quando o alemão ignorou as ordens de equipe e o ultrapassou para vencer a prova. Os dois mal se falam desde o episódio. Porém, o jornal afirma que o ambiente ruim não seria o motivo principal para a decisão. Segundo a reportagem, Webber – o mais velho do grid atual – simplesmente acredita que está na hora de encerrar sua carreira na categoria máxima do automobilismo mundial.
Clima ruim com Sebastian Vettel não estaria influenciando na decisão de Mark Webber (Foto: EFE) A publicação, no entanto, não faz menção aos rumores de que Webber negocia com a Porsche para disputar as 24 Horas de Le Mans no próximo ano. Caso o australiano realmente deixe a Fórmula 1, será aberta uma cobiçada vaga na equipe que é a atual tricampeã dos Mundiais de Pilotos e Construtores. Dentre os principais nomes especulados para seu lugar estão o do finlandês Kimi Raikkonen, atualmente na Lotus, e também o do australiano Daniel Ricciardo, destaque da STR, equipe co-irmã da RBR.
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Se por acaso Webber confirmar que realmente pensa em se aposentar, vocês já sabem: os rumores de Kimi na RBR vão ferver...
Carol
Lotus destaca necessidade de economizar pneus na Espanha
TotalRace
Um carro que tem como principal característica o cuidado com os pneus em uma pista com curvas de raio longo, que colocam muita carga neles. Não é por acaso que a Lotus está confiante para o GP da Espanha, próxima etapa do campeonato.
“Acho que é uma bela mistura”, reconheceu ao TotalRace o brasileiro chefe dos engenheiros de motores do carro de Kimi Raikkonen, Ricardo Penteado. “Nos treinos que a gente fez [na pré-temporada], estávamos andando bem e, para a corrida, acho que vamos conseguir colocar tudo o de melhor no carro.”
Mesmo esperando ter um bom desempenho em relação à conservação dos pneus, os pilotos da equipe, Raikkonen e Romain Grosjean, lembram da necessidade de melhorar na classificação. Na última prova, no Bahrein, o finlandês se classificou em oitavo e o francês largou em 11º. Ainda assim, ambos chegaram no pódio. Porém, Grosjean salienta que a história pode ser diferente em Barcelona.
“Será importante classificar bem porque será muito mais difícil de ultrapassar do que no Bahrein. Temos de melhorar nesta área e temos algumas idéias de como fazer isso. Tomara que consigamos largar da primeira fila.”
O brasileiro lembra que as equipes esperam ter menos dificuldades com os Pirelli na pista de Barcelona do que nas primeiras etapas, uma vez que, já que a maior parte dos testes de pré-temporada foi realizada no circuito espanhol, todos têm muitos dados para trabalhar.
“Como é uma pista em que andamos bastante, não vamos ter surpresa em relação ao acerto, diferentemente das quatro primeiras etapas, em que ainda não tínhamos andado com esses pneus Pirelli.”
Para Raikkonen, esse grande volume de informações faz com que todas as equipes cheguem afiadas a Barcelona, o que aumenta o desafio. “O acerto do carro é crucial porque a pista muda de acordo com o vento e a temperatura, então os engenheiros têm muito trabalho”, afirmou o finlandês, que comemorou o início da temporada europeia, porque “viajamos menos e podemos guardar energias para o que realmente importa.”
Para a quinta etapa do ano, a Lotus terá novidades nas asas dianteira e traseira, modificações aerodinâmicas e no difusor.
Um carro que tem como principal característica o cuidado com os pneus em uma pista com curvas de raio longo, que colocam muita carga neles. Não é por acaso que a Lotus está confiante para o GP da Espanha, próxima etapa do campeonato.
“Acho que é uma bela mistura”, reconheceu ao TotalRace o brasileiro chefe dos engenheiros de motores do carro de Kimi Raikkonen, Ricardo Penteado. “Nos treinos que a gente fez [na pré-temporada], estávamos andando bem e, para a corrida, acho que vamos conseguir colocar tudo o de melhor no carro.”
Mesmo esperando ter um bom desempenho em relação à conservação dos pneus, os pilotos da equipe, Raikkonen e Romain Grosjean, lembram da necessidade de melhorar na classificação. Na última prova, no Bahrein, o finlandês se classificou em oitavo e o francês largou em 11º. Ainda assim, ambos chegaram no pódio. Porém, Grosjean salienta que a história pode ser diferente em Barcelona.
“Será importante classificar bem porque será muito mais difícil de ultrapassar do que no Bahrein. Temos de melhorar nesta área e temos algumas idéias de como fazer isso. Tomara que consigamos largar da primeira fila.”
O brasileiro lembra que as equipes esperam ter menos dificuldades com os Pirelli na pista de Barcelona do que nas primeiras etapas, uma vez que, já que a maior parte dos testes de pré-temporada foi realizada no circuito espanhol, todos têm muitos dados para trabalhar.
“Como é uma pista em que andamos bastante, não vamos ter surpresa em relação ao acerto, diferentemente das quatro primeiras etapas, em que ainda não tínhamos andado com esses pneus Pirelli.”
Para Raikkonen, esse grande volume de informações faz com que todas as equipes cheguem afiadas a Barcelona, o que aumenta o desafio. “O acerto do carro é crucial porque a pista muda de acordo com o vento e a temperatura, então os engenheiros têm muito trabalho”, afirmou o finlandês, que comemorou o início da temporada europeia, porque “viajamos menos e podemos guardar energias para o que realmente importa.”
Para a quinta etapa do ano, a Lotus terá novidades nas asas dianteira e traseira, modificações aerodinâmicas e no difusor.
4 de maio de 2013
Resenha do GP Bahrein - KIMI RAIKKONEN
Kimi Raikkonen Official Site
Tradução: Kimi Raikkonen Online/Carol
A primeira parte da temporada ficou para trás. Nosso objetivo foi ter resultados melhores que aqueles que conseguimos nas quatro primeiras corridas de 2012, e, obviamente, nós conseguimos melhores resultados e, o mais importante, mais alguns pontos.
Vencer e conseguir pódios nos deu uma boa base para o campeonato. Não temos o carro mais rápido, mas é confiável e competitivo, então sem reclamações até agora.
O fim de semana em Bahrein nos mostrou novamente que é crucial conseguir um bom resultado na qualificação. Nós não tivemos a velocidade, minha volta não foi perfeita e caímos muitas posições.
A corrida em si mesmo foi uma questão de cuidar dos pneus. Eu já estava na sexta pensando em duas paradas e esse provou ser o caminho mais rápido para nós na corrida.
Não havia como lutar pela vitória contra Vettel. Nós conseguimos o segundo e terceiro lugar e, claro, esse foi um ótimo resultado para o time. Obviamente, nós fizemos um ótimo trabalho em continuar lutando com os caras da frente. Estou bastante feliz com isso.
Agora, é hora de ir para a Europa, começando em Barcelona. Essa é a época mais refrescante do ano. Eu não gosto de longas viagens, então é bom ficar mais perto de casa. Para Barcelona, todos vão trazer novidades para os carros. Será interessante ver como será no treino de sexta.
Tradução: Kimi Raikkonen Online/Carol
A primeira parte da temporada ficou para trás. Nosso objetivo foi ter resultados melhores que aqueles que conseguimos nas quatro primeiras corridas de 2012, e, obviamente, nós conseguimos melhores resultados e, o mais importante, mais alguns pontos.
Vencer e conseguir pódios nos deu uma boa base para o campeonato. Não temos o carro mais rápido, mas é confiável e competitivo, então sem reclamações até agora.
O fim de semana em Bahrein nos mostrou novamente que é crucial conseguir um bom resultado na qualificação. Nós não tivemos a velocidade, minha volta não foi perfeita e caímos muitas posições.
A corrida em si mesmo foi uma questão de cuidar dos pneus. Eu já estava na sexta pensando em duas paradas e esse provou ser o caminho mais rápido para nós na corrida.
Não havia como lutar pela vitória contra Vettel. Nós conseguimos o segundo e terceiro lugar e, claro, esse foi um ótimo resultado para o time. Obviamente, nós fizemos um ótimo trabalho em continuar lutando com os caras da frente. Estou bastante feliz com isso.
Agora, é hora de ir para a Europa, começando em Barcelona. Essa é a época mais refrescante do ano. Eu não gosto de longas viagens, então é bom ficar mais perto de casa. Para Barcelona, todos vão trazer novidades para os carros. Será interessante ver como será no treino de sexta.
Kimi Raikkonen: "Eu realmente gosto de correr na Europa."
Lotus F1 Team
Tradução: Kimi Raikkonen Online/Carol
VOCÊ E O TIME OCUPAM A SEGUNDA POSIÇÃO NO CAMPEONATO; VOCÊ ESTÁ SATISFEITO EM COMO AS COISAS ESTÃO INDO?
KR: Claro que é um bom começo e estamos em uma posição melhor que na dessa mesma época no ano passado, mas há uma longa temporada à frente e é muito cedo para dizer se podemos lutar pelo campeonato até o final. Será difícil alcançar Sebastian [Vettel] se ele manter os bons resultados, então precisamos começar a marcar mais pontos que ele, mas você nunca sabe o que pode acontecer. Nós vamos continuar trabalhando para melhorar o carro e ver onde vamos terminar.
O QUE É NECESSÁRIO PARA ALCANÇAR ESSA DIFERENÇA DO P1?
KR: Mais vitórias! Para alcançar os líderes, nós temos que trabalhar dobrado. Não é segredo que nós queremos mais velocidade no carro para a qualificação; é muito apertado na frente e realmente precisamos estar nas duas primeiras filas para começar a pisar fundo com as novas partes do carro. Ainda é cedo, mas marcarmos muitos pontos desde o começo do ano o que é, obviamente, melhor que nós não termos. Precisamos continuar marcando pontos; mesmo se tivermos um fim de semana ruim, precisamos continuar terminando na melhor posição que pudermos. É assim que iremos lutar até o fim da temporada.
COMO O CIRCUITO DE CATALUNYA É PARA VOCÊ?
KR: Eu venci duas vezes em Barcelona e eu estive no pódio lá no último ano também, então eu realmente estou ansioso e espero terminar o fim de semana com outro bom resultado. É um circuito onde você tem que conseguir acertar tudo para estar no topo. Todos os times testaram muitas vezes lá, então conseguir uma vantagem não é muito fácil. O set-up será crucial, já que a pista muda com o vento e a temperatura, então há muito trabalho para os engenheiros também.
É BOM CORRER NA EUROPA NOVAMENTE?
KR: Eu realmente gosto de correr na Europa. Nós não temos que viajar para longe então toda a energia é poupada para o fim de semana em si. Tradicionalmente, a temporada de verdade começa quando voltamos para a Europa. Para mim, é ótimo.
O CIRCUITO DE CATALUNYA É O ÚNICO CIRCUITO EM QUE VOCÊ TESTOU COM O E21 ATÉ AGORA; ISSO AJUDA?
KR: Isso é verdade, mas você tem que se lembrar que foi no final de fevereiro e no começo de março, então as condições estavam muito diferentes, comparado ao que esperamos ver em maio. Foi muito difícil conseguir fazer os pneus funcionarem na última vez que estávamos lá, mas foi o mesmo para todos. Todos nós vamos começar do zero novamente no primeiro treino livre.
O TIME NÃO CONSEGUIU MUITA QUILOMETRAGEM EM BARCELONA DURANTE O TESTE, MAS A CONFIABILIDADE NÃO PARECE SER UM PROBLEMA AGORA QUE A TEMPORADA JÁ COMEÇOU...
KR: Eu não fiz muitas voltas lá durante o teste já que houve problemas com o carro e eu também perdi um dia por estar doente. Como disse, eu e o time conhecemos a pista muito bem então eu não acho que será uma grande surpresa sobre como estará a pista ou qual configuração usar no carro. Mesmo que eu não tenha conseguido muitos quilômetros na pré-temporada, o que realmente importa é que eu me senti bem no carro o tempo inteiro. Nosso carro parece estar bom em todos os circuitos que fomos até agora...
VOCÊ ESTAVA BASTANTE RESERVADO DEPOIS DE TERMINAR NO PÓDIO EM BAHREIN; VOCÊ FICOU FELIZ COM O RESULTADO?
KR: Você nunca está verdadeiramente feliz se você não vence, mas eu suponho que o segundo lugar foi o melhor que poderíamos conseguir. Talvez poderíamos ter conseguido uma posição melhor na qualificação, o que deixaria as coisas mais fáceis, mas eu dirigi o máximo que pude e, por sorte, encontramos o ritmo que faltava no carro. Vamos esperar que eu fique mais feliz na Espanha.
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