28 de junho de 2010

Problemas no México

Fonte: Leijona - Fórum F1 Zone
Tradução: By me, Carol

A situação de Raikkonen não estevecompletamente livre de problemas nesta temporada. Por exemplo, durante o Rali do México, os testes foram perdidos por causa de dor nas costas logo após Rally da Suécia.

- Kimi usou um cinto de sustentação para apoiar a sua parte inferior das costas. O cinto de sustentação da coluna de Kimi pressionou de tal forma que um problema nas costas surgiu um pouco maior do que o anterior, o co-piloto Kaj Lindström disse na época para o Iltalehti.

Mark Arnall, personal trainer de Kimi que viaja com ele nos ralis do WRC, minimizou a gravidade da situação.

- É tratável. Nós medicaremos a dor de forma que o regulamento nos permiti, Arnall disse.

Iltalehti: Uma entrevista desafiadora

Fonte: Leijona - Fórum F1 Zone
Tradução: By me, Carol

- Olá, é o Kimi. Eu venci.

- Quem foi o segundo?

- Eu não sei.

Esta conversa no telefone aconteceu entre Raikkonen e sua acessora no tempo de Kikka Kuosmanen quando Raikkonen estava na Formula Renault.

A dupla havia concordado que Raikkonen ligaria para Kuosmanen depois de terminar a corrida para contar os seus sentimentos. A família e os amigos de Raikkonen tomam conta das coisas de Kimi e dos contatos de mídia desde o último ano.

- Você não poderia realmente conseguir algo se ele não se importa com o que você tentou, Kuosmanen disse.

Entrevistando Raikkonen é uma própria forma de arte, mas não é impossível.

- Eu lembro dos primeiros testes de Kimi na F1 - em Jerez. I remember Kimi's first F1-tests in Jerez. Naquele tempo eu já pensava que isto não seria fácil. Não havia muita mídia presente, relembra o repórter de F1 da TS Heikki Kulta.

- Você apenas tem que ser paciente. Você terá que esperar mas você sempre consegue uma entrevista. Você não deve ser agressivo também. É óyimo trabalhar com Kimi. disse Anette Latva-Piikkilä para a MTV3.

- Ele poderia, contudo, falar um pouco mais alto, Latva-Piikkilä acrescenta e ri.

Como muitos outros atletas, Kimi também está cansado de responder a perguntas muito evidentes.

- Agora que você segue ele, você pode ver que ele não mudou em qualquer direção. A corrida é esquecida em 15 minutos. Ele não está interessado em ir com ela. Há o que falar se o assunto é interessante, Kuosmanen diz.

JARNO JUUTI

Iltalehti: Procurando o Kimi por trás da Imprensa - Parte II

Dois mundos

- Existem dois mundos diferentes. Aqueles que o conhecem falam de um Kimi completamente diferente do que aqueles que não conhecem, Heikki Kulta de Turun Sanomat diz.

- Você tem uma imagem totalmente diferente dele através da mídia, ou você poderia dizer que você tem várias fotos diferentes dele. Ele concentra-se na corrida e corta outras coisas tão completamente que ele parece gelado e distante, diz Kikka Kuosmanen que tomou conta de arranjos de Kimi desde seus anos juniores até o último ano.

Räikkönen admite que você deve ter cuidado em torno de jornalistas e de outras pessoas ao seu redor.

- Você vê que a cada negócio que eles estão lá. No entanto, eles realmente nunca me preocuparam. Claro que existem coisas que não correm como deveriam, mas isso acontece a todos. Alguém pode sempre fazer um artigo de merda, se quiser, Raikkonen diz ao Iltalehti.

O menino tímido de Espoo

Ao longo dos anos Räikkönen tem mudado de curso. Ao fundo, há ainda o mesmo rapaz da Sauber de 2001, após apenas uma temporada da Fórmula Renault.

- Ele mudou de curso. Ele já não é mais o sujeito tímido que fugiu dos repórteres. Ele foi carregado com a pressão para a sua primeira corrida de F1. Quando ele conseguiu um bom resultado, ele claramente se deixava ir mais além, diz Kulta.

Anette Latva-Piikkilä, que usou a corrida com Räikkönen e que nestes dias trabalha como reporter de rali na MTV3, concorda com Kulta.

- Quando Kimi se transferiu para a Fórmula 1, ele tinha muito mais confiança. O rapaz tímido foi se afasnta e foi substituído por um piloto confiante. Transferir para o rali trouxe sua verdadeira personalidade mais à luz. Ele é um homem engraçado e sociável, e quase sempre de bom humor, Latva-Piikkilä diz.

- O tempo deixou algumas marcas. Ele não mudou o panorama geral. O esporto apenas mudou um pouco, Räikkönen caracteriza o seu crescimento.

Artigo - Procurando o Kimi por trás da imagem da mídia

Fonte: Leijona - Fórum F1 Zone
Tradução: By me, Carol

Estamos procurando pelo Kimi atrás da imagem da mídia: "Ele é um cara absolutamente nada quieto"


Kimi Räikkönen é um prisioneiro de sua reputação

Distante, gelado frio e desinteressado ou divertido, relaxado ou social?

Talves um pouco distante, mas de qualquer maneira não gelado e frio.

Definitivamente divertido e falante.

Vimos uma imagem de Kimi no último comercial da DNA de um cara que se divertia e que sorria muito - e fala apenas depois da confeência de imprensa.
He really talks like a pot full of beans.

- A imagem da mídia não está certa no seu caso. Ele não é um cara quieto, Kaitsu (Kaj Lindstrom) disse

- Existem mundos diferentes. Há aquele mundo diferente de Kimi que estes não sabem, Heikki Kulta para o Turun Sanomat.

Calmo

De acordo com amigos, Kimi é feliz e deliberado. Quando ele era jovem foi muito enganado, mas hoje em dia é um "cabeça".

- No grupo de amigos os outros são mais falantes, mas Kimi também balbucia o tempo todo e conta histórias, o amigo de Raikkonen diz.

Seria como Kimi na TV?

Não, não.

Depois que Kimi se transferiu para o rali, a imagem de Kimi para a mídia tem "maciado". O empresário Steve Robertson lembra que Kimi sempre foi ele mesmo.

- Eu não vi que ele seria diferente no rali. Na F1 vocês repórteres não tem acesso a lugares onde vocês tem no rali. Eles tem mais tempo para vocês aqui. Na G1 é apenas poucas perguntas e cinco minutos.


27 de junho de 2010

O dia que eu encontrei Kimi; por Peter Sauber

O dia que eu encontrei Kimi

Fonte: EssiKimi

Tradução: By me, Carol



Vocês sabem, eu ainda não sei porque eu concordei em dar a Kimi Raikkonen um terceiro dia de teste em Mugello no outono de 2000. Naquele momento eu sabia nada sobre ele. O teste aconteceu depois de várias conversas que eu tive com David Robertson, empresário de Kimi. David não é alguém que eu naturalmente confio - como todos os empresários de pilotos ele é um vendedor, e eu ainda chamo ele de vendedor de tapetes toda vez que eu vejo ele! Mas ele vendeu a história de Kimi de tal forma que fiquei intrigado com ele. Eu quis ver quão bom ele realmente era. Nós concordamos nos três dias em Mugello no meio de Setembro, e foi no segundo dia de teste que eu encontrei Kimi pela primeira vez. Nós não nos falamos muito por severas razões. Primeiro, seu inglês estava muito pior que o meu, e ele não fala nada em alemão. Segundo, estava claro que ele gostava do seu próprio espaço e eu decidi não invadí-lo.

Dissemos oi e apertamos as mãos, mas eu não diria que Kimi veio muito educado. Ele estava como um animal tímido que não queria ser perturbado - e animais não são educados. Não nos falamos muito, ele me deu uma clara impressão de que era um jovem homem que sabia exatamente o que queria. Aquela impressão foi reforçada de acordo com que o dia prosseguia e, no fim, eu senti que ele seria capaz de quebrar uma parede para chegar onde queria ir. Ele tinha determinação e foco. Kimi fez um bom travalho para um cara que tinha 23 carros atrás dele. Nós não estávamos esperando que ele quebrasse um recorde de volta, e ele fez quatro voltas no pescoço porque não poderia suportar mais que aquele momento. Seus tempos foram okay mas não excelentes. Ele estava calmo. Eu nunca tinha visto aquilo na minha vida.

Aquilo foi o bastante para mim e Willi [Rampf, diretor técnico da Sauber]. Sabíamos que queríamos ele no carro para 2001, e nem olhamos para sua telemetria, que era muito incomum para nós. Por exemplo, confiamos pesadamente em telemetria, quando assinamos com Felipe Massa para 2002, mas nós não precisamos fazer isso com Kimi. Nós só sabíamos que tinha pouca experiência, mas que ele era rápido. Logo após o teste assinamos um contrato de quatro anos, mas tudo estava dependente da superlicença, que estava em dúvida. Na verdade, ele ainda me intriga que ele foi buscá-la porque não havia tanta oposição. Max [Mosley, presidente] FIA foi bastante sincero, e com razão, porque Kimi tinha upouca experiência. Mas tínhamos toda a papelada necessária e Kimi fez um grande trabalho para nós em 2001, terminando em sexto lugar em sua primeira corrida. Naturalmente, ele se mudou para a McLaren no ano seguinte, como resultado do trabalho duro de Ron Dennis sobre ele. Mika [Häkkinen] se envolveu, tentando persuadi-lo a assinar com a McLaren.

Por volta do Grande Prêmio da Hungria, Kimi tinha feito a sua mente de que ele queria se mudar para a McLaren e eu pude ver imediatamente a mesma qualidade que tinha me atraído - a sua determinação de aço - e essas foi também a razão pela qual o perdi. Uma vez que ele tinha feito a sua mente, era isso. Não havia como voltar atrás. Continuamos a dizer Olá, sempre que nos vemos uns aos outros. Mas eu ainda não consigo acreditar que concordei com ele em fazer o teste de três dias!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  © Blogger template Brownium by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP