18 de setembro de 2010
Horários do Rallye Vosgien 2010
ES1 :06h58
ES2 :07h36
ES3 :10h34
ES4 :11h09
ES5 :14h10
ES6 :14h45
Horário de acordo com o Horário Oficial de Brasília
Detalhes das especiais:
ES1-ES3-ES5 : 7.900 km
ES2 -ES4-ES6 : 24.500 km
Renault ironiza contato de Raikkonen: "Não estamos interessados ainda"
O repentino interesse de Kimi Raikkonen pela Renault na próxima temporada parece não ter enchido os olhos de Gerard López. O presidente da escuderia afirmou que a decisão a respeito dos pilotos para 2011 será tomada com base no que for melhor comercialmente para a equipe.
López declarou nesta sexta-feira (17) à revista inglesa ‘Autosport’ que não há nada definido com Raikkonen. "É engraçado, porque as pessoas agora acham que as coisas vão bem e nós vamos mudar nossos pilotos", declarou o dirigente. "Há um certo piloto de rali que não estava interessado na F1, mas já fez contato e está interessado em voltar, curiosamente conosco, mas nós não estamos ainda", acrescentou.
Ao ser questionado sobre a importância do lado financeiro, López deixou claro que o fator patrocínio vai pesar na definição da dupla de 2011. "Como já disse, nós temos de forçar nosso time ao sucesso na F1, já que usamos a plataforma para fazer negócios. E você sabe, é uma questão de imagem.”
"As pessoas gostam de fazer negócios com equipes vencedoras, isso caminha lado a lado. Para nós, a consideração principal na missão da equipe em começar a ganhar corridas novamente é o negócio. E o fato de nós estarmos fazendo mais negócios com empresas que vêm através da Renault é ainda mais importante para 2011 do que foi em 2010. Em 2010, tivemos de reconstruir. Em 2011, podemos nos concentrar no negócio", continuou López.
A chegada de Vitaly Petrov na Renault foi outro fator importante, já que o russo trouxe patrocínios e investimentos para a equipe. López admite, porém, que o piloto não está no time só pelo dinheiro. “Não é que Vitaly seja um piloto pagante, até porque ele não é, mas, certamente, os patrocinadores que ele trouxe, como a Lada, foram muito bons.”
"E ele é um bom piloto. Vitaly ficou em segundo lugar na GP2 no ano passado e poderia facilmente ter vencido o campeonato se não fossem as seis quebras. No topo de tudo isso, ele é um piloto que tem 250 milhões de pessoas na Rússia que o apoiam, por isso seria estúpido não assumir que existe negócios por trás disso. Mas nós temos de construir o piloto. Ele é um elemento muito importante para nós, assim como Robert (Kubica)", frisou.
FIA confirma 2 fornecedores de pneus para o WRC
A Federação Internacional de Automobilismo confirmou dois fornecedores de pneus para o Mundial de Rali a partir de 2011. Com a saída da Pirelli, que decidiu se dedicar de maneira integral à F-1, o Mundial não mais terá pneus monomarca.
Tendo mostrado interesse em se juntar à categoria no final do mês passado, a tradicional marca francesa Michelin teve sua inscrição confirmada pela FIA. Espera-se que a empresa, que forneceu pneus para a F-1 entre 2001 e 2006, tenha seus compostos usados por Citroen, Ford e Mini.
"A solicitação da Michelin foi imediata à decisão da FIA em abrir o campeonato para mais de um fornecedor de pneus e pela probabilidade de uma mudança de regras", disse a empresa francesa em comunicado.
"Corridas oferecem às equipes Michelin a oportunidade de validar suas inovações tecnológicas nas mais extremas condições de uso. Essas inovações serão transferidas para os pneus usados nas ruas, deste modo ajudando a melhorar a peformance e diminuindo o impacto ambiental dos produtos Michelin. O esporte a motor também nos dá um poderoso incentivo para continuar sua missão de assegurar a mobilidade sustentável."
A outra fornecedora de pneus para o Mundial será a chinesa DMACK. Com os compostos fabricados pelo Shandong Yongtai Chemical Group, a intenção da empresa é fornecer pneus para equipes privadas.
"Essa é uma oportunidade de ouro para os pneus DMACK entrar no mercado do Mundial de Rali da FIA e seus desafios, com uma excelente exposição para a marca. Estudamos o novo regulamento de pneus da FIA para 2011 e decidimos fazer uma proposta", disse o diretor de competições da DMACK, Dick Cormack.
"Tecnicamente, as novas regras são muito acessíveis para um novo fornecedor e nós baseamos nossa proposta em trazer um produto muito forte e durável para o campeonato."
A empresa espera poder ter seus compostos disponíveis para testes a partir do final do próximo mês