4 de novembro de 2009

Toyota choca F-1 e anuncia saída imediata em 2010

Fonte: Tazio

Os rumores levantados pelos jornais japoneses no início desta semana se confirmaram, e a Toyota anunciou na tarde desta quarta-feira (manhã no Brasil) que, por motivos financeiros, está abandonando a F-1.

Esta é a terceira empresa nipônica que anunciou sua retirada da categoria em menos de um ano _em dezembro passado, a Honda iniciou a debandada, com a Bridgestone informando nesta segunda-feira que deixará a categoria no fim de 2010.

No entanto, a Toyota, assim como a rival Honda, encerrará imediatamente suas atividades _mesmo tendo assinado o Pacto de Concórdia, onde se comprometeu a permanecer na F-1 até 2012, no mínimo. A notícia foi anunciada em uma coletiva de imprensa na cidade de Tóquio, com o presidente do time, Tadashi Yamashima, anunciando a notícia em prantos.

"A Toyota Motor Corporation (TMC) anuncia seus planos de deixar a F-1. A TMC, que viu sua participação na F-1 como uma contribuição à cultura automotiva, permaneceu dedicada em competir no topo do esporte a motor, mesmo com as bruscas mudanças econômicas iniciadas no ano passado", disse o time, em um comunicado.

"Contudo, quando consideradas as atividades para os dois próximos anos de um ponto de vista compreensivo, refletindo sobre a realidade econômica, a TMC decidiu sair da F-1. Queremos expressar nossa gratidão a todos os pilotos que passaram pela Panasonic Toyota Racing e a todos os empregados que ajudaram a atingir as metas do time", continuou.

"A TMC pretende fazer o melhor póssível para encontrar uma solução para todas as partes que serão afetadas por qualquer inconveniência que esta decisão pode causar. No esporte a motor, a Toyota não só corre em várias categorias, mas contribui para o desenvolvimento dele ao apoiar corridas de base e eventos que facilitam a participação das pessoas", completou.

Desde 2002 na F-1, a montadora sempre despejou rios de dinheiro _com orçamentos na casa dos US$ 400 milhões por ano_, mas nunca venceu uma corrida. Em 139 corridas, foram três poles, 13 pódios e o quarto lugar na temporada de 2005. Dois brasileiros representaram o time neste período: Cristiano da Matta (entre 2003 e 2004) e Ricardo Zonta (2004 e 2005).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  © Blogger template Brownium by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP